Advertisement
Advertisement

More Related Content

Advertisement

Recently uploaded(20)

Curso online liderança

  1. CURSO ONLINE: LIDERANÇA
  2. 2 O QUE É
  3. O que é Liderança? A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer”. (Harry Truman – 33º Presidente dos EUA) “Liderança é ação, e não posição”. (Donald McGannon - Executivo Americano) “Liderança é fazer o que é certo até mesmo quando não tem ninguém olhando”. (George Van Valkenburg – Oficial do Exército Americano) “Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar”. (Mario Sergio Cortella - Professor, Filósofo e Escritor Brasileiro)
  4. A Influência Exercida pela Liderança ELE É COMO UM MAESTRO DENTRO DA EMPRESA: É ele quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá. A liderança é de certa forma um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos já existentes. Esta influência tem por objetivo modificar ou provocar o comportamento do outro, de maneira intencional. Por sua vez, este comportamento tem como base o respeito e a confiança que o liderado terá pelo líder, seja ele um líder formal ou um líder informal. O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma. Além disso, o administrador pode adotar diversos estilos de liderança para influenciar e inspirar seus liderados. Os três estilos clássicos de liderança são: Autocrático, Democrático e Liberal. Vamos conhecê-los.
  5. • Liderança rígida, inflexível, implacável; • O líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo; • O líder não ouve a opinião do grupo; • Apenas o líder fixa as diretrizes; • Não há participação do grupo e; • Somente o líder determina ferramentas e/ou as técnicas que serão utilizadas para a execução do trabalho. 5 A Influência Exercida pela Liderança – ESTILO AUTORITÁRIO
  6. • Liderança participativa; • As decisões são tomadas após debate e em conjunto; • O líder assiste, participa e estimula novas ideias; • As tarefas ganham nova perspectivas com os debates e; • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros. 6 A Influência Exercida pela Liderança – ESTILO DEMOCRÁTICO
  7. • Liderança com base na confiança do grupo; • A participação do líder é limitada; • Convicção na habilidade e experiência dos liderados; • O líder participa no debate do grupo apenas para esclarecer algumas informações técnicas ou gerais, desde que peçam e; • Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo também. 7 A Influência Exercida pela Liderança – ESTILO LIBERAL
  8. A liderança formal ocorre quando um líder é eleito por uma organização, passa a assumir um cargo de autoridade hierárquica e conduz uma determinada área ou equipe. Exemplo na empresa: Supervisor; Encarregado; Gerente; Diretor; Presidente. Exemplo em outras instituições: Sargento (hierarquia militar); Diretor (hierarquia acadêmica); Presidente (hierarquia política); 8 LIDERANÇA FORMAL
  9. A Liderança Informal pode surgir de forma natural. Eles não possuem cargos de destaque na hierarquia e tampouco liberdade para tomar decisões, mas são respeitados pelos demais graças ao espírito de liderança. Na empresa, o líder informal influencia os demais em decorrência da confiança estabelecida em conjunto no dia a dia, seja pelo exemplo de vida, conhecimento técnico, empatia e etc. 9 LIDERANÇA INFORMAL A liderança informal surge em circunstâncias inesperadas ou necessárias num devido momento. Em acidentes ou catástrofes, por exemplo, independentemente da espera de socorro ou das medidas oficiais, surge um indivíduo que passa a ordenar e coordenar as medidas necessárias de socorro e assistência, se destacando dos demais.
  10. O Chefe Vs O Líder Um chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente não é mais do que o dever do funcionário. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado. Chefes estão em todas as partes! Já o líder conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca sempre a melhor maneira para que ele e a equipe consiga alcançar os seus resultados, já que ele não pensa no poder como algo centralizado, mas sim uma responsabilidade que pode e deve ser dividida entre os participantes. O líder não costuma dizer que têm subordinados, e sim uma equipe, ou um time. O líder sempre mantém a equipe motivada, buscando sempre aprender algo e passar seu aprendizado adiante. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado. Líderes são exemplos!
