Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lendas folclóricas

LENDAS FOLCLÓRICAS COM APRESENTAÇÃO DA MULA SEM CABEÇA COM A TURMA DA MÔNICA

  • Login to see the comments

Lendas folclóricas

  1. 1. LENDAS FOLCLÓRICAS Lendas são narrativas de cunho popular que são transmitidas, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram. Elas fazem parte do nosso folclore.
  2. 2. Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração Folclore
  3. 3. ALGUMAS LENDAS
  4. 4. TAMBÉM CONHECIDA COMO A “MÃE DAS ÁGUAS”, IARA É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO. DE ACORDO COM A LENDA, DE ORIGEM INDÍGENA, IARA É UMA SEREIA (CORPO DE MULHER DA CINTURA PARA CIMA E DE PEIXE DA CINTURA PARA BAIXO) MORENA DE CABELOS NEGROS E OLHOS CASTANHOS. A LENDA CONTA QUE A LINDA SEREIA FICA NOS RIOS DO NORTE DO PAÍS, ONDE COSTUMA VIVER. NAS PEDRAS DAS ENCOSTAS, COSTUMA ATRAIR OS HOMENS COM SEU BELO E IRRESISTÍVEL CANTO. AS VÍTIMAS COSTUMAM SEGUIR IARA ATÉ O FUNDO DOS RIOS, LOCAL DE ONDE NUNCA MAIS VOLTAM. OS POUCOS QUE CONSEGUEM VOLTAR ACABAM FICANDO LOUCOS EM FUNÇÃO DOS ENCANTAMENTOS DA SEREIA. NESTE CASO, CONTA A LENDA, SOMENTE UM RITUAL REALIZADO POR UM PAJÉ (CHEFE RELIGIOSO INDÍGENA, CURANDEIRO) PODE LIVRAR O HOMEM DO FEITIÇO.
  5. 5. DE ACORDO COM A LENDA O CURUPIRA HABITA AS MATAS BRASILEIRAS. DE ESTATURA BAIXA, POSSUI CABELOS AVERMELHADOS E SEUS PÉS SÃO VOLTADOS PARA TRÁS. A FUNÇÃO DO CURUPIRA É PROTEGER AS ÁRVORES, PLANTAS E ANIMAIS DAS FLORESTAS. SEUS ALVOS PRINCIPAIS SÃO OS CAÇADORES, LENHADORES E PESSOAS QUE DESTROEM AS MATAS. PARA ASSUSTAR OS CAÇADORES E LENHADORES, O CURUPIRA EMITE SONS E ASSOVIOS AGUDOS. DIFICILMENTE É LOCALIZADO PELOS CAÇADORES, POIS SEUS PÉS VIRADOS PARA TRÁS SERVEM PARA DESPISTAR OS PERSEGUIDORES, DEIXANDO RASTROS FALSOS PELAS MATAS. OS CONTADORES DE LENDAS DIZEM QUE O CURUPIRA ADORA PREGAR PEÇAS NAQUELES QUE ENTRAM NA FLORESTA. POR MEIO DE ENCANTAMENTOS E ILUSÕES, ELE DEIXA O VISITANTE ATORDOADO E PERDIDO, SEM SABER O CAMINHO DE VOLTA.
  6. 6. LOBISOMEM DIZ A LENDA QUE É O FILHO QUE NASCE DEPOIS DE SETE FILHAS. EM NOITE DE LUA CHEIA VIRA UM BICHO COM ORELHAS GRANDES E PELOS POR TODO O CORPO ,UNHAS COMPRIDAS E CARA DE CACHORRO, UIVA PARA A LUA E APARECE NAS ENCRUZILHADAS PARA ASSUSTAR O POVO.
  7. 7. LENDA FOLCLÓRICA MULA SEM CABEÇA
  8. 8. BIBLIOGRAFIA Site www.atividadeseducativa.net 05/07/2014 , 20:29min. Vídeo do youtube : lenda Mula Sem cabeça com produção e Edição de Malinovski Arnaldo ,UlmannChistiane. http://www.suapesquisa.com 05/07/2014. 16:15 http://vivianepatrice.blogspot.com.br/2010_08_01 24 MIN.
  9. 9. ATIVIDADE ELABORADA POR ZOE SANTOS PROFESSORA DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

×