Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conteúdo para SEO - Uma introdução

84 views

Published on

Como aparecer no topo das buscas orgânicas do Google, usando SEO

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Conteúdo para SEO - Uma introdução

  1. 1. Conteúdo para SEO Uma introdução | Por Biti Averbach
  2. 2. Como criar bom conteúdo para SEO e aparecer bem nas buscas do Google?
  3. 3. Vamos abordar: ● O que é SEO ● Como as buscas do Google funcionam ● Quais são os fatores que influenciam o ranking de um site nas buscas ● Como o conteúdo pode melhorar o posicionamento do site nas buscas ● Dicas práticas
  4. 4. O que é SEO?
  5. 5. Search Engine Optimization (Em português: Otimização para Mecanismos de Busca) É a atividade profissional que se propõe a otimizar sites para que eles apareçam no topo do resultado de buscas orgânicas do Google.
  6. 6. Search Engine Optimization Para aparecer no topo das buscas, é preciso criar o melhor site possível (falaremos mais sobre isso, adiante). A tarefa exige uma estratégia de SEO Holística, envolvendo vários aspectos: busca de palavras-chave, aspectos técnicos de SEO, boa usabilidade, conteúdo de qualidade, estratégias de mídia social de marketing, e otimização mobile.
  7. 7. Google, a missão
  8. 8. 40.000 É o número de pesquisas feitas no Google por segundo. São 3,5 bilhões de pesquisas diárias. Internet Live Stats
  9. 9. Como a maior parte das buscas acontece no Google, precisamos entendê-lo. 1. Qual é a missão do Google?
  10. 10. Além de "organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil", obviamente, o Google quer ganhar dinheiro. Para isso, as buscas têm que ser eficientes e mostrar os resultados que o usuário espera. Como ele faz isso?
  11. 11. O que o Google faz? Do que é composto? 1. Robôs, crawlers ou spiders 2. Index 3. Algoritmo
  12. 12. 1. Robôs, crawlers ou spiders São programas de computador desenvolvidos pelo Google para rastrear as páginas de toda web. Os bots fazem isso através dos links.
  13. 13. 2. Index O Index do Google é o repositório de todas as páginas publicadas na internet.
  14. 14. 3. Algoritmo O famoso (e secreto) algoritmo do Google é um programa de computador que transforma as perguntas dos usuários em respostas. Atualmente, ele utiliza mais de 200 "pistas" diferentes para adivinhar o que você procura. Esses sinais incluem coisas como: termos usados nos websites, atualização do conteúdo, região do usuário, etc.
  15. 15. Por dentro da página de resultados do Google
  16. 16. O que página de resultados apresenta? 1. Menu principal (Todas, Shopping, Imagens, Vídeos, Notícias, etc.) 2. Anúncios e Patrocinados 3. Resultados orgânicos (snippets, rich snippets, knowledge graphs, etc.) 4. Caixa de pesquisas relacionadas
  17. 17. Anúncios no Google
  18. 18. Resultados orgânicos no Google
  19. 19. Nos resultados orgânicos... 33% das pessoas clica no primeiro resultado e 17% no segundo. Ou seja, metade dos usuários clica em dos 2 primeiros resultados.
  20. 20. Fatores para ranking Apesar do algoritmo do Google ser secreto, sabemos por experiência e observação o que ajuda um site a aparecer bem no ranking. De modo geral, o mais importante é que os usuários tenham uma ótima experiência ao navegar.
  21. 21. O que influencia no ranking do Google: 1. Fatores técnicos e estruturais 2. Conteúdo
  22. 22. Fatores técnicos ● estrutura do site ● qualidade do código ● uso correto de palavras-chave ● velocidade ● otimização para celular
  23. 23. Conteúdo de qualidade ● É original ● Tem boa legibilidade ● É encontrável
  24. 24. ● Originalidade Bom conteúdo deve ter frescor. No entanto, não precisa ser inédito. É bom lembrar que o Google penaliza cópia de texto pois não é bom para o usuário e confunde os robôs de busca. O mais importante é que o conteúdo deve ser relevante para o seu público leitor.
  25. 25. ● Legibilidade O internauta deve ter uma experiência agradável ao ler o texto. Para isso, o texto deve ser de fácil entendimento e deve ter uma estrutura clara, com início, meio e fim. A legibilidade também é importante para que os robôs do Google indexem o texto com perfeição. Buscas por voz estão ganhando importância portanto, a legibilidade do texto é cada vez mais vital. Os textos devem ser lidos com facilidade no papel, no computador, no celular, ou em voz alta por um dispositivo.
