SlideShare a Scribd company logo
1 of 35
Delegação Regional do NorteCentro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto Núcleo gerador Saberes FundamentaisDomínio de referência DR3 - Controvérsia Pública Nome: Amélia SoaresFormador: Paulo FerreiraMediadora: Cláudia CastanhoAmeliaccsoares@hotmail.com
RACISMO
ÍNDICE O que é o racismo Tipos de racismo  Factores do  racismo Racismo nas escolas Racismo no trabalho Xenofobia Chauvinismo O racismo em Portugal Meios jurídicos de combate ao racismo Organizações de apoio à vitima Conclusão
O que é o Racismo Racismo é o modo de pensar onde se dá grande importância à noção da  existência de várias raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos devido as suas características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões que foram concebidas ao longo dos tempos  onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar actos da humanidade ao longo da história como é o caso da escravidão, do domínio de determinados povos sobre outros, os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e o complexo de inferioridade que muitos povos sentem em relação a outros.
Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades actuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais.
A ciência afirma que biologicamente as raças não existem! A biologia só identificou uma raça: a raça humana.Existem é etnias. A palavra etnia é muitas vezes usada como um eufemismo para raça, ou como um sinónimo para grupo minoritário. Embora muitas vezes os dois conceitos estejam associados, a diferença entre ambos reside no facto de que etnia compreende os factores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto que raça compreende apenas os factores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura ,etc.
Tipos de Racismo  Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.    Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.      
Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.  Racismo primário – É um fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.
Racismo comunitarista ou diferencialista – É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza. Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”.
Factores do  racismo Etenia
RELEGIÃO
RAÇAS HUMANAS
PRECONCEITO
DISCRIMINAÇÃO
Racismo nas Escolas
Infelizmente ainda hoje assistimos a casos de racismo nas escolas, principalmente no primeiro e no segundo ciclo. Pois as crianças e os adolescentes nestas idades ainda não têm opiniões próprias formadas, sendo bastante influenciados pelos pais e pelos educadores Além disso os pais dão muito mimo aos filhos e incentivando-os as pensar que são melhores que os colegas e influenciam-nos com as suas ideias racistas.
Racismo no Trabalho
As mulheres são o maior alvo de discriminação, embora não se fale muito sobre este assunto. Outros motivos para haver discriminação no trabalho é o aspecto físico as suas tendências politicas e religiosas e a sua cor de pele. Por exemplo as pessoas  gordas Estas pessoas são postas de lado no seu local de trabalho e recebendo mesmo salários mais baixos.
Xenofobia
A xenofobia é normalmente associada à aversão a outras raças e culturas. Mas também à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo habitualmente não entra em contacto e evita. Existem dois tipos de xenófobos: os mais extremistas, que defendem que todos os que possuem cultura e/ou etnia diferentes devem ser exterminados, e os xenófobos moderados, que defendem que os povos com culturas diferentes, não devem imigrar para as terras do seu povo, visando preservar a sua cultura e garantir que aquilo que seu povo construiu seja apenas do seu povo. Por esta razão a xenofobia tende normalmente a ser vista como a causa de preconceitos.  
Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente As pessoas que apresentam este medo persistente, irracional e excessivo tendem a evitar o contacto com estranhos, pois esta situação provoca-lhes uma extrema angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca. Nos casos mais graves interfere significativamente com as rotinas normais da pessoa, funcionamento ocupacional, relacionamentos e actividades sociais desenvolvidas.
Chauvinismo
O termo chauvinismo teve origem em França, devido a Nicolas Chauvin, um soldado de Napoleão que se tornou um patriota fanático. O chauvinismo significa um patriotismo exagerado, um amor exaltado à pátria, um sentimento de nacionalismo exacerbado, entusiasmo excessivo pelo que é nacional e menosprezo sistemático por tudo que é estrangeiro. 
O racismo em Portugal
Em Portugal, o racismo é considerado crime pelo código penal, sendo uma circunstância de afronta importante como móbil de um crime.  No entanto, poucos são os relatórios e as estatísticas acerca da situação em Portugal no que diz respeito à discriminação racial, apesar de haver registo de casos de violência. Desde a década de 1980 que Portugal passou a ser um destino importante para os imigrantes.
Os africanos chegaram a Portugal em grande número, em busca de melhores condições de vida e para fugirem das permanentes situações de guerra em África. É certo que o tempo da colonização e do colonialismo já vão longe mas ainda subsiste no povo português uma certa aversão às minorias, em particular em relação às comunidades africanas e ciganas que residem em Portugal.  
Não podemos, dizer que Portugal é um país racista. Podemos sim afirmar que ainda existe algum preconceito face às minorias étnicas na mente de muitos portugueses
MEIOS JURIDICOS DE COMBATE AO RACISMO  A legislação que  proíbe as descriminações no exercício de direitos, por motivos baseados na raça, cor nacionalidade ou origem étnica: é a Lei nº 134/99, de 28 de Agosto; Decreto-Lei nº 111/2000, de 4 de Julho.
Organizações de apoio às vitimas de racismo ,[object Object]
A AI foi criada pelo advogado britânico Peter Benenson em 1961,[object Object],[object Object]
Conclusão
Com este trabalho elaborei uma análise mais aprofundada sobre o tema do racismo e todos os factores que, directa ou indirectamente, estão relacionados e nos afecta a todos .É desalentar que é um tema sobre o qual há muita informação, talvez por ser um tema que sempre foi divulgado ao longo da história da humanidade. Depois de ter terminado, fiquei ciente que o racismo e a xenofobia e o chauvinismo dependem única e exclusivamente da mente de cada um. Começou porque o permitimos, continua porque assim o queremos e acabará quando todos nos mentalizarmos que este tipo de preconceito só degrada a relação com “o outro”.Por muitas organizações que haja, a luta contra o racismo e a xenofobia e o chauvinismo é uma luta interior de cada um.
Netgrafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_em_Portugal http://www.notapositiva.com/trab_estudantes http://www.google.pt/images? http://www.youtube.com/ http://www.g-sat.net/filosofia
Racismo

