Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Zé renato 2

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
8º SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
                        16 a 18 de agostos de 2011
                         Teatro...
17/08/2011

14h30min - Conferência: Espiritualidade Franciscana na Vida do
                         Professor

     Confer...
ver no professor o que o professor espera ver neles. Todo professor
     apaixonado, apaixona.




     2º Participante: D...
Advertisement

Check these out next

1 of 5 Ad
Advertisement

More Related Content

Similar to Zé renato 2 (20)

More from Hélio Consolaro (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Zé renato 2

  1. 1. 8º SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 16 a 18 de agostos de 2011 Teatro Municipal Trianon PROGRAMAÇÃO Promoção: Realização: 16/08/2011 17h – Credenciamento 19h – Abertura 19h30min - Conferência Magna Título: Sons e Vínculos – Sinfonia dos Relacionamentos Sinopse: Sinfonia é a sonata tocada por todos os integrantes da orquestra organizada nesse formato, a apresentação envolve todos os participantes nas atividades do dançar, do ouvir, do cantar, do tocar e do refletir, tendo como proposta fundamental a utilização da música como ferramenta para melhorar a auto-estima, os relacionamentos interpessoais, criar sinergia, transcendência, elevação, e propor inovações na apreciação de obras sejam elas populares ou eruditas. Conferencista: José Renato Gimenes das Neves. Formado em educação musical, pedagogo com especialização em administração escolar. Pós-Graduado em RH e Psicologia Organizacional. Participa de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema (Castelo Ratibum e Bicho de Sete Cabeças). Conferencista especializado em capacitação musical.
  2. 2. 17/08/2011 14h30min - Conferência: Espiritualidade Franciscana na Vida do Professor Conferencista: Frei Vitorio Mazzuco Fo É natural de Campo Limpo Paulista, São Paulo. Nasceu no dia 28 de abril de 1953 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1973. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 1977 e foi ordenado sacerdote no dia 7 de julho de 1979. Estudou Filosofia e Teologia de 1974-1979 no Instituto Teológico Franciscano, Petrópolis. Fez Mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma, Itália. Sinopse: Quem diante de Francisco de Assis não se sente pequeno, por um lado, e alegremente embevecido, espantosamente admirado e desarmadamente feliz, por outro? Sua vida parece agarrar-nos por dentro com uma tenaz de fogo para purificar-nos para uma alegria desatada e abraçar-nos com a paixão de um coração cantante e cavalheiresco que ilumina o rosto e rejuvenesce o espírito. É o que nos fala Frei Vitório ao estimular no professor uma vida com a espiritualidade mais cultivada. 154h45min - Talk Show Tema: Educação em Dose Dupla: da possibilidade de ser a construção de um novo ser. 1º Participante: Luiz Schettini Filho Psicólogo, Filósofo e Teólogo. Atua como Psicólogo Clínico e Prof. de Psicologia da Educação. Autores dos livros: “A coragem de conviver”, “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia da Ternura”, todas publicadas pela Editora Vozes. Título: Relações Interpessoais Sinopse: O ensino que estaciona no patamar da informação mostra sua incompletude, portanto, sua ineficiência. A informação só se completa com a formação, caso contrário, estaremos nos arriscando a produzir a deformação do processo pedagógico. Isso nos leva à necessidade de construir, entre professor e aluno, relações fundamentais de afeto e principalmente entre professores. Não existem relações interpessoais ou pedagógicas institucional sem a aceitação de que, havendo necessidades de mudanças nos alunos, mudanças complementares deverão ocorrer no professor. Os alunos esperam
