SlideShare a Scribd company logo
1 of 37
PROF. PUEBLO PEÇANHA 2010 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA
O que é Gestão Ambiental         “ Constituição Federal - Art. 225.  Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Gestão Ambiental? Resultados ambientais? Desenvolvimento sustentável?
DEFINIÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL  é um conjunto de atividades  administrativas operacionais inter-relacionadas para abordar os problemas ambientais atuais ou para evitar o seu surgimento  (Barbieri, J. C. – 2004). Objetivos Ações ambientais pontuais, casuais, isolados e/ou episódicas, sem qualquer planejamento ou integração entre os diversos eventos não pode ser considerado um sistema de gestão ambiental.  Atender a conformidade das leis  (locais, regionais, nacionais, e internacionais).  Definir políticas e procedimentos para alcançar a qualidade  ambiental desejada.  Identificar e administrar os riscos ambientais.  Definir as metodologias, o nível de recursos e de pessoal, adequado para atender aos riscos e metas ambientais propostas.
CONCEITUAÇÃO DO SGA O sistema de Gestão Ambiental é composto de diferentes ações administrativas e operacionais, que atuam de forma integrada, realizadas por um empreendimento para gerir (controlar, acompanhar e prevenir problemas ambientais) decorrentes da sua atuação. Estrutura de um SGA a . Formulação de diretrizes conceituais: Diagnóstico b . Definição de objetivos operacionais: Diagnóstico c . Planejamento de ação: Planejamento d . Coordenação e execução das atividades: Execução e . Avaliação dos resultados: Avaliação  f  . Realimentar o processo: Aperfeiçoamento
O termo gestão ambiental é bastante abrangente. Ele é frequentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo:  gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera  e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais. Gestão Ambiental
A  gestão ambiental empresarial  está voltada para  organizações , ou seja,  companhias ,  corporações ,  firmas ,  empresas  ou  instituições  e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
[Norma ISO 14001] GESTÃO AMBIENTAL RESULTADOS  AMBIENTAIS
Objetivos e Finalidades da Gestão Ambiental             O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Gestão Ambiental desenvolve projetos para prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das águas e a deterioração das matas e do solo.  Planeja o crescimento de cidades e a ocupação de terrenos. Participa, também, de programas de reciclagem de materiais e de educação ambiental.
No setor privado implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, empregando métodos e técnicas não poluentes, trata efluentes e dejetos industriais e controla a adoção de normas de proteção ambiental e de tecnologias limpas.
RESULTADOS AMBIENTAIS SOBREVIVÊNCIA Direito legítimo das gerações futuras. Desenvolvimento Sustentável É parte de um todo maior. Série ISO 14000 NORMA ISO 14001 FERRAMENTAS É parte de um todo maior. Gestão Ambiental IMPACTOS AMBIENTAIS ESTRATÉGIA
Em áreas já degradadas, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e tratamento de lixo e busca soluções para drenar as águas das chuvas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.
IMPACTOS AMBIENTAIS Ganhos econômicos e ambientais CONVERGÊNCIA DIVERGÊNCIA OU Investimentos financeiros e ganhos ambientais GESTÃO AMBIENTAL / RESULTADOS AMBIENTAIS
GESTÃO AMBIENTAL ISO/TC 207 SC 1 -   Sistemas de Gestão Ambiental: ISO 14001 e 14004; SC 2 -   Auditoria Ambiental: ISO 14015 e ISO 19011; SC 3 -   Rotulagem Ambiental: Série ISO 14020; SC 4 -   Avaliação de Desempenho Ambiental: ISO 14031; SC 5 -   Avaliação de Ciclo de Vida: Série ISO 14040; SC 6 -   Termos e Definições: Série ISO 14050; WG 3 -   Projeto para o Ambiente (Ecodesign): ISO TR 14062; WG 4  - Comunicação Ambiental: ISO 14063; WG 5  - Mudanças Climáticas: ISO 14064. “ Meet the Whole Family”, www.iso.ch/iso/em/prods-services/otherpubs/Qualitymanagement.html
O que é a  ISO ? Organização das Normas Internacionais de Padronização. ,[object Object],[object Object]
ISO 14001  Única norma da série que possibilita uma certificação por organismo credenciado. IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
NBR ISO 14001 1999  100 certificados pela ISO 14001 2003  1000 certificados pela ISO 14001 2005  2000 certificados pela ISO 14001
INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO Governança Corporativa Responsabilidade Social Qualidade ISO 9001 Segurança Meio ambiente OHSAS/8001 ISO 14001 TENDÊNCIA
Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental             Os fundamentos, ou seja, a base de razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental, são vários. Podem ser desde procedimentos obrigatórios de atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.
Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental             A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se aí a adoção de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inúmeras razões que justificam a sua adoção. Os fundamentos predominantes podem variar de uma organização para outra. No entanto, eles podem ser resumidos nos seguintes básicos:
[object Object],[object Object]
Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa   Por danos e efeitos ambientais possíveis de ocorrerem durante o ciclo de vida do produto compreendem-se todos os impactos sobre o meio ambiente, inclusive a saúde humana, decorrentes da obtenção e transporte de matérias-primas, da transformação, ou seja, a produção propriamente dita, da distribuição e comercialização, do uso dos produtos, da assistência técnica e destinação final dos bens.
Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa   Devemos salientar que a empresa é a única responsável pela adoção de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e por uma política ambiental. Só após sua adoção, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configuração de “sagrados”. Portanto, ninguém é obrigado a adotar um SGA e/ou Política Ambiental; depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob pena da organização cair num tremendo descrédito no que se refere às questões ambientais.
Finalidades da Gestão Ambiental e Empresarial              · Orientar consumidores quanto à compatibilidade ambiental dos processos produtivos e dos seus produtos ou serviços; · Subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque para a conservação e a preservação da natureza; · Servir de material informativo a acionistas, fornecedores e consumidores para demonstrar o desempenho empresarial na área ambiental; · Orientar novos investimentos privilegiando setores com oportunidades em áreas correlatas; · Subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação ambiental nos moldes da série de normas ISO 14.000; · Subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental de produtos. 
O que diz a NBR-ISO 14.004 Princípios e elementos de um SGA Comprometimento e política - é recomendado que uma organização defina sua política ambiental e assegure o comprometimento com o seu SGA. Planejamento    É recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental.
O que diz a NBR-ISO 14.004 Implementação   Para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais. Medição e avaliação  É  recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental. Análise crítica e melhoria    É recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.
ESTUDO DE IMPACTO ECOLÓGICO
ATIVIDADE HUMANA ECOSSISTEMA IMPACTOS influência AÇÃO ALTERNATIVAS AVALIAR IDENTIFICAR MENSURAR PREVER MEDIDAS COMPENSATÓRIAS MEDIDAS   MITIGADORAS interfere reação ANALISAR
Instrumentos Básicos do SGA  Licenciamento Ambiental  Relatório Ambiental Preliminar – RAP  Termo de Referência – TR  Estudo de Impacto Ambiental – EIA  Relatório de Impacto Ambiental – RIMA  Auditoria Ambiental  Análise Preliminar de Perigos – APP  Análise de Risco Ambiental  Monitoramento Ambiental  Gestão de Produtos Perigosos  Legislação Ambiental  Descomissionamento Ambiental  Educação Ambiental  Marketing Ambiental  Relatório de Controle Ambiental  Plano de Controle Ambiental – PCA  Audiência Pública (Consulta Pública)
Estrutura de Responsabilidade A norma ISO 14.001 estabelece que as funções, responsabilidades  e autoridades devem estar definidos visando a gestão ambiental eficaz. Tabela 3.3 – Exemplos de Responsabilidades Ambientais. RESPONSABILIDADE EXECUTOR Definir a orientação geral Presidente, Executivo principal, Diretoria Desenvolver a política ambiental Presidente, Executivo principal, Gerente de Meio Ambiente Desenvolver objetivos, metas e programas ambientais Gerentes Envolvidos Acompanhar o desempenho global da SGA Gerente de Meio Ambiente Assegurar o cumprimento dos regulamentos Gerente Geral da Operação Promover a contínua melhoria Todos os Gerentes Identificar anseios dos clientes e promover a comunicação Pessoal de Vendas e Marketing Identificar anseios dos fornecedores Pessoal de Compras e Contratação Desenvolver e acompanhar orçamentos para a questão ambiental Gerentes Financeiros e Contábeis Promover a capacitação técnica e  operacional dos empregados Gerente de RH Desenvolver novos equipamentos e metodologia ambientalmente adequadas Pessoal de Pesquisa Promover a produção de materiais ambientalmente corretos Gerente de Produção
O planejamento de implantação de um SGA segundo a ISO 14.000 tem as seguintes etapas: Aspectos Ambientais Avaliação de Impactos Requisitos Legais Critérios Internos Viabilidade Econômica Anseios das Partes   Envolvidas Viabilidade Tecnológica Definição dos Objetivos e Metas Caracterização dos Programas de Gestão Ambiental Política Ambiental
A Gestão Ambiental trabalha... DESAFIOS Adequação das áreas Conscientização de docentes, funcionários e alunos Alocação de recursos Identificação, atendimento e monitoramento  do cumprimento da legislação
SGA
ATIVIDADES PARA DISCUSSÃO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

