Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Adolescência

11,726 views

Published on

Published in: Education

Adolescência

  1. 1. A ADOLESCÊNCIA TRABALHO ELABORADO POR : Rui José nº 23 Nuno Costa nº 20
  2. 2. Adolescência (12 a 20 anos) <ul><li>Mudanças físicas são rápidas e profundas. </li></ul><ul><li>Atinge-se a maturidade reprodutiva. </li></ul><ul><li>Capacidade de pensar abstratamente e usar o pensamento científico se desenvolve. </li></ul><ul><li>Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. </li></ul><ul><li>Busca de identidade torna-se fundamental. </li></ul><ul><li>Grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. </li></ul><ul><li>Relacionamento com os pais geralmente é bom. </li></ul>
  3. 3. ADOLESCÊNCIA <ul><li>É O PERÍODO SITUADO ENTRE A INFÂNCIA E A VIDA ADULTA. </li></ul><ul><li>INICIA COM OS PRIMÓRDIOS FÍSICOS DA MATURIDADE SEXUAL. </li></ul><ul><li>TERMINA COM A REALIZAÇÃO SOCAL DA SITUAÇÃO DE ADULTO INDEPENDENTE. </li></ul><ul><li>CORRESPPONDE MAIS OU MENOS Á ÉPOCA ENTRE OS 12 E OS 20 ANOS. </li></ul><ul><li>INICIA COM A PUBERDADE, QUANDO A PESSOA COMEÇA A SE TORNAR SEXUALMENTE MADURA. </li></ul>
  4. 4. DESENVOLVIMENTO FÍSICO <ul><li>A PUBERDADE SEGUE-SE A UM FLUXO DE HORMÔNIOS, QUE PODE INTENSIFICAR OS ÂNIMOS. </li></ul><ul><li>DESENCADEIA UM PERÍODO DE DOIS ANOS DE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO FÍSICO. </li></ul><ul><li>PONTOS DE REFERÊNCIA DA PUBERDADE: </li></ul><ul><li>PRIMEIRA EJACULAÇÃO NOS MENINOS (POR VOLTA DOS 14 ANOS) </li></ul><ul><li>PRIMEIRO PERÍODO MENSTRUAL NAS MENINAS - MENARCA (POR VOLTA DOS 13 ANOS) </li></ul>
  5. 5. DESENVOLVIMENTO FÍSICO A SEQUÊNCIA DE MUDANÇAS FÍSICAS É MUITO MAIS PREVISÍVEL DO QUE O MOMENTO EM QUE ELAS VÃO OCORRER. DURANTE A INFÂNCIA MENINOS E MENINAS TÊM MAIS OU MENOS A MESMA ALTURA. NA PUBERDADE, AS MENINAS PASSAM À FRENTE POR UM BREVE PERÍODO, MAS LOGO OS MENINOS AS ALCANÇAM, POR VOLTA DOS 14 ANOS DE IDADE. NESSE PERÍODO A MENINA PODE CRESCER ATÉ 8 CENTÍMETROS POR ANO E O MENINO 13 CENTÍMETROS.
  6. 6. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CAPACIDADE DE RACIOCINAR ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, LHES PROPORCIONA NOVO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA SOCIAL E JULGAMENTO MORAL. À MEDIDA QUE OS ADOLESCENTES SE TORNAM CAPAZES DE AVALIAR SEU PENSAMENTO, COMEÇAM A IMAGINAR O QUE OUTRAS PESSOAS PODEM ESTAR PENSANDO SOBRE ELES. À MEDIDA QUE AS FACULDADES COGNITIVAS AMADURECEM, MUITOS ADOLESCENTES COMEÇAM A PENSAR SOBRE O QUE É POSSÍVEL EM TERMOS IDEAIS. POR ISSO PASSAM A CRÍTICAR A SOCIEDADE, OS PAIS E ATÉ MESMO SUAS PRÓPRIAS DEFICIÊNCIAS.
  7. 7. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NOS PRIMEIROS ANOS DA ADOLESCÊNCIA, O RACIOCÍNIO É COM FREQÜÊNCIA CENTRADO EM SI MESMO. A MAIORIA ALCANÇA O CUME INTELECTUAL QUE PIAGET CHAMOU OPERAÇÕES FORMAIS.
  8. 8. DESENVOLVIMENTO MORAL TAREFA FUNDAMENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: APRENDER O CERTO E ERRADO E DESENVOLVER O CARÁTER – OS MÚSCULOS PSICOLÓGICOS PARA CONTROLAR OS IMPULSOS. PIAGET ACREDITAVA QUE O JULGAMENTO MORAL DAS CRIANÇAS BASEAVA-SE EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Á MEDIDA QUE O DESENVOLVIMENTO MORAL PROGRIDE, O FOCO DA PREOCUPAÇÃO SE DESLOCA DO EU PARA O MUNDO SOCIAL MAIS AMPLO.
