Religião e mitologia grega

4,490 views

Published on

Atividade de história Professor Douglas para 6º ano

Published in: Education

Religião e mitologia grega

  1. 1. E.M. Nazira Anache Professor: Douglas Disciplina: História CSPTEC: Delziene Série: 6° ano Turma: Data:
  2. 2. RELIGIÃO E MITOLOGIA GREGA
  3. 3. Roteiro de estudo: 1. O que é uma religião politeísta? 2. Para os gregos, qual a relação dos deuses com os humanos? 3. Explique a origem do universo segundo a mitologia grega. 4. Desenhe no seu caderno o deus grego que você achou mais interessante.
  4. 4. RELIGIÃO E MITOLOGIA GREGA A religião grega era politeísta. Politeísmo é a crença na existência de diversos deuses. As principais divindades são geralmente ligadas às forças da natureza, são antropomórficas e imortais. O mais importante deus grego era Zeus, que vivia com outros deuses no Monte Olimpo. Havia também semideuses, fruto do relacionamento dos deuses com humanos.
  5. 5. Os relatos sobre deuses são encontrados em forma de mitos, narrativas com caráter explicativo e simbólico, relacionadas com a cultura e a religião. A função do mito era ensinar as noções de virtude e valores aos homens. Para os gregos, os deuses interferiam na vida dos homens, comandando a natureza, participando da vida de cada ser humano, zangando-se, premiando, retribuindo, etc. Outras entidades mitológicas também estavam presentes no cotidiano dos humanos: ninfas, monstros, sereias...
  6. 6. Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. MITO = simbologia + personagens sobrenaturais + deuses + heróis + fatos reais + características humanas + pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. A mitologia também explicava a origem do Universo: no começo havia o Caos (Vazio), do qual saem Urano (Céu) e Gaia (Terra) e de sua união surgem os Titãs. De todos os Titãs o mais importante foi Cronos (Tempo).
  7. 7. Zeus Zeus, deus dos trovões, senhor do Olimpo, era filho de Cronos e Réia.   Cronos tinha o hábito de  devorar seus próprios filhos para que não tomassem seu  lugar no trono. Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia, já cansada de tanto sangue e  sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida.  Réia decidiu que Zeus seria seu ultimo filho e o trono do pai.  Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra ao invés do filho  saiu a procura de Zeus, mas não o encontrou. Zeus foi criado no bosque de Creta e foi  alimentado com mel e leite de cabra. E assim quando cresceu foi a caminho do pai  para combatê-lo. Zeus obrigou seu pai a engolir uma bebida mágica, que restituiu  todos os filhos que no passado tinha devorado. Foi então que Zeus conheceu seus  quatro irmãos: Deméter, Poseidon, Héstia e Hades, faltou apenas a Hera que como  Zeus foi poupada e não estava ali. Zeus ainda liberou ciclopes que deu a ele o Raio.  Então após dez anos, que foi o tempo que durou a guerra, Zeus subiu ao Olimpo junto  com seus irmãos Poseidon e Hades que o ajudaram a destruir Cronos, e então  comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.
  8. 8. Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com  sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas  também mandava chuvas para as plantações. Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da  prudência e com ela teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da  justiça. E sua terceira esposa foi sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o  único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra. Heras  era muito ciumenta e agressiva já que Zeus desonrava sua vida com Heras, tinha  muitas amantes, e que também acabou tendo muitos filhos fora de seu casamento.  Zeus usava seu poder de sedução e até usava as mais belas metamorfoses para  conquistar as mulheres. As mais conhecidas são: o Cisne de Leda e o Touro da  Europa.Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o  verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.
  9. 9. ZEUS
  10. 10. Hera Deusa do Casamento. Esposa de Zeus e muito ciumenta.
  11. 11. Poseidon Deus do Mar Habita o fundo do mar, era admirado pelos gregos que eram grandes navegadores.
  12. 12. Hades Deus do Mundo dos mortos Irmão de Zeus, administra o mundo dos mortos.
  13. 13. Deméter Deusa das Colheitas agrícolas. Deusa loira associada à maternidade.
  14. 14. Atena Deusa da Sabedoria, filha predileta de Zeus. Significa sabedoria e coragem.
  15. 15. Apolo Deus do Sol e das artes. Possuidor do dom da juventude, da beleza e da luz.
  16. 16. Ártemis Deusa da Caça. Irmã gêmea de Apolo, recebeu de Zeus o arco e a flecha para proteger os bosques.
  17. 17. Hefesto Deus do Fogo. Hábil trabalhador manual e ferreiro.
  18. 18. Ares Deus da Guerra. Venerado em tempos de guerra.
  19. 19. Dionísio Deus do Vinho. Criativo, sedutor.
  20. 20. Hermes Deus do Comércio e da comunicação. Mensageiro dos deuses, muito ágil.
  21. 21. Afrodite Deusa do Amor e da beleza. Bela e esperta.
  22. 22. Titãs da Mitologia Grega Os titãs, que eram 12, são descentes de Urano (o céu), e Gaia (a terra). Eles foram os antepassados dos deuses olímpicos dos seres mortais. Alguns exemplos de titãs são Oceanus, Céos e Cronos. O primeiro é referente ao rio que circundava o mundo; o segundo é o representante da inteligência e o último foi quem tirou Urano do trono, tornando rei dos titãs e futuro pai de Zeus.

×