More Related Content

What's hot

Sistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambientalSistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambientalJose Rafael Lopes
 
gestão ambiental empresarial
gestão ambiental empresarialgestão ambiental empresarial
gestão ambiental empresarialCarolina Moura
 
Gestão Ambiental
Gestão AmbientalGestão Ambiental
Gestão Ambientalguestfcc10a
 
Gestão ambiental empresarial
Gestão ambiental empresarialGestão ambiental empresarial
Gestão ambiental empresarialAlexandre Miranda
 
Datasul HCM processo gestao ambiental
Datasul HCM processo gestao ambientalDatasul HCM processo gestao ambiental
Datasul HCM processo gestao ambientalVinicius Saraiva
 
Aula 7 gestão ambiental empresarial
Aula 7   gestão ambiental empresarialAula 7   gestão ambiental empresarial
Aula 7 gestão ambiental empresarialAlex Santiago Nina
 
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2Carina Marciela Mews
 
Aula 02 sistemas de gestão ambiental
Aula 02   sistemas de gestão ambientalAula 02   sistemas de gestão ambiental
Aula 02 sistemas de gestão ambientalLuiz Anselmo Tourinho
 
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...Maira Teixeira
 
Gestão ambiental e administração
Gestão ambiental e administraçãoGestão ambiental e administração
Gestão ambiental e administraçãoe-Tec
 
ISO 14000 Apresentação Dos Requisitos
ISO 14000 Apresentação Dos RequisitosISO 14000 Apresentação Dos Requisitos
ISO 14000 Apresentação Dos RequisitosRogério Souza
 
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - Sustentabilidade
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - SustentabilidadeEngenharia de Produção - Gestão ambiental - Sustentabilidade
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - SustentabilidadeFernando Alves
 

What's hot (20)

Sistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambientalSistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambiental
 
Gestao ambiental na_chesf
Gestao ambiental na_chesfGestao ambiental na_chesf
Gestao ambiental na_chesf
 
Gestão ambiental apresentação
Gestão ambiental apresentaçãoGestão ambiental apresentação
Gestão ambiental apresentação
 
gestão ambiental empresarial
gestão ambiental empresarialgestão ambiental empresarial
gestão ambiental empresarial
 
Gestão Ambiental
Gestão AmbientalGestão Ambiental
Gestão Ambiental
 
Gestão Ambiental
Gestão Ambiental Gestão Ambiental
Gestão Ambiental
 
Sga iso 14000
Sga iso 14000Sga iso 14000
Sga iso 14000
 
Gestão ambiental empresarial
Gestão ambiental empresarialGestão ambiental empresarial
Gestão ambiental empresarial
 
Datasul HCM processo gestao ambiental
Datasul HCM processo gestao ambientalDatasul HCM processo gestao ambiental
Datasul HCM processo gestao ambiental
 
Aula 7 gestão ambiental empresarial
Aula 7   gestão ambiental empresarialAula 7   gestão ambiental empresarial
Aula 7 gestão ambiental empresarial
 
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2
Aula 5 fundamentos de gestão e ambiental 06.09 2
 
Aula 02 sistemas de gestão ambiental
Aula 02   sistemas de gestão ambientalAula 02   sistemas de gestão ambiental
Aula 02 sistemas de gestão ambiental
 
Trabalho da aline
Trabalho da alineTrabalho da aline
Trabalho da aline
 
Gestão ambiental
Gestão ambientalGestão ambiental
Gestão ambiental
 
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...
Importância da Integração da Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabal...
 
