Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resolução de Conflictos: Sessão 5 - Negociação

600 views

Published on

Formação sobre a Resolução de Conflictos: Development Workshop Angola em colaboração com a ACCORD coordenou o seminário da Parceria Global para a Prevenção de Conflitos Armados (GPPAC) no escritorio de DW em Luanda, nos dias 10 e 11 de Julho de 2013.

O objetivo do treinamento foi o fortalecimento da capacidade e experiência entre os principais atores da sociedade civil em Angola, que servem como apoio na formulação e implementação de iniciativas e programas de prevenção de conflitos no mercado de trabalho nacional.

Este objetivo foi alcançado através de visitas de intercâmbio e esta sessão de treinamento. O treinamento durou dois dias e vinte representantes de instituições da sociedade civil angolana envolvidos na paz e na mitigação de conflitos, incluindo várias associações de ex-combatentes e deficientes de guerra participaram.

http://dw.angonet.org

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Resolução de Conflictos: Sessão 5 - Negociação

  1. 1. Seminário de Formação sobre Negociação e Mediação facilitada pela Eunice Inácio Luanda – 9 – 11 Julho 2013 Sessão 5 Negociação
  2. 2. Negociação O objectivo desta sessão é:  Capacitar-vos a compreender o papel da negociação na resolução de conflitos;  Capacitar-vos a identificar as habilidades necessárias de um negociador e começar a desenvolver algumas delas.  Capacitar-vos a compreender os diferentes estilos de negociação e ter habilidades para identificar um estilo apropriado e seguir etapas apropriadas a cada.
  3. 3. Há duas formas de negociação:  Negociação Posicional;  Abordagem integrativa de negociação em particular Negociação Baseada em Interesse e Resolução Conjunta do Problema.
  4. 4. O QUE É? OS NEGOCIADORES APRESENTAM UMA GAMA DE POSIÇÕES QUE SATISFAZEM OS SEUS INTERESSES OU NECESSIDADES.  Mais apropriada quando  Características  Desvantagens  As partes com interesses competitivos estão envolvidas num processo de divisão de recursos limitados entre eles. Uma parte ganha, outra perde,  Confrontação, Competitivo, Posições mantidas rigidamente, Rejeição das posições de outra parte, Uso de táctica para subverter a outra parte
  5. 5.  Desvantagens  Benefícios  Relacionamentos estragados com frequência. Polarização, Não encoraja a exploração de opiniões, Promove rígida aderência as posições  Pode ser usado quando há um ambiente desfavorável entre as partes. Pode ser construtivo quando baseado em posições ou pensamentos que sejam bem motivados e justificados e onde as tácticas são utilizadas para explorar as questões em vez de atacar o outro partido.
  6. 6.  BATNA (Best Alternative to a Negociated Agreement – Melhor Alternativa para um Acordo Negociado) é a sua protecção em relação aos termos desfavoráveis aceites e talvez não aceitar nenhuns favoráveis. Um BATNA é desenvolvido explorando o que é que vai fazer se falhar um acordo.  Você poderá considerar igualmente que pode ser outra parte da BATNA.  O poder verdadeiro chega através da cooperação e do silêncio. (Provérbio do Ghana)
  7. 7.  Para participar bem numa negociação, a equipe de negociação precisa de pensar sobre as estratégias e as tácticas assim como as posições. Essas estratégias incluem coisas como:  Estilos de comunicação individual e de uma equipe como um todo;  Comunicação verbal  Manobras que a equipe vai utilizar;  Como a equipe vai gerir as manobras que a outra parte ira utilizar.
  8. 8. FASE UM: PREPARAÇÃO O QUE ACONTECE  Identificar a análise das questões  Faça lista de todas as questões  Reparte-as em sub – questões  Avalie e ordene as questões  Tente e trabalhe questões de outras partes
  9. 9. O QUE ACONTECEFase um:  Iniciando a negociação  Faça um plano estratégico.  Analise o conflito identificando as causas fundamentais.  Avalie as forças e fraquezas do seu partido e aquelas de outra parte.  Desenvolva estratégias acerca de concessões e opções (positivos ou negativos) tempo, pressões tácticas, estratagemas e como vai arcar com as tácticas e opções de outras partes.  Seleccione uma equipe de negociação apropriada.
  10. 10. Fase Dois:  Iniciando a negociação  As partes apresentam os seus pontos principais bem como as posições iniciais e justificam, defendendo as suas razoes.  Procure as pistas estratégicas e abordagens da outra parte.
  11. 11. O QUE ACONTECE  Mude para posições que oferecem mais benefícios para outra parte.  Estabeleça o tipo de negociação das possíveis alternativas de resolução.  Procure chegar a meios- termos Fase Tres:  Iniciando a negociando
  12. 12. Fase Quatro:  Declaração e Encerramento  Ajustar as posições e propostas que possam satisfazer os interesses de todas as partes.  Fecho da tarefa.  Clarificar e aprovar os termos finais da resolução
  13. 13. FASE O QUE ACONTECE Fase Um:  Preparação  Avaliar as abordagens ou procedimentos para a resolução do problema e seleccionar um apropriado.  Fazer contactos com outras partes e construir o seu relacionamento com eles; estabelecer compromissos e assegurar a cada um entendimento comum do processo.  Colher e analisar a informação dos antecedentes.  Traçar o plano da negociação.  Construir a confiança e cooperação.
  14. 14. Fase Dois:  Início da negociação Início  Apresentação de todas as partes, troca de discursos de abertura e estabelecer as regras de negociação.  Estabelecer expectativas mútuas.  Descrever a história do problema e explicar a necessidade de mudança do acordo.  Identificar os interesses e as posições.
  15. 15. Fase dois  Definir as questões da agenda  Identificação conjunta das áreas de maiores problemas.  Identificar as questões específicas que precisam de ser analisadas, estruture-as de maneira neutral e sem julgamento.  Garantir acordos para as questões a serem discutidas de formas que a discussão comece por questões que sejam importantes para ambas partes mas que haja probabilidade de que o acordo a ser estabelecido seja seguro.  Cada parte descreve em detalhes como vê a situação.
  16. 16. Fase dois  Identificar interesses  Trate de investigar cada assunto, interesse, necessidade e preocupações encobertas ou escondidas.  Defina e elabore interesses para que os participantes compreendam as necessidades de outros e suas próprias.
  17. 17. CONT. CONTINUAÇÃO Fase Três:  Negociando  Gerar múltiplas opções de resolução, procurando por princípios de acordo.  Avaliar as opções para resolução, revendo os interesses das partes e como as opções podem satisfazer esses interesses
  18. 18. Fase Quatro:  Encerramento e Acordo  Fase Quatro:  Encerramento e Acordo  Selecionar opções para resolução.  Organize as opções de resolução para satisfazer as necessidades de todas as partes.  Alcance uma solução formal escrevendo um acordo, reportando os detalhes da informação, estabelecendo procedimentos de reforço e monitoria

×