Flinder street station

0 views
487 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
0
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Flinder street station

  1. 1. Flinders Street Station Zaha Hadid Architects ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS
  2. 2. Ficha Técnica do Projeto - Local: Melbourne, Victória - Austrália - Proposta de Projeto: 2013 - Arquitetura: Zaha Hadid Architects, BVN Architecture Colaboradores: Arquiteto Paisagista: Max Gross Planejador de Custo: Davis Langdon Engenheiro estrutural: Bollinger Grohmann + Felicetti Estrutura Concourse, Civil, Planejamento, Tráfego: Hyder Serviços, Esd, Engenharia de Incêndio, Acústica, Vibração: WSP Patrimônio: Andronas Conservation Architects Urbanista: Contour Estratégia de Varejo: Saunders global Consultor de Desenvolvimento: CBRE ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station
  3. 3. ZAHA HADID • Nascida em Bagdá em 1950, Zaha Hadid é uma arquiteta considerada Desconstrutivista, renomada e vencedora de competições internacionais. • Grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual, mas seus projetos consumados são de extrema qualidade e inovação, o desconstrutivismo que a caracteriza se estende para além da materialidade dos projetos, ela desconstrói a arquitetura para reconstruí-la. A não linearidade é marca de seus projetos que refletem as complexidades e dinamismos da vida contemporânea.
  4. 4. • Recentemente anunciado como um dos trabalhos finalistas do People's Choice Award, concurso organizado pela Major Projects Victoria, este projeto para a Estação Flinders Street entrelaça a história da estação com uma nova forma potente para criar um novo espaço público para o futuro. Projetado por Zaha Hadid Architects + BVN Architecture, seu conceito resolve os desafios funcionais enquanto celebra a experiência de viajar. • A proposta cria um novo lugar que encarna a urbanidade de Melbourne, com suas peculiaridades, caráter e patrimônio. Ela é projetada em torno de um novo espaço público que atravessa o local, conectando a um revigorado passeio público Rio Yarra.
  5. 5. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station
  6. 6. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station A proposta da revitalização da Estação Flinders Street inclui: - Uma Praça Central - Acesso a partir da Ponte sobre o Rio Yarra até a Nova Praça - Novos espaços públicos - A restauração e reutilização adaptativa do Prédio da Administração da Atual estação - O retorno da administração ferroviária - Novos espaços de escritórios, um hotel boutique e destino de varejo - Novo espaço de eventos com vista para o Rio Yarra - Reconstrução da margem norte - Realinhamento de William Street para melhorar o fluxo de tráfego e criar um pátio para o Museu da Imigração.
  7. 7. MELBOURNE, VICTÓRIA - AUSTRÁLIA • Melbourne é a capital e a maior cidade do estado de Victória, na Austrália. É a segunda maior região metropolitana do país e está localizada na costa sul australiana. É um grande centro industrial, possuindo indústrias de construção naval, de maquinaria agrícola, têxtil e de objetos elétricos, comercial, exportando algodão e bens agrícolas e agroindustriais e de transportes, a cidade é um dos principais polos econômicos do país. Há cerca de 62 mil habitantes na cidade propriamente dita e mais de 4 milhões de habitantes na sua região metropolitana. • Foi fundada em 1835 e foi a capital da federação entre 1901 e 1927. A cidade recebe anualmente mais de um milhão de turistas estrangeiros e mais de 7 milhões de australianos, sendo um dos principais destinos turísticos do país. Existem vários pontos de interesse, como as Torres Rialto, e a Torre Eureka, para além de vários parques, museus, entre outras atrações. • Melbourne localiza-se no sudeste da Austrália. A cidade é atravessada pelo Rio Yarra, situando-se junto a Port Phillip. Melbourne é uma cidade australiana típica, com baixa densidade demográfica na sua área metropolitana. Tem vários parques e jardins, muitos dos quais junto ao centro da cidade.
  8. 8. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS LOCALIZAÇÃOLOCALIZAÇÃO MELBOURNE, VICTÓRIA - AUSTRÁLIA Flinders Street Station
  9. 9. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS LOCALIZAÇÃO MELBOURNE, VICTÓRIA - AUSTRÁLIA Flinders Street Station
  10. 10. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS LOCALIZAÇÃO MELBOURNE, VICTÓRIA - AUSTRÁLIA Flinders Street Station
  11. 11. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station SITUAÇÃO ATUAL
  12. 12. • A Estação Flinders Street é uma instituição de Melbourne. A memória de sua fachada, de seus relógios e atividade encontra-se profundamente na psique da cidade. O sistema realiza a ideia original de 1900 de uma grande estação, restaurando o edifício existente e garantindo a fachada sul do Edifício da Administração seja visível. Este conceito também tem um novo espaço da galeria no saguão entre o Edifício Administrativo e a área de circulação e confluência.
  13. 13. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station SITUAÇÃO ATUAL
  14. 14. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station IMPLANTAÇÃO
  15. 15. • Um novo anfiteatro e pontão para performances estão localizados no rio, no meio do local. Vias para bicicletas e percursos de pedestres foram redefinidas ao longo da margem do rio para criar uma separação clara e segura. A circulação através do local agora é pública. • As paradas do bonde elétrico (Tram) em Swanston Street são realocadas para melhorar a conectividade com a Federation Square. A combinação destes dois espaços públicos significativos em toda a zona comum de Swanston Street estabelece um novo evento / espaço público para a cidade.
  16. 16. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO OESTE
  17. 17. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO LESTE
  18. 18. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO NORTE
  19. 19. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO SUL
  20. 20. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO SUL 11 CORTE 1
  21. 21. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO SUL 23 23 CORTE 2 CORTE 3
  22. 22. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO SUL 4 4 CORTE 4
  23. 23. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ELEVAÇÃO SUL 5 5 CORTE 6 CORTE 5 6 6
  24. 24. • A função de transporte é melhorada por uma adequação muito bem feita no acesso para a estação, fornecendo acesso sem passagem pela estação. O endereço da estação é melhorada através do aumento da permeabilidade através do Prédio da Administração. Um novo túnel de pedestres corre sob todas as plataformas, conectando-os ao Melbourne Metro Rail Tunnel para criar uma confluência na estação bastante segura, aberta, com boa visibilidade, linhas de visão e orientação espacial. • A praça atravessa o local, que liga a cidade com Southbank pela Sandridge Bridge. Melhores ligações são criadas através de escadas, rampas, escadas rolantes e elevadores.
  25. 25. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ACESSOS E CONEXÕES
  26. 26. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station ACESSOS A PLATAFORMA
  27. 27. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station EDIFICAÇÃO INALTERADA
  28. 28. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station SETORIZAÇÃO Hotel e Escritórios Comércio Acesso as Plataformas
  29. 29. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station FACHADA OESTE
  30. 30. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station FACHADA LESTE
  31. 31. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station FACHADA SUL
  32. 32. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station FACHADA NORTE
  33. 33. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Flinders Street Station

×