Gestão ambiental e administração
Gestão ambiental e administraçãoGestão ambiental e administração
Gestão ambiental e administração
 
GESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTALGESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTAL
 
ISO 14000 Apresentação Dos Requisitos
ISO 14000 Apresentação Dos RequisitosISO 14000 Apresentação Dos Requisitos
ISO 14000 Apresentação Dos Requisitos
 
Iso14000
Iso14000Iso14000
Iso14000
 
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - Sustentabilidade
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - SustentabilidadeEngenharia de Produção - Gestão ambiental - Sustentabilidade
Engenharia de Produção - Gestão ambiental - Sustentabilidade
 

Viewers also liked

Comunicado de prensa superindustria sanciones cartelizacion azucar
Comunicado de prensa superindustria   sanciones cartelizacion azucarComunicado de prensa superindustria   sanciones cartelizacion azucar
Comunicado de prensa superindustria sanciones cartelizacion azucarHans Lamprea
 
Sewa wifi portable jepang
Sewa wifi portable jepangSewa wifi portable jepang
Sewa wifi portable jepangfica budiawan
 
Adaptaciones Curriculares
Adaptaciones CurricularesAdaptaciones Curriculares
Adaptaciones Curricularesediaz1106
 
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcăn
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcănPhố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcăn
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcănngoisaonho3124
 
Utplassering ved Frydenlund Barneskole
Utplassering ved Frydenlund BarneskoleUtplassering ved Frydenlund Barneskole
Utplassering ved Frydenlund BarneskoleJoachim Pedersen
 
European country project
European country projectEuropean country project
European country projectwoodward15
 
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)Phorest Salon Software
 
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report Neelum Jhelum Hydropower Internship Report
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report muhammad khurram
 
La integración de las tics en el aula
La integración de las tics en el aulaLa integración de las tics en el aula
La integración de las tics en el aulaIrenehurbla
 
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville Durable
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville DurableEducation : La Ville Intelligente au service de la Ville Durable
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville DurableIsam Shahrour
 

Viewers also liked (14)

Comunicado de prensa superindustria sanciones cartelizacion azucar
Comunicado de prensa superindustria   sanciones cartelizacion azucarComunicado de prensa superindustria   sanciones cartelizacion azucar
Comunicado de prensa superindustria sanciones cartelizacion azucar
 
Sewa wifi portable jepang
Sewa wifi portable jepangSewa wifi portable jepang
Sewa wifi portable jepang
 
Adaptaciones Curriculares
Adaptaciones CurricularesAdaptaciones Curriculares
Adaptaciones Curriculares
 
تصميم المدونات
تصميم المدوناتتصميم المدونات
تصميم المدونات
 
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcăn
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcănPhố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcăn
Phố đông căn hộ quận 9 giá rẻ chỉ từ 653 trcăn
 
Docsvision softprom
Docsvision  softpromDocsvision  softprom
Docsvision softprom
 
Utplassering ved Frydenlund Barneskole
Utplassering ved Frydenlund BarneskoleUtplassering ved Frydenlund Barneskole
Utplassering ved Frydenlund Barneskole
 
DECA
DECADECA
DECA
 
European country project
European country projectEuropean country project
European country project
 
20090608_中華大學 資工系 系友返校座談會
20090608_中華大學 資工系 系友返校座談會20090608_中華大學 資工系 系友返校座談會
20090608_中華大學 資工系 系友返校座談會
 
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)
The Ultimate List Of Good, Bad & Absurd Salon Names (Updated)
 
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report Neelum Jhelum Hydropower Internship Report
Neelum Jhelum Hydropower Internship Report
 
La integración de las tics en el aula
La integración de las tics en el aulaLa integración de las tics en el aula
La integración de las tics en el aula
 
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville Durable
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville DurableEducation : La Ville Intelligente au service de la Ville Durable
Education : La Ville Intelligente au service de la Ville Durable
 

Similar to SGA Gestão Ambiental Empresarial

Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptx
Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptxGestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptx
Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptxJlioDobicz
 
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambiental
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambientalGuia prtico de_planejamento_e_gestor_ambiental
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambientalRhafael Evangelista Leite
 
Gestor do Sistema Ambiental - Curso online
Gestor do Sistema Ambiental - Curso onlineGestor do Sistema Ambiental - Curso online
Gestor do Sistema Ambiental - Curso onlineGAC CURSOS ONLINE
 
Gestão de Sustentabilidade - Curso online
Gestão de Sustentabilidade - Curso onlineGestão de Sustentabilidade - Curso online
Gestão de Sustentabilidade - Curso onlineGAC CURSOS ONLINE
 
