Escuteiros

3,521 views
3,247 views

Published on

Published in: Education, Technology, Spiritual
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,521
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
72
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Escuteiros

  1. 1. Os escuteiros… O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos. baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.
  2. 2. Bandeira do CNE…
  3. 3. Ser lobito… Quando entras nos lobitos, experimentas tudo novo, aprendes, brincas e ris com tudo o que se faz… Onde te vão chamando: Pata-Tenra Lobo Valente Lobo Cortês Lobo Amigo No fim, quando já fores maior e souberes tudo o que um lobo deve saber, vais passar para outro grupo, onde vais aprender ainda mais! É a tua passagem para os Exploradores!
  4. 4. Oração do lobito…Divino Menino Jesus,nós Vos oferecemos inteiramente o nosso coração.Enchei-o das Vossas virtudese ensinai-nos a imitar-vos.Nós queremos seguir o Vosso exemplo,com toda a nossa boa vontade,para assim, com a ajuda de Maria,nossa doce Mãe,crescermos em graça e em idade.Ámen.
  5. 5. O meu lenço….
  6. 6. Leis… O Lobito escuta «Aquelá» O Lobito não se escuta a si próprio
  7. 7. Máximas… O Lobito pensa primeiro no seu semelhante O Lobito sabe ver e ouvir O Lobito é asseado O Lobito é alegre O Lobito é verdadeiro
  8. 8. Ser explorador… O Imaginário da segunda Secção é o Explorador, que parte à descoberta do des-conhecido. A «des-coberta do desconhecido» tem como grande objectivo proporcionar uma des-coberta de si próprio e dos outros no «caminho a percorrer», que conduza à descoberta do amor de Deus.
  9. 9. Oração…Oração do EscutaSenhor JesusEnsinai-me a ser generoso,A servir-vos como Vós o mereceis,A dar-me sem medida,A combater sem cuidar das feridas,A trabalhar sem procurar descanso,A gastar-me sem esperar outra recompensa,Senão saber que faço a Vossa vontade santa,Ámen.
  10. 10. O meu lenço…
  11. 11. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  12. 12. Ser pioneiro… A Mística proposta para Pioneiros/Ma-rinheiros resume-se na frase: A Igreja em Construção. O Pioneiro/Marinheiro descobre que ser membro de Cristo faz dele artífice da Nova Humanidade. Descobre ainda que é parte de um todo mais vasto e que, no respeito absoluto pela sua individualida-de, ele é membro da Igreja, Corpo Místico de Cristo.
  13. 13. Oração…Senhor JesusEnsinai-me a ser generoso,A servir-vos como Vós o mereceis,A dar-me sem medida,A combater sem cuidar das feridas,A trabalhar sem procurar descanso,A gastar-me sem esperar outra recompensa,Senão saber que faço a Vossa vontadesanta,Ámen
  14. 14. O meu lenço…
  15. 15. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  16. 16. Ser caminheiro… A Mística dos Caminheiros e Compa-nheiros consiste na busca da vida plena em Cristo, o mesmo é dizer, a vida no Ho-mem Novo. A descoberta dos dons de Deus, com a progressiva aceitação da Aliança que ele oferece ao Homem, permite encontrar um novo projecto de vida: a construção da Igreja dá Corpo a esse projecto, e a vida vivida com critérios cristãos, assumida com valores cris-tãos e alimentada em Cristo, exprime a vida desse mesmo Corpo. É esse o resumo do itinerário espiritual propos-to pelo conjunto das quatro etapas se-quenciais das secções.
  17. 17. Oração…Senhor Jesus,Que Vos apresentastes aos homensComo um caminho vivo,Irradiando a claridade que vem do alto,Dignai-Vos ser o meu Guia e Companheiro,Nos caminhos da vida,Como um dia o Fostes no caminho de Emaús;Iluminai-me com o Vosso Espírito,A fim de saber descobrirO caminho do Vosso melhor serviço;E que, alimentado com a Eucaristia,Verdadeiro Pão de todos os Caminheiros,Apesar das fadigas e das contradições da jornada,Eu possa caminhar alegremente convosco,Em direcção ao Pai e aos irmãos.Ámen.
  18. 18. O meu lenço…
  19. 19. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  20. 20. Somos todos esta comunidade!

×