Teniase e cisticercose

30,785 views

Published on

  • Be the first to comment

Teniase e cisticercose

  1. 1. Teniase e Cisticercose Prof. Fernando A. Silva PMSP – CRS.Sudeste
  2. 2. Teniase e Cisticercose Complexo teníase/cisticercose são infecções parasitárias distintas inseridas no grupo das zoonoses. As duas infecções são ocasionadas pelo mesmo parasita em diferentes fases de seu ciclo de vida.
  3. 3. Cisticercose cerebral Cisticercos na musculatura
  4. 4. A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto, parasita intestinal que não possuem sistema digestório, absorvendo nutrientes digeridos pelo hospedeiro. A teniase é popularmente conhecida como solitária, visto que é mais comum encontrar apenas um parasita por indivíduo.
  5. 5. Há duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasita de bovinos. Taenia saginata Taenia solium Ventosas Ganchos
  6. 6. Fotomicrografia de uma Taenia solium
  7. 7. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. A Taenia solium, possui nesta região, ainda, ganchos auxiliando também na fixação. As tênias são hermafroditas, cada proglótide possui sistema reprodutor masculino e feminino. No ciclo da teníase, o humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são hospedeiros intermediários. Taenia saginata Taenia solium
  8. 8. Ciclo da teniase
  9. 9. Situação típica da infecção O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium ou Taenia saginata, pela ingestão de carne crua ou mal passada contaminada, desencadeando a patologia conhecida como teniase.
  10. 10. Situação atípica da infecção O homem funciona como hospedeiro intermediário, ingerindo água ou alimentos contaminados com ovos do parasita, devido a contaminação fecal, desencadeando a patologia conhecida como cisticercose. Ovo de TêniaCisticercose
  11. 11. Observações A Taenia saginata não transmite ao homem a cisticercose ou a infecção é muito rara. Os animais não desenvolvem a teniase, esses são acometidos pela cisticercose, conhecida popularmente como canjiquinha. Lembrando, os animais são hospedeiros intermediários.
  12. 12. Reservatórios e Fontes de infecção O paciente infectado com a forma adulta de Taenia funciona como um agente disseminador, libertando abundantes quantidades de ovos nas fezes. O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. O suíno ou o bovino são os hospedeiros intermediários (por apresentarem a forma larvária nos seus tecidos).
  13. 13. Profilaxia A prevenção da doença assenta, sobretudo, na correta confecção dos alimentos, cozinhando bem as carnes e promovendo uma adequada lavagem de legumes e frutas). Presença de adequadas medidas sanitárias, abastecimento com água tratada e uma correta higiene das fossas são fatores cruciais para a erradicação da doença.
  14. 14. O abate de animais sem controlo sanitário é a principal causa para a elevada incidência desta parasitose em países de África, América do Sul, América Central e Caribe. A nível mundial, esse valor é estimado em 0,1%, segundo a OMS. Também é necessário a fiscalização ambiental para coibir o uso de águas contaminadas com esgotos.
  15. 15. Vigilância Epidemiológica Notificação: a notificação da teníase/cisticercose poderá fornecer dados epidemiológicos mais precisos sobre a prevalência populacional e permitir o mapeamento geográfico das áreas mais afetadas para melhor direcionamento das medidas de controle.
  16. 16. Período de Transmissibilidade Os ovos de Taenia solium e de Taenia saginata podem permanecer viáveis por vários meses no meio ambiente, principalmente em presença de umidade.

×