  3. 3. ver no professor o que o professor espera ver neles. Todo professor apaixonado, apaixona. 2º Participante: Dra. Márcia Parga Lisboa Psicóloga, mestre em Psicologia, especialista em Psicanálise, Psicopedagoga, Docente em Pós-graduação e Graduação, Coordenadora de Especialização em Gestão de Pessoas; Consultora Educacional e Psicoterapeuta. Título: Educar: um enlace de desejos. Sinopse: Para que o professor cumpra sua função de educar, é preciso, primeiramente, que esteja pulsante no seu desejo e na sua capacidade de ser, crescer, ter prazer, viver, construir e amar. Nesse sentido, só educa verdadeiramente aquele que consegue despertar, através da sua própria escuta e olhar, o desejo do outro. O enlace desses desejos só pode se tecer numa relação afetiva que possibilite o desabrochar de uma transferência positiva, na qual o sujeito pode se oferecer enquanto educador, como espelho. Dessa forma, o processo educativo segue uma estrada de “dose-dupla”, uma vez que a imagem que o educador tem do educando se encontra aliançada na forma como o próprio professor olha através do aluno. Mediador: Nelson Linhares de Souza 18/08/2011 14h30min - Conferência: Alfabeto Corporal Conferencista: Maria Augusta Sanches Rossini Maria Augusta Sanches Rossini é pedagoga, especialista em Administração Escolar em Ensino Fundamental e Ensino Médio; pós- graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional; há três décadas dedica-se ao magistério; professora de cursos de pós-graduação em Pedagogia e Psicopedagogia; palestrante e assessora pedagógica.
  4. 4. Sinopse: Podemos dizer que braços, mãos, postura do corpo, olhos... enfim, todo o nosso corpo, emite “frases inteiras” que nossas vozes não pronunciaram. E esta “linguagem” é desenvolvida concomitantemente com o desenvolvimento da percepção de cada um, da consciência que ele tem de si e do mundo que o cerca. A movimentação consciente do corpo proporciona conhecimento de suas partes e também do espaço que ele ocupa. 15h45min - Talk Show Tema: Educação em Dose Dupla: Quando a literatura encontra-se com a música. 1º Participante: Rubem Alves Teólogo e pastor até 1963. Tornou-se mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary (Nova York, EUA) e doutorou-se em Filosofia pelo Princeton Theological Seminary. Foi professor por muitos anos e, no início dos anos 80, tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Possui mais de 80 obras publicadas em diversos idiomas. Autor de crônicas, de livros sobre educação e infantis, ele guia seus leitores pelas paisagens da beleza e considera seus companheiros de viagem filósofos como Bachelard e Nietzsche, poetas como Fernando Pessoa, Adélia Prado e Cecília Meireles. Mineiro, é fácil perceber sua veia de contador de estórias. Mas nota-se também sua vasta cultura, como ele mescla conhecimento com sabedoria e traduz isso numa escrita simples, de frases curtas. O certo é que suas obras nos ajudam a refletir sobre o que realmente importa na vida, a voltar os olhos para o que há de mais humano, para o essencial. Título: Rubem Alves conta e encanta – Desfiz 75 anos Sinopse: Acho que a vida humana não se mede nem por batidas cardíacas nem por ondas cerebrais. Somos humanos, permanecemos humanos enquanto estiver acesa em nós a chama da esperança da alegria. Desfeita a esperança da alegria, a vida perde o sentido. É isso que desejo quando acendo minha vela. Peço aos deuses que me levem quando a chama da esperança da alegria se apagar.
  5. 5. 2º Participante: Bia Bedran Bia Bedran, renomada cantora, instrumentista e contadora de histórias que há 25 anos atua nesta área.Utiliza vários elementos extras para contar e encarnar os personagens das histórias que conta, mesclando música ao seu estilo próprio de narrar. Na apresentação, Bia lança mão de uma grande variedade de instrumentos musicais para ilustrar e sonorizar várias canções tiradas do repertório de seus oito CDs, entre elas “Ciranda do anel”, “Xô papão” e “O piolho”. Além das músicas, o público ainda assistirá ao show de bonecos e participará de brincadeiras e movimentos corporais. Título: Bia canta e conta – E a vida vale a pena ser vivida Sinopse: Mediadora: Nana

×