Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

OHSAS 18001

6,782 views

Published on

Published in: Business
  • Be the first to comment

OHSAS 18001

  1. 1. INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃOAs organizações de toda natureza vêm aumentando seu interesse para alcançar e demonstrar umalto desempenho na Segurança e Saúde Ocupacional para os seus empregados, acionistas,clientes e partes interessadas, controlando os riscos, potencializando os efeitos benéficos de suasatividades, produtos e serviços e melhorando os resultados.OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cujatradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os Sistemas deGerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança e SaúdeOcupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação.A OHSAS 18001 é uma norma desenvolvida de forma a ser compatível com a norma ISO 9001 e aISO 14001, na qual empresas que se preocupam com a preservação da integridade, segurança esaúde dos seus colaboradores e parceiros devem adotá-la. Através disso, a empresa alcança ummaior nível de produtividade, além de aumentar a motivação dos seus colaboradores e valorizarsua imagem no mercado. O envolvimento e participação dos funcionários no processo deimplantação desse sistema de qualidade são, assim como outros sistemas, de fundamentalimportância.Esta norma de avaliação da segurança e saúde específica requisitos para um sistema de gestão desegurança e saúde, que permite uma organização controlar seus riscos de saúde e segurança notrabalho, e melhorar seu desempenho.Para ser realmente eficiente, os procedimentos da organização precisam ser conduzidos dentrode um sistema de gestão estruturado, então a Certificação do Sistema de Gestão deResponsabilidade Social demonstrará ao mercado que a organização não existe apenas paraexplorar os recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com odesenvolvimento social, por meio da realização profissional de seus colaboradores e da promoçãode benefícios ao meio ambiente a às partes interessadas.HISTÓRIA E ORIGEMA norma nasceu em 1999, quando um grupo de Organismos Certificadores (BSI, BVQI, DNV, SGS,Lloyds Register, entre outros) e de entidades da Irlanda, Austrália, África do Sul, Espanha eMalásia reuniram-se na Inglaterra para criar a primeira norma para certificação de Sistemas deGestão de Saúde e Segurança no Trabalho, internacionalmente reconhecida e aplicável a toda equalquer organização de todos os setores e atividades econômicas.Sua importância pode ser percebida pela representatividade dos Organismos Certificadores queparticiparam de sua elaboração, os quais respondem por cerca de 80% do mercado mundial decertificação de Sistemas de Gestão.A OHSAS 18001:2007 substitui a OHSAS:18001:1999, e possui compatibilidade com as normasdas séries ISO 9000 e ISO 14000.
  2. 2. FOCOA OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão, assim como a ISO 9000 e ISO 1400, porémcom o foco voltado para a Saúde e Segurança Ocupacional. Simplificando, a OHSAS 18001 é umaferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível dodesempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido. Estas normas sãobaseadas na utilização do "ciclo de Deming", que permitem uma melhoria contínua dosdesempenhos. Não define se um processo é mais arriscado ou não para a saúde de umtrabalhador, mas é uma forma de garantir e demonstrar que a organização está disposta apreservar a saúde e segurança dos seus funcionários, gerando um clima de trabalho mais saudávele confortável, onde provavelmente haverá ganho de produtividade e redução de acidentes eincidentes de trabalho.A norma compõe-se de um sistema de gestão que integra:• o compromisso de seguir uma política de gestão dos riscos;• a identificação e a avaliação dos fatores e áreas de riscos;• a identificação de objetivos e programas;• a formação do pessoal;• a implantação de processos de controle;• a preparação a situações de emergência;• o estabelecimento de procedimentos de medida de vigilância;• a implantação de medidas de prevenção dos acidentes:• a instauração de um procedimento regular de verificação.As principais áreas focadas pela OHSAS 18001 são: Identificação de Perigos, Riscos e Controles;Requisitos legais e outros; Objetivos e Programas OHS; Recursos, Cargos, responsabilidades,disponibilidade e autoridade; Competências, treinamentos e conscientização; Comunicação,participação e consulta às partes interessadas; Controle operacional; Prontidão e respostas paraemergência; Medição, monitoramento e melhoria contínua.
  3. 3. REQUESITOSIdentificação de perigos;Análise e controle de riscos;Controles operacionais;Preparo para emergências;Investigação de acidente e incidente.BENEFÍCIOSOs benefícios vão da eliminação ou redução dos riscos de acidente de trabalho e o consequenteaumento da satisfação e qualidade de vida dos trabalhadores e da produtividade, redução doscustos diretos e indiretos relacionados a multas, ações trabalhistas, embargos, paralisações poracidentes, etc. à redução de encargos. A segurança do colaborador e a qualidade do ambiente detrabalho são significamente melhoradas, pois os objetivos e as responsabilidades são definidos etodos os colaboradores são preparados para lidar de forma eficaz com quaisquer riscos futuros.CERFICAÇÕESNo Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização dos organismos certificadores.Os seguintes organismos de certificação atuantes no Brasil: ABNT, ABS, ACTA, BRTUV, BUREAUCOLOMBO, BVQI, CCB, CTA, DNV, DQS, Fundação Vanzolini, Germanisher Lloyd, ICQ, IQA,LLOYD’S REGISTER, MIC DO BRASIL, RINA, SAS, SGS, TECPAR, TUV RHEINLAND, UCIEE, ULUNDERWRITERS LABORATORIES.CURIOSIDADESAs certificações valem por um período de 3 anos ao contar da data da auditoria de certificação. Asempresas são reavaliadas semestral ou anualmente, de acordo com o seu contrato.A empresa pode perder o certificado senão manter o Sistema de Gestão conforme estabelecidonas diretrizes da norma durante o prazo de validade ou a cada auditoria periódica.Fontes:http://www.qualitas.eng.br/qualitas_minicurso_bs8800.htmlhttp://lodineimarchini.no.comunidades.net/index.php?pagina=1365006150http://www.qsp.org.br/bs8800.shtml
  4. 4. www.qualidade.com.br

×