Sequência didática pausa moacyr scliar

895 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Sequência didática pausa moacyr scliar

  1. 1. Elaboração de uma sequência didática para ocurso Melhor Gestão, Melhor Ensino.
  2. 2.  Aline Gonçalves de Carvalho D.E. Mogi das Cruzes - E.E. Alzira FernandesScungisqui
  3. 3.  Desenvolver nos alunos a habilidade: - H16 (6ª série) – Identificar diferenças ou semelhançasobservadas no tratamento dado a uma mesmainformação veiculada em diferentes textos. (GI) - Fazê-los refletir sobre a vida, sobre como ela deve servivida plenamente e como eles desejam vivê-la.
  4. 4.  - Intertextualidade. - Interpretação textual. - Debates coletivos. - Reflexões sobre formas de viver a vida.
  5. 5.  - Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
  6. 6.  - Equipamento multimídia; - Dicionário. - Lousa e giz - Cópias
  7. 7.  1º Passo - Iniciar a aula solicitando aos alunos qual o conhecimentodeles em relação {s palavras “Rotina”, “Pausa” e “Sonho”. E oque elas significam separadamente para eles. - Buscar no dicionário o significado destes verbetes. - Comparar o significado que eles deram as palavras e osignificado encontrado no dicionário. - Quais as diferenças? - Quais semelhanças?
  8. 8.  - Pedir que eles estabeleçam uma relação entre essastrês palavras, em uma discussão coletiva e anotá-las nocaderno. Obs.: Durante os debates anotar sempre o que forpertinente na lousa, para auxiliar no debate.
  9. 9.  - Apresentar o conto “Pausa” de Moacyr Scliar. - Distribuir uma cópia do texto para cada aluno.
  10. 10.  - Iniciar questionando-os: - O que esperam de um conto com esse título? - Logo após, fazer uma leitura compartilhada,intercalando com inferências sobre os elementosinterpretativos do texto. - O que acharam da esposa de Samuel? Parece umapessoa agradável? - Para onde acreditam que Samuel irá ao estacionaro carro? - Por que Samuel é chamado de Isidoro no hotel? - O que nos leva a pensar o porteiro dizer aSamuel/Isidoro que ele quer “o de sempre”?
  11. 11.  - Como imaginam o hotel, diante das informações quesão apresentadas no texto? - Que expectativas possuem em relação a oque/quem Samuel/Isidoro irá encontrar no quarto? - Por que Samuel/Isidoro vai a um hotel apenaspara dormir? - O que significa o sonho de Samuel/Isidoro? - Suas expectativas em relação ao título e a históriaque o conto trás, foram atingidas? - Foi surpreendido em algum momento ao longo desua leitura? - Por que Samuel se isola todos os domingos?
  12. 12.  - Analisar algumas características do tema em relação amídia em que foi apresentado. - Ao longo da leitura é possível pausar e refletirsobre os elementos apresentados. - O autor nos leva a crer no que ele deseja paradepois nos apresentar a realidade. - A forma como o conto foi escrito, geraexpectativas e suposições. - Como a palavra “Pausa” foi apresentada no texto?Que significado ele representa?
  13. 13. - Apresentar um trecho do filme “Up – Altas Aventuras”
  14. 14.  - Os primeiros 22 minutos, onde é apresentado oencontro de duas personagens na infância, cheios desonhos e desejos. As personagens crescem juntas, secasam e os sonhos vão ficando cada vez mais distantes,até que já na velhice, uma das personagens falece e aoutra resolve realizar os sonhos que foramsecundariamente deixados de lado ao longo da vida.
  15. 15.  - Incitar uma discussão coletiva sobre os elementosinterpretativos do filme. - Já conheciam o filme? - As crianças como no filme, são realmente muitosonhadoras? - O que acontece com esses sonhos quando ascrianças crescem? - Por que vocês acham que as personagens do filmepriorizaram outras coisas ou invés de seus sonhos?
  16. 16.  - Analisar algumas características do tema em relaçãoa mídia em que foi apresentado: - Quais sensações o filme provocou? - As imagens e sons influenciaram nessassensações? - Que reações provocaram as personagens, assituações e os fenômenos mostrados pelo filme? - Quais as diferenças mais expressivas notadas emrelação as sensações que o texto provocou e as que ofilme provocou.
  17. 17.  - Questionar se os alunos sabem o significado dapalavra "epitáfio" - Se não, procurá-la no dicionário. - Apresentar a música “Epit|fio” da Banda Titãs. (Aletra pode ser projetada no data-show) - Questionar o que imaginam de uma música comtítulo de "Epitáfio". - Proceder com a audição da música.
  18. 18.  - Incitar uma discussão coletiva sobre os elementosinterpretativos da música. - Na sua opinião, qual foi a intenção do autor aocolocar o título Epitáfio na letra da música? - O que você entende por “aceitar as pessoas comoelas são”? - Por que o eu lírico da música se lamenta de nãoter feito tantas coisas na vida? - Você nota algum arrependimento do eu lírico naletra da música? - Na letra, o eu lírico fala que “queria ter feito oque eu queria fazer”, o que você tem vontade de fazermas não faz?
  19. 19.  - Analisar algumas características do tema em relação amídia em que foi apresentado: - O ritmo e a melodia da música influência naforma como interpretamos sua letra? - Que sensações o ritmo e a melodia da música esua letra causam em nós? - Caso a música possuísse uma melodia e umritmo diferente ( por exemplo, mais agitado), causariaas mesmas sensações e sentimentos?
  20. 20.  - Discussão coletiva sobre a intertextualidade presentenos três tipos de textos apresentados. - Quais os elementos que se relacionam eproporcionam sentidos semelhantes nos três textos? - Quais as diferenças no tratamento do mesmotema nos diferentes tipos de mídias? - A maneira como o tema é apresentado nasdiferentes mídias influência na maneira de entendê-lo?
  21. 21.  - Retomar a interpretação individual dada no início, àstrês palavras: “Rotina”, “Pausa” e “Sonho”,questionando-os se houve mudança na visão de cadaum deles em relação a elas. - Na prática, qual reflexão podemos tirar desta análisepara nossas vidas?
  22. 22.  - Produção de uma carta, tendo como destinatário vocêmesmo em sua fase adulta. Elencando sonhos, desejose objetivos a serem realizados para que tenha uma vidafeliz.

×