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdf
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdfAPRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdf
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdfJAQUELINE BARRETO
 
Apresentação do Alexandre - Gestão Ambiental
Apresentação do Alexandre - Gestão AmbientalApresentação do Alexandre - Gestão Ambiental
Apresentação do Alexandre - Gestão AmbientalFábio Luz
 
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e Supermercados
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e SupermercadosGestão de Varejo Ambiental no Varejo e Supermercados
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e SupermercadosAlain Winandy
 
Palestra Sustentabilidade Aracruz
Palestra Sustentabilidade AracruzPalestra Sustentabilidade Aracruz
Palestra Sustentabilidade AracruzOcappuccino.com
 

Similar to SGA Gestão Ambiental Empresarial (20)

Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptx
Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptxGestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptx
Gestao-Ambiental-2014_Sistema-de-Gestao-Ambiental-SGA.pptx
 
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambiental
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambientalGuia prtico de_planejamento_e_gestor_ambiental
Guia prtico de_planejamento_e_gestor_ambiental
 
Gestor Sistema Ambiental
Gestor Sistema AmbientalGestor Sistema Ambiental
Gestor Sistema Ambiental
 
Gestor do Sistema Ambiental - Curso online
Gestor do Sistema Ambiental - Curso onlineGestor do Sistema Ambiental - Curso online
Gestor do Sistema Ambiental - Curso online
 
Gestão de Sustentabilidade - Curso online
Gestão de Sustentabilidade - Curso onlineGestão de Sustentabilidade - Curso online
Gestão de Sustentabilidade - Curso online
 
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdf
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdfAPRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdf
APRESENTAÇÃO DA 14001 2015 rev.pdf
 
SGA 14001
SGA 14001SGA 14001
SGA 14001
 
S gambiental
S gambientalS gambiental
S gambiental
 
Aproducao
AproducaoAproducao
Aproducao
 
Apresentação do Alexandre - Gestão Ambiental
Apresentação do Alexandre - Gestão AmbientalApresentação do Alexandre - Gestão Ambiental
Apresentação do Alexandre - Gestão Ambiental
 
Sistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambientalSistema de gestão ambiental
Sistema de gestão ambiental
 
ISO 14001:2015
ISO 14001:2015ISO 14001:2015
ISO 14001:2015
 
Iso14001 100926141546-phpapp02 (1)
Iso14001 100926141546-phpapp02 (1)Iso14001 100926141546-phpapp02 (1)
Iso14001 100926141546-phpapp02 (1)
 
Iso14001 100926141546-phpapp02
Iso14001 100926141546-phpapp02Iso14001 100926141546-phpapp02
Iso14001 100926141546-phpapp02
 
Aula iso 14000
Aula  iso 14000Aula  iso 14000
Aula iso 14000
 
Manual de indicadores ambientais firjan
Manual de indicadores ambientais firjanManual de indicadores ambientais firjan
Manual de indicadores ambientais firjan
 
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e Supermercados
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e SupermercadosGestão de Varejo Ambiental no Varejo e Supermercados
Gestão de Varejo Ambiental no Varejo e Supermercados
 
Meio ambiente
Meio ambienteMeio ambiente
Meio ambiente
 
Palestra Sustentabilidade Aracruz
Palestra Sustentabilidade AracruzPalestra Sustentabilidade Aracruz
Palestra Sustentabilidade Aracruz
 
Iso14001
Iso14001Iso14001
Iso14001
 

Recently uploaded

Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 

Recently uploaded (20)

Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 

SGA Gestão Ambiental Empresarial

  • 1. PROF. PUEBLO PEÇANHA 2010 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA
  • 2. O que é Gestão Ambiental         “ Constituição Federal - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
  • 3.
  • 4. Gestão Ambiental? Resultados ambientais? Desenvolvimento sustentável?
  • 5. DEFINIÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL é um conjunto de atividades administrativas operacionais inter-relacionadas para abordar os problemas ambientais atuais ou para evitar o seu surgimento (Barbieri, J. C. – 2004). Objetivos Ações ambientais pontuais, casuais, isolados e/ou episódicas, sem qualquer planejamento ou integração entre os diversos eventos não pode ser considerado um sistema de gestão ambiental.  Atender a conformidade das leis (locais, regionais, nacionais, e internacionais).  Definir políticas e procedimentos para alcançar a qualidade ambiental desejada.  Identificar e administrar os riscos ambientais.  Definir as metodologias, o nível de recursos e de pessoal, adequado para atender aos riscos e metas ambientais propostas.
  • 6. CONCEITUAÇÃO DO SGA O sistema de Gestão Ambiental é composto de diferentes ações administrativas e operacionais, que atuam de forma integrada, realizadas por um empreendimento para gerir (controlar, acompanhar e prevenir problemas ambientais) decorrentes da sua atuação. Estrutura de um SGA a . Formulação de diretrizes conceituais: Diagnóstico b . Definição de objetivos operacionais: Diagnóstico c . Planejamento de ação: Planejamento d . Coordenação e execução das atividades: Execução e . Avaliação dos resultados: Avaliação f . Realimentar o processo: Aperfeiçoamento
  • 7. O termo gestão ambiental é bastante abrangente. Ele é frequentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais. Gestão Ambiental
  • 8. A gestão ambiental empresarial está voltada para organizações , ou seja, companhias , corporações , firmas , empresas ou instituições e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
  • 9. [Norma ISO 14001] GESTÃO AMBIENTAL RESULTADOS AMBIENTAIS
  • 10. Objetivos e Finalidades da Gestão Ambiental             O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.
  • 11.
  • 12. A Gestão Ambiental desenvolve projetos para prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das águas e a deterioração das matas e do solo. Planeja o crescimento de cidades e a ocupação de terrenos. Participa, também, de programas de reciclagem de materiais e de educação ambiental.
  • 13. No setor privado implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, empregando métodos e técnicas não poluentes, trata efluentes e dejetos industriais e controla a adoção de normas de proteção ambiental e de tecnologias limpas.
  • 14. RESULTADOS AMBIENTAIS SOBREVIVÊNCIA Direito legítimo das gerações futuras. Desenvolvimento Sustentável É parte de um todo maior. Série ISO 14000 NORMA ISO 14001 FERRAMENTAS É parte de um todo maior. Gestão Ambiental IMPACTOS AMBIENTAIS ESTRATÉGIA
  • 15. Em áreas já degradadas, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e tratamento de lixo e busca soluções para drenar as águas das chuvas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.
  • 16. IMPACTOS AMBIENTAIS Ganhos econômicos e ambientais CONVERGÊNCIA DIVERGÊNCIA OU Investimentos financeiros e ganhos ambientais GESTÃO AMBIENTAL / RESULTADOS AMBIENTAIS
  • 17. GESTÃO AMBIENTAL ISO/TC 207 SC 1 - Sistemas de Gestão Ambiental: ISO 14001 e 14004; SC 2 - Auditoria Ambiental: ISO 14015 e ISO 19011; SC 3 - Rotulagem Ambiental: Série ISO 14020; SC 4 - Avaliação de Desempenho Ambiental: ISO 14031; SC 5 - Avaliação de Ciclo de Vida: Série ISO 14040; SC 6 - Termos e Definições: Série ISO 14050; WG 3 - Projeto para o Ambiente (Ecodesign): ISO TR 14062; WG 4 - Comunicação Ambiental: ISO 14063; WG 5 - Mudanças Climáticas: ISO 14064. “ Meet the Whole Family”, www.iso.ch/iso/em/prods-services/otherpubs/Qualitymanagement.html
  • 18.
  • 19.
  • 20. NBR ISO 14001 1999 100 certificados pela ISO 14001 2003 1000 certificados pela ISO 14001 2005 2000 certificados pela ISO 14001
  • 21. INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO Governança Corporativa Responsabilidade Social Qualidade ISO 9001 Segurança Meio ambiente OHSAS/8001 ISO 14001 TENDÊNCIA
  • 22. Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental             Os fundamentos, ou seja, a base de razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental, são vários. Podem ser desde procedimentos obrigatórios de atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.
  • 23. Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental             A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se aí a adoção de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inúmeras razões que justificam a sua adoção. Os fundamentos predominantes podem variar de uma organização para outra. No entanto, eles podem ser resumidos nos seguintes básicos:
  • 24.
  • 25. Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa   Por danos e efeitos ambientais possíveis de ocorrerem durante o ciclo de vida do produto compreendem-se todos os impactos sobre o meio ambiente, inclusive a saúde humana, decorrentes da obtenção e transporte de matérias-primas, da transformação, ou seja, a produção propriamente dita, da distribuição e comercialização, do uso dos produtos, da assistência técnica e destinação final dos bens.
  • 26. Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa   Devemos salientar que a empresa é a única responsável pela adoção de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e por uma política ambiental. Só após sua adoção, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configuração de “sagrados”. Portanto, ninguém é obrigado a adotar um SGA e/ou Política Ambiental; depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob pena da organização cair num tremendo descrédito no que se refere às questões ambientais.
  • 27. Finalidades da Gestão Ambiental e Empresarial              · Orientar consumidores quanto à compatibilidade ambiental dos processos produtivos e dos seus produtos ou serviços; · Subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque para a conservação e a preservação da natureza; · Servir de material informativo a acionistas, fornecedores e consumidores para demonstrar o desempenho empresarial na área ambiental; · Orientar novos investimentos privilegiando setores com oportunidades em áreas correlatas; · Subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação ambiental nos moldes da série de normas ISO 14.000; · Subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental de produtos. 
  • 28. O que diz a NBR-ISO 14.004 Princípios e elementos de um SGA Comprometimento e política - é recomendado que uma organização defina sua política ambiental e assegure o comprometimento com o seu SGA. Planejamento   É recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental.
  • 29. O que diz a NBR-ISO 14.004 Implementação Para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais. Medição e avaliação É recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental. Análise crítica e melhoria   É recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.
  • 30. ESTUDO DE IMPACTO ECOLÓGICO
  • 31. ATIVIDADE HUMANA ECOSSISTEMA IMPACTOS influência AÇÃO ALTERNATIVAS AVALIAR IDENTIFICAR MENSURAR PREVER MEDIDAS COMPENSATÓRIAS MEDIDAS MITIGADORAS interfere reação ANALISAR
  • 32. Instrumentos Básicos do SGA  Licenciamento Ambiental  Relatório Ambiental Preliminar – RAP  Termo de Referência – TR  Estudo de Impacto Ambiental – EIA  Relatório de Impacto Ambiental – RIMA  Auditoria Ambiental  Análise Preliminar de Perigos – APP  Análise de Risco Ambiental  Monitoramento Ambiental  Gestão de Produtos Perigosos  Legislação Ambiental  Descomissionamento Ambiental  Educação Ambiental  Marketing Ambiental  Relatório de Controle Ambiental  Plano de Controle Ambiental – PCA  Audiência Pública (Consulta Pública)
  • 33. Estrutura de Responsabilidade A norma ISO 14.001 estabelece que as funções, responsabilidades e autoridades devem estar definidos visando a gestão ambiental eficaz. Tabela 3.3 – Exemplos de Responsabilidades Ambientais. RESPONSABILIDADE EXECUTOR Definir a orientação geral Presidente, Executivo principal, Diretoria Desenvolver a política ambiental Presidente, Executivo principal, Gerente de Meio Ambiente Desenvolver objetivos, metas e programas ambientais Gerentes Envolvidos Acompanhar o desempenho global da SGA Gerente de Meio Ambiente Assegurar o cumprimento dos regulamentos Gerente Geral da Operação Promover a contínua melhoria Todos os Gerentes Identificar anseios dos clientes e promover a comunicação Pessoal de Vendas e Marketing Identificar anseios dos fornecedores Pessoal de Compras e Contratação Desenvolver e acompanhar orçamentos para a questão ambiental Gerentes Financeiros e Contábeis Promover a capacitação técnica e operacional dos empregados Gerente de RH Desenvolver novos equipamentos e metodologia ambientalmente adequadas Pessoal de Pesquisa Promover a produção de materiais ambientalmente corretos Gerente de Produção
  • 34. O planejamento de implantação de um SGA segundo a ISO 14.000 tem as seguintes etapas: Aspectos Ambientais Avaliação de Impactos Requisitos Legais Critérios Internos Viabilidade Econômica Anseios das Partes Envolvidas Viabilidade Tecnológica Definição dos Objetivos e Metas Caracterização dos Programas de Gestão Ambiental Política Ambiental
  • 35. A Gestão Ambiental trabalha... DESAFIOS Adequação das áreas Conscientização de docentes, funcionários e alunos Alocação de recursos Identificação, atendimento e monitoramento do cumprimento da legislação
  • 36. SGA
  • 37.