SlideShare a Scribd company logo
1 of 6
Coluna de Trajano
Quem foi Trajano? Marco Úlpio Nerva Trajano  nasceu em  Itálica,(  53 d.C). Foi imperador romano de 98 a 117. Reativou o comércio e a agricultura, reduziu a carga tributária e realizou um ambicioso programa de obras em todo o império. Por um lado, se preocupou de realizar aquelas construções necessárias para facilitar a romanização e melhorar as condições de vida dos cidadãos: abriu caminhos em terras distantes, criou novas vias, construiu aquedutos e pontes, por outro lado, levantou edificações que, além de contribuírem para a perpetuação de sua memória, procuravam o embelezamento da  Urbe , um aumento nas possibilidades de diversão dos romanos; teatros, circos, etc. Trajano levou o Império à sua máxima extensão territorial (como já dito) e é tido por muito historiadores como o protótipo do “bom governante” romano, com incentivos às obras públicas e outras políticas que fizeram seu reinado ser conhecido como uma época dourada. Com a cristianização de Roma surgiu um lenda que consistia, que o Papa Gregório I, pela intercessão divina, ressuscitou Trajano da morte e o batizou na fé cristã.
A  Coluna de Trajano  é um monumento em Roma construído sob a ordem do próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os Dácios, tem 38 metros (a coluna tem aproximadamente 30 metros de altura mais oito metros de pedestal) toda ela feita em mármore, no seu interior, uma escada em espiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo. Nesta coluna foram utilizados meios artísticos revolucionários para a época, como a utilização de uma árvore para separar uma cena de outra o que faz deste monumento um dos mais marcantes da historia de Roma.
Ao longo da coluna, figuras em  baixo relevo  contam a história da guerra contra os Dácios, repetidas vezes, devido ao massacre, alguns consideram a construção da coluna um monumento em homenagem a um "genocídio“. Pensava-se que a coluna tinha sido construída para propaganda, glorificando a capacidade militar do imperador. No entanto a estrutura era quase invisível, rodeada como estava de outras construções do Fórum de Trajano, e devido à dificuldade de seguir o friso de um lado ao outro, acredita-se agora que teria pouco valor propagandístico. Devido ao que é dito na inscrição, a coluna pode ter servido como guia de construção para o fórum. Após a morte de Trajano o senado decidiu que as suas cinzas  deveriam ser enterradas na base da coluna, como as da sua mulher Plotina. Actualmente as cinzas já lá não se encontram.
Também na base da coluna pode ler-se a seguinte inscrição:  SENATVS·POPVLVSQVE·ROMANVS IMP·CAESARI·DIVI·NERVAE·F·NERVAE TRAIANO·AVG·GERM·DACICO·PONTIF MAXIMO·TRIB·POT·XVII·IMP·VI·COS·VI·P·P AD·DECLARANDVM·QVANTAE·ALTITVDINIS MONS·ET·LOCVS·TANT<IS·OPER>IBVS·SIT·EGESTVS O que pode ser traduzido como:  O Senado e o Povo Romano ao imperador César, filho da divina Nerva, Nerva Traianus Augustus Germanicus Dacicus,  Pontifex maximus  no seu 17º ano no tribuno, tendo sido aclamado seis vezes  Imperador , seis vezes Cônsul, Pater Patriae, para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.
Realizado  por  : ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

More Related Content

What's hot (20)

A Arte De Roma CláSsica
A Arte De Roma CláSsicaA Arte De Roma CláSsica
A Arte De Roma CláSsica
 
Roma ii
Roma iiRoma ii
Roma ii
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
Roma arquitectura e-urbanismo ch
Roma arquitectura e-urbanismo chRoma arquitectura e-urbanismo ch
Roma arquitectura e-urbanismo ch
 
Arquitetura romaantiga
Arquitetura romaantigaArquitetura romaantiga
Arquitetura romaantiga
 
Obelisco aqua alle funni
Obelisco aqua alle funniObelisco aqua alle funni
Obelisco aqua alle funni
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
Arte Romana
Arte RomanaArte Romana
Arte Romana
 
Obelisco Aqua Alle Funni
Obelisco Aqua Alle FunniObelisco Aqua Alle Funni
Obelisco Aqua Alle Funni
 
Arte romana a arte romana desenvolveu
Arte romana a arte romana desenvolveuArte romana a arte romana desenvolveu
Arte romana a arte romana desenvolveu
 
História do Obelisco do Vaticano
História do Obelisco do VaticanoHistória do Obelisco do Vaticano
História do Obelisco do Vaticano
 
Arte e Literatura Romanas
Arte e Literatura RomanasArte e Literatura Romanas
Arte e Literatura Romanas
 
Arte Em Roma
Arte Em RomaArte Em Roma
Arte Em Roma
 
Arte romana 2
Arte romana 2Arte romana 2
Arte romana 2
 
Grécia e roma (Prof. Thays Zenkner)
Grécia e roma (Prof. Thays Zenkner)Grécia e roma (Prof. Thays Zenkner)
Grécia e roma (Prof. Thays Zenkner)
 
Arte Romana
Arte RomanaArte Romana
Arte Romana
 
Roma 02
Roma 02Roma 02
Roma 02
 
Roma
RomaRoma
Roma
 
Arquitetura e engenharia Roma Antiga
Arquitetura e engenharia Roma AntigaArquitetura e engenharia Roma Antiga
Arquitetura e engenharia Roma Antiga
 

Similar to C:\Documents And Settings\Francisco\Ambiente De Trabalho\ApresentaçãO1

Similar to C:\Documents And Settings\Francisco\Ambiente De Trabalho\ApresentaçãO1 (20)

