A Clave - Novembro 2013

214 views

Published on

Jornal da Filarmónica Recreativa Cortense - A Clave - Edição de novembro de 2013.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
214
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
42
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Clave - Novembro 2013

  1. 1. “A Clave” Página 1 novembro 2013 Jornal da Filarmónica Recreativa Cortense Ano V ♫ número 67 ♫ novembro 2013 ♫ 0,50 pautas Editorial Pág.2 Reportagem Alimentos para aumentar a Imunidade Pág.3 Correio dos Leitores Pág.5 Publicidade Pág.6 Pág.5 Notícias F.R.C. As notícias da Banda. Pág.7
  2. 2. “A Clave” Página 2 novembro 2013 ovembro, é o mês de aniversário do Filarmónica Recreativa Cortense, mais precisamente dia 11 de novembro, que também é o dia de S. Martinho. Este ano comemora o 114º aniversário da data da sua fundação num sábado, dia 11 de novembro de 1899. Na nossa Reportagem deste mês, e dado o frio quer já nos afeta e com ele vêm as constipações e as gripes, damos-vos a conhecer uma dieta para quem quer ficar com o organismo mais imune e fazer face a estas sequelas do frio. Descontraiam, com os nossos Passatempos e enviem- nos comentários, eventos, histórias, artigos, etc., que gostassem de ver publicados para a secção do Correio dos Leitores. Nas Notícias da F.R.C., fiquem com a agenda da FRC para este e para o próximo mês. Boa leitura, e… até dezembro! n Ficha Técnica: Diretor: Alexandre Barata Redação: Alexandre Barata, Adriano Esteves Colaboradores: Samuel Barata, Carolina Pontífice, Mafalda Santos, Rute Esteves, Flávio Inácio Edição: Filarmónica Recreativa Cortense Tiragem: 75 exemplares Distribuição: Filarmónica Recreativa Cortense Apoio: IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.
  3. 3. “A Clave” Página 3 novembro 2013 Alimentos para aumentar imunidade No inverno, a necessidade do organismo de receber calorias e nutrientes aumenta, causando fome. Além disso, as baixas temperaturas favorecem o aparecimento de certas doenças, especialmente respiratórias. Por conta destes fatores, a dieta alimentar neste período precisa ser um pouco diferente, pois deve priorizar nutrientes e vitaminas que aumentam a imunidade e ajudam a prevenir doenças comuns da estação. Uma dieta balanceada deve ser repleta de cereais integrais, verduras, legumes e frutas, opções que fornecem nutrientes e fitoquímicos. Eles fortalecem a defesa do organismo, além de ajudar a manter a forma. Veja quais os alimentos devem entrar para o cardápio para aumentar a imunidade, ou seja a dieta para que tem baixa imunidade. Acerola Fruta rica em vitamina C de ação antioxidante, que estimula a resistência e aumenta a atividade imunológica do corpo. Segundo explica Flávia, a vitamina C age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. A acerola pode ser consumida in natura, na forma de sucos ou em cápsulas. Alho Fonte de aliina e alicina (potentes antioxidantes), estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Também atua no combate a infeções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou, se preferir, cápsulas de óleo de alho.
  4. 4. “A Clave” Página 4 novembro 2013 Chás verde e branco São ricos em catequina e epicatequina, poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres e no fortalecimento do sistema imunológico. Podem ser consumidos na forma de chás ou cápsulas. Cogumelo Shitake Possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Pode ser acrescentado ao arroz integral, molhos para massas e saladas. Geleia Real Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias. Encontrada in natura e em cápsulas. Gengibre É imunoestimulante, possui ação expectorante e reduz dores e inflamações. Pode ser consumido na forma de chá (feito a partir de sua raiz) ou adicionado a sucos e receitas diversas. Mel Tem ação bactericida e antisséptica. Auxilia no tratamento de problemas pulmonares e da garganta por conter substâncias que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser ingerido puro ou misturado em sucos, vitaminas e frutas. Óleo de coco Rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães. Probióticos Possuem micro-organismos vivos, que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Encontrados em pó ou cápsulas. Suco verde Fonte de zinco, ferro e vitamina C, pode ser feito com polpa de clorofila ou com folhas de couve. Própolis Fonte de flavonoides, que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem, atua como antibiótico natural. Eficaz em casos de inflamação e infeção na garganta, além de ajudar no combate a tosses. Pólen É rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. Versátil, pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas, frutas, saladas e no preparo de pães, bolos e cookies.
