SlideShare a Scribd company logo
1 of 33
Curso de Redes  Esse curso tem por finalidade o ensino básico do que é uma rede, tipos de rede e equipamentos utilizados. Como testar, configurar. No intuito de treinar o atendente a dar um suporte de qualidade aos clientes WI.
Glossário O que é uma rede Tipos de rede Hardware de Rede Protocolo TCP/IP Gateway Dns Endereço fisico (Endereço Mac) Redes sem Fio Sistema operacional (Windows) Testando a rede
Conceito básico
Tipos de rede Rede Lan(Local Area Network) –As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos
MAN – Uma ou Rede de Área Metropolitana é uma rede de comunicação que abrange uma cidade. Por exemplo, a tv a cabo.Outro exemplo é a interligação entre escritórios dentro da mesma cidade. Como uma rede de farmácias por exemplo.
WAN– World Área Network Com o passar do tempo, as redes foram se tornando cada vez mais públicas.Nos celulares, notebooks, conseguimos acessar dados do escritório em casa, acessamos interne pelo celular. Tudo graças á grande rede, Internet (WAN).Criada para abranger áreas de grande distância geográfica, o mundo.Podendo assim ampliar o comércio, vendas por internet, pagar contas em qualquer lugar do mundo.
Temos também a rede PAN (Personal Área Network) que como ó próprio nome já diz é uma rede pessoal, aonde tenho 3 ou 4 computadores e compartilho meus dados entre eles.
Hardware de Rede O Hardware de rede é a parte física na comunicação da rede. Que entregará os dados para o computador que solicitar. Por exemplo, uma placa de rede, um Hub, um roteador. Cada um na sua necessidade. Frisando que a placa de rede sempre deve estar configurada. Veremos então qual a finalidade de cada um.
Placas de Rede As placas de rede são o elemento básico para a comunicação entre computadores. São vários os tipos de placas.Temos as placas que são onboard (Que já vem dentro da placa mãe do PC), as offboard (Que se compra separado e é colocada na placa mãe). Placa Pci Wireless(Sem fio) Placa PciEthernet (Cabo)
Hub O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.
Switch O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma Essa característica também diminui a ocorrência de erros máquina.
Roteador O roteador [ou router] é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.
Tipos de conexão de Rede Cabos    Através dos cabos de rede acontece a interliga física dos equipamentos.Impressoras, micros, Hubs.Os cabos usados sãos cabos chamados UTP Par trançados. Veja figura abaixo. Uma ponta é ligada no hub ou Switch e a outra ponta na placa de rede do computador
COLOCAR DEMONSTRAÇÃO
Rede sem fio Com o crescimento das redes, a comunicação se tornou cada vez mais distante. E também mais prática. Criando-se então a rede Sem fio Wi-fi ou Wireless.  Que se propaga através de ondas de radio frequência através de pontos de acesso, antenas, torres. Essa conectividade é muito mais acessivel hoje para qualquer usuário que tenha um notebook. Se você vai a um bar, um restaurante aeroporto. Ali está a rede Wi-fi. Temos também as placas usb sem fio, que podemos colocar no nosso gabinete, eliminando assim  a necessidade de se ter que puxar um cabo para acessar a internet. Para acessar essa rede é preciso ter um ponto de acesso. Em casa se precisa de um roteador. Ligado na sua internet para que a internet seja disponibilizada para o seu micro. Falaremos mais sobre isso em outro capitulo. Temos também as redes Bluetooth usada em celulares para transmissão de arquivos, musicas entre entre eles.
Equipamentos rede sem fio Internet Roteador Rede sem fio Placa PCI Wireless  interna
Servidores Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depósito para que os utilizadores guardem os seus arquivos num local seguro e centralizado.
