Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
5 Ferramentas Indispensáveis
para o Empreendedor
de Sucesso
Reflexões...
Nunca é tarde para
começar !!
Questione o mundo,
questione o pensamento
comum,
tenha coragem para
perseguir s...
Não existe dinheiro
fácil !
Seja desafiado a evoluir e desmontar
falsos conceitos e paradigmas:
Crise, Concorrência, etc.....
“Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando
o tempo e o esforço necessários, assumindo o...
Qual é o seu perfil ??
O Empreendedor é um administrador, mas nem
todo Administrador é um Empreendedor.
O Administrador é ...
Qual é o seu perfil ??
70%
30%
Por que optou pelo
empreendedorismo ?
Oportunidade
de negócio
Necessidade
 44% sonham em t...
Qual é o seu perfil ??
Empreendedor Clássico
 Busca por resultado
 Necessita de realização
Intra-empreendedor ou
Empreen...
No início de 1959, o Green Bay estava
saindo da pior temporada na história da
equipe.
GREEN BAY PACKERS
Vince Lombardi
"Eu...
"Todo mundo para o centro do campo
e juntem-se, disse ele.
Vamos começar pelo início:
Esta é uma bola de futebol,
Estes sã...
O que é preciso para empreender ?
Visão
Questionar o mundo;
Ser desafiado a evoluir;
Desmontar falsos conceitos e
paradigm...
Coragem
O ponto de partida é o enfrentamento,
sobretudo do seu próprio medo;
Mesmo com a mais bela visão, sem a
Coragem, t...
Ferramentas
FINANÇAS
ESTRATÉGIA E GESTÃO
MARKETING E VENDAS
OPERAÇÕES E TECNOLOGIA
PESSOAS
Esse jogo não é para
amadores
FINANÇAS
FLUXO DE CAIXA
 Sua função é ajudar a estimar a evolução das entradas e saídas de
caixa por dia e analisar em qu...
ESTRATÉGIA E GESTÃO
2H
(How) Como deve ser conduzido?
(How much) Quanto vai custar a implementação?
5W
(What) O que deve s...
Matriz BCG
As 5 Forças de Michael Porter
MARKETING E VENDAS
3 Fases:
1. Questionário
2. Análise das
informações
3. Plano de ação
OPERAÇÕES E TECNOLOGIA
Diagnóstico da inovação para p...
O CONCEITO 70 : 20 : 10
PESSOAS
Aprendizagem e desenvolvimento das organizações
Center for Creative Leadership, Carolina d...
Essas regras só serão funcionais se subordinadas a critérios claros e
mecanismos de análise de desempenho, objetivos e efe...
 56% dos clientes pagam 30% a mais
em um produto ou serviço por causa
de uma melhor experiência
Esse jogo não é para
amad...
 Oferta de produtos e serviços
inovadores
 Interatividade com o
consumidor
 Disponibilização de formatos e
modelos de a...
 Ter atitude de grande não significa
comparar-se a uma grande empresa,
mas adequar práticas de gestão
realizadas pelos ma...
Obrigado !!
Alexandre Guimarães
Que Deus os
abençoe.
5 ferramentas indispensáveis para o empreendedor de sucesso
5 ferramentas indispensáveis para o empreendedor de sucesso
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

5 ferramentas indispensáveis para o empreendedor de sucesso

719 views

Published on

Uma visão objetiva sobre a implementação de ferramentas de gestão para negócios em qualquer ambiente competitivo nos dias de hoje.

