Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lista de recuperação 3 em

3,760 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Lista de recuperação 3 em

  1. 1. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 3EM 1. (Uepg 2013) Com relação aos radicais abaixo, assinale o que for correto. 01) A adição de uma hidroxila ao metileno do radical (V) gera um composto fenólico. 02) O radical alila (II), derivado dos alcenos, é obtido com a remoção de um átomo de hidrogênio do carbono saturado do propeno. 04) Os radicais (IV) e (V) são chamados de fenila e benzila, respectivamente. 08) Ao ligar-se simultaneamente a um átomo de nitrogênio os radicais (VI), (VII) e (VIII), tem-se o N-etil-N-metil-1- propanamina, que é classificado como amina terciária. 16) 2,2,4-Trimetilpentano é o nome do hidrocarboneto resultante da união dos grupos isobutila (I) e t-butila (III). 2. (Enem 2013) As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura: Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário? a) Mãos. b) Cabeça. c) Tórax. d) Abdômen. e) Pés.
  2. 2. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 3. (Fatec 2012) A fórmula estrutural abaixo representa o antraceno, substância importante como matéria-prima para a obtenção de corantes. Examinando-se essa fórmula, nota-se que o número de átomos de carbono na molécula do antraceno é a) 3. b) 10. c) 14. d) 18. e) 25. 4. (Fatec 2012) v ‫ي‬ um par de elétrons. O é a) etino. b) eteno. c) etano. d) 2-butino. e) n-butano. 5. (Udesc 2011) Analise o composto representado na figura abaixo: Sobre o composto, é incorreto afirmar que: a) o seu nome é 2,2,4- trimetil-4-penteno. b) apresenta dois carbonos com hibridização sp2 . c) é um alceno ramificado de cadeia aberta. d) é um hidrocarboneto ramificado de cadeia aberta. e) apresenta seis carbonos com hibridização sp3 .
  3. 3. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 6. (Uemg 2010) A influenza é uma virose respiratória aguda que ocorre durante todo ano, sendo popularmente conhecida como gripe. A estrutura química, a seguir, representa o Oseltamivir, um componente dos antigripais, atualmente utilizado. Sobre a estrutura acima, é INCORRETO afirmar que a) apresenta fórmula molecular C16H28N2O4. b) apresenta os grupos funcionais amina e éter. c) é um composto aromático. d) é um composto insaturado. 7. (Mackenzie 2009) O mentol, usado na fabricação de balas e chicletes para propiciar uma sensação refrescante, afeta os sensores responsáveis pela sensação de frio, tornando-os ativos a uma temperatura acima do normal. A fórmula estrutural do mentol: e nela é possível identificar: a) um radical fenil. b) os radicais metil e isopropil. c) uma substância orgânica da função fenol. d) um álcool aromático. e) uma substância de fórmula mínima CHO. 8. (Fatec 2008) O gás liquefeito de petróleo, GLP, é uma mistura de propano, C3H8, e butano, C4H10. Logo, esse gás é uma mistura de hidrocarbonetos da classe dos a) alcanos. b) alcenos. c) alcinos. d) cicloalcanos. e) cicloalcenos. 9. (G1 - cftsc 2008) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C5H12. b) C5H10. c) C4H8. d) C10H10. e) C10H5.
  4. 4. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 10. (Ufrgs 2007) A ( - )-serricornina, utilizada no controle do caruncho-do-fumo, é o feromônio sexual da 'Lasioderma serricorne'. Considere a estrutura química desse feromônio. A cadeia dessa estrutura pode ser classificada como a) acíclica, normal, heterogênea e saturada. b) alifática, ramificada, homogênea e insaturada. c) alicíclica, ramificada, heterogênea e insaturada. d) acíclica, ramificada, homogênea e saturada. e) alifática, normal, homogênea e saturada. 11. (Ufpe 2005) Segundo as estruturas dos compostos descritos a seguir, quais deles não são aromáticos? a) Naftaleno e fenantreno b) Cicloexeno e ciclobuteno c) Benzeno e fenantreno d) Ciclobuteno e fenol e) Cicloexeno e benzeno
  5. 5. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 12. (Pucpr 2005) Dado o composto: Os radicais ligados aos carbonos 3, 5 e 6 da cadeia principal são, respectivamente: a) metil, etil e benzil b) fenil, etil e metil c) hexil, etil e metil d) metil, etil e fenil e) benzil, etil e metil 13. (G1 - cftmg 2005) Observe a estrutura representada a seguir. Segundo a IUPAC, o nome correto do hidrocarboneto é a) 2,5-dietil- 4-propil-2-octeno. b) 2-etil-4,5-dipropil- 2-hepteno. c) 4-etil-7-metil-5-propil-6-noneno. d) 6-etil-3-metil-5-propil-3-noneno.