  11. Está acima de todos Conduz Usa a autoridade Gera medo Diz "eu” Coloca a culpa pelas falhas Sabe como é feito Usa as pessoas Ganha o crédito Briga Diz “Vai!” Está ao lado de todos Treina Faz uso da boa vontade Inspira motivação Diz “nós” Corrige as falhas Mostra como é feito Desenvolve as pessoas Dá o crédito Pergunta Diz “Vamos!” O Chefe Vs O Líder
  12. 12 Sabemos que o líder deve ser espelho para sua equipe e também um grande motivador. O seu comportamento pode influenciar a maneira como os liderados encaram o dia-a-dia e como se comportam também dentro da empresa uma vez que suas decisões afetam diretamente as pessoas que estão sob sua liderança. Muitas vezes acontece de o líder não se dar conta que o comportamento da equipe pode ser reflexo do seu próprio comportamento e isso pode ser um grande problema. Existem 3 principais tipos comuns de comportamentos: Passivo, Agressivo e Assertivo. Vamos conhecê-los.
  13. 13 Caracteriza-se comportamento passivo quando as pessoas preferem dizer “sim” para o outro e “não” para si mesmo. Pessoas passivas sempre ficam na “defensiva”, tornando-se alvos fáceis para quem quiser explorá-los de alguma forma. Comportamento Passivo No ambiente organizacional o indivíduo passivo acredita que um “não” pode desagradar as pessoas e consequentemente acarretar danos para sua carreira, o que não é verdade e, na maioria das vezes, o efeito é totalmente contrário, pois a pessoa passiva permite que constantemente seu espaço seja violado. Utilizam de sua bondade e gentileza para pedirem favores, para que fique até mais tarde no trabalho resolvendo algum problema qualquer ou algo do gênero. Muitas vezes a passividade é aflorada na necessidade de agradar os outros, ou medo de decepcioná-los. Para o indivíduo passivo, o feedback negativo é praticamente um crime, pois ele acha que isso pode abalar sua aceitação. O líder deve ser confiante e inspirador, logo ele não deve ter atitudes passivas. RESULTADO DESTE COMPORTAMENTO: Pouco respeito dos demais e autoflagelação, o que desgasta a autoestima do sujeito. Cenário PÉSSIMO para um líder!
  14. 14 Comportamento Agressivo O indivíduo agressivo é aquele que não respeita as opiniões e comportamentos alheios, sempre tratando oposições como ameaça e insubordinação. O feedback geralmente é negativo, destruindo relacionamentos e comprometendo a estima do outro. O “não” sempre é colocado de maneira autocrática e inflexível. Além disso, pessoas que não concordam com suas ideias são vistas como ameaças. Pessoas agressivas trabalham com as seguintes predileções: “Isso é o que eu penso – é um absurdo você pensar diferente”. “Isso é o que eu quero – o que você quer não é importante“. “Isso é o que eu sinto – seus sentimentos não importam”. Líderes com comportamento agressivo promovem “chantagens emocionais” como estratégia de conseguir seus objetivos individuais e, geralmente, os alvos são os indivíduos passivos. Vejamos a seguir um exemplo muito comum no mercado de trabalho.
  15. 15 Comportamento Agressivo Exemplo comum: Um líder agressivo pergunta ao seu liderado: - Você pode trabalhar neste domingo, João? O liderado, com todo respeito que lhe deve, diz de forma calma e respeitosa que já havia lhe informado que não poderia trabalhar neste dia, pois tinha confirmado um compromisso inadiável. E então o líder agressivo diz: - João, você tem família para sustentar, não é mesmo?! Pensa bem a respeito, e logo falarei com você novamente. No exemplo citado, é nítido que indivíduos agressivos no ambiente de trabalho são ameaçadores e se revestem da hierarquia para conseguir seus objetivos e, este com certeza não é o perfil ideal de um líder que preza por sua equipe, por sua empresa e/ou por seus resultados.
  16. 16 Comportamento Agressivo Um líder agressivo não teme conflitos destrutivos, tampouco discussões com outras pessoas. Costumam atuar em grupos diferentes de suas características pessoais, ou seja, pessoas agressivas buscam distância de outras pessoas agressivas. RESULTADO DESTE COMPORTAMENTO: Os relacionamentos interpessoais das pessoas agressivas não serão sinceros. Não haverá respeito, apenas medo e dissolução. Cenário PÉSSIMO para um líder!
