A CONVIVÊNCIA HARMONIOSA COM
AS DIFERENÇAS
Este projeto foi desenvolvido na Escola
Municipal de Cantinho,no 2º ano do ensi...
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º MOMENTO:
Levantamento do conhecimento prévio do aluno: Propusemos questões aos
alunos para ...
2º MOMENTO:
Apresentação do livro Bruna e a galinha d’Angola de Gercilga de
Almeida ( acervo complementar para o 2º ano) e...
3º MOMENTO:
Assistimos o filme “ O patinho feio” e os alunos fizeram anotações sobre
tudo que observaram:se é preconceito,...
4º MOMENTO
Assistimos o vídeo “Dumbo
Trabalhando as diferenças com as crianças”.
Os alunos novamente fizeram anotações
sob...
5º MOMENTO:
Foi distribuído para cada aluno o texto menina bonita do laço de fita
para reflexão.Fizemos um comentário.Após...
6º MOMENTO:
Dinâmica: técnica do desenho
Processo
 Cada aluno, em silêncio, procurará retratar sua relação com o outro
at...
AVALIAÇÃO/ANÁLISE DE DADOS:
A avaliação foi diagnóstica e constante, avaliando os
processos pelos quais as crianças aprend...
PRODUTO FINAL:
Foi apresentado na escola para as outras turmas, pelos alunos do 2º
ano, o álbum seriado confeccionado com ...
PNAIC - Projeto A convivência Harmoniosa com as Diferenças - Prof. Floripes
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

PNAIC - Projeto A convivência Harmoniosa com as Diferenças - Prof. Floripes

6,491 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

PNAIC - Projeto A convivência Harmoniosa com as Diferenças - Prof. Floripes

  1. 1. A CONVIVÊNCIA HARMONIOSA COM AS DIFERENÇAS Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Cantinho,no 2º ano do ensino fundamental com o objetivo de desenvolver nos alunos capacidades básicas de um conhecimento que lhes permitam entender a importância da pluralidade cultural.
  2. 2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 1º MOMENTO: Levantamento do conhecimento prévio do aluno: Propusemos questões aos alunos para fazer um levantamento do que eles sabiam sobre o assunto.
  3. 3. 2º MOMENTO: Apresentação do livro Bruna e a galinha d’Angola de Gercilga de Almeida ( acervo complementar para o 2º ano) e em círculo foi feita a leitura e um debate sobre a história.
  4. 4. 3º MOMENTO: Assistimos o filme “ O patinho feio” e os alunos fizeram anotações sobre tudo que observaram:se é preconceito,que tipo de preconceito.Em seguida foi produzido um texto coletivo com as observações de todos os alunos.
  5. 5. 4º MOMENTO Assistimos o vídeo “Dumbo Trabalhando as diferenças com as crianças”. Os alunos novamente fizeram anotações sobre o que observaram sobre a convivência e o respeito às diferenças.
  6. 6. 5º MOMENTO: Foi distribuído para cada aluno o texto menina bonita do laço de fita para reflexão.Fizemos um comentário.Após essa conversa,confeccionamos um álbum seriado com algumas regras da boa convivência e o respeito ao próximo. Nesse álbum foi incluído as reflexões dos alunos sobre o preconceito e a discriminação e as possíveis ações para solucionar esse problema.
  7. 7. 6º MOMENTO: Dinâmica: técnica do desenho Processo  Cada aluno, em silêncio, procurará retratar sua relação com o outro através de um desenho. Foi importante o confronto com o que foi trabalhado em relação às diferenças. Foi colocado um fundo musical apropriado!  Num segundo momento eles foram convidados a apresentar o seus desenhos expondo o porquê da escolha.  Observamos se ficou alguém sem ser escolhido e partilhamos do motivo.  No final avaliamos o que a dinâmica trouxe de novo, em termos de sentimento, aprendizagem. E avaliamos como estão as relações, onde se desenhou, próximo a quem, alguém ficou de fora, alguém foi desenhado(a) de modo diferente. Refletirmos o que isso expressa da própria experiência de vida e aprofundamos as questões de fundo.
  8. 8. AVALIAÇÃO/ANÁLISE DE DADOS: A avaliação foi diagnóstica e constante, avaliando os processos pelos quais as crianças aprenderam e os procedimentos usados para ensinar. Se deu pela observação direta e indireta de todos os alunos, a participação dialógica e reflexiva. Atividades para avaliar se o aluno demonstra capacidade de compreender o que foi ensinado. Observação a partir das atividades, verificando a criatividade, esforço, empenho, dedicação, interpretação e coesão do aprendizado de todos os alunos.
  9. 9. PRODUTO FINAL: Foi apresentado na escola para as outras turmas, pelos alunos do 2º ano, o álbum seriado confeccionado com as regras da boa convivência e o respeito ao próximo. Apresentação dos desenhos produzidos pelos alunos na dinâmica e uma breve partilha sobre a escolha que fizeram.

×