Estações de Trabalho As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de secretária, portáteis ou PDAs, os quais são usados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefas locais. São máquinas que possuem um poder de processamento menor. Algumas vezes são usadas estações sem disco [diskless], as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor
Sistema operacional  O Sistema Operacional de Rede é um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor. O sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes. Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquanto que em sistemas Windows, existem versões clientes [Windows 2000 Professional, Windows XP] e versões servidores [Windows 2000 Server e Windows 2003 Server
Cliente / Servidor Clientes                      Servidor HUB
Protocolo TCP/IP É utilizado para identificar o computador na rede. Como se fosse o RG do micro. Não pode haver números iguais na rede, para não haver conflito na entrega dos dados. Caso dois computadores estiverem com o mesmo número de IP um deles não conseguirá se conectar.  Na figura abaixo mostrarei como configurar um endereço ip.
Como configurar IP (XP)Iniciar /Configurações/Conexões de rede
Conexões de Rede Conexão local Rede sem fio
A figura mostrada na página anterior, mostra as conexões existentes no micro. A forma para configurar o IP em cada conexão é a mesma.
DHCP –Ip Automático A configuração de endereços ips pode ser Manual ou automática. A configuração automática se dá através de um serviço chamado DHCP Dinamic Host ConfigurationProtocol. Quando o computador é ligado, ele procura na rede um endereço ip, o servidor responde com o endereço disponivel naquele momento. Então a cada vez que o micro é ligado ele receberá um ip diferente. Mas o gateway será sempre o mesmo. E o DNS também. Só mudará o Ip. Caso o servidor não tenha nenhum ipdisponivel ele atribuirá um ip chamado APIPA. O ip é 169.254.0.0 ou 0.0.0.0 Isso quer dizer que o ip não foi atribuído corretamente. O ip 0.0.0.0 informa que o não houve conexão com o Servidor DHCP.
Configurando o DHCP
Gateway  O gateway é a ponte entre o pc e o provedor, para que acesse a internet. Ele não é usado para ser configurar uma rede normal, entre pcs. Mas para a internet ele é fundamental.  Por exemplo, cada rede possui um gateway diferente. Ele é configurado pelo provedor de acesso a internet.  Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.2.20 Máscara de sub-rede. . . . . . . : 255.255.255.0 Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.2.1 O meu Gateway para acesso a internet é 192.168.2.1 Mas aqui o meu gateway poderia ser 2.254. Então se o gateway não estiver configurado corretamente o cliente não acessará a internet.
DNS DNS – (DomainName System) - Sistema de Nomes de Domínios O DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: * Examinar e atualizar seu banco de dados. * Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).
O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
Configurando o  DNS
Endereço fisico:(Mac Adress) É o endereço interno que cada equipamento de rede possui. Por exemplo cada placa de rede possui o seu endereço fisico. É usado para controlar redes, evitano conflitos, e duplicação de ips. Trazendo assim mais segurança para as redes.
IpConfig /all Com esse comando você visualiza as configurações da placa de rede do cliente. Como Endereço fisico, e IP.
Comando Ping O comando pingé utilizado para testar a comunicação na rede. Através do pingpodemos diagnosticar os problemas de lentidão, falta de conexão. Através de mensagens recebidas nos testes.

