Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Crosta terrestre

5,734 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Crosta terrestre

  1. 4. <ul><li>Há 4,5 bilhões de anos a Terra se formou a partir da aglomeração de matéria e bombardeio de meteoritos e cometas (Teoria de Acreção – crescimento, acréscimo por justaposição). Cada corpo que se chocava com ela a alta velocidade convertia a energia de seu movimento/impacto em calor, mantendo a Terra em um estado de fusão e que até hoje vem se esfriando. O material mais denso afundou para constituir o núcleo enquanto que os mais leves formaram as camadas mais externas. </li></ul>
  2. 5. A movimentação da crosta terrestre Em 1912, o cientista alemão Alfred Wegener elaborou a teoria da deriva dos continentes.
  3. 6. Wegener propôs que a a cerca de 200 milhões de anos, os continentes estariam todos unidos, formando um só bloco continental, o pangéia , cercado por um massa líquida, mar de thethys. Observando a semelhança entre os contornos dos litorais da América, Europa e África, e também suas estruturas mineralógicas, de fauna e flora.
  4. 12. Os movimentos das placas tectônicas
  5. 14. Divergentes: processo em que duas placas se afastam. Ex: Placas Sul Americana e Africana. Formação da Dorsal do Atlântico e do próprio oceano atlântico
  6. 15. Subducção (convergente): processo em que as placas movem-se uma em direção a outra, porém no momento do choque a placa oceânica (mais densa) mergulha em direção ao substrato magmático. Ex: Encontro da placa de Nazca com a Sul Americana, formando a cordilheira dos Andes.
  7. 16. Poucos consideraram validas as idéias de Wegener . Um dos poucos que apoiaram o inglês Arthur Holmes, elaborou em 1928, a hipótese da expansão dos fundos oceânicos, baseando-se nos movimentos de convecção do magma na Astenosfera. Para Holmes, o movimento circulatório do magma empurraria os continentes. No inicio dos anos 60, a hipótese de Holmes se confirmou, ou seja, provou-se que os assoalhos oceânicos se deslocando a partir das dorsais, que são cordilheiras meso-oceânicas.
  8. 21. A partir dessas constatações, chegou-se a conclusão de que não somente os continentes estariam em movimentando e, sim, blocos maiores, pedaços da crosta formados por parte continentais e oceânicas (o fundo ou assoalhos dos oceanos) Com isso a teoria da deriva continental, evoluiu para a chamada teoria de tectônica de placa.
  9. 25. Os terremotos e os vulcões <ul><li>O atrito causado pelos movimentos das placas tectônicas produz acumulo de pressão, de energia. </li></ul><ul><li>Quando ocorre a liberação repentina de energia, produz uma imensa vibração, comumente chamado de sismo ou terremoto. </li></ul><ul><li>Quando essa vibração ocorre na crosta oceânica forma-se os maremotos. </li></ul>
  10. 32. <ul><li>Desmoronamento no interior da crosta; </li></ul><ul><li>Atividades desenvolvidas pelo homem; </li></ul><ul><li>Erupções vulcânicas. </li></ul>Outras possibilidades de ocorrência de terremotos:
  11. 34. Nas erupções vulcânicas, a rocha derretida ou fundida (o magma) penetra por fissuras (fendas) existentes na crosta terrestre e é expelida pela cratera do vulcões, situada na superfície da crosta terrestre. Esse processo geralmente é precedido de formação de nuvens epiroclástica, ou seja gases e cinzas.

×