Published in: Business
  • Be the first to comment

5 ferramentas indispensáveis para o empreendedor de sucesso

  1. 1. 5 Ferramentas Indispensáveis para o Empreendedor de Sucesso
  2. 2. Reflexões... Nunca é tarde para começar !! Questione o mundo, questione o pensamento comum, tenha coragem para perseguir seus objetivos. Você é um empreendedor ou ainda não saiu do armário ??
  3. 3. Não existe dinheiro fácil ! Seja desafiado a evoluir e desmontar falsos conceitos e paradigmas: Crise, Concorrência, etc... Falsos conceitos limitam o seu desenvolvimento e roubam seus sonhos de uma vida melhor. Reflexões...
  4. 4. “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal“. Robert D. Hisrich - do seu livro Empreendedorismo. Definições... Lucro é a remuneração pelos riscos que você corre. O sucesso é uma ciência exata que todos podem aprender.
  5. 5. Qual é o seu perfil ?? O Empreendedor é um administrador, mas nem todo Administrador é um Empreendedor. O Administrador é voltado para a organização de recursos. O Empreendedor é voltado para a definição de contextos.
  6. 6. Qual é o seu perfil ?? 70% 30% Por que optou pelo empreendedorismo ? Oportunidade de negócio Necessidade  44% sonham em ter um negócio próprio  25% desejam seguir carreira em uma empresa  Idade média 39 anos  Classe Social: 37,5% das classes A e B 55,2% da classe C
  7. 7. Qual é o seu perfil ?? Empreendedor Clássico  Busca por resultado  Necessita de realização Intra-empreendedor ou Empreendedor Corporativo  Empreende verticalmente na própria empresa ou na comunidade Empreendedor Vendedor  Sabe fazer rede de relacionamento  Tem habilidade de vendas  Tem poder de persuasão Empreendedor Gerente  Tem habilidades gerenciais  É orientado ao crescimento profissional Empreendedor Criativo  Gerador de ideias
  8. 8. No início de 1959, o Green Bay estava saindo da pior temporada na história da equipe. GREEN BAY PACKERS Vince Lombardi "Eu nunca estive em um time perdedor, meus senhores, e eu não pretendo começar agora.“ Fiel à sua palavra, Lombardi nunca soube o que era perder uma temporada como treinador. Em sua primeira reunião da equipe, depois de ser nomeado treinador e gerente geral, Lombardi deixou claro o quão determinado ele era a ser um vencedor. Olhando nos olhos dos jogadores que apenas uma temporada antes haviam sido os piores, Lombardi disse:
  9. 9. "Todo mundo para o centro do campo e juntem-se, disse ele. Vamos começar pelo início: Esta é uma bola de futebol, Estes são os marcadores de jardas, Eu sou o treinador, Vocês são os jogadores". Em 1960, os Packers ganharam o título da Conferência Oeste, e foram disputar seu primeiro NFL Championship, que acabaram perdendo para os Eagles. ...Ele prosseguiu, na mais elementar das maneiras, para explicar os fundamentos do futebol. Green Bay Packers conquistaram mais quatro títulos NFL: 1962, 1965, 1966 e 1967. E também venceram os dois primeiros Super Bowls após os títulos de 1966 e 1967, respectivamente. Em 1961, os Packers demoliram o Giants na final, conquistando o primeiro título da equipe desde 1944.
  10. 10. O que é preciso para empreender ? Visão Questionar o mundo; Ser desafiado a evoluir; Desmontar falsos conceitos e paradigmas que limitam o desenvolvimento dos que sonham com uma vida melhor. Fé Acredite em Deus, acredite em você e acredite nos seus projetos. Se alguém disser que é fácil está mentindo, mas se alguém disser que é impossível é porque já perdeu a fé.
  11. 11. Coragem O ponto de partida é o enfrentamento, sobretudo do seu próprio medo; Mesmo com a mais bela visão, sem a Coragem, todas as ideias vão parar na gaveta; Questione padrões, reveja comportamentos e se encoraje a tirar seus projetos do papel. Competência O empreendedor precisa de competência para colocar seus projetos em prática com sucesso. Não adianta ter uma bela visão e ser cheio de coragem, mas demonstrar ser incompetente na hora de transformar suas ideias em resultados práticos. O que é preciso para empreender ?