  5. 5. “A Clave” Página 5 novembro 2013 Este pequeno jornal é elaborado todos os meses no intuito da “abertura” da FRC à comunidade envolvente, bem como pode servir de veículo de informação de todos os que pretenderem utilizá-lo para divulgação dos mais variados assuntos ou até de eventos tanto da freguesia como da região. Gostaríamos de saber a Vossa opinião sobre este aspeto e sobre os temas e rubricas apresentados, se são do Vosso agrado ou se gostavam que fossem focados outros temas. Enviem-nos as Vossas sugestões, opiniões, notícias e propostas para temas que desejem ver abordados por este jornal, façam-no para o correio eletrónico filarmonicacortense@iol.pt ou entreguem, a qualquer elemento da Filarmónica Recreativa Cortense.
  6. 6. “A Clave” Página 6 novembro 2013 Este espaço pode ser seu. Publicite o seu negócio e apoie assim a F.R. Cortense. Contacte-nos. Assine “A Clave” Assinatura anual de 6,00 pautas para a distribuição em mão ou via e-mail, no envio por correio acresce o valor dos portes de envio. Divulgue este jornal pelo seu círculo de amigos e familiares. A FRC agradece! Publicidade
  7. 7. “A Clave” Página 7 novembro 2013 Escola de Música FRC Os alunos da Escola de Música FRC, da temporada 2012/2013 já fizeram a sua apresentação e estreia com a sua farda no passado dia 17 de novembro, dia em que se comemorou o 114º aniversário da FRC. A Clave deseja-lhes os maiores sucessos musicais. Encontra-se em funcionamento a temporada 2013 2014 em que as aulas são aos sábados às 20h30 e aos domingos às 14h00. Passeio FRC 2013 Realizou-se no passado mês, nos dias 26 e 27 de outubro, o Passeio FRC 2013. Esta é uma atividade da FRC que tem como objetivo proporcionar um fim de semana turístico, lúdico e de convívio entre a família filarmónica da FRC e de gratificação aos elementos que compõem a formação musical da FRC, já que durante todo o ano “trabalham” sem receber qualquer honorário. Este ano teve como destino a cidade do Porto, onde todos os participantes puderam beneficiar, a seu belo prazer, de toda a oferta turística, gastronómica e cultural que a “cidade invicta” tem para oferecer. No regresso teve lugar uma visita ao Museu do Papel, em Paços de Brandão, onde todos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a história do fabrico do papel, desde o seu início até aos tempos de hoje. A FRC agradece a todos quantos se inscreveram e participaram neste convívio. CXIV Aniversário FRC A FRC comemorou no passado dia 11 de novembro, o seu 114º aniversário da data de fundação. Esta data foi comemorada nos dias 16 e 17 de novembro, em que, no sábado, dia 16, teve lugar uma noite de bailarico. Já no dia 17, domingo, houve por parte da FRC, a arruada de convite à celebração eucarística e o acompanhamento coral e musical da mesma, o registo da foto de família, uma pequeno concerto e o almoço/convívio de comemoração do 114º aniversário, onde participaram a “família filarmónica da FRC”, os “Amigos da Banda”, representantes de associações da freguesia, representantes das filarmónica do concelho da Covilhã, a representação dos órgãos autárquicos locais e concelhios e demais participantes que se quiseram associar a esta comemoração.
  8. 8. “A Clave” Página 8 novembro 2013 De referir que se estrearam nas fileiras da formação musical da FRC, mais 6 elementos: em clarinete a Daniela, a Lícia, a Lina e a Margarida o Gonçalo em trompete e o Gabriel em Trombone, aos quias a FRC deseja as melhores felicidades nesta família filarmónica e os maiores sucessos musicais. A todos os intervenientes e presentes, a FRC agradece a participação. Eleições FRC - triénio 2014/2017 A FRC vai estar em processo eleitoral para os seus Corpos Sociais, para o triénio 2014-2017, informa-se que a apresentação de listas para o efeito, está aberta até ao dia 18 de Dezembro (quarta-feira). Convidam-se os “Amigos da Banda” que estejam interessados, à integração, ou à organização de listas a serem postas a escrutínio. Em breve, a Presidente da Assembleia Geral, irá colocar nos locais públicos, o edital/convocatória. Assembleia Geral Eleitoral A Presidente da A.G. da FRC, convoca todos os associados e “Amigos da Banda” para a Assembleia Geral Eleitoral a realizar no dia 20 de dezembro de 2013 (sexta-feira), na Sede da Associação, sita na Rua Padre Silva, Nº6, Cortes do Meio, no horário das 21h00 às 22h00, para Eleição dos Corpos Sociais da Filarmónica Recreativa Cortense para o triénio 2014-2017. Campanha “Uma Prenda, Um Sorriso” - 5ª edição. No início do mês de dezembro, a FRC irá colocar em marcha a 5ª edição da campanha “Uma Prenda, Um Sorriso”, que consiste na angariação e recolha de vestuário e brinquedos, em bom estado, para serem depois doados a instituições ou a pessoas que tenham maior necessidade. A FRC agradece desde já a vossa generosidade! Agenda FRC Concerto de Natal A FRC no próximo dia 22 de dezembro, domingo, pelas 15h00, irá realizar em Cortes do Meio, um Concerto de Natal. Janeiras A FRC irá efetuar o tradicional canto das “Janeiras”, pela freguesia de Cortes do Meio, a partir do dia 26 de dezembro. O proveito desta atividade será para comparticipar a compra e manutenção de instrumentos. A FRC desde já agradece a vossa melhor recetividade e colaboração.

×