11 slideshare a inteligência logística

245 views

Published on

“A Inteligência é a simplificação do Processo para Resiliência” Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral.
Inteligência Logística envolve um conjunto de Competências e Habilidades Técnicas que permite à empresa(ao Negócio) dar resposta mais rápida e eficaz frente a concorrência as necessidades apresentadas pelos potenciais Clientes.

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
245
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

11 slideshare a inteligência logística

  1. 1. A Inteligência Logística
  2. 2. Pode-se perceber que, no Brasil de hoje, há grande influência da Inteligência Logística nos Processos Operacionais nas empresas. Houve um aumento mais consciente da necessidade em conhecer sobre os Processos Logísticos na formatação de cursos Técnicos, Graduações, Especializações e até Mestrados no Brasil. Inteligência Logística envolve um conjunto de Competências e Habilidades Técnicas que permite à empresa(ao Negócio) dar resposta mais rápida e eficaz frente a concorrência as necessidades apresentadas pelos potenciais Clientes. É através da Inteligência Logística que o Negócio ou Célula de Negócio consiga produzir Soluções ágeis, diferenciadas, personalizadas e perfeitamente alinhadas com as necessidades e expectativas de seus Clientes.
  3. 3. A conceituação de Inteligência Logística, muitos a confundem com a área de Projetos Logísticos, responsável pelo desenho e dimensionamento Técnico de Operações Logísticas e pela implantação de Projetos de Melhoria Contínua. A Inteligência Logística é muito mais abrangente e não pode ser compreendida como um departamento de linha ou de staff numa empresa. É uma atividade com muitas funções e em alguns casos, envolve muitos Negócios e empresas.
  4. 4. A Inteligência Logística também envolve, que:  Operacionaliza os Processos do Planejamento Estratégico;  Dar suporte técnico ao redesenho e desenho de Processos Operacionais;  Realiza inventários de Estoques nos Almoxarifados(armazém);  Realiza Auditoria, de conformidade, nos Processos Operacionais;  Elabora Projetos de Treinamentos para melhoria dos Processos Operacionais;  Elabora Contratos e identifica oportunidades junto aos Clientes;  Traça perfil, identifica e Negocia com Fornecedores, para manter Suprimentos(SC);
  5. 5. A Inteligência Logística também envolve, que:  Auxilia na elaboração da Estratégia Global do Negócio;  Auxilia na Precificação e Análises Financeiras para alimentar Fluxo de Caixa;  Faz análise de questões fiscais(Legislação) de Frete nos Transportes para minimizar cursos;  Aplicação de Sistemas de Informação junto ao Cliente;  Realiza análise de indicadores de desempenho;  Identifica oportunidades para futuros Projetos Logísticos;  Planeja implantações na melhoria de Processos na Produção e Serviços(JIT);  Analisa mercado e concorrência;  Aplicação de Tecnologia da Informação(EDI) e Reengenharia de Processos;  Faz manutenção de bancos de dados (Big Data);
  6. 6. A Inteligência Logística é um Processo, ou como muitos a denominam de Função, vital para o seu Negócio ou sua empresa e, sem ela, perderá competitividade em preços e em níveis de serviços. Pode-se entender a Inteligência Logística como uma terceira visão, sem Miopia, e passar a enxergar com mais visibilidade seus Clientes e concorrentes. Este crescimento da Inteligência Logística no Brasil, nos últimos anos, deve-se também ao aumento da concorrência de mercado. Uma concorrência que vem se tornando cada vez mais acirrada, em que as empresas ou qualquer Negócio em que atuem, devem ter a capacidade de responder mais rapidamente e com mais eficácia às mudanças de mercado e às exigências dos Clientes.
  7. 7. Não se pode perder o foco da Qualidade dos Serviços Prestados aos Clientes. Quanto ao retorno financeiro do Negócio no Brasil, na maioria das vezes está atrelado a baixos percentuais de rentabilidade. Isto se deve a Coerção Tributária (40%) feita pelo Governo no Brasil. Isso incide também na folha de pagamento de Pessoal das Empresas que são encargos, impostos e contribuições sociais, retidos e recolhidos na fonte pelo Governo que acrescentam Custos do Negócio. É notório, é a maior causa de desemprego de funcionários nas empresas. Dessa forma, as empresas têm que buscar meios que possam mantê-las lucrativas em seus mercados, que as permitam ser percebidas pelos Clientes como empresas qualificadas a satisfazê-los e que consigam manter a estrutura de custos controlada e em um nível aceitável.
  8. 8. Para tanto, utiliza-se Estratégias, Processos e recursos que possam prepará-las para este desafio, porém, nenhum desses pilares trará efeitos positivos se elas não tiverem um Capital Humano bem qualificado e Treinado para conviver nesse cenário. É a partir dessa Qualificação Profissional que as empresas conseguem alcançar maiores resultados e melhores desempenhos, tornando-as mais competitivas. Com profissionais qualificados as ameaças e oportunidades presentes no mercado podem ser melhor trabalhadas, juntamente com a redução das fraquezas organizacionais e incremento de suas forças. É exatamente nesse pilar que se sustenta a Inteligência Logística. Conceitualmente, a Inteligência Logística deve ser entendida como um conjunto de competências e habilidades técnicas que permite à empresa responder de maneira mais rápida e eficaz perante a concorrência aos desafios apresentados pelos potenciais e atuais Clientes.
  9. 9. Isso significa que a partir de uma visão crítica e racional, a Inteligência Logística objetiva orientar os Processos Organizacionais e produtivos direcionando-os para o alcance dos resultados desejados com menores custos. Na prática, a Inteligência Logística corresponde a atividades com várias funções ou até mesmo várias empresas, que agregam conhecimentos e habilidades ao Capital Humano em prol de melhores resultados Organizacionais e evolução dos Processos Logísticos, mesmo que algumas pessoas não estejam diretamente ligadas à própria Operação Logística. Não podemos esquecer que todos os Processos, áreas ou setores de uma empresa estão direta ou indiretamente ligados, e que todos compõem um Sistema Integrado e que influenciam o resultado final.
  10. 10. Assim, um bom resultado das Operações Logísticas não acontece apenas pelos profissionais que atuam diretamente na área, mas também pela participação de áreas de suporte. A integração de pessoas com Habilidades e Conhecimentos Técnicos de cada área permite uma visão mais generalista dos cenários, sem perder o foco das particularidades de cada uma que influenciam e impactam no resultado final das operações. Com essa integração, no momento das tomadas de decisões, fatalmente aparecerão os chamados trade-off sou compensações, ou seja, objetivos desejados que para serem alcançados necessitam de ações que se contradizem ou que anulam a força da outra.
  11. 11. Porém, esses trade-offs obrigam a organização a pensar mais objetivamente nos resultados desejados para os Clientes e para a própria empresa, reduzindo a probabilidade de erros nas decisões, aprimorando os Processos Logísticos e tornando- se, consequentemente, mais competitiva no mercado. Para concluir, somando-se a estas considerações, a Inteligência Logística permite que as Operações Logísticas sejam pensadas não apenas em curto prazo, mas, buscando o equilíbrio Operacional, Treinamento, a fim conseguirem resultados consistentes e efetivos, preocupando-se também com a melhoria contínua dos serviços ao longo do tempo. E como conclusão, podemos afirmar que a Inteligência Logística fomenta a Produção de Soluções diferenciadas, criativas e direcionadas aos interesses e necessidades dos Clientes, apresentando-se como diferencial competitivo diante da concorrência.

×