Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Escuteiros

5,823 views

Published on

Published in: Education, Technology, Spiritual
  • Be the first to comment

Escuteiros

  1. 1. Os escuteiros… O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos. baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.
  2. 2. Bandeira do CNE…
  3. 3. Ser lobito… Quando entras nos lobitos, experimentas tudo novo, aprendes, brincas e ris com tudo o que se faz… Onde te vão chamando: Pata-Tenra Lobo Valente Lobo Cortês Lobo Amigo No fim, quando já fores maior e souberes tudo o que um lobo deve saber, vais passar para outro grupo, onde vais aprender ainda mais! É a tua passagem para os Exploradores!
  4. 4. Oração do lobito…Divino Menino Jesus,nós Vos oferecemos inteiramente o nosso coração.Enchei-o das Vossas virtudese ensinai-nos a imitar-vos.Nós queremos seguir o Vosso exemplo,com toda a nossa boa vontade,para assim, com a ajuda de Maria,nossa doce Mãe,crescermos em graça e em idade.Ámen.
  5. 5. O meu lenço….
  6. 6. Leis… O Lobito escuta «Aquelá» O Lobito não se escuta a si próprio
  7. 7. Máximas… O Lobito pensa primeiro no seu semelhante O Lobito sabe ver e ouvir O Lobito é asseado O Lobito é alegre O Lobito é verdadeiro
  8. 8. Ser explorador… O Imaginário da segunda Secção é o Explorador, que parte à descoberta do des-conhecido. A «des-coberta do desconhecido» tem como grande objectivo proporcionar uma des-coberta de si próprio e dos outros no «caminho a percorrer», que conduza à descoberta do amor de Deus.
  9. 9. Oração…Oração do EscutaSenhor JesusEnsinai-me a ser generoso,A servir-vos como Vós o mereceis,A dar-me sem medida,A combater sem cuidar das feridas,A trabalhar sem procurar descanso,A gastar-me sem esperar outra recompensa,Senão saber que faço a Vossa vontade santa,Ámen.
  10. 10. O meu lenço…
  11. 11. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  12. 12. Ser pioneiro… A Mística proposta para Pioneiros/Ma-rinheiros resume-se na frase: A Igreja em Construção. O Pioneiro/Marinheiro descobre que ser membro de Cristo faz dele artífice da Nova Humanidade. Descobre ainda que é parte de um todo mais vasto e que, no respeito absoluto pela sua individualida-de, ele é membro da Igreja, Corpo Místico de Cristo.
  13. 13. Oração…Senhor JesusEnsinai-me a ser generoso,A servir-vos como Vós o mereceis,A dar-me sem medida,A combater sem cuidar das feridas,A trabalhar sem procurar descanso,A gastar-me sem esperar outra recompensa,Senão saber que faço a Vossa vontadesanta,Ámen
  14. 14. O meu lenço…
  15. 15. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  16. 16. Ser caminheiro… A Mística dos Caminheiros e Compa-nheiros consiste na busca da vida plena em Cristo, o mesmo é dizer, a vida no Ho-mem Novo. A descoberta dos dons de Deus, com a progressiva aceitação da Aliança que ele oferece ao Homem, permite encontrar um novo projecto de vida: a construção da Igreja dá Corpo a esse projecto, e a vida vivida com critérios cristãos, assumida com valores cris-tãos e alimentada em Cristo, exprime a vida desse mesmo Corpo. É esse o resumo do itinerário espiritual propos-to pelo conjunto das quatro etapas se-quenciais das secções.
  17. 17. Oração…Senhor Jesus,Que Vos apresentastes aos homensComo um caminho vivo,Irradiando a claridade que vem do alto,Dignai-Vos ser o meu Guia e Companheiro,Nos caminhos da vida,Como um dia o Fostes no caminho de Emaús;Iluminai-me com o Vosso Espírito,A fim de saber descobrirO caminho do Vosso melhor serviço;E que, alimentado com a Eucaristia,Verdadeiro Pão de todos os Caminheiros,Apesar das fadigas e das contradições da jornada,Eu possa caminhar alegremente convosco,Em direcção ao Pai e aos irmãos.Ámen.
  18. 18. O meu lenço…
  19. 19. Leis…1- A Honra do Escuta inspira confiança.2- O Escuta é Leal.3- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.4- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.5- O Escuta é delicado e respeitador.6- O Escuta protege as plantas e os animais.7- O Escuta é obediente.8- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.9- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.10- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
  20. 20. Somos todos esta comunidade!

×