  12. 12. Ferramentas FINANÇAS ESTRATÉGIA E GESTÃO MARKETING E VENDAS OPERAÇÕES E TECNOLOGIA PESSOAS Esse jogo não é para amadores
  13. 13. FINANÇAS FLUXO DE CAIXA  Sua função é ajudar a estimar a evolução das entradas e saídas de caixa por dia e analisar em que momento a empresa chegará a um ponto de equilíbrio, com o fluxo líquido positivo. A ferramenta mostra como gerenciar os valores que entram e saem da empresa.  É indicada para empreendedores que ainda não têm conhecimentos nas áreas de finanças ou contabilidade.
  14. 14. ESTRATÉGIA E GESTÃO 2H (How) Como deve ser conduzido? (How much) Quanto vai custar a implementação? 5W (What) O que deve ser feito? Ação que deve ser executada ou o desafio que deve ser solucionado; (Why) Por que deve ser implementado? Justificativa dos motivos e objetivos do que estaá sendo executado; (Who) Quem é o responsável pela ação? Definição de quem será o responsável pela execução; (Where) Onde deve ser executado? Informação sobre onde cada um dos procedimentos será executado; (When) Quando deve ser implementado? Cronograma sobre quando ocorrerão os procedimentos; 5W2H - PLANO DE AÇÃO
  15. 15. Matriz BCG
  16. 16. As 5 Forças de Michael Porter
  17. 17. MARKETING E VENDAS
  18. 18. 3 Fases: 1. Questionário 2. Análise das informações 3. Plano de ação OPERAÇÕES E TECNOLOGIA Diagnóstico da inovação para pequenas e médias empresas Identificar pontos onde sua empresa pode inovar; Estimular as pessoas a pensarem em soluções para problemas do dia-a-dia. Análise da capacidade de inovação da empresa, e fortalecimento da cultura de inovação. Permite às empresas inovadoras a obtenção de vantagens competitivas e tornar o negócio ainda mais inovador.
  19. 19. O CONCEITO 70 : 20 : 10 PESSOAS Aprendizagem e desenvolvimento das organizações Center for Creative Leadership, Carolina do Norte, EUA.  10% ocorrem por meio de cursos, seminários, workshops e leituras formais, nos quais o nível de estruturação é bem mais alto.  20% ocorrem a partir das interações com os outros no ambiente de trabalho, dos feedbacks, e a observação de pessoas que servem de modelo. É a aprendizagem cuja principal fonte são os relacionamentos interpessoais.  70% devem vir da vida real e das experiências e no local de trabalho (on the job), o que inclui a realização de tarefas e solução de problemas. O ponto inicial do desenvolvimento é a motivação para a mudança. A aprendizagem organizacional deve ser assim composta: Ÿ
  20. 20. Essas regras só serão funcionais se subordinadas a critérios claros e mecanismos de análise de desempenho, objetivos e efetivos alinhados com o DH da empresa. Sobretudo, regras deste calibre demandam o patrocínio por parte da alta gestão da corporação e apoio total e irrestrito de toda a liderança da empresa. A regra 20 – 70 – 10 Curva de Vitalidade das empresas Gestão de pessoas por meritocracia Jack Welch, o ex-CEO da General Electric (considerado o CEO do século) Os 3 pilares: Premiar (os 20% melhores) Manter (os 70% que compõem a média) Afastar (os 10% de pior desempenho)
  21. 21.  56% dos clientes pagam 30% a mais em um produto ou serviço por causa de uma melhor experiência Esse jogo não é para amadores  Clientes desejam ter experiências personalizadas e relevantes  66% dos clientes vão parar de fazer negócios com uma empresa, por causa de uma experiência negativa de consumo
  22. 22.  Oferta de produtos e serviços inovadores  Interatividade com o consumidor  Disponibilização de formatos e modelos de atendimento  Qualidade da gestão de relacionamento com o cliente  Experiência da marca durante a cadeia de consumo Inove e diferencie-se da multidão !
  23. 23.  Ter atitude de grande não significa comparar-se a uma grande empresa, mas adequar práticas de gestão realizadas pelos maiores exemplos do mercado. Seja um Vencedor !!  O segredo está em refletir e agir como uma grande companhia, mesmo que seja pequena.
  24. 24. Obrigado !! Alexandre Guimarães Que Deus os abençoe.

×