Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula in branding

214 views

Published on

Curso: Publicidade e Propaganda
Matéria: Branding
Professor: Gabriel Ferraciolli

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

Aula in branding

  1. 1. Criação de Marcas Prof.º Gabriel Ferraciolli
  2. 2. In-Branding
  3. 3. Colaboradores também são love marks Conjunto de estratégias para motivar e mobilizar as equipes internas a fortalecer a marca junto a clientes, canais, consumidores, imprensa e sociedade. Diferente de endomarketing e de comunicação interna. CEO, Dpto. Marketing, RH. Benefícios que conquistam bolso: VT, VR, plano de saúde. Bom clima interno e motivação. Embaixador da marca. EX.: MaryKay, Google,
  4. 4. Endomarketing
  5. 5. Endomarketing No endomarketing, as ações desenvolvidas são de relacionamento com o funcionário – como se eles fossem clientes internos -, com o objetivo de criar fidelidade, de modo que trabalhem sempre em prol da organização e que atendam melhor seus clientes finais. O marketing interno também visa maior integração e alinhamento entre a empresa e seu colaborador, repassando a informação com técnicas e estratégias de marketing. Entre as ações mais comuns de endomarketing, é possível destacar: peças gráficas (banner, display de mesa etc.), festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras e etc.
  6. 6. Endomarketing A aplicação de endomarketing, segundo o doutor em Marketing Christian Grönroos, pode dar-se em dois momentos. O primeiro no gerenciamento de atitude e o segundo e mais importante no gerenciamento da comunicação. Nesse caso, o processo estabelece um sistema informativo que proporciona aos colaboradores subsídios para que possam efetuar suas tarefas com eficácia. Destaca-se, nesse contexto o endomarketing como base motivacional para comprometimento dos colaboradores e empresa. Nesse sentido, a informação deve estar sempre em primeiro lugar. O endomarketing estabelece uma relação de troca entre empresa e colaborador. Nesse sentido, a imagem da empresa “vendida” aos colaboradores, tão logo seja assimilada, gerará resultados no âmbito geral.
  7. 7. Comunicação Interna
  8. 8. Comunicação Interna Já a comunicação interna é uma ferramenta de comunicação que somente transmite informações da instituição ou áreas afins por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus funcionários, como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho. As mensagens podem ser transmitidas por vários meios de comunicação, como e-mail, newsletter, rede social corporativa, entre outros. No caso da comunicação interna, o engajamento se dá por autoconvencimento: a equipe consome uma informação transmitida pelos canais oficiais e toma atitudes mais engajadas com a organização. Já o endomarketing usa a persuasão e o convencimento do colaborador: usa-se uma campanha para mostrar a ele como é importante agir de certa forma ou adotar uma prática específica.
  9. 9. Comunicação Interna A comunicação interna tem como preceito básico informar aos colaboradores as ações da empresa, como ela funciona, sua missão, visão e valores, além de, é claro, integrar equipes e indivíduos produzindo fluxo colaborativo dentro da organização. SegundoMargarida Maria Krohling Kunsch, professora e diretora da ECA- USP, a comunicação interna “oferece estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade”. Qualidade essa que influi diretamente na produtividade de cada colaborador. Ou seja, com uma comunicação interna clara e direcionada ao diálogo, os colaboradores sentem-se parte da vida orgânica da empresa. Esse canal de conversação formal evita a comunicação informal (boato) e gera comunicação empresarial.
  10. 10. Marca: Mary Kay, conceito atrelado à status.
  11. 11. https://www.youtube.com/watch?v=Qtrni94eSoU https://www.youtube.com/watch?v=N1u17UKlxLw https://www.youtube.com/watch?v=MqVEi-j9TtU https://www.youtube.com/watch?v=fLCS4q1aqk8
  12. 12. Kotler e Keller (2013) definem branding interno como “atividades e processos que ajudam a informar e inspirar os funcionários.” Como o branding, por si, é o processo de gerenciamento de marca de uma ideia ou produto, o branding interno ou endobranding é o gerenciamento de marca de, por exemplo, um programa motivacional para funcionários de uma organização. A marca ajuda na compreensão e tangibilização de algo a ser percebido, compreendido e valorizado por funcionários de uma organização
  13. 13. Logo, In-Branding é a soma dos esforços de Endomarketing e da Comunicação Interna. Ambas trabalham como o mesmo target, o que muda, será os objetivos com essa comunicação que irá além relacionamento com o intuito de fidelizar (endo) e além de informar os colaboradores dos esforços de comunicação bem como seu posicionamento (com. int.), será sim a soma desses esforços atrelando tanto o relacionamento, a visão da empresa e o posicionamento da marca, de maneira unificada.
  14. 14. Saiba mais https://www.mundodomarketing.com. br/artigos/paulo-meira/28304/endobranding-- por-dentro-do-branding-interno.html http://www.culturacolaborativa.com/conheca- as-diferencas-entre-endomarketing-e- comunicacao-interna/ EBOOK http://materiais.socialbase.com.br/ebook- endomarketing-cliente-interno-o-coracao-das- organizacoes http://agenciatarrafa.com.br/endomarketing- cuide-bem-do-seu-publico-interno/ BEKIN, Saul F. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BRUM, Analisa M. Um olhar sobre marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000. MEIRA, OLIVEIRA, Renato L. T. O Endomarketing. Portal o Endomarketing, out. 2004. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013
  15. 15. obrigado! Prof.º Gabriel Ferraciolli

×