CURSO DE MERGULHO BÁSICO - SCUBA DIVER NAUI

  • 1,032 views
Uploaded on

Apresentação do Curso de Mergulho Básico para iniciantes oferecido pela Jornada Sub Jundiaí - Escola Pro Platinum da certificadora Internacional NAUI

Apresentação do Curso de Mergulho Básico para iniciantes oferecido pela Jornada Sub Jundiaí - Escola Pro Platinum da certificadora Internacional NAUI

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,032
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
28
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O Mergulho O mergulho é uma atividade fascinante e mesmo quem nunca mergulhou, sente prazer somente em ver as imagens subaquáticas... Imediatamente vem a vontade de ver e sentir pessoalmente o ambiente marinho e se deparar também com várias emoções: curiosidade, ansiedade, dúvidas e medos. Estes sentimentos são comuns a quase todos que querem aprender a mergulhar. Embora muitas vezes o mergulho seja associado a atividades radicais, ele é na realidade uma atividade extremamente calma, relaxante e contemplativa.
  • 2. O Mergulho Por este motivo, o mergulho é uma atividade única, pois proporciona uma experiência tridimensional e torna o ambiente subaquático acessível para interagirmos. Por não ser competitivo, permite que pessoas de tipos físicos, idade e sexo diferentes, consigam praticá-lo sem diferença de performance.
  • 3. O Mergulho
  • 4. Agências Certificadoras A atividade de mergulho é a única dentre as atividades outdoor que é auto-regulamentada, com padronização dos métodos de treinamento, de controle e formação de instrutores. Para tanto, existe as agências certificadoras de mergulho, que treinam os instrutores que por sua vez formam os mergulhadores conforme o padrão desta determinada agência. Ao passar por um treinamento com sucesso o aluno recebe uma credencial, espécie de “habilitação” para mergulhar que é solicitada pela operadora de mergulho toda vez que for mergulhar.
  • 5. Agências Certificadoras Algumas agências tem reconhecimento internacional, ou seja, são aceitas em operadoras de qualquer lugar do mundo. A Jornada Sub é Dive Center NAUI Pro Platinum, e credencia desde o nível básico até instrutor e em todas as especialidades do mergulho recreativo e técnico.
  • 6. Riscos Como todo esporte de aventura, o mergulhos tem riscos associados à sua prática. Em um bom curso deve ser esclarecido aos alunos quais são estes riscos, bem como evitálos. O mergulho é uma das atividades mais amplamente estudadas e tem sido continuamente aperfeiçoado, tanto no aspecto técnico como no desenvolvimento de equipamentos para sua prática. O mergulho é um atividade planejada de maneira que os riscos são minimizados ao máximo através do seguimento de procedimentos claros e simples. Desde que o praticante tenha boas condições de saúde (atestado por um médico) e cumpra as orientações de seu treinamento, observando rigorosamente as regras e mergulhando dentro dos limites de seu treinamento, o risco é mínimo.
  • 7. A escolha do curso Embora basicamente o padrão dos cursos seja muito parecido entre as agências internacionais, há diferenças importantes que diferenciam uma da outra. Ao escolher um curso de mergulho, que deve ser dado por um instrutor formado, leve em conta seu treinamento e experiência. O instrutor deverá estar presente em tempo integral em todas as etapas do curso: teoria, prática em águas confinadas e na prova de mar.
  • 8.  O Dive Master e/ou Assistente de mergulho, devem auxiliar o instrutor, principalmente se houver muitos alunos na turma. Procure conhecer o conteúdo de todas as aulas e a etapa em águas abertas (prova de mar) deve ser feita após o aluno estar apto pelo treinamento nas águas confinadas (piscina). As aulas teóricas e de piscina NAUI duram pelo menos 16h – 2 dias inteiros e a prova de mar deve englobar no mínimo 4 mergulhos em pelo menos 2 dias, ou seja, um curso básico não deve ser cumprido em menos de 4 dias de treinamento. Um aluno de curso básico NUNCA fica sozinho embaixo d’água. Exercícios de habilidade, flutuabilidade e emergência devem fazer parte dos exercícios exigidos.
  • 9. Em águas abertas (mar) um instrutor pode ser responsável por um grupo de oito alunos no máximo, se as condições da água forem favoráveis. Quanto mais líderes de mergulho (instrutores, assistentes e dive masters) por aluno, maior a segurança da operação. Todos os exercícios realizados na piscina, devem ser refeitos em águas abertas. Lembre-se de que um bom instrutor ficará satisfeito com a performance do aluno se os exercícios forem realizados de maneira satisfatória. Não basta fazer, é preciso de que o instrutor se convença de que pode certificar o aluno para mergulhar sem supervisão de um instrutor.
  • 10. NAUI Como dito anteriormente, a Jornada Sub adota o sistema de certificação NAUI – National Association of Underwater Instructors, assegurando um ensino de qualidade superior, pois a NAUI estuda exaustivamente todos os processos técnicos e didáticos, padronizando-os e garantindo segurança e qualidade no ensino. A NAUI tem no seu corpo de associados estudiosos de várias áreas, conferindo uma prolífera contribuição na atividade de mergulho, com desenvolvimento de novas técnicas aplicadas no mergulho recreativo e em áreas específicas dos saberes humanos, por isso ela é, sem dúvida, a mais respeitada nos meios científicos, acadêmicos e militares.
