Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Monitoramento nas mídias sociais

277 views

Published on

Published in: Social Media
  • Be the first to comment

Monitoramento nas mídias sociais

  1. 1. MONITORAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS
  2. 2. MONITORAMENTO O monitoramento possui 3 pilares 1º Métricas 2º Captura e Análise 3º Negócios e Cultura Métricas não são dados! Retweet, shares, amigos e fãs são dados em potêncial para se tornar uma métrica que atende a um objetivo de negócios.
  3. 3. O QUE É O MONITORAMENTO? Monitoramento nada mais é do que aplicar metodologias diversas para acompanhar e compreender o que falam de determinada marca seja no ambiente offline, seja no mundo virtual. Funciona como o principal ponto de contado entre uma empresa e seusclientes. Acompanhar e avaliar o que vem sendo dito sobre produtos, serviços e pessoas em sitesde redes sociais, comfimdegerenciamento demarcas.
  4. 4. Para muitosprofissionaisdemarketing osdadosprovenientesderesenhasonlinesãomais válidosdoqueoutrosobtidosempesquisasdegruposquefalam,poissãomaisespontâneos e trazem as reais expectativas, decepções, histórias sobre as marcas que são contadas e espalhadasnawebpelosconsumidores. Param tosprofissionaisdemarketingosdadosprovenientesderesenhasonlinesãomaisválidosdoqueoutrosobtidosem ui pesquisasdegruposquefalam,poissãomaisespontâneosetrazemasreaisexpectativas,decepções,históriassobreasmarcasque sãocontadaseespalhadasnawebpelosconsumdores. i Medidascomonúmerosdevisitantes,páginasvistas,frequênciadevisitas,duraçãodevisitasetaxasdecliquessãoinapropriadaspararedecaptar asinformaçõesrealmenteimportantes.Semesseacom panhamentoemtemporeal,informaçõesessenciaispodemserperdidas.Porisso deveseratualizadoconstantem eparaatenderasnecessidadesdiferentesnasáreasdaor zação ent gani
  5. 5. Como Monirorar. Ao reconhecer a influência CGC na imagem de marcas devemos medir os seguintes dados: Contar e coletar menções sobre determinada marca. Atribuir-lhe o valor de positivo, negativo ou neutro. Identificar a fonte desse conteúdo. Identificar a autoridade dessa fonte. Analisar o conteúdo propriamente dito.
  6. 6. Processo de monitoramento nas mídias sociais. È importante que as empresas acompanhem ao menos uma vez ao dia os resultados monitorados. Essas empresas usam diversos softweres que enviam alertas com essas mesões, periodicamente por email. A mais usada é o RDstation. Existem diversos softweres gratuítos e pagos. È importante que a empresa determine uma pessoa para monitorar e que a mesma faça o papel de editor das mídias sociais. Por isso, eles conseguem ter um feedback melhor do conteúdo que mais agrada o público e assim dar um direcionamento mais apropriado aos posts, tweets etc.Entretanto o único problema é que pela ausência de relatórios edocumentos, somente quem efetivamente acompanha o dia a dia consegue absorver o que está sendo dito. È importante então que essa pessoa tenha voz na empresa e consiga transmitir isso a outras pessoas.
  7. 7. Etapas do monitoramento. Monitoramento Reativo Aempresabuscagarantirobomatendimentoaosclientes,evitarcrisesetrazerfeedbackàsaçõesda em presa,dem odo“obrigatório”. Monitoramento Pró-Ativo Requer um esforço da empresa para atingir um estágio “avançado” das mídias sociais, extraindo informações que embasam a criação de produtos em cima das falhas da concorrência e vislumbrando alternativas para alcançar novos clientes do mesmo segmento. Abaixo listamos os motivos para monitorar as Redes Sociais, de modo Reativo e Proativo.
  8. 8. Monitoramento Reativo Atendimento aocliente:Interagir com as pessoas quefalam sobrea sua empresa, trocar informações com os clientes em potencial sobre as necessidades relacionadas ao produto, solucionar dúvidas, responder comentáriosesugestões,respondercitaçõesdiretas,agradecerasmenções positivaseapresentarsoluçõesparaascríticas. E ia r e :I e tc rp s í e po l m sea r s na o ç e m d t m ne ne u e v rci s d ni a o sv i r b a pe e t rs l õ si e i a e t ,a t sq es t s f s e u a ta som me m r ed p i op bc ,ar n a d m g meace i id d ae pe a r n f r e mu aci eo i ã ú l a ra h n oai a e s n i r d l a ed m r s . b