  9. 9. DESENVOLVIMENTO MORAL KOHLBERG ARGUMENTAVA QUE, ENQUANTO NOS DESENVOLVEMOS INTELECTUALMENTE, PASSAMOS POR ATÉ SEIS ESTÁGIOS DE PENSAMENTO MORAL, DO RACIOCINIO SIMPLES E CONCRETO PARA UM RACIOCÍNIO MAIS ABSTRATO E BASEADO EM PRINCÍPIOS. OS ESTÁGIOS SÃO AGRUPADOS EM 3 NÍVEIS BÁSICOS: NÍVEL PRÉ CONVENCIONAL DESENVOLVE-SE DURANTE O INÍCIO DA INFÂNCIA MORALIDADE LIGADA AOS INTERESSES PESSOAIS – PARA EVITAR PUNIÇÃO OU GANHAR RECOMPENSAS CONCRETAS. Ex:”Se você deixa sua namorada morrer, vai se meter em encrenca.” “ Se você salva sua namorada, será um herói.”
  10. 10. DESENVOLVIMENTO MORAL NÍVEL CONVENCIONAL : DESENVOLVE-SE DURANTE O FINAL DA INFÂNCIA E INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA MORALIDADE LIGADA A LEIS E REGRAS SOCIAIS: PARA GANHAR APROVAÇÃO OU EVITAR DESAPROVAÇÃO. SENDO CAPAZES DE ASSUMIR AS PERSPECTIVAS DOS OUTROS, OS ADOLESCENTES PODEM APROVAR AÇÕES QUE LHE VALERÃO APROVAÇÃO SOCIAL OU QUE AJUDARÃO A MANTER A ORDEM SOCIAL. EX: ” SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, TODOS VÃO PENSAR QUE É UM CRIMINOSO.” NÍVEL PÓS- CONVENCIONAL: PODE-SE DESENVOLVER DA ADOLESCÊNCIA EM DIANTE (RACIOCÍNIO ABSTRATO/ ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL) MORALIDADE LIGADA A PRINCÍPIOS ABSTRATOS: AFIRMAR DIREITOS CONSENSUAIS (CONVENCIONADOS ENTRE AS PESSOAS) E PRINCÍPIOS ÉTICOS PESSOAIS EX:”AS PESSOAS TEM O DIREITO DE VIVER” “ SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, VOCÊ NÃO ESTARÁ VIVENDO CONFORME SEUS IDEAIS”.
  11. 11. AÇÃO MORAL - O RACIOCÍNIO MORAL INFLUENCIA A FALA MORAL E A AÇÃO. -INFLUÊNCIAS SOCIAIS. -ESTIMULAR O RACIOCÍNIO MORAL: DISCUSSÕES DE QUESTÕES MORAIS E SUAS IMPLICAÇÕES ENSINAR A EMPATIA PELOS SENTIMENTOS DOS OUTROS AUTODISCIPLINA NECESSÁRIA PARA CONTEREM IMPULSOS. -AS IDÉIAS MORAIS SE FORTALECEM QUANDO RESULTAM EM AÇÕES.
  12. 12. DESENVOVIMENTO SOCIAL ERIK ERIKSON ARGUMENTOU QUE CADA ESTÁGIO DA VIDA TEM SEU PROBLEMA “PSICOSSOCIAL”, UMA CRISE QUE PRECISA DE SOLUÇÃO. CRIANÇAS – CONFIANÇA/AUTONOMIA (INDEPENDÊNCIA)/INICIATIVA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR – COMPETÊNCIA ADOLESCÊNCIA – BUSCA DE IDENTIDADE OS ADOLESCENTES ENSAIAM, “EUS” DIFERENTES PARA CADA SITUAÇÃO. MUITAS VEZES ESSA CONFUSÃO DE PAPÉIS É RESOLVIDA PELA GRADATIVA REFORMULAÇÃO DE UMA AUTODEFINIÇÃO QUE UNIFICA OS VÁRIOS EUS NUM SENTIMENTO COERENTE E CONCRETO DE QUEM SE É – UMA IDENTIDADE .
  13. 13. DESENVOVIMENTO SOCIAL ERIKSON ARGUMENTOU QUE O ESTÁGIO DA IDENTIDADE ADOLESCENTE É SEGUIDO, NO INÍCIO DA VIDA ADULTA, POR UM DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PARA A INTIMIDADE , A CAPACIDADE DE ESTREITAR RELACIONAMENTOS EMOCIONAIS. SEXO E CONEXÃO SOCIAL- A LUTA “NORMAL” PARA CRIAR UMA IDENTIDADE SEPARADA DESCREVE OS HOMENS COMO MAIS INDIVIDUALISTAS DO QUE AS MULHERES. AS MULHERES ESTÃO MENOS PREOCUPADAS DO QUE OS HOMENS EM SE CONSIDERAREM INDIVIDUALIDADES SEPARADAS E MAIS INTERESSADAS EM “FAZER CONEXÕES”. SEPARAÇÃO DOS PAIS- QUANDO OS ADOLESCENTES, COMEÇAM A FORMAR SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES, COMEÇAM A SE SEPARAR DE SEUS PAIS.

×