  • 11. NAUI A formação de um instrutor NAUI é muito mais rigorosa do qualquer outra certificadora no mundo e assim conseqüentemente assegura-se a boa formação de seus mergulhadores, desde o nível básico. Em função disso, empresas e instituições mundialmente reconhecidas pela qualidade e segurança optam pela NAUI uma vez que dependem da qualidade do desempenho daqueles que exerce o mergulho como atribuições profissionais. Os Seals da US Navy (elite da marinha americana), a Guarda Costeira Americana, a NASA no Laboratório de Flutuabilidade Neutra (treinamento dos astronautas), projeto de Recifes Artificiais da Petrobrás, a Walt Disney Resort e o Corpo de Bombeiros de Nova York adotam mergulhadores e/ou treinamento NAUI na instrução de mergulho.
  • 12. NAUI Mesmo para o mergulho recreativo, este cuidado não é menos importante: treinamento bem chances de ocorrer desta maneira os prazerosas. imprevistos podem acontecer, e um aplicado evitará sobremaneira as algum evento indesejável, tornando passeios e as férias muito mais
  • 13. Jornada Sub A Jornada Sub está desde 1997 no mercado de mergulho oferecendo uma completa oferta de produtos e serviços na área de mergulho:  Cursos de Mergulho Livre e Autônomo em todos os níveis, desde o básico até instrutor  Cursos de Mergulho Técnico  Viagens de mergulhos para qualquer destino nacional ou internacional  Equipamentos de mergulho de todas as marcas  Treinamentos de profissionais na área de resgate aquático e primeiros socorros  Serviços de fotografia e filmagem subaquática  Serviços subaquáticos em geral.
  • 14. Jornada Sub
  • 15. Jornada Sub A Jornada Sub tem por objetivo:  Estabelecer parceria para divulgação da prática do     mergulho com segurança conforme a missão da NAUI – Segurança através do Ensino. Tornar o aprendizado de mergulho acessível à população em geral. Proporcionar uma atividade para ser desfrutada por toda a família. Incentivar a conservação de ambientes subaquáticos. Treinar profissionais que necessitam do mergulho como incremento de sua atividade profissional (Biologia, Oceanografia, Educação Física, Bombeiros, Militares, Geólogos etc.).
  • 16. Curso de Mergulho Básico
  • 17. O Curso de Mergulho Básico O Curso Scuba Diver – Curso de Mergulho Básico – é a porta de entrada para o mundo subaquático. É destinado para iniciantes e é composto por aulas teóricas, práticas em águas confinadas (piscina) e em águas abertas (mar). Seguindo os rígidos padrões da NAUI, o curso é ministrado por um instrutor profissional formado por esta agência e oferece aos alunos um amplo conteúdo teórico, necessário para que o participante tenha um arsenal de conhecimento que o permita ter tranqüilidade, discernimento e principalmente diversão na atividade. O instrutor fica presente o tempo todo e utiliza diversos recursos audiovisuais para ministrar as diversas matérias.
  • 18. O Curso de Mergulho Básico Requisitos  Ter 10 anos completos.  Estar apto fisicamente: pulmões, coração e orelhas sadias, comprovado por atestado médico na inscrição do curso.  Lista de contra-indicações será fornecida aos interessados em fazer o curso, juntamente com a ficha de inscrição.
  • 19. O Curso de Mergulho Básico Duração Duração: Parte teórica/ prática em águas confinadas é feita em um final de semana – período integral ou número de horas equivalente. Horas adicionais podem ser necessárias caso haja necessidade, sem acréscimo no valor do curso. Esta parte do curso pode ser feita na Jornada Sub, ou em outras localidades, conforme a necessidade do grupo. O check-out é feito em outro final de semana, consecutivo ou não, (desde que dentro do prazo de 3 meses) na Ilha Grande. Outros destinos disponíveis sob consulta.
  • 20. O Curso de Mergulho Básico Conteúdo  Aulas Teóricas: Introdução: Apresentação do curso, certificadora e história do Mergulho 2. Equipament0s: Apresentação, tipos e características, utilização e manutenção 3. Ciência do Mergulho: Física e fisiologia aplicada ao mergulho. Diferença entre o ar e a água, gases no mergulho, influência da profundidade, efeitos da pressão, possíveis danos e como evitá-los. 1.
  • 21. O Curso de Mergulho Básico Conteúdo  Aulas Teóricas: 1. Introdução: Apresentação do curso, certificadora e história do Mergulho 2. Equipament0s: Apresentação, tipos e características, utilização e manutenção 3. Exercícios práticos: Explicação prévia dos exercícios práticos 4. Ciência do Mergulho: Física e fisiologia aplicada ao mergulho. Diferença entre o ar e a água, gases no mergulho, influência da profundidade, efeitos da pressão, possíveis danos e como evitá-los.
