Evtux

950 views
845 views

Published on

Apresentação de suporte à Comunicação (e demonstração) EVTux a realizar a 14 de Maio de 2011 na Conferência do 23º Encontro da APECV em Bragança.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
950
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
32
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Evtux

  1. 1. EVTux José Alberto Rodrigues & António Moreira Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/66530/2009), co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)Apoio Institucional e Financeiro Apoio Técnico e Pedagógico
  2. 2. O que é e como nasce o EVTuxO EVTux é uma distribuição de Linux que tem por base o trabalho de investigação quedesenvolvemos sobre a integração de ferramentas digitais na disciplina de Educação Visuale Tecnológica, intitulado “Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT”. Apósquinze meses de estudo e desenvolvimento do projecto com um grupo de cerca decinquenta colaboradores, todos docentes desta disciplina, recensearam-se quasequatrocentas ferramentas digitais passíveis de integração em contexto de Educação Visuale Tecnológica. Dessa listagem surgiu a posterior catalogação e categorização dasferramentas, tendo em conta os conteúdos e áreas de exploração da disciplina.
  3. 3. O que é e como nasce o EVTuxO EVTux tem pré instaladas todas as aplicações para Linux bem como integradas nobrowser as ferramentas digitais que não necessitam de instalação e correm directamente apartir da Web, para além dos mais de trezentos manuais de apoio à utilização dessasferramentas.Disponível em dual boot ou versão live, o EVTux constitui-se como um poderoso recursoque agrega todo o trabalho do EVTdigital, podendo ser uma ferramenta de eleição paraos docentes desta disciplina utilizarem em contexto de sala de aula.
  4. 4. Finalidades e Objectivos do EVTuxComo objectivos fundamentais do EVTux temos:• Facilitar a análise e selecção das ferramentas digitais a explorar em contexto de EVT;• Agregar numa distribuição livre todas as ferramentas e recursos digitais para a disciplinade EVT;• Permitir a criação de um recurso simplificado da utilização das TIC nesta disciplina;• Disseminar pelos professores e alunos uma distribuição livre que possibilite a exploraçãode recursos digitais gratuitos para a disciplina de EVT;• Fomentar uma cultura ética e de responsabilidade para a utilização de recursos livres ougratuitos em detrimento de software proprietário, muitas vezes demasiado caro.
  5. 5. Desenvolvimento do projecto EVTuxConceptualmente, depois de listadas todas as ferramentas digitais, aquelas que erambaseadas em software livre para Linux foram pré instaladas e todas as baseadas na web eweb 2.0 foram adicionadas aos marcadores do browser seleccionado para estadistribuição, divididas nestas 35 categorias: 3D, Animação, Apresentações, Arquitectura eEspaços, Avatares e Caricaturas, Banda desenhada e Cartoons/Comics, CAD, Caleidoscópios,Cartazes, Colagens, Construções, Desenho, Desenho colaborativo online, Desenho defigura humana, Desenho e Ilustração, Desenho e Twitter, Desenho Vectorial, Edição vídeo,Fotografia e Edição de imagem, Geometria, Graffitis, Impressão, Logótipos, Luz/Cor,Módulos e Padrões, Mecanismos, Memórias descritivas e Cronologias, Museus, Origami ekirigami, Paginação, Paper toys e Automatas, Pintura, Storyboards, Suites, Tipografia eFontes.
  6. 6. Estado de desenvolvimento do EVTuxO protótipo do EVTux está concluído e deveremos iniciar a fase de testes entre Maio eJulho de 2011. Acabada a fase de testagem e afinada a versão final, a mesma serádisponibilizada online para download e lançada uma edição em DVD.Prevê-se já para o ano lectivo de 2011/2012 que os docentes da disciplina de EducaçãoVisual e Tecnológica – mas também outros docentes e públicos – possam ter acesso a partirdo EVTux a uma distribuição que incluirá, sem grande esforço de pesquisa, cerca de 400ferramentas digitais e respectivos manuais de utilização, potenciando-se e simplificando-seassim a utilização das ferramentas digitais para esta área curricular específica.
  7. 7. ConclusõesO EVTux permitirá a qualquer utilizador aceder a qualquer ferramenta catalogada noâmbito do estudo que desenvolvemos de forma prática e simples, constituindo uma mais-valia especialmente relevante na simplificação de acesso a estas ferramentas, incluindo-setambém a possibilidade de visualização imediata dos quase trezentos manuais jápublicados e incluídos nesta distribuição.Estamos certos de que esta estratégia permitirá disseminar o conceito de software livre ede utilização de recursos digitais baseados no conceito de gratuitidade e, principalmente,facilitar a pesquisa, análise e selecção das ferramentas mais adequadas a cada contextoespecífico decorrente das situações de ensino e aprendizagem na disciplina de EVT.
  8. 8. Vamos então conhecer o EVTux mas antes…
  9. 9. Esta apresentação está disponível em:http://www.authorstream.com/tag/jarodrigueshttp://www.slideshare.net/jarodrigues/Contacto do EVTuxO EVTux na Internet e Redes Sociais

×