Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Propostas iluministas, despotismo esclarecido e ação de Marquês de Pombal história 8º ano

1,557 views

Published on

História 8º ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

Propostas iluministas, despotismo esclarecido e ação de Marquês de Pombal história 8º ano

  1. 1. As novas propostas iluministas para a organização política e para a sociedade. O Despotismo esclarecido e a ação modernizadora do Marquês de Pombal.
  2. 2. No século XVIII , teve origem em França espalhando-se para o resto da Europa, um novo movimento cultural que acreditava no valor da razão ,comparada à luz que guiava o homem. “ Existe algo que estamos facilmente de acordo, bons e maus , sábios e ignorantes: que o homem é um ser pensante que dispõe de razão. Diderot , enciclopédia artigo Direito natural Os defensores desta corrente de pensamento chamavam-se iluministas e em Portugal “ estrangeirados “
  3. 3. Na Europa as ideias Iluministas difundiram-se através dos seguintes meios : Salões e cafés – locais de reunião onde se expunham ideias e se transmitiam conhecimentos Enciclopédia - Em 28/33 Volumes , os seus artigos defendiam as ideias iluministas. Academias – instituições que agrupavam, por ramos de saber homens de letras e ciências
  4. 4. Alguns iluministas propunham mudanças políticas e sociais profundas : Montesquieu defendia um regime político em que o poder absoluto do rei fosse limitado pela lei , isto é por uma constituição em que estivessem divididos o poder legislativo, executivo e judicial. No Absolutismo O poder do rei era de origem divina e por isso não podia ser contestado ou desobedecido. O rei só tem de prestar contas do seu governo Deus. “ Não existe liberdade quando um governo abusa do seu poder. Para que os governos não possam cometer abusos, torna-se necessário através das leis que o poder controle o poder.” Montesquieu , o espírito das leis
  5. 5. Para Rousseau a soberania , isto é o direito de governar pertence ao povo que o delega nos seus representantes através do voto Para Voltaire estado deve respeitar os direitos naturais e praticar a tolerância e a igualdade “ ….Estes direitos são a inteira liberdade da sua pessoa e dos seus bens, poder falar à nação através da sua pena (…) não ser julgado senão nos termos da lei; professar em paz a religião que se quiser …” Voltaire, Ensaios (1756)
  6. 6. Outros iluministas aceitavam o absolutismo, desde que os reis absolutos governassem , segundo a razão isto é ,melhorando as condições de vida do terceiro estado, promovendo a educação , a tolerância religiosa e o progresso. Despotismo esclarecido ou iluminado Em Portugal o despotismo esclarecido ou iluminado foi aplicado no reinado de D. José I por intermédio do seu ministro: o Marquês de Pombal.
  7. 7. Propostas políticas e sociais do Iluminismo Separação de poderes; Respeito pelos direitos naturais que eram iguais em todos os Homens; Soberania popular . Tinham como objetivo transformar a sociedade Abolindo o Absolutismo Mantendo o Absolutismo Os reis absolutos deviam reinar segundo os princípios da razão para melhorar a condições de vida do Terceiro Estado e promover o progresso- através do Despotismo esclarecido.
  8. 8. Com a morte de D. João V, sobe ao poder D. José I ( 1750) que nomeia como ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal. Com a capacidade de decisão que mostrou após o terramoto de 1755, o Marquês de Pombal passou a ter a total confiança do rei.
  9. 9. O Marquês de Pombal é defensor do Despotismo Esclarecido, ideal político que o rei deve reforçar o seu poder e utilizar esse poder para modernizar e desenvolver o reino. Utilização do poder absoluto do rei para modernização do país. D. José I representante do Despotismo esclarecido
  10. 10. Modernização económica A Balança comercial portuguesa era desfavorável na segunda metade do século XVIII devido à diminuição das remessas de ouro do Brasil e à comercialização do vinho ser feita por comerciantes ingleses. política mercantilista do Marquês de Pombal 1º fase Desenvolvimento do comércio através da criação de Companhias comercias que exploravam o comércio triangular e de companhias que exploravam a pesca e o vinho. 2º fase criação de manufaturas Promoveu a criação de novas manufaturas ex: manufatura de vidro na Marinha Grande.
  11. 11. A política económica do Marquês de Pombal levou ao aparecimento de uma burguesia rica . Alguma desta burguesia vai ser nobilitada, isto é elevada através da concessão de títulos à categoria de nobre. A burguesia pombalina Jacome Ratton e a sua família Todas as pessoas….que entrarem com mais de dez mil acções para cima , nesta Companhia, gozarão do privilégio de nobre (…) Estatuto da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba

×