  26. 26. ● Encontrabilidade Um dos fatores determinantes para que o texto seja encontrado pelos mecanismos de busca é o uso de palavras-chave posicionadas em locais estratégicos como: Título, Subtítulos, Primeiro Parágrafo e Meta descrição. Embora seja muito importante, o uso deste recurso nunca deve se sobrepor à originalidade do texto ou atrapalhar sua legibilidade. As palavras-chave dever estar integradas ao texto com naturalidade.
  27. 27. 2.000%É quanto o tráfego de um blog ou site pode aumentar com um conteúdo que qualidade. É um fator chave em qualquer boa estratégia e SEO. Marketing Sherpa
  28. 28. Como criar bom conteúdo para SEO?
  29. 29. Primeiro passo: caça à palavra-chave Antes mesmo de começar a escrever, é essencial descobrir quais são as palavras-chaves usadas pelas pessoas nas buscas, no seu segmento. A questão é complexa: há palavras genéricas, muito concorridas; e palavras muito específicas, mas com poucas buscas. É preciso pesquisar muito e definir uma estratégia. Quando falamos em palavra-chave neste contexto, geralmente é uma frase, e não uma única palavra.
  30. 30. Estrutura do texto 1. Introdução 2. Corpo do texto 3. Conclusão
  31. 31. 1. Introdução Lembre-se que muitos usuários lêem apenas as primeiras frases do texto. É preciso conquistar sua atenção aí.
  32. 32. 2. Corpo do texto Depois da introdução é preciso desenvolver as ideias do texto dividindo-as em parágrafos com sub-títulos, palavras-chave e suas variações. Tenha em mente que a primeira frase de cada parágrafo é a que mais costuma ser lida, então, inclua informações relevantes ali.
  33. 33. 3. Conclusão Sempre termine o texto com uma chamada a ação (Call to Action).
  34. 34. Dicas práticas
  35. 35. A clareza do texto é fundamental Tornar o texto mais fácil de ler não significa deixá-lo mais raso ou fútil. Ele deve ser acessível para o maior número de pessoas, evitando complexidades desnecessárias ou palavras rebuscadas. É possível falar de assuntos complexos dividindo-os em tópicos mais simples.
  36. 36. Abuse e use: ● Sentenças e parágrafos curtos ● Clareza de ideias ● Textos com 300 palavras, no mínimo ● Subtítulos e tópicos com palavras-chave ● A densidade da palavra-chave deve ser de 1 a 2% ● Palavras de transição entre as frases * ● Leia seu texto em voz alta ● Use um corretor gramatical
  37. 37. * Palavras de transição Um texto bem redigido apresenta, necessariamente, uma boa articulação de ideias. Para obter isso, é necessário encadear as ideias usando elementos que liguem uma oração a outra., como: advérbios, locuções, conjunções e preposições. Exemplos: Sentido de tempo: então, enfim, logo, imediatamente, por fim. Semelhança: igualmente, da mesma forma, assim também. Conclusão: Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte.
  38. 38. Fuja de: ● Palavras difíceis e frases rebuscadas ● Parágrafos longos ● Uso da voz passiva*
  39. 39. Voz passiva Exemplo Voz ativa: Eu escrevi o texto. Voz passiva: O texto foi escrito por mim. Curiosidade: A palavra passivo possui a mesma raiz latina de paixão (latim passio, passionis) e ambas se relacionam com o significado sofrimento, padecimento. Daí vem o significado de voz passiva como sendo a voz que expressa a ação sofrida pelo sujeito.
  40. 40. Conteúdo Evergreen Fazer bom conteúdo demanda tempo e esforço, então, é uma boa ideia criar conteúdos atemporais para o site. ● Eles devem ser completos e abrangentes ● Podem servir como landing pages
  41. 41. Outros fatores são importantes numa estratégia de SEO e Inbound Marketing: ● Frequência das postagens ● Uso de imagens atrativas ● Customização do conteúdo de acordo com a rede social ● Timing ● Etc.
  42. 42. SEO é ótimo mas não é instantâneo! Ter um site incrível, com conteúdo de alta qualidade e ótima usabilidade, não garante o topo do ranking de imediato. Mas a longo prazo ajuda muito, porque faz com que as taxas de rejeição diminuam. E que as citações espontâneas, em redes sociais, tenham mais chances de acontecer.
  43. 43. Obrigada! Biti Averbach Jornalista, editora de conteúdo e geek padawan. biti.averbach@gmail.com

×