Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Construindo uma ecologia integral

347 views

Published on

Apresentação sobre a ecologia integral e a base bíblica para o compromisso da Igreja com a sustentabilidade, a partir da Laudado Si. Material originalmente utilizado com bispos e coordenadores de pastoral das dioceses de Minas e do Espírito Santo.

Published in: Spiritual
  • DOWNLOAD FULL BOOKS, INTO AVAILABLE FORMAT ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. doc Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. doc Ebook here { https://tinyurl.com/y6a5rkg5 } ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... .............. Browse by Genre Available eBooks ......................................................................................................................... Art, Biography, Business, Chick Lit, Children's, Christian, Classics, Comics, Contemporary, Cookbooks, Crime, Ebooks, Fantasy, Fiction, Graphic Novels, Historical Fiction, History, Horror, Humor And Comedy, Manga, Memoir, Music, Mystery, Non Fiction, Paranormal, Philosophy, Poetry, Psychology, Religion, Romance, Science, Science Fiction, Self Help, Suspense, Spirituality, Sports, Thriller, Travel, Young Adult,
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Construindo uma ecologia integral

  1. 1. E Deus viu que era muito bom (Gn1,1) Construindo uma ecologia integral Afonso Murad ecologiaefe.blogspot.com
  2. 2. Nossa referência teológico-pastoral •A Palavra de Deus na Tradição Eclesial •A encíclica Laudato Si, do Papa Francisco •Os apelos de Deus na realidade local
  3. 3. Introdução 1. O que acontece na casa comum 2. O Evangelho da Criação 3. A raiz humana da crise ecológica 4. Ecologia integral 5. Linhas de orientação 6. Educação e espiritualidade ecológicas Esquema da Laudato Si
  4. 4. Reconheçamos a grandeza, a urgência e a beleza de cuidar da Terra (LS 15).
  5. 5. Um novo olhar que muda muito…
  6. 6. A Terra é para nós A casa onde habitamos com as outras criaturas, a irmã com que partilhamos a existência, a boa mãe que nos acolhe nos seus braços (LS 1)
  7. 7. E não....
  8. 8. Nós mesmos somos parte da Terra. Se não temos consciência disso, pensamos que somos donos, dominadores e saqueadores (LS 1-2, 139).
  9. 9. As vias para a ecologia integral ENCANTAMENTO INDIGNAÇÃO
  10. 10. Encantamento O mundo é algo mais do que um problema a resolver. É um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor (LS 12).
  11. 11. Indignação Vamos deixar ecoar o que acontece no mundo como uma dor que nos toca por dentro, e assim dar nossa contribuição (LS 19)
  12. 12. Tudo está interligado cuidado da própria vida, relações com a natureza, fraternidade e justiça (LS 70).
  13. 13. Tudo está interligado Como se fôssemos um. Tudo está interligado Nesta Casa Comum.
  14. 14. Superar o antropocentrismo desequilibrado, que considera as outras criaturas como coisas. (LS 68). Uma nova postura
  15. 15. Base bíblica e teológica da Ecologia Integral Capítulo 2 da Laudato Si : O Evangelho da Criação
  16. 16. De dominar a cuidar •Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada (LS 67). •Gen 1: Deus nos dá a missão de administrar a criação. “Dominar” não é devastar (LS 67). •Gn 2, 15: «Cultivar» quer dizer trabalhar um terreno, «guardar» significa proteger, cuidar, preservar, velar (LS 66).
  17. 17. Cada comunidade toma da terra o que necessita e deve garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras (LS 67). -> Reciprocidade responsável
  18. 18. A criação ainda não acabou. Deus está presente no mais íntimo de cada ser e nos processos da história. O Espírito de Deus encheu o universo de potencialidades que permitem brotar algo novo (LS 80). Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da Terra!
  19. 19. O evangelho da criação Cada criatura possui valor em si mesma. Tem uma função, independente de sua utilidade para nós. O mesmo se diz do conjunto das criaturas (ecossistema) (LS 69).