  17. 17 Comportamento Assertivo O líder deve ser Assertivo. Fazer asserções quer dizer afirmar, tornar firme, consolidar, declarar com firmeza. Assertividade é o comportamento honesto, direto e respeitoso. Não é passivo e nem agressivo, mas expressa claramente a opinião sobre os fatos, afirmando nosso “eu” sem invadir o espaço alheio, ou seja, ser direto e objetivo com uma pessoa sem desagradá-la, ofendê-la ou a expor de alguma forma no ambiente de trabalho. No geral, pode-se afirmar que a Assertividade é uma base fundamental para os relacionamentos interpessoais em todos os contextos, pois trata-se de um comportamento maduro, onde o “sim” e o “não” estão em total harmonia, onde pensamentos e sentimentos são expressos de forma honesta e direta. RESULTADO DESTE COMPORTAMENTO: Admiração e respeito pela postura justa, franca e democrática. Cenário ÓTIMO para um líder!
  18. 18 Vantagens da Assertividade As principais vantagens da assertividade nos relacionamentos organizacionais são: 1- Desenvolve relações interpessoais maduras, baseadas no respeito aos outros. 2- Coloca limite às pessoas agressivas, que tentam invadir seu espaço. 3- Estimula as pessoas passivas a se posicionar e colocar suas opiniões. 4- Analisa e resolve os problemas sem a necessidade de buscar culpados. 5- Expressa seus sentimentos e opiniões de concordância e discordância com tranquilidade. 6- Tem a humildade de pedir ajuda em momentos difíceis. 7- Exerce com tranquilidade a autoridade. 8- Defende-se com maturidade dos excessos de poder. O líder deve estar sempre comprometido com sua equipe, mostrar-se sempre disposto a ouvi-la e estar integrado com ela, para que os liderados, sejam eles passivos, agressivos ou ambos, encontrem apoio na sua figura dentro da organização e tenham a certeza de que ele está ali para representá-los, para colaborar, para acrescentar.
  19. 19 de Lee Iacocca Lido Anthony “Lee” Iacocca é um empresário americano, célebre por ter reerguido a Chrysler Corporation (empresa do ramo automotivo) nos anos 1980, e foi quem escreveu o artigo base chamado: “A TEORIA DOS 9 C’s: o que um líder deve ter como características” Vejamos a seguir um resumo dos 9 C’s de Lee.
  20. 20 1. Um líder tem que mostrar CURIOSIDADE. Para o autor, o líder deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor” da empresa. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Segundo Lee, isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo ou que você simplesmente não se importa. 2. Um líder deve ser CRIATIVO. “Um líder deve fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Liderar é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa ou um país”. 3. Um líder deve COMUNICAR. “Não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade”.
  21. 21 4. Um líder deve ser uma pessoa de CARÁTER. Significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Lee cita Abraham Lincoln, que dizia: “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”. 5. Um líder precisa ter CORAGEM. “Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e achar um acordo proveitoso para todas as partes”. 6. Para ser um líder você precisa ter CONVICÇÃO. “Um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão. Você tem que, real e profundamente, querer fazer algo até o fim”.
  22. 22 7. Um líder deve ter CARISMA. “Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele”. 8. Um líder deve ser COMPETENTE. “O líder tem que saber o que está fazendo. Mais importante que isso, ele precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo”. 9. Você não consegue ser um líder sem ter um SENSO COMUM (COMMON SENSE). “Você precisa ser reconhecido como líder pelos demais. Jamais você será um líder apenas por auto-intitulação”.
  23. Juntando todos estes atributos e características o líder será capaz de promover um bom ambiente de trabalho, ter uma equipe eficiente e motivada, e, claro, irá cumprir com todas as metas e objetivos da empresa.
  24. Parabéns! Você concluiu o curso de LIDERANÇA Solicite seu certificado de conclusão no site: WWW.ADMINISTRABRASIL.COM.BR
Advertisement