Coluna de trajano[1]
Coluna de trajano[1]Coluna de trajano[1]
Coluna de trajano[1]
 
Roma
RomaRoma
Roma
 
Roma
RomaRoma
Roma
 
Arte romana 2019
Arte romana 2019Arte romana 2019
Arte romana 2019
 
História10º (2)
História10º (2)História10º (2)
História10º (2)
 
4 arte romana 2020
4 arte romana 20204 arte romana 2020
4 arte romana 2020
 
Roma imperial altar da pátria pdf
Roma imperial   altar da pátria pdfRoma imperial   altar da pátria pdf
Roma imperial altar da pátria pdf
 
Módulo 2 escultura romana
Módulo 2   escultura romanaMódulo 2   escultura romana
Módulo 2 escultura romana
 
mdulo2-esculturaromana.pdf
mdulo2-esculturaromana.pdfmdulo2-esculturaromana.pdf
mdulo2-esculturaromana.pdf
 
Final Trabalho Grécia e Roma ariana, caio, ana claúdia e eduardo
Final Trabalho Grécia e Roma   ariana, caio, ana claúdia e eduardoFinal Trabalho Grécia e Roma   ariana, caio, ana claúdia e eduardo
Final Trabalho Grécia e Roma ariana, caio, ana claúdia e eduardo
 
Arte romana , 1º ano Novo Colégio.
Arte romana , 1º ano Novo Colégio.Arte romana , 1º ano Novo Colégio.
Arte romana , 1º ano Novo Colégio.
 
Artigo Artes
Artigo ArtesArtigo Artes
Artigo Artes
 
Arte Romana (3).pdf
Arte Romana (3).pdfArte Romana (3).pdf
Arte Romana (3).pdf
 
Arte romana
Arte romanaArte romana
Arte romana
 
arte romana.pdf
arte romana.pdfarte romana.pdf
arte romana.pdf
 
O Coliseu De Roma
O Coliseu De RomaO Coliseu De Roma
O Coliseu De Roma
 
6o. ano a arte romana
6o. ano   a arte romana6o. ano   a arte romana
6o. ano a arte romana
 
4 história da a arte r
4 história da a   arte r4 história da a   arte r
4 história da a arte r
 
Proposição
ProposiçãoProposição
Proposição
 
Roma antiga
Roma antigaRoma antiga
Roma antiga
 

C:\Documents And Settings\Francisco\Ambiente De Trabalho\ApresentaçãO1

  • 2. Quem foi Trajano? Marco Úlpio Nerva Trajano nasceu em Itálica,( 53 d.C). Foi imperador romano de 98 a 117. Reativou o comércio e a agricultura, reduziu a carga tributária e realizou um ambicioso programa de obras em todo o império. Por um lado, se preocupou de realizar aquelas construções necessárias para facilitar a romanização e melhorar as condições de vida dos cidadãos: abriu caminhos em terras distantes, criou novas vias, construiu aquedutos e pontes, por outro lado, levantou edificações que, além de contribuírem para a perpetuação de sua memória, procuravam o embelezamento da Urbe , um aumento nas possibilidades de diversão dos romanos; teatros, circos, etc. Trajano levou o Império à sua máxima extensão territorial (como já dito) e é tido por muito historiadores como o protótipo do “bom governante” romano, com incentivos às obras públicas e outras políticas que fizeram seu reinado ser conhecido como uma época dourada. Com a cristianização de Roma surgiu um lenda que consistia, que o Papa Gregório I, pela intercessão divina, ressuscitou Trajano da morte e o batizou na fé cristã.
  • 3. A Coluna de Trajano é um monumento em Roma construído sob a ordem do próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os Dácios, tem 38 metros (a coluna tem aproximadamente 30 metros de altura mais oito metros de pedestal) toda ela feita em mármore, no seu interior, uma escada em espiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo. Nesta coluna foram utilizados meios artísticos revolucionários para a época, como a utilização de uma árvore para separar uma cena de outra o que faz deste monumento um dos mais marcantes da historia de Roma.
  • 4. Ao longo da coluna, figuras em baixo relevo contam a história da guerra contra os Dácios, repetidas vezes, devido ao massacre, alguns consideram a construção da coluna um monumento em homenagem a um &quot;genocídio“. Pensava-se que a coluna tinha sido construída para propaganda, glorificando a capacidade militar do imperador. No entanto a estrutura era quase invisível, rodeada como estava de outras construções do Fórum de Trajano, e devido à dificuldade de seguir o friso de um lado ao outro, acredita-se agora que teria pouco valor propagandístico. Devido ao que é dito na inscrição, a coluna pode ter servido como guia de construção para o fórum. Após a morte de Trajano o senado decidiu que as suas cinzas deveriam ser enterradas na base da coluna, como as da sua mulher Plotina. Actualmente as cinzas já lá não se encontram.
  • 5. Também na base da coluna pode ler-se a seguinte inscrição: SENATVS·POPVLVSQVE·ROMANVS IMP·CAESARI·DIVI·NERVAE·F·NERVAE TRAIANO·AVG·GERM·DACICO·PONTIF MAXIMO·TRIB·POT·XVII·IMP·VI·COS·VI·P·P AD·DECLARANDVM·QVANTAE·ALTITVDINIS MONS·ET·LOCVS·TANT<IS·OPER>IBVS·SIT·EGESTVS O que pode ser traduzido como: O Senado e o Povo Romano ao imperador César, filho da divina Nerva, Nerva Traianus Augustus Germanicus Dacicus, Pontifex maximus no seu 17º ano no tribuno, tendo sido aclamado seis vezes Imperador , seis vezes Cônsul, Pater Patriae, para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.
  • 6.