  6. 6. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 14. (Pucpr 2005) A estrutura a seguir: apresenta a seguinte nomenclatura oficial: a) 3-fenil-5-isopropil-5-hepteno b) 5-fenil-3-isopropil-2-hepteno c) 3-isopropil-5-hexil-2-hepteno d) 5-benzil-3-isopropil-2-hepteno e) 5-fenil-3-etenil-2-metil-heptano 15. (Pucpr 2005) Complete com palavras da alternativa correta: "Quando o grupo hidroxila estiver ligado diretamente a um carbono saturado, teremos um_____________ e quando estiver ligado diretamente a um carbono insaturado do anel benzênico, teremos um _________". a) Álcool e Enol b) Fenol e Álcool c) Álcool e Fenol d) Álcool e Ácido carboxílico e) Ácido carboxílico e Álcool TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Os recursos hídricos podem ser considerados sob três aspectos distintos: como elemento físico da natureza, como ambiente para a vida e como fator indispensável à vida na Terra. A água usada no abastecimento de comunidades humanas requer padrões de qualidade. Assim, ela não deve apresentar sabor, odor e aparência desagradáveis, bem como não deve conter substâncias nocivas e microrganismos patogênicos. O tratamento convencional para obtenção de água potável utiliza métodos tais como aeração, pré-cloração, carvão ativado e outros, a fim de remover substâncias que causam odor e sabor nos suprimentos públicos de água, decorrentes da atividade industrial, esgotos domésticos, gases dissolvidos, matéria mineral dissolvida e algas. Assim, nas águas com ferro (+2) e manganês (+2), formam-se óxidos amarronzados que alteram a cor e sabor dessas águas, enquanto que o gás sulfídrico (sulfeto de hidrogênio) lhes altera o sabor e o odor. Substâncias orgânicas, como, por exemplo, os compostos 2-trans-6-cis-nonadienal e 3- cis-hexenol produzidos por algas, em níveis muito baixos (nanograma/L), causam alterações no sabor e odor.
  7. 7. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 16. (Ufpel 2005) Sobre os compostos orgânicos citados no texto, é correto afirmar que apresentam cadeia a) homogênea, alifática e saturada. b) heterogênea, alifática e insaturada. c) heterogênea, aromática e saturada. d) homogênea, aromática e insaturada. e) homogênea, alifática e insaturada. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O limoneno é um composto orgânico natural existente na casca do limão e da laranja. Sua molécula está representada a seguir: 17. (Ufrgs 2005) Sobre essa molécula, é correto afirmar que ela a) é aromática. b) apresenta fórmula molecular C10H15. c) possui cadeia carbônica insaturada, mista e homogênea. d) apresenta 2 carbonos quaternários. e) possui somente 2 ligações duplas e 8 ligações simples. 18. (Pucpr 2004) O composto: apresenta, como nomenclatura oficial, o seguinte nome: a) 1,2,2,3,4-pentametil-2-fenil-butano. b) 2,3,4,4-tetrametil-3-fenil-pentano. c) 2,2,3,4-tetrametil-3-fenil-pentano. d) 2,2,3-trimetil-3-etil-octano. e) 2,2-dimetil-3-isopropil-3-fenil-butano.
  8. 8. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 19. (Uerj 2004) Um acidente com um trem, em junho de 2003, acarretou o despejo de metanol e 2-metil-2-propanol no rio que abastece a cidade de Uberaba. As fórmulas estruturais dos compostos mencionados estão representadas, respectivamente, em: 20. (Uff 2004) A estrutura dos compostos orgânicos começou a ser desvendada nos meados do séc. XIX, com os estudos de Couper e Kekulé, referentes ao comportamento químico do carbono. Dentre as ideias propostas, três particularidades do átomo de carbono são fundamentais, sendo que uma delas refere-se à formação de cadeias. Escreva a fórmula estrutural (contendo o menor número de átomos de carbono possível) de hidrocarbonetos apresentando cadeias carbônicas com as seguintes particularidades: a) acíclica, normal, saturada, homogênea. b) acíclica, ramificada, insaturada etênica, homogênea. c) aromática, mononuclear, ramificada. 21. (Ufla 2003) De acordo com a IUPAC, o nome CORRETO do "Isopreno", o monômero básico dos polímeros, é a) 4-metil-1,3-butadieno b) 2-metileno-1,3-butadieno c) 4-vinil-1-penteno d) 2-metil-1,3-butadieno e) 2-metil-1,3-pentadieno TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Quase nada se sabe sobre o destino do lixo industrial perigoso produzido no Brasil até meados de 1976. Como muitas substâncias do lixo perigoso são resistentes ao tempo, esse passado de poluição está começando a vir à tona. No solo de um conjunto habitacional da Grande São Paulo, constatou-se a presença de 44 contaminantes. Dentre eles, destacam-se o trimetil-benzeno, o clorobenzeno, o decano, além de um de fórmula molecular C6H6 que é considerado o mais tóxico. Adaptado da Folha de São Paulo - 28/08/2001
