Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação Oral - 3 actividades (1º, 2º, 3º de ESO)

548 views

Published on

Proposta de avaliação oral para os 1º, 2º e 3º anos de ESO.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação Oral - 3 actividades (1º, 2º, 3º de ESO)

  1. 1. Avaliação Oral para os alunos do 1º ano1. Fazer a sua apresentaçãoExpressão de saudação, nome, idade, aniversário (com estação do ano e estado do tempo),nacionalidade, morada, onde estuda e que disciplinas estuda.Exemplo:Olá! Eu chamo-me Raquel, tenho 12 anos e sou espanhola. Faço anos a 25 de Julho/ O meuaniversário é a 25 de Julho, no Verão, quando faz calor. Moro na rua X/ no bairro Y/ na avenida H,em Ayamonte. Perto de W (alguma loja, livraria, café, etc.) e ao lado de Z (correios, cinema,supermercado, etc.).* Estudo no IES González de Aguilar e gosto de matemática e história.** os alunos mais novos não precisam de ser muito precisos, basta que saibam dizer onde moram. Osmais velhos já podem dizer “ao lado de”, “junto a “, etc.2. Fazer a apresentação da sua famíliaNomes, idades, profissão. Dizer, também, o que gostavam de vir a ser no futuro e porquê.Exemplos:A minha mãe chama-se Matilde e tem 35 anos. É professora de inglês. O meu pai chama-seRoberto, tem 40 anos e é mecânico. Tenho uma irmã com 5 anos e o nome dela é Alícia. Tambémtenho 3 primos, que se chamam Paulo, Luís e Manuel.No futuro/ Quando crescer/ Quando for grande quero ser/ gostava de ser … porque...O objectivo é ver se dominam o vocabulário da família, assim como os artigos e os possessivos.
  2. 2. Avaliação Oral para os alunos do 2º anoTrês a três, os alunos têm que contruir um diálogo com as seguintes regras:• dois alunos (o 1º e 2º alunos) encontram-se num café e apresentam-se: expressões desaudação: Olá!/ Bom dia!; cumprimento: - Como estás?/ Estás bom?/ Tudo bem? - Bem, etu?/ Eu estou, e tu?/ Sim, e contigo?• um dos alunos diz que está à espera de um amigo (o 3º aluno), o qual gostaria de apresentar:Estou à espera de um amigo, gostava que o conhecesses.• Chega o amigo e, a partir de aqui, desenrola-se uma conversa:Apresentar alguém◦ 1º aluno (Tiago): Este é o Ricardo, tem 13 anos e é de Villablanca. Gosta de jogarfutebol e de ouvir música. É muito estudioso.Apresentar-se◦ 2º aluno (Cristiano): Ah! Muito prazer, eu sou o Cristiano e também tenho 13 anos.Também gosto de jogar futebol, mas não gosto muito de estudar.◦ 3º aluno (Ricardo): Olá! O Tiago disse-me que tens um pastor alemão/ um rottweiler/um cocker/ um dálmata/ um chihuahua, etc.. Eu também queria um, por isso ele disse-me para vir falar contigo. Como é que ele é?Descrição física e psicológica◦ 2º aluno (Cristiano): descrever o animal de estimação (física e psicologicamente; usaradjectivos).Diferença entre ser e estar◦ 1º aluno (Tiago): Sim, é um animal muito simpático. Olha lá Cristiano, onde fica o IESGonzález de Aguilar?Localizar algo/ Indicar direcções◦ 2º aluno (Crisitano): Fica/ É ao pé do, da/ ao lado do, da/ perto do, da/ entre o, a e o, a/etc.Descrever a escola◦ 3º aluno (Ricardo): E como é essa escola? A minha é muito grande. Tem sala deprofessores, sala de convívío para os alunos...◦ 2º aluno (Cristiano): O IES González de Aguilar também tem... O ambiente é bom/ mau.E nos intervalos eu e os meus amigos costumamos conversar em grupo, lanchar... (dizeractividades que façam na escola). A disciplina de que eu mais gosto é Ciências daNatureza e a de que menos gosto Geografia.Advérbios e Locuções AdverbiaisActividades do dia-a-dia/ Tempos Livres◦ 1º aluno (Tiago): Eu prefiro Matemática. Os meus dias preferidos são a terça e a quinta,porque é quando tenho aulas de Matemática. Tenho um bom horário. Só tenho aulas demanhã. À tarde geralmente/ normalmente/ raramente/ às vezes/ de vez em quando/ (usaradvérbios e locuções adverbiais) jogo xadrez, pratico judo, etc.. E à noite costumo falarna Internet com os meus amigos/ ouvir música (falar das actividades do dia-a-dia).Alimentação◦ 3º aluno (Ricardo): Eu gosto muito de cozinhar e estou neste momento a fazer um cursode cozinha na minha escola. Já aprendi todos os grupos da pirâmide alimentar. Porexemplo, no grupo 1, que é aquele que devemos comer mais vezes, está o pão, os cereaise a massa. No grupo 2 estão os legumes, como a cenoura, a alface e o pimento. E nogrupo 3 está a fruta: a melancia, as pêras, as maçãs.Despedir-se◦ 1º aluno (Tiago): Bem, já está a ficar tarde. É melhor ir para casa. Adeus!◦ 3º aluno( Ricardo): Até amanhã!◦ 2º aluno (Cristiano): Até um dia destes!
  3. 3. Avaliação Oral para os alunos do 3º anoEm casa, preparar uma exposição de entre 5 a 10 minutos sobre um país à escolha. Pode ser Itália,Portugal, França, Alemanha, etc. Depois, comparar com Espanha. É obrigatório falar sobre desportoe actividades de lazer (página 169 do manual), isto é, descrever um desporto ou uma actividade delazer que seja famoso nesse país e dizer se em Espanha acontece o mesmo (por exemplo, o footballdos Estados Unidos não é o fútbol espanhol).OUDescrever/ inventar uma viagem feita no Verão passado a um destes países e descrever as cidadesvisitadas, os monumentos, a comida, as pessoas, as actividades feitas, etc.. É obrigatório o uso doPRETÉRITO PERFEITO SIMPLES.

×