Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ambiente 10ºd 2

676 views

Published on

Published in: Travel, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ambiente 10ºd 2

  1. 2. 01 O EFEITO DE ESTUFA E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 02 AS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA 03 OS IMPACTES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 04 MEDIDAS PARA COMBATER  AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: PARA PORTUGAL
  2. 3. 01- O EFEITO DE ESTUFA E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICA A atmosfera é fundamental à existência de vida no planeta Terra. O seu comportamento é dinâmico e muito complexo, estando em permanente interacção com os vários elementos que a rodeiam, como os oceanos, a superfície da Terra, o Sol… A atmosfera é constituída fundamentalmente por oxigénio (O2) e azoto (N2); estes dois gases representam 99% da sua composição, o restante 1% integra vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e outros componentes, mas que têm contudo, uma importância fundamental - por exemplo, é a partir do vapor de água existente na atmosfera que se formam as nuvens.
  3. 4. Para além disso o vapor de água e o dióxido de carbono são fundamentais num fenómeno muito importante: o  EFEITO DE ESTUFA . Se a atmosfera não tivesse na sua composição gases com efeito de estufa(GEE), a Terra seria um planeta com uma temperatura média muito mais baixa (cerca de -20°C).
  4. 5. As emissões de dióxido de carbono começaram “cedo”, com o queimar de lenha para aquecer os nossos antepassados, e foram aumentando com o passar do tempo à medida que a população ia aumentando e as necessidades humanas também. Posteriormente, para a actividade agrícola e para a criação de gado, o Homem teve de desbastar florestas. Pré-Historia Agric. Extensiva Revolução Ind. Pré-revolução Ind.
  5. 6. AS ACTIVIDADES HUMANAS ALTERARAM O “CICLO NATURAL DO CARBONO” O incremento da concentração de dióxido de carbono tem vindo a aumentar o efeito de estufa e, consequentemente, a temperatura média da superfície da Terra.
  6. 7. 02- AS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA É impossível sobreviver sem consumir energia. ACTIVIDADES COM MAIOR EMISSÃO DE GEE EM PORTUGAL (% ) <ul><li>INDUSTRIAS ENERGÉTICAS </li></ul><ul><li>TRANSPORTES </li></ul><ul><li>INDUSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL </li></ul><ul><li>AGRICULTURA E PECUÁRIA </li></ul><ul><li>RESIDENCIAL E SERVIÇOS </li></ul><ul><li>PROCESSO INDUSTRIAL </li></ul><ul><li>RESÍDUOS </li></ul><ul><li>OUTRAS EMISSÕES </li></ul><ul><li>USO DE SOLVENTE </li></ul>30,5% 25,1% 12,5% 9,9% 8,6% 6,9% 4,9% 1,2% 0,4%
  7. 9. 03- OS IMPACTES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS O aumento da temperatura média do planeta vai ter muitas consequências para a vida na Terra. AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS IRÃO PROVOCAR: <ul><li>Aumento da erosão costeira </li></ul><ul><li>Aumento das ondas de calor </li></ul><ul><li>Maior risco de cheias no Inverno e de secas no Verão </li></ul><ul><li>Maior risco de incêndios </li></ul><ul><li>Perda de produtividade agrícola </li></ul>
  8. 10. 04-MEDIDAS PARA COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: PARA PORTUGAL O Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) identifica os passos que Portugal tem que dar para cumprido Protocolo de Quioto.
  9. 16. <ul><li>Trabalho elaborado por: Hugo Branco Joana Malveiro Maria Romeiro Marta Morais Susana Soares 10ºD </li></ul>

×