  • 22. O Curso de Mergulho Básico Conteúdo  Aulas Teóricas: 5. Descompressão: Dinâmica do nitrogênio no mergulho, 6. 7. 8. 9. 10. tabela de mergulho. Planejamento de Mergulho: Como planejar o mergulho no longo, médio e curto prazo. Meio ambiente: Marés, correntes, vento, variações térmicas, tipos de fundo e animais marinhos. Solução de problemas: Como resolver imprevistos, prevenção de acidentes, como evitar, reconhecer e solucionar situações de emergência., Atividades de mergulho – encerramento Prova
  • 23. O Curso de Mergulho Básico Conteúdo  Aulas em águas confinadas: Após ou intercalado com as aulas teóricas, acontece a aula em águas confinadas, geralmente na piscina, onde os alunos serão treinados com exercícios de habilidade, flutuabilidade e segurança num ambiente controlado, onde os alunos se familiarizam com os equipamentos e procedimentos antes de ir para as águas abertas.
  • 24. O Curso de Mergulho Básico Conteúdo • Águas confinadas  Mergulho Livre  Montagem do equipamento  Equipagem na água  Entradas  Máscara (4 tipos)  Regulador (4 tipos)  Retirada e recolocação de lastro  Remoção de câimbra  Exercícios de flutuabilidade (3 tipos)  Compartilhamento de ar (2 tipos)  Subida livre de emergência  Mergulhador inconsciente no fundo  Reboque  Saída  Desmotagem do equipamento  Bússola
  • 25. O Curso de Mergulho Básico Check-out  Águas Abertas Após o aluno estar seguro, passará a sessão de águas abertas ou prova de mar (check-out), onde desempenhará novamente todos os exercícios feitos em piscina. Nesta fase serão feitos pelo menos quatro mergulhos em pelo menos dois dias, ou seja, quatro imersões a mais de 4,5m com duração de 20 minutos, além da sessão inicial de mergulhos livres. Concluindo satisfatoriamente o curso, ou seja, ter atingido 75% de acerto nas questões teóricas e realizado os exercícios com segurança, o aluno receberá a credencial SCUBA DIVER NAUI, que é o início da aventuras no mergulho.
  • 26. Check-out  O check-out, na grande maioria das vezes é preferencialmente feito no mar. A Jornada Sub tem como padrão o check-out na Ilha Grande, porque o local oferece grandes vantagens:  Segurança – As condições sempre são favoráveis para a prática de mergulho para iniciantes, pois sua localização geográfica abrigada propicia uma condição de mar tranqüila e sem riscos de acontecer um cancelamento da saída.
  • 27. Check-out  Tranquilidade: A localização da pousada que serve de base de nossa operação, proporciona a facilidade de se fazer mergulhos a partir do próprio deck. Isto significa que o aluno tem um tempo maior para executar os exercícios e repeti-los se for necessário, uma vez que não tem a limitação de tempo de uma saída de barco.
  • 28. Check-out  Conforto: No segundo dia, já familiarizado com o ambiente, o aluno faz a saída de barco sem precisar de traslado para marina ou cais, uma vez que é feita do próprio deck da Pousada.  Respeito ao meio ambiente: A Jornada Sub enfatiza a consciência ambiental em suas operações, procedimentos de mergulho e escolhas dos parceiros. A pousada Náutilus tem uma abordagem diferenciada em relação ao meio ambiente, construída dentro das normas ambientais, separação e destinação do lixo gerado e a utilização de energia solar para os chuveiros.
  • 29. Check-out • Beleza natural: A Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. É uma ilha de 193 km² com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1 031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este último o mais famoso, devido a sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. A vegetação é exuberante, frequentemente se encontra com o mar. O mar na parte de dentro da ilha é tranquilo e estima-se que possua mais de 800 espécies. No próprio deck da pousada, são avistados polvos, cavalos marinhos, lagostas, moréias, tartarugas, paratis, salemas, sargentinhos, piranjicas, frades entre outros. Lazer: Além do mergulho há opções de caminhada, caiaque, snorkeling ou simplesmente curtir o sol no deck.
  • 30. A Pousada A Pousada Náutilus é eco friendly e os resíduos gerados são separados e destinados ao descarte ou reciclagem. A energia elétrica dos chuveiros é basicamente obtida da através do aquecimento solar e as águas provenientes das pias e chuveiros são utilizados nas regas das plantas e o lixo orgânico é compostado para ser utilizado na horta. Esqueça o regime, o barulho do trânsito e a correria diária, reserve um tempo para contemplar e curtir a natureza
  • 31. FAÇA PARTE DE NOSSA TURMA!
  • 32. DÚVIDAS?  Marque uma visita pessoalmente: Tire dúvidas Conheça nossa estrutura Conheça o material dídático Veja mais fotos Marque um discovery (teste) grátis na piscina.
  • 33. Contato (11) 4586-5051 / 4521 - 5948 (11) 7808-1811 @jornadasub jornada.sub www.facebook.com/jornadasub jornada sub@jornadasub.com.br 7*18596 www.jornadasub.com.br