More Related Content

What's hot (20)

Largura de banda
Largura de bandaLargura de banda
Largura de banda
 
STC NG5 DR4 João Pinto
STC NG5 DR4 João PintoSTC NG5 DR4 João Pinto
STC NG5 DR4 João Pinto
 
STC NG5 DR4 Paulo
STC NG5 DR4 PauloSTC NG5 DR4 Paulo
STC NG5 DR4 Paulo
 
Redes 1
Redes 1Redes 1
Redes 1
 
Redes - Introdução
Redes - IntroduçãoRedes - Introdução
Redes - Introdução
 
Comunicação de dados!
Comunicação de dados!Comunicação de dados!
Comunicação de dados!
 
STC NG5 DR4 Elia
STC NG5 DR4 EliaSTC NG5 DR4 Elia
STC NG5 DR4 Elia
 
Introducao redes
Introducao redesIntroducao redes
Introducao redes
 
STC NG5 DR4 Silvia
STC NG5 DR4 SilviaSTC NG5 DR4 Silvia
STC NG5 DR4 Silvia
 
Redes 2
Redes 2Redes 2
Redes 2
 
Apresentação de Redes
Apresentação de RedesApresentação de Redes
Apresentação de Redes
 
Internet: definição e tipos de conexão
Internet: definição e tipos de conexãoInternet: definição e tipos de conexão
Internet: definição e tipos de conexão
 
01 guia cd - mod1
01   guia cd - mod101   guia cd - mod1
01 guia cd - mod1
 
Aula 01 meios de comunicação de dados
Aula 01 meios de comunicação de dadosAula 01 meios de comunicação de dados
Aula 01 meios de comunicação de dados
 
Comunicação de dados - Módulo 1
Comunicação de dados - Módulo 1Comunicação de dados - Módulo 1
Comunicação de dados - Módulo 1
 
Redes de computadores slides
Redes de computadores   slidesRedes de computadores   slides
Redes de computadores slides
 
Aula1 tipos de redes
Aula1 tipos de redesAula1 tipos de redes
Aula1 tipos de redes
 
1ª Unidade Conceito e Estrutura de Redes.
1ª Unidade Conceito e Estrutura de Redes.1ª Unidade Conceito e Estrutura de Redes.
1ª Unidade Conceito e Estrutura de Redes.
 
Relatório banda larga
Relatório banda largaRelatório banda larga
Relatório banda larga
 
STC NG5 DR4 Filipa
STC NG5 DR4 FilipaSTC NG5 DR4 Filipa
STC NG5 DR4 Filipa
 

Similar to Curso Redes

Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOS
Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOSIntrodução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOS
Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOSEmanuelaVitria3
 
Informática Aplicada - Redes
Informática Aplicada - RedesInformática Aplicada - Redes
Informática Aplicada - RedesRicardo de Moraes
 
Mini curso redes_computadores
Mini curso redes_computadoresMini curso redes_computadores
Mini curso redes_computadoreselgi.elgi
 
Dispositivos de rede
Dispositivos de redeDispositivos de rede
Dispositivos de redeBruna
 
Transmissão de dados
Transmissão de dadosTransmissão de dados
Transmissão de dadosBruna
 
Sistema Operacional - Aula006
Sistema Operacional - Aula006Sistema Operacional - Aula006
Sistema Operacional - Aula006Cláudio Amaral
 
Funções dos dispositivos de rede
Funções dos dispositivos de redeFunções dos dispositivos de rede
Funções dos dispositivos de redeGonçalo
 
Sistema Computacao Revisao 1
Sistema Computacao Revisao 1Sistema Computacao Revisao 1
Sistema Computacao Revisao 1Duílio Andrade
 
Desenho da rede
Desenho da redeDesenho da rede
Desenho da redeH P
 
Dispositivos de Rede
Dispositivos de RedeDispositivos de Rede
Dispositivos de RedeRui Ferreira
 
Dispositivos de Rede
Dispositivos de RedeDispositivos de Rede
Dispositivos de RedeRui Ferreira
 
Dispositivosrede
DispositivosredeDispositivosrede
DispositivosredeIvo Cuco
 
Tipos de dispositivos de rede
Tipos de dispositivos de redeTipos de dispositivos de rede
Tipos de dispositivos de redeBrunoXina
 
Desenho de uma rede
Desenho de uma redeDesenho de uma rede
Desenho de uma redeMaxFiberson
 

Similar to Curso Redes (20)

Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOS
Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOSIntrodução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOS
Introdução a REDES DE COMPUTADORES: CONCEITOS
 
Informática Aplicada - Redes
Informática Aplicada - RedesInformática Aplicada - Redes
Informática Aplicada - Redes
 
Aula1 historia das redes
Aula1   historia das redesAula1   historia das redes
Aula1 historia das redes
 
Mini curso redes_computadores
Mini curso redes_computadoresMini curso redes_computadores
Mini curso redes_computadores
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Dispositivos de rede
Dispositivos de redeDispositivos de rede
Dispositivos de rede
 
Transmissão de dados
Transmissão de dadosTransmissão de dados
Transmissão de dados
 
Sistema Operacional - Aula006
Sistema Operacional - Aula006Sistema Operacional - Aula006
Sistema Operacional - Aula006
 
Funções dos dispositivos de rede
Funções dos dispositivos de redeFunções dos dispositivos de rede
Funções dos dispositivos de rede
 
