Agroindústria

746 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
746
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Agroindústria

  1. 1. A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias- primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias- primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
  2. 2. A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. Uma avaliação recente estima que sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) seja de 12%, tendo pois uma posição de destaque entre os setores da economia, junto com a química e a petroquímica. Na década de 70, a agroindústria chegou a contribuir com 70% das vendas externas brasileiras. Atualmente, essa participação está em torno de 40%, não só pela diversificação da pauta de exportações, mas também pela tendência à queda dos preços das commodities agrícolas nos últimos 20 anos. Ainda assim, o setor cresceu e aumentou o valor das exportações em quase todos seus segmentos.
  3. 3.  As agroindústrias familiares rurais ou urbanas são resultantes de iniciativas dos agricultores familiares e empreendedores familiares urbanos somado aos esforços do poder público, para fazer frente ao quadro de exclusão social produtiva e econômica. Agroindústria Familiar
  4. 4.  A agroindústria canavieira no Brasil vive um grande período de expansão, verificado principalmente pelos investimentos já anunciados que ultrapassam 5 bilhões de reais.Além da demanda interna por álcool, que exigirá mais 180 milhões de toneladas de cana, o consumo mundial desse mesmo produto abrirá novos caminhos para a exportação brasileira, devido à preocupação cada vez mais crescente da utilização de novas fontes renováveis de energia. No Brasil, o avanço mais significativo será nas áreas consideradas como novas fronteiras agrícolas e industriais, oTriângulo Mineiro, Sul Goiano e Mato Grosso, até então, desconhecida pelos canaviais.
  5. 5.  A economia de Santa Catarina é diversificada e equilibrada, pois das diversas atividades produtivas desenvolvidas na região, nenhuma contribui com mais de 20% para o PIB do estado. Santa Catarina é o quinto estado mais rico do Brasil.As principais atividades desenvolvidas são industriais, agrícolas e de extrativismo mineral. O turismo vem ganhando espaço na economia.A agroindústria se sobressai em relação às demais, já que articula o setor industrial ao setor agrícola.  Setor agroindustrial – a criação de suínos e a avicultura movimentam a agroindústria catarinense.O estado é o maior exportador de carne suína e de frango, tanto que as duas maiores empresas do estado são a Perdigão e a Sadia. O desenvolvimento de frigoríficos desenvolvidos especificamente para o processamento da carne suína assim como a produção de milho para a produção da ração dos porcos fez este setor ter um forte crescimento.  A participação do estado de SantaCatarina no produto interno bruto do Brasil é de 4%.
  6. 6.  Com expansão registrada pelo setor, fabricantes investem em aumento da produção.  Capitalizados graças aos bons preços obtidos para a maioria das commodities na recém-colhida safra recorde – com 159,5 milhões de toneladas de grãos, segundo a Conab -, produtores rurais de todo o País investem altas cifras na compra de máquinas com tecnologia sofisticada, para melhorar a produtividade das lavouras.  Na maior feira de máquinas para o setor da América Latina, a Agrishow, realizada no início do mês em Ribeirão Preto (SP), a empolgação dos fabricantes confirmou-se com os números: a edição deste ano registrou R$ 1,5 bilhão em negócios com máquinas e implementos agrícolas, crescimento de 30% em relação a 2010 – que já era considerado bom pela indústria.
  7. 7.  Petróleo, etanol e gás  Copa do Mundo 2014  Mercado habitacional  Consumo e varejo  Energia  Indústria  Agroindústria  A abordagem dos temas leva em conta as potencialidades do País em sua interação com o mercado mundial, delineando cenários até o ano de 2030. O resultado é um conjunto de informações estratégicas indispensáveis para o planejamento das empresas e seu crescimento sustentável.  Agroindústria O estudo Perspectivas do Brasil na Agroindústria mostra que a produtividade do setor no Brasil cresceu 2% ao ano nas últimas três décadas, percentual bastante superior ao verificado nos Estados Unidos (0,8%) ou mesmo na China (1,8%). Quinto volume da série, a publicação revela também que a China saltará do 7º para o 2º maior mercado importador da agroindústria brasileira em 2030, movimentando US$ 2.145,7 milhões anualmente.
  8. 8. Componentes: Angélica Favoreto Bruna Morais Francieli Lopes Isabela Souza 2º MO1

×