  20. 20. Os Salmos e os profetas •O mesmo Deus que liberta e salva é o Criador. (LS 73-74) •Salmos: Louvam a Deus com a criação e celebram sua ação em favor de seu povo. •Profetas: a fé tem uma dimensão ética e o social. Deus clama na realidade Ver: Sl 136, Jer 32,17.21
  21. 21. Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. Tudo é carícia de Deus! (LS 84,140).
  22. 22. Quando nos damos conta do reflexo de Deus em tudo o que existe, o coração deseja adora-Lo por todas as suas criaturas e juntamente com elas (LS 87) Onipotente e bom Senhor, a ti a honra, glória e louvor Todas as bênçãos de Ti nos vem. E todo o povo te diz Amém
  23. 23. Nós e todos os seres do universo estamos unidos por laços invisíveis e formamos uma espécie de família universal, comunhão que nos impele a um respeito sagrado, amoroso e humilde (LS 89).
  24. 24. Com a encarnação do Filho de Deus, todo o mundo material recebe um selo divino.
  25. 25. Jesus vive em harmonia com toda a criação. Não é um inimigo das coisas boas da vida. Ele nos convida a estar atentos à beleza do mundo (LS 97-98).
  26. 26. Com a ressurreição, As flores do campo e as aves que Jesus admirou com os seus olhos humanos, agora estão cheias da sua presença luminosa (LS 100)!
  27. 27. É urgente avançar em uma corajosa revolução cultural. Não para voltar à idade da pedra. E sim, olhar a realidade doutra forma, recolher os avanços positivos e recuperar os valores arrasados pela tecnocracia (LS 114)
  28. 28. Uma ecologia integral Capítulo 4 da Laudato Si
  29. 29. Há uma única e complexa crise socioambiental. A abordagem integral visa: -combater a pobreza, -devolver a dignidade aos excluídos - cuidar da natureza (LS 139)
  30. 30. Ecologia ambiental e social Ecologia cultural Ecologia urbana e do cotidiano O bem comum A justiça intergeracional
  31. 31. (1)Ecologia ambiental, econômica e social • Tudo está interligado. A ecologia exige avaliar os modelos de desenvolvimento, produção e consumo (LS 138). • Única e complexa crise socioambiental. A abordagem integral devolve a dignidade aos excluídos e cuida da natureza (LS 139). • Consideramos não somente cada ser em particular, e sim o ecossistema, o conjunto de organismos que convivem em determinado espaço (LS 140). • O crescimento econômico deve incluir a proteção do meio ambiente, pois há uma interação entre os ecossistemas e as comunidades humanas. O todo é maior que a soma das partes (LS 141). • Ecologia social: a atuação das instituições, pequenas ou grandes, tem consequências no ambiente e na qualidade de vida humana (LS 142).
  32. 32. (2) Ecologia cultural - Ecologia inclui o cuidado das riquezas culturais da humanidade, atenção às realidades locais e valorização da linguagem popular. A cultura vai além dos monumentos do passado. Tem sentido vivo, dinâmico e participativo (LS 143). - A visão consumista tende a nivelar por baixo as culturas e desvalorizar sua variedade. Devemos lutar pelos direitos dos povos e das culturas locais, contra a imposição da cultura única, gerada pela economia globalizada (LS 144). O desaparecimento de uma cultura é tão grave quanto a de uma espécie. - A Igreja assume a defesa das culturas indígenas, que em várias partes do mundo estão ameaçadas por grandes projetos agropecuários e de mineração (LS 146).
  33. 33. (3) Ecologia Urbana (da vida cotidiana) - Autêntico progresso produz melhoria global na qualidade de vida humana (LS 147). - Os pobres desenvolvem uma ecologia humana, em meio a muitas limitações ambientais, como as péssimas condições de moradia. Criam uma rede de comunhão e pertença (LS 148). - A pobreza extrema facilita: perda das raízes, proliferação de organizações criminosas e violência. As pessoas são capazes de superar estas situações e fazer uma experiência comunitária (LS 149).
  34. 34. Ecologia Urbana (da vida cotidiana) - A boa planificação urbana integra vários saberes. Busca qualidade de vida, harmonia com o ambiente, encontro e ajuda mútua das pessoas. Considera o ponto de vista da população (LS150). - Cuide-se dos espaços comuns e das estruturas urbanas, visando melhorar o sentimento de “estar em casa” dentro da cidade, que nos envolve e une (LS 151). - Ter uma moradia é questão central da ecologia urbana (LS 152).