More Related Content

What's hot (20)

Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Xenofobia E Racismo
Xenofobia E RacismoXenofobia E Racismo
Xenofobia E Racismo
 
O racismo
O racismoO racismo
O racismo
 
O racismo e a xenofobia
O racismo e a xenofobiaO racismo e a xenofobia
O racismo e a xenofobia
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Preconceito racial
Preconceito racialPreconceito racial
Preconceito racial
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Preconceito e intolerência
Preconceito e intolerênciaPreconceito e intolerência
Preconceito e intolerência
 
Power Point "Racismo e Desigualdades Raciais no Brasil"
Power Point "Racismo e Desigualdades Raciais no Brasil"Power Point "Racismo e Desigualdades Raciais no Brasil"
Power Point "Racismo e Desigualdades Raciais no Brasil"
 
Racismo e Discriminação
Racismo e DiscriminaçãoRacismo e Discriminação
Racismo e Discriminação
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Discriminação racial
Discriminação racialDiscriminação racial
Discriminação racial
 
Slide int.e preconceitos
Slide int.e preconceitosSlide int.e preconceitos
Slide int.e preconceitos
 
Racismo no Brasil
Racismo no BrasilRacismo no Brasil
Racismo no Brasil
 
O que é cultura?
O que é cultura?O que é cultura?
O que é cultura?
 
PRECONCEITO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS (SEMINÁRIO/TCC)
PRECONCEITO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS (SEMINÁRIO/TCC) PRECONCEITO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS (SEMINÁRIO/TCC)
PRECONCEITO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS (SEMINÁRIO/TCC)
 
Discriminação
DiscriminaçãoDiscriminação
Discriminação
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Igualdade e respeito as diferenças
Igualdade e respeito as diferençasIgualdade e respeito as diferenças
Igualdade e respeito as diferenças
 
.- Racismooo
 .- Racismooo .- Racismooo
.- Racismooo
 

Viewers also liked

Viewers also liked (14)

Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Dia da Consciencia Negra
Dia da Consciencia NegraDia da Consciencia Negra
Dia da Consciencia Negra
 
Dia Da Consciência Negra
Dia Da Consciência NegraDia Da Consciência Negra
Dia Da Consciência Negra
 
Raça e etnia
Raça e etniaRaça e etnia
Raça e etnia
 
Presentacion racismo
Presentacion racismoPresentacion racismo
Presentacion racismo
 
Proyecto de investigacion .el racismo.
Proyecto de investigacion .el racismo.Proyecto de investigacion .el racismo.
Proyecto de investigacion .el racismo.
 
Movimento Negro
Movimento NegroMovimento Negro
Movimento Negro
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
A EUROPA NO SÉCULO XIX
A EUROPA NO SÉCULO XIXA EUROPA NO SÉCULO XIX
A EUROPA NO SÉCULO XIX
 
Consciencia Negra1
Consciencia Negra1Consciencia Negra1
Consciencia Negra1
 
ABOLIÇÃO E REPÚBLICA NO BRASIL
ABOLIÇÃO E REPÚBLICA NO BRASILABOLIÇÃO E REPÚBLICA NO BRASIL
ABOLIÇÃO E REPÚBLICA NO BRASIL
 
AFRICANOS NO BRASIL
AFRICANOS NO BRASILAFRICANOS NO BRASIL
AFRICANOS NO BRASIL
 
A Consciência Negra
A Consciência NegraA Consciência Negra
A Consciência Negra
 

Similar to Racismo

Trabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismoTrabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismoAntónio Alves
 