  9. 9. Monitoramento Reativo Análise de comentários: Identificar se as estratégias da empresa estão funcionando e como estão sendo percebidas pelo cliente. Ouvir o ponto de vista do cliente é essencial para perceber quais estratégias precisam ser aprimoradas, quais as possíveis sugestões sobre o serviço ou o produto oferecido Aprimorar a produção de conteúdo: Cada rede social possui características próprias que devem ser aproveitadas para conquistar os usuários que nela estão inseridas. Produzir conteúdo de qualidade constitui um elemento-chave para que as empresas possam estabelecer uma sólida presença digital. O monitoramento das redes sociais permite identificar as particularidades e desenvolver conteúdos adequados para cada uma dessas mídias
  10. 10. Monitoramento Reativo Identificarosfãsdamarca:Estreitarorelacionamentocomosfãsdamarca,incentivandoosàpropagaçãodeconteúdoespontâneoefavorávelàempresa.Éimportanteidentificare interagircomosclientesfiéisàmarcaparaqueespalhemmensagenspositivasaoseus círculosdeamizade.
  11. 11. Monitoramento Pró-Ativo Aumento da exposição de marca: Atração de novos clientes e possíveis alternativas para alcançar novos consumidores do mesmo segmento. Pesquisas de Mercado: Realizar pesquisas de mercado por meio do monitoramento de palavras-chave. Inteligência Competitiva: O monitoramento das mídias sociais gera vantagens competitivas através de informações mais rápidas, precisas e incrivelmente valiosas, a preços menores.
  12. 12. Monitoramento Pró-Ativo Formadores de Opinião: O relacionamento com os especialistas do mercado permite extrair valiosas informações sobre o que falam e qual a opinião que mantêm a respeito da empresa. É essencial conhecer os pontos de vista das pessoas influentes do mercado, a fim de receber indicações e ganhar mais credibilidade no nicho de atuação. Oportunidades de Negócio: Identificar novas práticas da área, manter a empresa atualizada, encontrar artigos de especialistas do mercado, sugestões e recomendações, captar tendências de mercado. Acompanhar movimentos da concorrência: Monitorar os players e seus produtos, possibilitando criar um novo produto em cima das falhas da concorrência.
  13. 13. Definição de métricas a partir dos objetivos de negócios SMC (social media cycle)O primeiro para dentro do ciclo SMC nas etapas é mensurar e entender o nível de maturidade da empresa, com isso é possível tomar a decisão de desenvolver o projeto de monitoramento de mídias sociais dentro do nível atual. Entendendo o nível de maturidade que a empresa vai atuar nas redes, chega o momento de pensar como será o monitoramento. Os modelos de escopo de monitoramento da SMC tem duas etapas: 1 Deixar estabelecido o tipo de trabalho que será feito , assim ficará muito mais fácil tomar decisões. 2 Esse modelo permite saber tudo que é possível fazer com o monitoramento.
  14. 14. Um monitoramento pode ter 3 tipos: 1 Ouvir. 2 Contra-ação. 3 Tomada de decisão.
  15. 15. Mensuração e análise de dados das mídias sociais. A mensuração dos dados das mídias sociais é o passo de operacionalizar tudo o que foi definido. Quanto às métricas é uma parte muito difícil, pois se trata de classificar as informações de interações humanas sujeito a toda sua complexidade e subjetividade. O primeiro passo para organizar as menções coletadas nas mídias sociais é colocar as menções em categorias específicas. Ex: categorias referente a sentimentos (chamadas de análise de sentimentos. Positivos, negativos ou neutros). E referente a conteúdos chamados categorização.
  16. 16. Perguntas. No monitoramento das redes sociais, existem 3 principais pilares a serem seguidos. Quais são eles? Para que uma empresa seja bem sucedida nas redes sociais, como deve ser o papel do profissional de comunicação no processo de monitoramento das redes sociais?

×