Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Treinamento ASP.NET 2014

541 views

Published on

Treinamento básico, visão geral e introdução à programação .NET

Published in: Software

Treinamento ASP.NET 2014

  1. 1. Treinamento .Net Eric Gallardo
  2. 2. Eric Gallardo  Brasileiro, casado, 2 filhos, 35 anos, administrador de Marketing, MBA em Gestão Estratégica de TI (FGV), pós-graduado em Gestão de Projetos, ITIL, SCRUM Master e MCP.  Especialista em diversas áreas de TI incluindo liderança técnica e parceiro de negócios.  Possui extenso conhecimento em processos de supply chain, gestão e desenvolvimento de softwares, programação em diversas linguagens, banco de dados, metodologias (ITIL, Scrum)  Quase 20 anos de experiência com projetos para internet e gestão corporativa (E-commerce, B2C, ERP, WMS, CRM, Portais B2B e integrações diversas.)
  3. 3. Programa  Conceitos & Frameworks  Visual Studio, Plugins, e Dicas  Fluxo de trabalho (Designer, programação, template, programação)  Arquitetura  Gestão de projetos (Scrum)  Análise do projeto e mãos à massa.
  4. 4. Conceitos & Frameworks
  5. 5. O QUE ACONTECE NA INTERNET HTML JAVASCRPT E VBSCRIPT CSS ASP, PHP, COLD, JA VA COMPONENTES •JAVA •FLASH, FLEX •SILVERLIGTH AJAX JQUERY TABLELESS •RESPONSIVOS
  6. 6. ASP.NET  O ASP.NET é baseado no Framework .NET herdando todas as suas características, por isso, como qualquer aplicação .NET, as aplicações para essa plataforma podem ser escritas em várias linguagens, como C# e Visual Basic .NET.
  7. 7. MVC  O ASP.NET MVC é um padrão de arquitetura que provê uma alternativa ao ASP.NET Web Forms, para criação de aplicações Web baseadas no MVC (Model View Controller). O Framework MVC é definido pelo namespace System.Web.Mvc.
  8. 8. ASP.NET WebForms  São coração e a alma do ASP.NET.  São os elementos de interface do usuário (UI) que dão aos aplicativos Web a sua aparência.  São semelhantes ao Windows Forms em que eles fornecem propriedades, métodos e eventos para os controles que são colocados sobre eles.
  9. 9. Nenhuma abordagem, seja MVC ou Web Forms, exclui a outra, podendo inclusive serem utilizadas ao mesmo tempo.
  10. 10. ADO.NET Entity Framework  O ADO.NET Entity Framework é uma das principais ferramentas de persistência presentes na plataforma .NET, sendo parte integrante do pacote de tecnologias ADO.NET.  Proporciona soluções para minimizar o problema de impedância, abstraindo do desenvolvedor vários detalhes dos bancos de dados relacionais. Além disso, fornece uma série de recursos que aumentam muito a produtividade no desenvolvimento de aplicações persistentes  NHibernate
  11. 11. AJAX e JQuery  AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and X ML , em português "Javascript Assíncrono e XML")  jQuery é uma biblioteca JavaScript cross- browser desenvolvida para simplificar os scripts client side que interagem com o HTML.
  12. 12. Visual Studio
  13. 13. Visual Studio  Versão atual: Visual Studio 2013  Depurações  Windows Store  Team Foundation
  14. 14. Team Foundation  O Team Foundation Server faz parte de uma grande plataforma de desenvolvimento e traz o conceito de gestão na administração do código fonte. Você terá políticas do projeto aplicadas diretamente no dia a dia do desenvolvimento fazendo com que um desenvolvedor seja obrigado a vincular uma tarefa a aquele novo código enviado no Check-In.
  15. 15. Team Foundation  Como estamos falando de Application Lifecycle Management (ALM) ter uma metodologia é outro requisito para o bom uso do TFS, pois é por meio dela que vamos defimir toda a comunicação do projeto. Isso quer dizer que você pode usar em projetos baseados no Scrum, MSF, CMMi, MPS-BR,SOX e muitos outros
