Aula01 senac

622 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
622
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula01 senac

  1. 1. Informática Fundamental CompactoProfessora: Lilian Baungratz de Oliveira
  2. 2. O SENAC-RS• O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –, integrante do Sistema Fecomércio, atua no RS, desde 1946, com excelência na capacitação e qualificação de profissionais em atividades de comércios, serviços e turismo.• Possui 40 Unidades Educacionais estrategicamente distribuídas no território gaúcho, com cerca de 60 pontos de atendimento, entre Faculdades, Escolas e Balcões.• Dispõe de Programas de qualificação e aperfeiçoamento que vão da Formação Inicial à Pós-Graduação.
  3. 3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso está organizado em cinco (5) componentes curriculares,perfazendo um total de 60 horas.
  4. 4. CONHECENDO O COMPUTADOR
  5. 5. DICAS DE USO• Evite comer junto ao computador: Os alimentos que caem em cima ou dentro do computador, podem danificar o equipamento, além de atraírem insetos indesejáveis (baratinhas e formigas crescem dentro dos equipamentos, acreditem!!! Causam um verdadeiro estrago).
  6. 6. DICAS DE USO • Evite colocar os dedos no monitor do computador: Seus dedinhos devem ficar longe da tela do monitor para não manchá-la. • Evite usar o computador com as mãos sujas: O computador, como todos nós, gosta de ficar limpinho, para isso todos devemos cuidar da limpeza das mãos.
  7. 7. GABINETE Dentro do gabinete encontramos a parte mais importante do computador. A CPU. Nela, ocorrem todos os processos do computador.
  8. 8. MONITOR CRT
  9. 9. MONITOR LCD O monitor é parecido com uma TV. Por meio dele, podemos ver os nossos trabalhos. Ele é um equipamento de saída de informações.
  10. 10. MOUSE PADRÃO O mouse serve para enviar informações a CPU, através dele é possivel clicar nos botões.Ele é um equipamento de entrada de informações.
  11. 11. ESTABILIZADOR O Estabilizador protege o computador para evitar que ele queime.
  12. 12. NOBREAK
  13. 13. CARACTERIZAÇÃO DA CPU Parte Traseira
  14. 14. PLACA MÃE
  15. 15. PROCESSADOR
  16. 16. MEMÓRIAS
  17. 17. CD-ROM
  18. 18. PLACA DE SOM
  19. 19. PLACA DE VÍDEO
  20. 20. IMPRESSORA JATO TINTA
  21. 21. IMPRESSORA LASER O Impressora passa para o papel tudo o que você faz no computador. Ela também é considerada um equipamento de saída de informações.
  22. 22. MULTI-FUNCIONAL
  23. 23. CONHECENDO AS PARTES DO PC O microfone permite que você grave sons , ou converse com pessoas. O fone de ouvido ou caixas de som permite que você ouça músicas, sons dos programas e que ouça durante conversas on line. Microfone/ fone de ouvido/ caixa de som
  24. 24. CONHECENDO AS PARTES DO PC O Scanner passa as informações do papel para o computador. Ele também é considerado um equipamento de entrada de informações. Escanner
  25. 25. TECLADO PADRÃO 101 TECLAS O teclado é formado por teclas de letras, números, caracteres e funções. Através de suas teclas transmitimos as informações para o computador e por esse motivo ele é um equipamento de entrada de informações.
  26. 26. TECLADO
  27. 27. POSICIONAMENTO DOS DEDOS
  28. 28. LIGANDO O COMPUTADOR
  29. 29. DESLIGANDO CORRETAMENTE O COMPUTADOR
  30. 30. INFOR MÁTICA:Informação Automática
  31. 31. Foi a partir de meados dos anos setenta que oscomputadores ganharam fama. Nesse período, avanços tecnológicos e pesquisas científicas foram capazes de produzir circuitos elétricos cada vez mais aperfeiçoados, possibilitando miniaturizar o computador tornando-o mais barato e acessível.
  32. 32. TIPOS DE COMPUTADORESOs computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte, e estão divididos nas seguintes categorias básicas:
  33. 33. MICROCOMPUTADORESO Computador Pessoal é o responsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez mais barato e acessível, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avançadas.
  34. 34. MAINFRAMEConhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras.
  35. 35. COMPUTADORES EM REDE, SERVIDORES E CLIENTESSão computadores capazes de servir diversas máquinasao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores.
  36. 36. WORKSTATIONS São computadores mais poderosos e mais caros.São utilizados, por exemplo, em sistemas hospitalares ebancários, que requerem alta confiabilidade. Outro usoé na computação gráfica, para criar animações paravinhetas de televisão.
  37. 37. NOTEBOOKSão computadores portáteis, cabem em uma pasta e são importantes para o trabalho de campo de um serviço ou a movimentação dos seus dados, pois podemos levá-lo a qualquer lugar.
  38. 38. PALMTOP Como o próprio nome diz, cabem na palmada mão e realizam quase todas as tarefas de um PC.
  39. 39. OUTROS DISPOSITIVOS Tabletes; Celulares.
  40. 40. O termo “Computador” é utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a “máquina” que conhecemos.
  41. 41. Para existência de um sistema deinformação, faz-se necessário três componente, são eles: • HARDWARE • SOFTWARE • PEOPLEWARE .
  42. 42. HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seuscomponentes eletrônicos e peças. Unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento.
  43. 43. SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazemque o computador seja útil executando alguma função.A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas.Responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados.
  44. 44. PEOPLEWAREPessoa que utiliza o hardware e o software, inserindo ou retirando informações do sistema. Portanto para um perfeito funcionamento destesistema, todos os componentes devem caminhar em perfeita harmonia.
  45. 45. É a combinação de Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida. Sem um ou outro componente o computador não funciona.
  46. 46. DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOSEsses Periféricos são classificados também de acordo com sua finalidade: se servem para entrar dados ou enviar dados para o usuário ou para o computador.
  47. 47. Aos periféricos usados para transmitirmos informaçõesao computador chamamos de Dispositivos de entrada de dados; Aos periféricos usados para o computador se comunicar conosco enviando dados chamamos de Dispositivos de saída de dados;E aos que servem tanto para entrada quanto para saída de dados chamamos de Dispositivos de entrada e saída de dados.
  48. 48. DISPOSITIVO TIPO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
  49. 49. DISPOSITIVO TIPO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

×