Sistema Computacao Revisao 1
Sistema Computacao Revisao 1Sistema Computacao Revisao 1
Sistema Computacao Revisao 1
 
Desenho da rede
Desenho da redeDesenho da rede
Desenho da rede
 
Dispositivos de Rede
Dispositivos de RedeDispositivos de Rede
Dispositivos de Rede
 
Dispositivos de Rede
Dispositivos de RedeDispositivos de Rede
Dispositivos de Rede
 
Dispositivosrede
DispositivosredeDispositivosrede
Dispositivosrede
 
Redes aula 1
Redes   aula 1Redes   aula 1
Redes aula 1
 
CON01 - Rede Local.pdf
CON01 - Rede Local.pdfCON01 - Rede Local.pdf
CON01 - Rede Local.pdf
 
Con01 rede local
Con01   rede localCon01   rede local
Con01 rede local
 
Redes locais
Redes locaisRedes locais
Redes locais
 
Tipos de dispositivos de rede
Tipos de dispositivos de redeTipos de dispositivos de rede
Tipos de dispositivos de rede
 
Desenho de uma rede
Desenho de uma redeDesenho de uma rede
Desenho de uma rede
 

Curso Redes

  • 1. Curso de Redes Esse curso tem por finalidade o ensino básico do que é uma rede, tipos de rede e equipamentos utilizados. Como testar, configurar. No intuito de treinar o atendente a dar um suporte de qualidade aos clientes WI.
  • 2. Glossário O que é uma rede Tipos de rede Hardware de Rede Protocolo TCP/IP Gateway Dns Endereço fisico (Endereço Mac) Redes sem Fio Sistema operacional (Windows) Testando a rede
  • 4. Tipos de rede Rede Lan(Local Area Network) –As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos
  • 5. MAN – Uma ou Rede de Área Metropolitana é uma rede de comunicação que abrange uma cidade. Por exemplo, a tv a cabo.Outro exemplo é a interligação entre escritórios dentro da mesma cidade. Como uma rede de farmácias por exemplo.
  • 6. WAN– World Área Network Com o passar do tempo, as redes foram se tornando cada vez mais públicas.Nos celulares, notebooks, conseguimos acessar dados do escritório em casa, acessamos interne pelo celular. Tudo graças á grande rede, Internet (WAN).Criada para abranger áreas de grande distância geográfica, o mundo.Podendo assim ampliar o comércio, vendas por internet, pagar contas em qualquer lugar do mundo.
  • 7. Temos também a rede PAN (Personal Área Network) que como ó próprio nome já diz é uma rede pessoal, aonde tenho 3 ou 4 computadores e compartilho meus dados entre eles.
  • 8. Hardware de Rede O Hardware de rede é a parte física na comunicação da rede. Que entregará os dados para o computador que solicitar. Por exemplo, uma placa de rede, um Hub, um roteador. Cada um na sua necessidade. Frisando que a placa de rede sempre deve estar configurada. Veremos então qual a finalidade de cada um.
  • 9. Placas de Rede As placas de rede são o elemento básico para a comunicação entre computadores. São vários os tipos de placas.Temos as placas que são onboard (Que já vem dentro da placa mãe do PC), as offboard (Que se compra separado e é colocada na placa mãe). Placa Pci Wireless(Sem fio) Placa PciEthernet (Cabo)
  • 10. Hub O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.
  • 11. Switch O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma Essa característica também diminui a ocorrência de erros máquina.
  • 12. Roteador O roteador [ou router] é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.
  • 13. Tipos de conexão de Rede Cabos Através dos cabos de rede acontece a interliga física dos equipamentos.Impressoras, micros, Hubs.Os cabos usados sãos cabos chamados UTP Par trançados. Veja figura abaixo. Uma ponta é ligada no hub ou Switch e a outra ponta na placa de rede do computador
  • 15. Rede sem fio Com o crescimento das redes, a comunicação se tornou cada vez mais distante. E também mais prática. Criando-se então a rede Sem fio Wi-fi ou Wireless. Que se propaga através de ondas de radio frequência através de pontos de acesso, antenas, torres. Essa conectividade é muito mais acessivel hoje para qualquer usuário que tenha um notebook. Se você vai a um bar, um restaurante aeroporto. Ali está a rede Wi-fi. Temos também as placas usb sem fio, que podemos colocar no nosso gabinete, eliminando assim a necessidade de se ter que puxar um cabo para acessar a internet. Para acessar essa rede é preciso ter um ponto de acesso. Em casa se precisa de um roteador. Ligado na sua internet para que a internet seja disponibilizada para o seu micro. Falaremos mais sobre isso em outro capitulo. Temos também as redes Bluetooth usada em celulares para transmissão de arquivos, musicas entre entre eles.