  16. 16. Plugins AnkhSVN - Subversion Support for Visual Studio https://ankhsvn.open.collab.net/
  17. 17. Plugins  Web Essentials  http://visualstudiogallery.msdn.microsoft.c om/6ed4c78f-a23e-49ad-b5fd- 369af0c2107f
  18. 18. Plugins  Telerik  http://www.telerik.com/products/aspnet- ajax.aspx
  19. 19. Plugins  FlexGrids – ComponentOne  http://www.componentone.com/SuperPr oducts/StudioEnterprise/Grids/?gclid=CO WLz-jl2b0CFRFp7Aodyk0Aag
  20. 20. Barra, Barra, Barra  Digite 3 barras antes da declaração de um objeto.
  21. 21. Switch TAB TAB  Inicie uma instrução switch ou for ou if e tecle TAB TAB
  22. 22. Crie TASKS  Comente usando o TODO e crie TASKS no seu projeto
  23. 23. Fluxo de Trabalho
  24. 24. Fluxo de Trabalho ideal Escopo Wireframe •Aprovação Programação HTML •Templates •MasterPages Classes e Base de dados Interfaces UX
  25. 25. Fluxo de trabalho Real Interface Programa Escopo Reprograma Interface UX??
  26. 26. Ícones  Monte um Set de ícones padrões  Recomendação: Font Awesome  http://astronautweb.co/snippet/font- awesome
  27. 27. Master Page  Crie Master Pages ricas com vários ContentPlaceHolder
  28. 28. Fontes  Você conhece o Google Fonts  https://www.google.com/fonts <link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Sniglet' rel='stylesheet' type='text/css'>
  29. 29. Estilos  Requer um mínimo de conhecimento  Não deve ser muito complexo  Deve SEMPRE ser usado  Se possível, defina por IDs
  30. 30. Arquitetura
  31. 31. P.O.G POG atrai POG na razão direta de suas GAMBIARRAS e na razão inversa do quadrado de sua clareza. Isaac Newton
  32. 32. Camada de apresentação  É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.
  33. 33. Camada de negócio  Também chamada de Lógica empresarial, Regras de negócio ou Funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.
  34. 34. Camada de Dados  A terceira camada é definida como o repositório das informações e as classes que a manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Alterando o banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, e o restante das camadas não seriam afetados por essa alteração.
  35. 35. Modelo em 3 Camadas Exemplo 1
  36. 36. Modelo em 3 Camadas Exemplo 2
  37. 37. Opções de implementação  Criar a interface com o usuário usando Web Forms ou Windows Forms  Criar as regras de negócios como um componente separado em um projeto do tipo Class Library  Cria a camada de dados como um componente separado em um projeto do tipo Class Library. Esta camada usa classes que encapsulam o acesso a cada tabela.
  38. 38. Vantagens  Centraliza a regra de negócios em um componente facilita a manutenção , uso e reusabilidade.  Centralizar a camada de dados em um componente evita repetição de código na aplicação. Cada formulário que precisa de acesso aos dados usa o mesmo componente  Os dataset tipados fornecem o benefício da tipagem de dados e do intelliSense no código.  A centralização das rotinas de acesso aos dados ajuda a manutenção pois é preciso alterar somente um único local.  Fornece a flexibilidade de separar os componentes em diferentes máquinas físicas em qualquer momento.
  39. 39. Web.config  Faz registros de componentes externos  Declara padrões de diretivas específicas  Configura segurança e demais regras do IIS  Grave sua conexão nele!!!
  40. 40. Crie seu padrão, e clone-o
  41. 41. Não deixe a preguiça de dominar.  Interface não é Regra de Negócio!
  42. 42. SCRUM
  43. 43. Mãos à Massa Vamos abrir os códigos fontes e dar uma olhada?
  44. 44. Obrigado

×