Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Trabalho realizado por:
    * Clara Rações Nº2
      * Diogo Brito Nº3
* Margarida Garcia Nº9
O que significa a politica dos 4 R´s?




A politica dos 4 R´s consiste em que os
consumidores possam rever o seu dia-a-di...
Reduzir:
Significa que as pessoas poderão optar por produtos de
 longa duração e com menor quantidade de embalagens
(para ...
Reutilizar:
É aproveitar os materiais usados como: embalagens e
produtos que permitam uma utilização ilimitada.
Métodos:
U...
Restaurar:
Significa repor em bom estado,
reparar e consertar.
Métodos:
Restaurar os móveis velhos e Repare
os electrodomé...
Que devemos fazer?

   Verificar se é possível evitar a produção de resíduos.
Exemplo: utilizar produtos fabricados de for...
As palavras reciclar e reciclagem são palavras bastante
recentes. Ainda assim as medidas por elas definidas são
muito anti...
Quanto tempo leva para o
lixo se decompor?
* Jornal algumas semanas
* Sapatos de couro até 50 anos
* Caixas de papelão vár...
Benefícios em reciclar:
-Economia de energia
-Redução da poluição
-Geração de empregos
-Melhoria da limpeza e higiene da c...
Quanto se recicla no Brasil:

-Papel de escritório = 41%
-Papelão ou papel ondulado = 77,3%
-Latas de aço = 45%
-Latas de ...
O problema do lixo não acaba
 quando o colocamos fora de
          nossa casa.
Pelo contrario é ai que começa.
Quanto tempo leva um saco de
plástico a decompor-se na Natureza?
Quanto tempo demora uma garrafa de
plástico a decompor-se...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Os 4 r´s completo

24,505 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Os 4 r´s completo

  1. 1. Trabalho realizado por: * Clara Rações Nº2 * Diogo Brito Nº3 * Margarida Garcia Nº9
  2. 2. O que significa a politica dos 4 R´s? A politica dos 4 R´s consiste em que os consumidores possam rever o seu dia-a-dia e que comecem a tomar decisões mais ecológicas, tais como a redução dos resíduos, a reutilização de materiais já velhos e usados, a restauração de peças antigas e a reciclagem de embalagens domésticas.
  3. 3. Reduzir: Significa que as pessoas poderão optar por produtos de longa duração e com menor quantidade de embalagens (para não existirem tantos poluentes na atmosfera) Métodos: Produtos a granel (a peso), em vez dos embalados. Cesto de compras ou saco de pano para reduzir o uso dos sacos de plástico.
  4. 4. Reutilizar: É aproveitar os materiais usados como: embalagens e produtos que permitam uma utilização ilimitada. Métodos: Utilizar pilhas recarregáveis. Utilizar recargas em vez de comprar o produto na totalidade. Utilizar as embalagens (latas, garrafas de plástico…) para construir peças decorativas ou para outros objectivos.
  5. 5. Restaurar: Significa repor em bom estado, reparar e consertar. Métodos: Restaurar os móveis velhos e Repare os electrodomésticos danificados. Reciclar: Em casa separe todas as garrafas, latas, papel e roupas velhas. Se alguma coisa se partir, tente reparar em vez de substituir.
  6. 6. Que devemos fazer? Verificar se é possível evitar a produção de resíduos. Exemplo: utilizar produtos fabricados de forma diferente, prolongar o tempo de vida útil do produto, etc. Verificar se é possível encontrar uma nova utilização para esse produto. Exemplo: rentabilizar um pneu que seja recauchutado, também se pode aproveitar a matéria-prima que constitui o produto.
  7. 7. As palavras reciclar e reciclagem são palavras bastante recentes. Ainda assim as medidas por elas definidas são muito antiquadas pois as pessoas não cumprem as regras que deviam cumprir para melhorar o nosso planeta. Curiosidade: Em Portugal, em 1980, os resíduos de embalagens de vidro, papel, cartão e plásticos representavam cerca de 20% do conteúdo dos resíduos urbanos. No início da década de 90 os mesmos materiais representavam já cerca de 45% do lixo doméstico.
  8. 8. Quanto tempo leva para o lixo se decompor? * Jornal algumas semanas * Sapatos de couro até 50 anos * Caixas de papelão vários meses * Plástico fino até 5 anos * Folhas de bananeira algumas semanas * Sacos de plástico 10–20 anos ou até * Centenas de anos, dependendo do tipo de plástico * Metais até 50 anos * Latas de alumínio até 80 anos * Garrafas de plástico centenas de anos * Cacos de vidro milhares de anos
  9. 9. Benefícios em reciclar: -Economia de energia -Redução da poluição -Geração de empregos -Melhoria da limpeza e higiene da cidade -Diminuição do lixo nos aterros e lixões -Diminuição da extracção de recursos naturais -Menor redução de florestas nativas
  10. 10. Quanto se recicla no Brasil: -Papel de escritório = 41% -Papelão ou papel ondulado = 77,3% -Latas de aço = 45% -Latas de alumínio = 87% -Vidro = 44% -Plástico rígido + plástico filme = 17,5% -Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35% -Pneus = 57% -Embalagens cartonadas (longa vida) = 15%
  11. 11. O problema do lixo não acaba quando o colocamos fora de nossa casa. Pelo contrario é ai que começa.
  12. 12. Quanto tempo leva um saco de plástico a decompor-se na Natureza? Quanto tempo demora uma garrafa de plástico a decompor-se na Natureza? Que devemos fazer para diminuir a pegada ecológica? O que é Restaurar? Dá um exemplo. Quais são os benefícios de reciclar?

×