Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Seminario Peniche 2013.07.05-06

850 views

Published on

Call for papers

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Seminario Peniche 2013.07.05-06

  1. 1. Seminário REDES E ENREDOS │ Partilha e Socialização do Conhecimento(organização colaborativa do IPL/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar,Escola Secundária de Peniche/CFAE Centro-oeste, Rede BE)Peniche, 05 e 06 de Julho de 2013Auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar / PenicheCALL For PAPERS │“REDES E ENREDOS │Partilha e Socialização doConhecimento”O IPL/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, a Escola Secundária de Peniche, oCFAE Centro-Oeste e a Rede de Bibliotecas Escolares (CIC), têm a honra de convidar a proporcomunicações para o Seminário “REDES E ENREDOS │ Partilha e Socialização doconhecimento”Os Arquivos e as Bibliotecas escolares e municipais, assumem-se como genuínasplataformas de recursos formativos potenciadoras de boas práticas profissionais,facilitadoras da formação dos docentes e restante comunidade educativa. Enquantoplataformas de recursos formativos favoráveis a uma profícua Aprendizagem ao Longoda Vida, os arquivos e as bibliotecas devem contribuir, de forma ativa, empreendedorae colaborativa, para a dinamização de oportunidades de formação contínua baseadasno combate à iliteracia cultural e para a animação de situações de aculturação einterculturalidade diversificadas.Os Arquivos e as Bibliotecas assumem-se como autênticos centros de recursos deformação e de aprendizagens, assumindo-se como estruturas educativas epedagógicas com inúmeras potencialidades, capazes de responderem ecorresponderem aos desafios que se colocam à educação no século XXICondições dos textos a enviarLinhas temáticas a considerar para as comunicações:1. Animação/Dinamização de Bibliotecas: Aborda a reflexão, organização, aplicação,implementação de eventos, estratégias, e outros mecanismos que motivem os utilizadores dasbibliotecas e a comunidade envolvente e exterior, no sentido de lhes disponibilizar ofertacultural, lúdica, educativa, criativa. Estas dinâmicas favorecem a interação entre a população eas bibliotecas.2. Bibliotecas/Arquivos na rede: Enquadra o uso das tecnologias incontornáveis eessências para o funcionamento das bibliotecas e arquivos no dia-a-dia, passando pelaatualização necessária e adoção de novas ferramentas nestes serviços, no sentido deresponder com maior eficiência às necessidades da comunidade.3. Promoção da Leitura e da Literacia: Engloba a criação, adoção e implementação deprojetos e iniciativas diversas, que têm como objetivo sensibilizar e alertar toda a comunidade epopulação envolvente para a importância da criação de hábitos de leitura, no sentido dedesenvolver a literacia e consequentemente maior desenvolvimento económico e social, assimcomo melhor integração social dos indivíduos na sociedade.4. Preservação em Arquivos: Abarca iniciativas e projetos relacionados com métodos etécnicas de conservação permanente e de restauro de documentação nos mais diversossuportes, incluindo a adoção da preservação digital e desenvolvimento de arquivos digitais.
  2. 2. 5. Cooperação entre instituições (bibliotecas e arquivos):Abrange o estudo e adoção deestratégias de cooperação entre instituições equivalentes relacionadas com as ciências dadocumentação, assim como a verificação das mais-valias destas colaborações, uma vez queas diversas tipologias destas instituições se complementam a favor de uma comunidade maisletrada.6. Criatividade e Inovação: Face às mudanças que estão a ocorrer no ensino, asbibliotecas enfrentam novos desafios que as obrigam a reinventar-se e a definir novas missõese novas formas de atuação.Solicita-se o envio de um abstract com 300 palavras, junto com um breve CVatualizado para geral@cfaecentro-oeste.pt, até ao dia 30 de Maio.Para submissão de um trabalho será necessário anexar um arquivo contendo o resumo do trabalho.a. A formatação dos arquivos deverá seguir as normas abaixo (resumo):o Papel tamanho A4o Margem superior e inferior com 2,5 cmo Margem esquerda e direita com 3,0 cmo Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cmo Espaçamento entre linhas: 1,5 cmo Alinhamento: justificadob. As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto eà direita.c. O cabeçalho deverá obedecer aos seguintes requisitos:- O título do trabalho deverá ser escrito com fonte minúscula, em negrito e tamanho 14. Ossubtítulos no interior do texto devem vir em letra minúscula, negrito, tamanho 12.- Dados de autoria: Sobrenome do autor, seguido de vírgula, com fonte maiúscula e em negrito. Aseguir: nome do autor, barra de travessão, sigla da instituição, barra de travessão, e-mail do autor, em fontenormal e sem negrito.- Caso o trabalho tenha coautor, o mesmo procedimento deverá ser adotado.- O resumo deverá conter no máximo 300 caracteres, considerados os espaços.- Os textos completos não devem exceder as 15 páginas.Publicação de textosDas comunicações realizadas no colóquio far-se-á publicação on-line, formato e-book, com registo ISBN, noportal do CFAE Centro-Oeste e outros indicados pelas entidades organizadoras do Seminário, com base emcritérios de qualidade de pesquisa.PRAZOSAté dia 30 de Maio serão recebidos resumos de comunicações e até 30 de Julho ostextos selecionados, previamente enviados para o endereço geral@cfaecentro-oeste.ptSeminário acreditado com 0,6 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

×