Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Neti kriyá

757 views

Published on

Aprenda connosco!
Jala Neti Kriyá, com a utilização da lota. Kriyá – Tonificação e limpeza orgânica, uma das Disciplinas Técnicas do Yoga.
Jala Neti Kriyá é a limpeza das fossas nasais, com água.
Produz seguintes efeitos: limpeza sistemática e tonificação das fossas nasais e faringe, desobstruindo e fortalecendo contra afecções.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Neti kriyá

  1. 1. Om Náráyana – Áshrama Seixal - Centro do Yoga Página 1 Neti Kriyá, com a utilização da lota. Kriyá – Tonificação e limpeza orgânica, uma das Disciplinas Técnicas do Yoga. Neti Kriyá é a limpeza das fossas nasais. Produz seguintes efeitos: limpeza sistemática e tonificação das fossas nasais e faringe, desobstruindo e fortalecendo contra afecções. Jala Neti – limpeza com água (jala quer dizer água). Existem dois tipos de Jala Neti: syut krama – narina/narina e váyu utkrama – narina/boca. Jala Neti poderá ser feito com lota. Utilizar água e sal marinho na seguinte proporção: 0,5l de água, 1 colher de café, rasa de sal. Pode ainda colher a água directamente do mar (limpa) e utiliza-la (fazer na praia) – esta opção já depois de alguma prática! No início e no Inverno utiliza-se água morna – efeito de limpeza; para os mais adiantados e no Verão utiliza-se água fria – efeito de limpeza e tonificação. Preocupações: A melhor hora para Jala Neti é de manha, é desaconselhável fazer antes de dormir. Não deve fazer se as narinas estiverem completamente bloqueadas e a água não conseguir passar. Se sentir ardor nas narinas deve ajusta o teor de sal. (Em caso de sensibilidade elevada e para proteger as mucosas pode molhar o dedo em azeite e passa-lo pelas narinas.) Execução: Ferver água, acrescentar e diluir o sal, deixar arrefecer até ficar morna (~37ºC) ou inferir, até tº desejada. Colocar a solução na lota e introduzir o bico em uma das narinas. Tombar a cabeça para frente e para o lado da narina contrária, que deve estar acima do ouvido (a água não deve ir para o canal auditivo). Deixar a água fluir de uma narina à outra (ou a boca). Respirar pela boca (ou por outra narina) durante o Jala Neti. Repetir com outra narina. Secagem: É importante (e obrigatório!) secar bem as narinas e os cornetos do nariz, depois de Jala Neti. Primeiro inclina-se a cabeça e deixa-se o resto de água escorrer das narinas. A secagem faz-se por ventilação. Inclina-se o busto à frente, a mão esquerda agarra o pulso direito atrás das costas. Depois expira-se com força pelas duas narinas, inclinando a cabeça para baixo. A seguir inspira-se e expulsa-se o ar com força pelas duas narinas, levantando a cabeça. Idem inclinando cabeça à esquerda e à direita. Respeitar a sequência: cabeça inclinada, cabeça levantada, cabeça à esquerda, cabeça à direita. Repetir a sequência várias vezes, durante um ou dois minutos, até que as narinas estejam completamente secas. Lota deve ser lavada com água e sabão (p.e. sabão azul). नारायण – Náráyana

×