  9. 9. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 22. (Mackenzie 2002) Na substância trimetil-benzeno, o anel benzênico é ramificado por radicais: 23. (Cesgranrio 1998) A PREDNISONA é um glicocorticoide sintético de potente ação anti-reumática, antiinflamatória e antialérgica, cujo uso, como de qualquer outro derivado da cortisona, requer uma série de precauções em função dos efeitos colaterais que pode causar. Os pacientes submetidos a esse tratamento devem ser periodicamente monitorados, e a relação entre o benefício e reações adversas deve ser um fator preponderante na sua indicação. Com base na fórmula estrutural apresentada anteriormente, qual o número de átomos de carbono terciários que ocorrem em cada molécula da prednisona? a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7
  10. 10. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 24. (Ufmg 1998) Considere as estruturas moleculares do naftaleno e da decalina, representadas pelas fórmulas a seguir. Substituindo, em ambas as moléculas, um átomo de hidrogênio por um grupo hidroxila (OH), obtêm-se dois compostos que pertencem, respectivamente, às funções a) fenol e fenol. b) álcool e álcool. c) fenol e álcool. d) álcool e fenol. 25. (Uel 1996) A união dos radicais metil e n-propil dá origem ao a) butano b) metil propano c) pentano d) dimetil propano e) metil butano 26. (Mackenzie 1996) Sobre o composto, cuja fórmula estrutural é dada a seguir, fazem-se as afirmações: I - É um alceno. II - Possui três ramificações diferentes entre si, ligadas à cadeia principal. III - Apesar de ter fórmula molecular C11H22, não é um hidrocarboneto. IV - Possui no total quatro carbonos terciários. São corretas: a) I e IV, somente. b) I, II, III e IV. c) II e III, somente. d) II e IV, somente. e) III e IV, somente.
  11. 11. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 27. (Uel 1996) Quantos átomos de hidrogênio há na molécula do ciclobuteno? a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8 28. (Cesgranrio 1995) A qualidade de uma gasolina pode ser expressa pelo seu índice de octanagem. Uma gasolina de octanagem 80 significa que ela se comporta, no motor, como uma mistura contendo 80% de isooctano e 20% de heptano. Observe a estrutura do isooctano: De acordo com a nomenclatura IUPAC, esse hidrocarboneto é o: a) iso - propil - pentano. b) n - propil - pentano. c) 2,4,4 - trimetil - pentano. d) 2,2,4 - trimetil - pentano. e) trimetil - isopentano. 29. (Uel 1995) Na estrutura do 1, 3-pentadieno, o número de carbonos insaturados é a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 30. (Puccamp 1995) Na Copa do Mundo, uma das substâncias responsáveis pela eliminação de Maradona foi a efedrina, Qual a fórmula molecular dessa substância? a) C10H12NO b) C10H20NO c) C10H15NO d) C10H10NO e) C9H10NO
  12. 12. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 31. (Unitau 1995) Observe a fórmula As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário e terciário são, respectivamente: a) 5, 2 e 2. b) 3, 2 e 2. c) 3, 3 e 2. d) 2, 3 e 4. e) 5, 1 e 3. 32. (Fei 1994) O ácido acetil salicílico de fórmula um analgésico de diversos nomes comerciais (AAS, Aspirina, Buferin e outros), apresenta cadeia carbônica: a) acíclica, heterogênea, saturada, ramificada b) mista, heterogênea, insaturada, aromática c) mista, homogênea, saturada, alicíclica d) aberta, heterogênea, saturada, aromática e) mista, homogênea, insaturada, aromática 33. (Uel 1994) Na fórmula H2C...x...CH-CH2-C...y...N, x e y representam, respectivamente, ligações a) simples e dupla. b) dupla e dupla. c) tripla e simples. d) tripla e tripla. e) dupla e tripla.
  13. 13. DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: ARI quimicacertus.blogspot.com 34. (Uel 1994) A fórmula molecular do 2,3 - dimetil butano, é a) C6H14 b) C6H12 c) C6H10 d) C4H10 e) C4H8 35. (Uel 1994) Quantos átomos de carbonos primários há na cadeia do composto 2,3 - dimetil butano? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 36. (Cesgranrio 1990) Assinale a única afirmativa correta, com relação ao composto que apresenta a estrutura a seguir: O composto: a) é um alqueno; b) apresenta um radical n-propila ligado ao carbono 4; c) apresenta 2 radicais propila; d) apresenta 3 radicais etila; e) apresenta 2 radicais etila.

×