Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Globalização t2

33,604 views

Published on

Globalização

Published in: Education
  • Be the first to comment

Globalização t2

  1. 1. Geografia C -12º Ano Globalização 2012-2013 Esc. Básica 2,3/S Michel Giacometti Professora: Anabela Fernandes
  2. 2. Conceito de GlobalizaçãoGlobalização:o processo de globalização traduz-se na difusão a todoo planeta de modelos económicos, políticos e culturaisde forte inspiração ocidental, baseados numa economiade mercado e num modelo político e social do tipoliberal.Traduz-se num fluxo depessoas, bens, capitais, informação e serviços à escalaglobal.
  3. 3. Principais características da globalização Modelo de economia de mercado; Intensificação das trocas à escala mundial; Concorrência entre as empresas; Abertura das fronteiras para permitir a circulação depessoa, bens, serviços, capitais e informação; Deslocalização das empresas para reduzir os custos deprodução; Crescente importância das E.T.N.; Domínio das trocas transnacionais e intraempresariais; Utilização crescente das TIC; Aumento das assimetrias a nível mundial.
  4. 4. Acontecimentos históricos que favoreceram aglobalizaçãoProcesso histórico/ Fases da globalização 1ª fase (Séc. XV ao XVIII) : Descobrimentos/mercantilismo 2ª fase (Séc. XVIII ao XX) : RevoluçãoIndustrial/Colonização/Capitalismo 3ª fase (Séc.XX -anos 90): Fim da Guerra Fria e dabipolarização do mundo;Queda do Muro de Berlim(unificação da Alemanha); Abertura da China aoinvestimento estrangeiro.
  5. 5. Os aspetos positivos da globalização-O sistema de trocas internacionais favorece a especialização e aeficiência produtiva, permitindo a cada país aperfeiçoar-se nasproduções em que possui vantagens comparativas;- O fluxo de capitais e de pessoas e a internacionalização dasempresas facilitam a difusão internacional das inovações e oprogresso científico, alargando as possibilidades de produção;- Os consumidores ganham ao adquirirem bens a preços maisbaixos devido à redução dos custos de produção e ao acederem auma maior diversidade de bens e serviços.
  6. 6. Os aspetos negativos da globalização-A riqueza crescente do mundo é acompanhada de umaprofundamento das desigualdades sociais e económicas entrepaíses ricos e países pobres;-A cooperação internacional beneficia os países estratégica oucomercialmente interessantes, em vez de contribuir para aredução das assimetrias de desenvolvimento;- As trocas Norte-Sul aumentam as desigualdades entre asgrandes potências ocidentais e os países em desenvolvimento;- As ETN e os mercados financeiros aproveitam a ausência ou adebilidade dos sistemas de regulação supranacionais paradesenvolverem as suas estratégias ou protegerem os capitaisespeculativos, garantindo a maximização das mais-valias econcentrando a riqueza.
  7. 7. As diferentes dimensões da globalizaçãoA globalização é um processo multidimensional.
  8. 8. As diferentes dimensões da globalizaçãoA globalização é um processo multidimensional.Dimensão EconómicaProcesso de transnacionalização da produção levado a cabopelas ETN (ator principal da globalização) Principaiscaracterísticas da nova economia mundial:● Economia dominada pelo sistema financeiro e peloinvestimento à escala global;● Processos de produção flexíveis e multilocais;● Baixos custos de transporte;● Revolução das tecnologias de informação e de comunicação;● Desregulação das economias nacionais;● Domínio daTríade (EUA, UE, Japão) sobre o sistema mundial
  9. 9. As diferentes dimensões da globalizaçãoA globalização é um processo multidimensional.Dimensão Social A globalização originou uma nova classe: a classe capitalistatransnacional (administradores, gestores e acionistas das ETN)que concentra uma parcela importante do rendimento mundial.Dimensão CulturalA convergência dos modos de vida em resultado da difusão deuma cultura universal.Dimensões Demográfica e Religiosa:● Intensificação dos fluxos migratórios internacionais;● Aumento dos fluxos turísticos;● Crescente multiculturalismo e multietnicidade.
  10. 10. As diferentes dimensões da globalizaçãoA globalização é um processo multidimensional.Dimensão Política O estabelecimento de acordos interestatais(NAFTA, MERCOSUL,UE)Dimensão JurídicaO Processo de desregulamentação dos mercados● Enfraquecimento dos poderes do Estado.
  11. 11. Atores da globalização
  12. 12. O papel dos diferentes atores da globalizaçãoO processo de globalização é o produto de interações complexasentre os quais: as ETN (Empresas transnacionais), os investidores, os Estados, as cidades as regiões poderosas.Outros atores da globalização são : a OMC (Organização Mundial do Comércio) o FMI (Fundo Monetário Internacional)que, têm contribuído para organizar e incentivar as práticascomerciais à escala planetária.
  13. 13. Organizações Formais:● FMI (Fundo Monetário Internacional)Agência especializada e autónoma da ONU;- Instituição financeiramultilateral;- Tem por objectivo colocar à disposição dos paísesmembros os recursosnecessários para equilibrar a balança depagamentos mas os empréstimos que faz têmgarantias.●Banco Mundial-Agência especializada e autónoma da ONU;Instituição financeira multilateral;Atualmente financia projetos de apoio ao desenvolvimento dos PED(Países Em Desenvolvimento), no sentido de resolverem o problemada dívida externa e para haver uma redução da pobreza.●OMC (Organização Mundial de Comércio)Agência especializada e autónoma da ONU;Instituição financeira multilateral;-Tem por objetivo administrar e fiscalizar os acordos comerciais comvista a resolver os possíveis conflitos a nível mundial.

×