Os 4 r´s completo

21,999 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
21,999
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
372
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Os 4 r´s completo

  1. 1. Trabalho realizado por: * Clara Rações Nº2 * Diogo Brito Nº3 * Margarida Garcia Nº9
  2. 2. O que significa a politica dos 4 R´s? A politica dos 4 R´s consiste em que os consumidores possam rever o seu dia-a-dia e que comecem a tomar decisões mais ecológicas, tais como a redução dos resíduos, a reutilização de materiais já velhos e usados, a restauração de peças antigas e a reciclagem de embalagens domésticas.
  3. 3. Reduzir: Significa que as pessoas poderão optar por produtos de longa duração e com menor quantidade de embalagens (para não existirem tantos poluentes na atmosfera) Métodos: Produtos a granel (a peso), em vez dos embalados. Cesto de compras ou saco de pano para reduzir o uso dos sacos de plástico.
  4. 4. Reutilizar: É aproveitar os materiais usados como: embalagens e produtos que permitam uma utilização ilimitada. Métodos: Utilizar pilhas recarregáveis. Utilizar recargas em vez de comprar o produto na totalidade. Utilizar as embalagens (latas, garrafas de plástico…) para construir peças decorativas ou para outros objectivos.
  5. 5. Restaurar: Significa repor em bom estado, reparar e consertar. Métodos: Restaurar os móveis velhos e Repare os electrodomésticos danificados. Reciclar: Em casa separe todas as garrafas, latas, papel e roupas velhas. Se alguma coisa se partir, tente reparar em vez de substituir.
  6. 6. Que devemos fazer? Verificar se é possível evitar a produção de resíduos. Exemplo: utilizar produtos fabricados de forma diferente, prolongar o tempo de vida útil do produto, etc. Verificar se é possível encontrar uma nova utilização para esse produto. Exemplo: rentabilizar um pneu que seja recauchutado, também se pode aproveitar a matéria-prima que constitui o produto.
  7. 7. As palavras reciclar e reciclagem são palavras bastante recentes. Ainda assim as medidas por elas definidas são muito antiquadas pois as pessoas não cumprem as regras que deviam cumprir para melhorar o nosso planeta. Curiosidade: Em Portugal, em 1980, os resíduos de embalagens de vidro, papel, cartão e plásticos representavam cerca de 20% do conteúdo dos resíduos urbanos. No início da década de 90 os mesmos materiais representavam já cerca de 45% do lixo doméstico.
  8. 8. Quanto tempo leva para o lixo se decompor? * Jornal algumas semanas * Sapatos de couro até 50 anos * Caixas de papelão vários meses * Plástico fino até 5 anos * Folhas de bananeira algumas semanas * Sacos de plástico 10–20 anos ou até * Centenas de anos, dependendo do tipo de plástico * Metais até 50 anos * Latas de alumínio até 80 anos * Garrafas de plástico centenas de anos * Cacos de vidro milhares de anos
  9. 9. Benefícios em reciclar: -Economia de energia -Redução da poluição -Geração de empregos -Melhoria da limpeza e higiene da cidade -Diminuição do lixo nos aterros e lixões -Diminuição da extracção de recursos naturais -Menor redução de florestas nativas
  10. 10. Quanto se recicla no Brasil: -Papel de escritório = 41% -Papelão ou papel ondulado = 77,3% -Latas de aço = 45% -Latas de alumínio = 87% -Vidro = 44% -Plástico rígido + plástico filme = 17,5% -Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35% -Pneus = 57% -Embalagens cartonadas (longa vida) = 15%
  11. 11. O problema do lixo não acaba quando o colocamos fora de nossa casa. Pelo contrario é ai que começa.
  12. 12. Quanto tempo leva um saco de plástico a decompor-se na Natureza? Quanto tempo demora uma garrafa de plástico a decompor-se na Natureza? Que devemos fazer para diminuir a pegada ecológica? O que é Restaurar? Dá um exemplo. Quais são os benefícios de reciclar?

×