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptx
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptxUFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptx
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptxNome Sobrenome
 
O racismo1
O racismo1O racismo1
O racismo1luisamb
 
Trabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaTrabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaMelonita
 
Racismo e Xenofobia
Racismo e XenofobiaRacismo e Xenofobia
Racismo e Xenofobiaguest73c8bb
 
Desigualdade racial
Desigualdade racialDesigualdade racial
Desigualdade racialMaira Conde
 
Racismo e Dicas Atinirracistas.docx
Racismo e Dicas Atinirracistas.docxRacismo e Dicas Atinirracistas.docx
Racismo e Dicas Atinirracistas.docxAna Carvalho
 
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS II
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS IIDESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS II
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS IICRISTIANEALVESDESOUZ1
 
Discriminação e racismo nelson e tânia 1ºa
Discriminação e racismo   nelson e tânia 1ºaDiscriminação e racismo   nelson e tânia 1ºa
Discriminação e racismo nelson e tânia 1ºaTaniabastos15
 
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptx
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptxA exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptx
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptxCarladeOliveira25
 
trabalho de sociologia prof isabel figueiredo
trabalho de sociologia prof isabel figueiredotrabalho de sociologia prof isabel figueiredo
trabalho de sociologia prof isabel figueiredoVaniaGonalves22
 
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...Comunidadenegrafm
 
Preconceito e homofobia
Preconceito e homofobia Preconceito e homofobia
Preconceito e homofobia Francisca Maria
 

Similar to Racismo (20)

Vamos trocar experiências- O Racismo
Vamos trocar experiências- O RacismoVamos trocar experiências- O Racismo
Vamos trocar experiências- O Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Trabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismoTrabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismo
 
Xenofobia
XenofobiaXenofobia
Xenofobia
 
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptx
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptxUFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptx
UFCD - Cp4 -Manifestações de Intolerância a Diferença.pptx
 
O racismo1
O racismo1O racismo1
O racismo1
 
Trabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaTrabalho de filosofia
Trabalho de filosofia
 
Racismo e Xenofobia
Racismo e XenofobiaRacismo e Xenofobia
Racismo e Xenofobia
 
Racismo e xenofobia
Racismo e xenofobiaRacismo e xenofobia
Racismo e xenofobia
 
Desigualdade racial
Desigualdade racialDesigualdade racial
Desigualdade racial
 
Racismo - slide.pdf
Racismo - slide.pdfRacismo - slide.pdf
Racismo - slide.pdf
 
Racismo e Dicas Atinirracistas.docx
Racismo e Dicas Atinirracistas.docxRacismo e Dicas Atinirracistas.docx
Racismo e Dicas Atinirracistas.docx
 
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS II
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS IIDESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS II
DESIGUALDADES ENTRE OS GÊNEROS E ETNIAS II
 
Discriminação e racismo nelson e tânia 1ºa
Discriminação e racismo   nelson e tânia 1ºaDiscriminação e racismo   nelson e tânia 1ºa
Discriminação e racismo nelson e tânia 1ºa
 
Racismo e xenofobia
Racismo e xenofobiaRacismo e xenofobia
Racismo e xenofobia
 
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptx
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptxA exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptx
A exclusão e a inclusão como questões sociais- sociologia.pptx
 
As diferenças da diferença
As diferenças da diferençaAs diferenças da diferença
As diferenças da diferença
 
trabalho de sociologia prof isabel figueiredo
trabalho de sociologia prof isabel figueiredotrabalho de sociologia prof isabel figueiredo
trabalho de sociologia prof isabel figueiredo
 
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
 
Preconceito e homofobia
Preconceito e homofobia Preconceito e homofobia
Preconceito e homofobia
 