  35. 35. Ecologia Urbana (da vida cotidiana) - São encantadoras as cidades que estão cheias de espaços que unem, relacionam, e favorecem o reconhecimento do outro (LS 152). - A qualidade de vida nas cidades está largamente relacionada com o transporte público. Deve-se reverter o tratamento indigno aos usuários, devido a superlotação, desconforto, reduzida frequência dos serviços e insegurança (LS 153). - A vida caótica das cidades e a falta de serviços essenciais no campo contrasta com a dignidade do ser humano (LS 154). * Aprender a aceitar o próprio corpo, a cuidar dele e a respeitar os seus significados é essencial para a ecologia humana (LS 155).
  36. 36. (4) O princípio do Bem Comum - A ecologia integral é inseparável da noção de bem comum, princípio central e unificador na ética social cristã (LS 156). - O bem comum exige respeito aos direitos humanos fundamentais e a promoção da paz social (LS 157). - Num contexto mundial de tantas desigualdades sociais e pessoas descartadas, a opção preferencial pelos pobres é fundamental para a efetiva realização do bem comum (LS 158).
  37. 37. (5) Justiça intergeracional - O bem comum inclui as gerações futuras. A terra pertence também àqueles que hão de vir (LS 159). - Que tipo de mundo deixaremos às crianças que estão crescendo? A nossa própria dignidade está em jogo (LS 160). - O ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou as possibilidades do planeta. O estilo de vida atual desembocará em catástrofes no presente e no futuro. Temos que fazer algo! (LS 161). - Vamos alargar o horizonte de nossas preocupações. Sejamos atentos às gerações futuras e também aos pobres de hoje, que poucos anos têm para viver nesta terra e não podem continuar a esperar (LS 162).
  38. 38. Algumas linhas de orientação e ação Capítulo 5 da Laudato Si
  39. 39. LS 182-188: Diálogo e transparência nos processos decisórios LS 189-198: Política e economia em diálogo para a plenitude humana LS 199-201: As religiões no diálogo com as ciências
  40. 40. Critérios para implantação de empreendimentos de impacto ambiental (ver texto anexo)
  41. 41. Educação e espiritualidade ecológicas Capítulo 6 da Laudato Si
  42. 42. Conversão ecológica: deixar emergir, nas relações com o mundo que nos rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus (LS 217).
  43. 43. Atitudes individuais Ações coletivas e cidadãs Ética simultânea: o pessoal e o comunitário ao mesmo tempo, em relação
  44. 44. Conversão pessoal - Sintonia com a mãe Terra -Adotar atitudes cotidianas -Consumo consciente -Cultivo da simplicidade e da alegria
  45. 45. A sobriedade feliz A espiritualidade cristã nos leva a viver com o necessário e se alegrar com pouco. Regressa à simplicidade que nos permite parar e saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida oferece. Sem nos apegarmos ao que temos nem ficar tristes por aquilo que não possuímos. Isto exige evitar a dinâmica do domínio e da mera acumulação de prazeres (LS 222).
  46. 46. Os problemas sociais se resolvem com a soma de atitudes individuais e com redes comunitárias (LS 219). A ética em vista da sustentabilidade vai além dos gestos individuais
  47. 47. Juntamente com os pequenos gestos diários, o amor social impele-nos a grandes estratégias que detenham a degradação ambiental e incentivem uma cultura do cuidado, que permeie toda a sociedade. Intervir, com os outros, nas dinâmicas sociais, faz parte da espiritualidade; é exercício da caridade, que amadurece o cristão (LS 231).
  48. 48. Caminhemos cantando! Que as nossas lutas e a preocupação por este planeta não nos tirem a alegria da esperança! Deus nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir (LS 244).
  49. 49. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Ele não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado! (LS 245)
  50. 50. Disponível em: ecologiaefe.blogspot.com

×