  • 16. Equipamentos rede sem fio Internet Roteador Rede sem fio Placa PCI Wireless interna
  • 17. Servidores Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depósito para que os utilizadores guardem os seus arquivos num local seguro e centralizado.
  • 18. Estações de Trabalho As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de secretária, portáteis ou PDAs, os quais são usados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefas locais. São máquinas que possuem um poder de processamento menor. Algumas vezes são usadas estações sem disco [diskless], as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor
  • 19. Sistema operacional O Sistema Operacional de Rede é um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor. O sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes. Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquanto que em sistemas Windows, existem versões clientes [Windows 2000 Professional, Windows XP] e versões servidores [Windows 2000 Server e Windows 2003 Server
  • 20. Cliente / Servidor Clientes Servidor HUB
  • 21. Protocolo TCP/IP É utilizado para identificar o computador na rede. Como se fosse o RG do micro. Não pode haver números iguais na rede, para não haver conflito na entrega dos dados. Caso dois computadores estiverem com o mesmo número de IP um deles não conseguirá se conectar. Na figura abaixo mostrarei como configurar um endereço ip.
  • 22. Como configurar IP (XP)Iniciar /Configurações/Conexões de rede
  • 23. Conexões de Rede Conexão local Rede sem fio
  • 24. A figura mostrada na página anterior, mostra as conexões existentes no micro. A forma para configurar o IP em cada conexão é a mesma.
  • 25. DHCP –Ip Automático A configuração de endereços ips pode ser Manual ou automática. A configuração automática se dá através de um serviço chamado DHCP Dinamic Host ConfigurationProtocol. Quando o computador é ligado, ele procura na rede um endereço ip, o servidor responde com o endereço disponivel naquele momento. Então a cada vez que o micro é ligado ele receberá um ip diferente. Mas o gateway será sempre o mesmo. E o DNS também. Só mudará o Ip. Caso o servidor não tenha nenhum ipdisponivel ele atribuirá um ip chamado APIPA. O ip é 169.254.0.0 ou 0.0.0.0 Isso quer dizer que o ip não foi atribuído corretamente. O ip 0.0.0.0 informa que o não houve conexão com o Servidor DHCP.
  • 27. Gateway O gateway é a ponte entre o pc e o provedor, para que acesse a internet. Ele não é usado para ser configurar uma rede normal, entre pcs. Mas para a internet ele é fundamental. Por exemplo, cada rede possui um gateway diferente. Ele é configurado pelo provedor de acesso a internet. Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.2.20 Máscara de sub-rede. . . . . . . : 255.255.255.0 Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.2.1 O meu Gateway para acesso a internet é 192.168.2.1 Mas aqui o meu gateway poderia ser 2.254. Então se o gateway não estiver configurado corretamente o cliente não acessará a internet.
  • 28. DNS DNS – (DomainName System) - Sistema de Nomes de Domínios O DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: * Examinar e atualizar seu banco de dados. * Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).
  • 29. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
  • 31. Endereço fisico:(Mac Adress) É o endereço interno que cada equipamento de rede possui. Por exemplo cada placa de rede possui o seu endereço fisico. É usado para controlar redes, evitano conflitos, e duplicação de ips. Trazendo assim mais segurança para as redes.
  • 32. IpConfig /all Com esse comando você visualiza as configurações da placa de rede do cliente. Como Endereço fisico, e IP.
  • 33. Comando Ping O comando pingé utilizado para testar a comunicação na rede. Através do pingpodemos diagnosticar os problemas de lentidão, falta de conexão. Através de mensagens recebidas nos testes.