Racismo

  • 1. Delegação Regional do NorteCentro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto Núcleo gerador Saberes FundamentaisDomínio de referência DR3 - Controvérsia Pública Nome: Amélia SoaresFormador: Paulo FerreiraMediadora: Cláudia CastanhoAmeliaccsoares@hotmail.com
  • 3. ÍNDICE O que é o racismo Tipos de racismo Factores do racismo Racismo nas escolas Racismo no trabalho Xenofobia Chauvinismo O racismo em Portugal Meios jurídicos de combate ao racismo Organizações de apoio à vitima Conclusão
  • 4. O que é o Racismo Racismo é o modo de pensar onde se dá grande importância à noção da existência de várias raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos devido as suas características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
  • 5. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões que foram concebidas ao longo dos tempos onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar actos da humanidade ao longo da história como é o caso da escravidão, do domínio de determinados povos sobre outros, os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e o complexo de inferioridade que muitos povos sentem em relação a outros.
  • 6. Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades actuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais.
  • 7. A ciência afirma que biologicamente as raças não existem! A biologia só identificou uma raça: a raça humana.Existem é etnias. A palavra etnia é muitas vezes usada como um eufemismo para raça, ou como um sinónimo para grupo minoritário. Embora muitas vezes os dois conceitos estejam associados, a diferença entre ambos reside no facto de que etnia compreende os factores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto que raça compreende apenas os factores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura ,etc.
  • 8. Tipos de Racismo Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.    Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.      
  • 9. Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.  Racismo primário – É um fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.
  • 10. Racismo comunitarista ou diferencialista – É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza. Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”.
  • 11. Factores do racismo Etenia
  • 17. Infelizmente ainda hoje assistimos a casos de racismo nas escolas, principalmente no primeiro e no segundo ciclo. Pois as crianças e os adolescentes nestas idades ainda não têm opiniões próprias formadas, sendo bastante influenciados pelos pais e pelos educadores Além disso os pais dão muito mimo aos filhos e incentivando-os as pensar que são melhores que os colegas e influenciam-nos com as suas ideias racistas.
  • 19. As mulheres são o maior alvo de discriminação, embora não se fale muito sobre este assunto. Outros motivos para haver discriminação no trabalho é o aspecto físico as suas tendências politicas e religiosas e a sua cor de pele. Por exemplo as pessoas gordas Estas pessoas são postas de lado no seu local de trabalho e recebendo mesmo salários mais baixos.
  • 21. A xenofobia é normalmente associada à aversão a outras raças e culturas. Mas também à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo habitualmente não entra em contacto e evita. Existem dois tipos de xenófobos: os mais extremistas, que defendem que todos os que possuem cultura e/ou etnia diferentes devem ser exterminados, e os xenófobos moderados, que defendem que os povos com culturas diferentes, não devem imigrar para as terras do seu povo, visando preservar a sua cultura e garantir que aquilo que seu povo construiu seja apenas do seu povo. Por esta razão a xenofobia tende normalmente a ser vista como a causa de preconceitos.  
  • 22. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente As pessoas que apresentam este medo persistente, irracional e excessivo tendem a evitar o contacto com estranhos, pois esta situação provoca-lhes uma extrema angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca. Nos casos mais graves interfere significativamente com as rotinas normais da pessoa, funcionamento ocupacional, relacionamentos e actividades sociais desenvolvidas.
  • 24. O termo chauvinismo teve origem em França, devido a Nicolas Chauvin, um soldado de Napoleão que se tornou um patriota fanático. O chauvinismo significa um patriotismo exagerado, um amor exaltado à pátria, um sentimento de nacionalismo exacerbado, entusiasmo excessivo pelo que é nacional e menosprezo sistemático por tudo que é estrangeiro. 
  • 25. O racismo em Portugal
  • 26. Em Portugal, o racismo é considerado crime pelo código penal, sendo uma circunstância de afronta importante como móbil de um crime. No entanto, poucos são os relatórios e as estatísticas acerca da situação em Portugal no que diz respeito à discriminação racial, apesar de haver registo de casos de violência. Desde a década de 1980 que Portugal passou a ser um destino importante para os imigrantes.
  • 27. Os africanos chegaram a Portugal em grande número, em busca de melhores condições de vida e para fugirem das permanentes situações de guerra em África. É certo que o tempo da colonização e do colonialismo já vão longe mas ainda subsiste no povo português uma certa aversão às minorias, em particular em relação às comunidades africanas e ciganas que residem em Portugal.  
  • 28. Não podemos, dizer que Portugal é um país racista. Podemos sim afirmar que ainda existe algum preconceito face às minorias étnicas na mente de muitos portugueses
  • 29. MEIOS JURIDICOS DE COMBATE AO RACISMO A legislação que proíbe as descriminações no exercício de direitos, por motivos baseados na raça, cor nacionalidade ou origem étnica: é a Lei nº 134/99, de 28 de Agosto; Decreto-Lei nº 111/2000, de 4 de Julho.
  • 30.
  • 31.
  • 33. Com este trabalho elaborei uma análise mais aprofundada sobre o tema do racismo e todos os factores que, directa ou indirectamente, estão relacionados e nos afecta a todos .É desalentar que é um tema sobre o qual há muita informação, talvez por ser um tema que sempre foi divulgado ao longo da história da humanidade. Depois de ter terminado, fiquei ciente que o racismo e a xenofobia e o chauvinismo dependem única e exclusivamente da mente de cada um. Começou porque o permitimos, continua porque assim o queremos e acabará quando todos nos mentalizarmos que este tipo de preconceito só degrada a relação com “o outro”.Por muitas organizações que haja, a luta contra o racismo e a xenofobia e o chauvinismo é uma luta interior de cada um.
  • 34. Netgrafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_em_Portugal http://www.notapositiva.com/trab_estudantes http://www.google.pt/images? http://www.youtube.com/ http://www.g-sat.net/filosofia