Centenário da república ateliê de escrita

  • 491 views
Uploaded on

 

More in: Education , Travel , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
491
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Ateliê de Escrita Centenário da República O último jantar oficial do rei D. Manuel II Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 2. O último jantar oficial de D. Manuel II D. Manuel II era o segundo filho de D. Carlos I. Subiu ao trono em virtude da morte de seu pai e de seu irmão. Muito jovem, sem preparação para ser rei, encontrou sérias dificuldades. Todos os males da nação se atribuíam à monarquia e, este nosso jovem rei, a todos solicita paz e auxílio. Para tal organiza vários encontros e jantares para estabelecer o diálogo e a compreensão entre todos. O último jantar oficial promovido pela casa real terá sido no dia 1 de Outubro de 1910, no Palácio das Necessidades, quatro dias antes da instauração da república. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 3. Eis aqui o seu menu e respectivo programa de música: Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 4. Tarefa 1 Ajuda o rei a preparar o convite para o jantar oficial. Um convite tem que ter: - os destinatários; - o tipo de evento que se vai realizar; - o local; - a data em que tal irá decorrer; - o horário; - os lembretes necessários (por ex: “ É obrigatório o uso de fato e gravata.”); - e o nome de quem convida. * Elabora-o em cartaz para apresentares à turma. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 5. Tarefa 2 O rei D. Manuel II gostava muito de comer “glacê” à sobremesa. Ajuda-o a escrever um recado ao seu cozinheiro para que não se esqueça de confeccionar a sua sobremesa favorita. Um recado deve ser curto e ter: - o destinatário; - ser um pedido ou uma ordem; - explicar o que se pretende; - e terminar com um agradecimento. * Fá-lo em cartaz e apresenta-o à turma. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 6. Tarefa 3 E agora? O cozinheiro entrou ao serviço nas cozinhas do palácio, há pouco tempo, e não sabe fazer o glacê favorito do rei. Ajuda-o a fazer a receita. Já sabes, a receita tem que ter: - o título da refeição; - os ingredientes e as respectivas quantidades; - e o modo como é confeccionado. * Apresenta-o à turma sob a forma de um “apetitoso” cartaz. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 7. Tarefa 4 Como terá decorrido o jantar? Consegues imaginar? Elabora um pequeno texto dramático, sobre alguns momentos especiais do evento (quem chegou, o que disse, etc.). Não te esqueças que um texto dramático tem que ter: - personagens, espaço, tempo, acção; - alguma narração; - as falas das personagens; - e as indicações para os actores. * Surpreende a tua turma com uma verdadeira apresentação teatral! Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 8. Tarefa 5 Imagina que és um jornalista da época e vais entrevistar o rei sobre a sua vida, seus gostos e preferências, os problemas que o país atravessava e outros. Não esquecer que uma entrevista… - é um conjunto de perguntas e respostas; - tem um entrevistador e um entrevistado; - pode ser registado em papel, gravador, vídeo… * Regista-a em cartaz e apresenta-a à turma através de leitura dramatizada. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 9. Tarefa 6 Após o jantar, o rei D. Manuel resolveu escrever uma carta a sua mãe que se encontrava a descansar no Palácio da Pena, em Sintra, perguntando-lhe pela sua saúde e contando-lhe como tinha decorrido o jantar. Numa carta pessoal deve-se… - escrever o local e a data no início; - começar com uma saudação; - desenvolver os assuntos; - terminar com uma despedida; - e assinar o nome no fim. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 10. No envelope escrever… - o remetente (quem envia) no canto superior esquerdo e o destinatário (a quem se destina a carta) no centro à direita; - e o selo cola-se no canto superior direito. * Num cartaz, compõe a carta, bem como o envelope e apresenta-a à turma. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.
  • 11. Tarefa 7 Para melhor compreensão do evento, nada como uma elaborares uma boa Banda Desenhada (B. D.). A Banda Desenhada… - tem imagem, texto e legendas com informação do narrador; - está dividida em quadradinhos que se chamam vinhetas, organizados em tiras; - e tem balões com a fala ou pensamento das personagens. * Em B.D. uma página completa chama-se prancha. Elabora uma em cartaz e apresenta-a à turma. Trabalho realizado por Ana Leal, EB/JI Fonte Santa, PNEP, 2009/2010.