Teniase e cisticercose
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Teniase e cisticercose

on

  • 15,563 views

 

Statistics

Views

Total Views
15,563
Views on SlideShare
14,958
Embed Views
605

Actions

Likes
4
Downloads
260
Comments
0

5 Embeds 605

http://tvssudeste.blogspot.com.br 549
http://www.tvssudeste.blogspot.com.br 38
http://tvssudeste.blogspot.com 15
http://tvssudeste.blogspot.in 2
http://tvssudeste.blogsopt.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Teniase e cisticercose Presentation Transcript

  • 1. Teniase e Cisticercose Prof. Fernando A. Silva PMSP – CRS.Sudeste
  • 2. Teniase e Cisticercose Complexo teníase/cisticercose são infecções parasitárias distintas inseridas no grupo das zoonoses. As duas infecções são ocasionadas pelo mesmo parasita em diferentes fases de seu ciclo de vida.
  • 3. Cisticercose cerebral Cisticercos na musculatura
  • 4. A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto, parasita intestinal que não possuem sistema digestório, absorvendo nutrientes digeridos pelo hospedeiro. A teniase é popularmente conhecida como solitária, visto que é mais comum encontrar apenas um parasita por indivíduo.
  • 5. Há duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasita de bovinos. Taenia saginata Taenia solium Ventosas Ganchos
  • 6. Fotomicrografia de uma Taenia solium
  • 7. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. A Taenia solium, possui nesta região, ainda, ganchos auxiliando também na fixação. As tênias são hermafroditas, cada proglótide possui sistema reprodutor masculino e feminino. No ciclo da teníase, o humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são hospedeiros intermediários. Taenia saginata Taenia solium
  • 8. Ciclo da teniase
  • 9. Situação típica da infecção O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium ou Taenia saginata, pela ingestão de carne crua ou mal passada contaminada, desencadeando a patologia conhecida como teniase.
  • 10. Situação atípica da infecção O homem funciona como hospedeiro intermediário, ingerindo água ou alimentos contaminados com ovos do parasita, devido a contaminação fecal, desencadeando a patologia conhecida como cisticercose. Ovo de TêniaCisticercose
  • 11. Observações A Taenia saginata não transmite ao homem a cisticercose ou a infecção é muito rara. Os animais não desenvolvem a teniase, esses são acometidos pela cisticercose, conhecida popularmente como canjiquinha. Lembrando, os animais são hospedeiros intermediários.
  • 12. Reservatórios e Fontes de infecção O paciente infectado com a forma adulta de Taenia funciona como um agente disseminador, libertando abundantes quantidades de ovos nas fezes. O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. O suíno ou o bovino são os hospedeiros intermediários (por apresentarem a forma larvária nos seus tecidos).
  • 13. Profilaxia A prevenção da doença assenta, sobretudo, na correta confecção dos alimentos, cozinhando bem as carnes e promovendo uma adequada lavagem de legumes e frutas). Presença de adequadas medidas sanitárias, abastecimento com água tratada e uma correta higiene das fossas são fatores cruciais para a erradicação da doença.
  • 14. O abate de animais sem controlo sanitário é a principal causa para a elevada incidência desta parasitose em países de África, América do Sul, América Central e Caribe. A nível mundial, esse valor é estimado em 0,1%, segundo a OMS. Também é necessário a fiscalização ambiental para coibir o uso de águas contaminadas com esgotos.
  • 15. Vigilância Epidemiológica Notificação: a notificação da teníase/cisticercose poderá fornecer dados epidemiológicos mais precisos sobre a prevalência populacional e permitir o mapeamento geográfico das áreas mais afetadas para melhor direcionamento das medidas de controle.
  • 16. Período de Transmissibilidade Os ovos de Taenia solium e de Taenia saginata podem permanecer viáveis por vários meses no meio ambiente, principalmente em presença de umidade.