Apresenta..[1]

237 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
237
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresenta..[1]

  1. 1. O Que é a Biblioteca do Congresso Americano?A Biblioteca funciona como o braço de pesquisado Congresso e é reconhecida como a bibliotecanacional dos Estados Unidos. Suas coleçõesincluem os registros mais completos do mundoda criatividade humana e do conhecimento e umgrande recurso para os estudiosos epesquisadores.
  2. 2. A Biblioteca Nacional Americana é a maiorbiblioteca do mundo, reside em Washingtone é considerada a instituição cultural maisantiga dos Estados Unidos e, conta com umacervo que chega a inacreditável marca de141.847.810 itens de pesquisa.
  3. 3. História• Inaugurada em 24 de abril de 1800, quando o presidente John Adams assinou um Ato do Congresso transferindo a sede do governo nacional da Filadélfia para a nova capital, Washington;• A biblioteca original foi, até agosto de 1814, hospedada no novo Capitólio, quando tropas britânicas colocaram fogo no Capitólio, destruindo seu pequeno acervo de 3 mil livros;
  4. 4. • Em janeiro de 1815 o congresso aceitou a oferta de Thomas Jefferson destinando 23.950 dólares em troca de seus 6.487 livros, que substituíram o acervo perdido no incêndio;• Em dezembro de 1851, aconteceu um novo incêndio. Dessa vez o fogo destruiu 35 mil livros;
  5. 5. DIVISÃO HISPÂNICA• Conta com treze • 200.000 livros só funcionários sobre o Brasil.• Cinco deles dedicados • 4 bibliotecários e os ao Handbook of Latin demais são especialistas em American países latino Studies(HLAS), americanos, Brasil,• Constituída de 4.000 Portugal e outros volumes na Sala de países de língua Leitura portuguesa
  6. 6. DIVISÃO HISPÂNICA• A missão principal da Divisão Hispânica é selecionar publicações da Espanha, Portugal, América Latina e Caribe• Preparar publicação de guias, bibliografias e estudos específicos como o Handbook of Latin American Studies
  7. 7. Escritório da Biblioteca do Congresso Americano no Rio de Janeiro(1966)• É um dos seis escritórios no exterior• Catalogação e Aquisição para suprir a Biblioteca do Congresso com publicações brasileiras.• O escritório no Rio de Janeiro coleta materiais do Brasil(1966), Uruguai(1986), Suriname, Guiana e da Guiana Francesa(1997)
  8. 8. Quais são as principais prioridades da Biblioteca neste momento?Em primeiro lugar, para tornar o conhecimento e acriatividade disponível para o Congresso dos EUA emuma base contínua. Segundo, adquirir, organizar,preservar, proteger e sustentar para o uso presentee futuro do Congresso e à nação um registrocompleto da história americana e criatividade e umacoleção universal do conhecimento humano.
  9. 9. Terceira prioridade da Biblioteca é fazer com quesuas coleções sejam acessíveis ao máximo para oCongresso, ao governo e para o público atravésde meios como o seu site. Sua quarta prioridadeé agregar valor interpretativo e educativo para osrecursos básicos da Biblioteca para destacar aimportância da Biblioteca para o progresso efuturo da nação.
  10. 10. Quem tem acesso a Biblioteca? Os integrantes do congresso, Juízes daSuprema Corte de Justiça, funcionários daBiblioteca do Congresso e alguns oficiais dogoverno podem realmente fazer um exameminucioso dos livros, mas a biblioteca é abertapara visita ao público e turistas, desde quepossuam o cartão de identificação do leitor,para ter este cartão é preciso que a pessoatenha no mínimo 16 anos de idade,comprovado por algum documento contendofoto, emitido pelo governo.
  11. 11. Cartão de Identificação de Leitorhttp://kathleenallison.blogspot.com.br/2011/02/library-of-congress.html
  12. 12. Dados/Acervo da Biblioteca,arquivamento de filmes, quadros, TwitterNo acervo da Biblioteca do CongressoAmericano, sendo arquivos virtuais ou não, háobras raras, os livros mais vendidosatualmente, quadrinhos de todas asprocedências, papéis oficiais, veículosimpressos, vídeos, discos, fotos, entre outrosmateriais, totalizando cerca de 145 milhões deitens distintos, apresentados em pelo menos 470línguas. Entre seus valiosos volumes há inclusiveum exemplar da Bíblia de Gutenberg.
  13. 13. Curiosidades sobre o acervo• Em 1967, o acervo da Biblioteca do Congresso Americano possuía aproximadamente 54.463.900 itens apenas em arquivo físico e, em apenas 45 anos em relação ao acervo atual, houve um crescimento de aproximadamente 90.536.100 itens incluindo documentos físicos e virtuais.
  14. 14. • O Desenvolvimento de Coleções é coordenado pelos recommending officers que são pessoas especializadas em determinados assuntos ou regiões e que são preparadas para decidir o que será adquirido pela Biblioteca do Congresso que recebe 22.000 itens diariamente. Cerca de 10.000 destes itens são incorporados ao acervo após passarem por todo o processamento e preparo técnico incluindo a encadernação.
  15. 15. • A biblioteca abriga ainda, catálogo de músicas, discursos, poesia e comédia gravados no país até o ano de 1925. No total são mais de 10 mil arquivos que podem ser acessados pelo site do serviço. Um exemplo disso, é o "National Jukebox", que é considerado o maior acervo de gravações históricas já disponibilizado na web.• Outra curiosidade também, é o arquivamento dos “tweets” da rede social Twitter que a biblioteca está realizando desde o início do serviço da página,em março de 2006.
  16. 16. Inovações Recentes Informação via e-mail• Question History: Patron: Qual a principal mudança ou inovação ocorrida na Biblioteca nos últimos 10 anos ? Librarian 2: The proliferation of internet resources, subscription databases, and e-books. Tradução: A proliferação de recursos de Internet, bancos de dados de subscrição, e e-books.
  17. 17. Referências• RIBEIRO, Célia Maria. Experiência internacional: uma bibliotecária brasileira na biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 3, p. 129-137, jun. 2001.• SANTANA, Ana Lucia. Biblioteca do Congresso dos estados Unidos. Disponível em:< http://www.infoescola.com/literatura/biblioteca-do-congresso-dos-estados-unidos/>. Acesso em: 21 Abr. 2012.• Biblioteca do Congresso. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_do_Congresso>.Acesso em: 21 Abr. 2012.• Biblioteca do Congresso dos EUA disponibiliza arquivo musical na web. Disponível em:<http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/biblioteca-do-congresso-dos-eua- disponibiliza-arquivo-musical-na-web.html>.Acesso em:21 Abr.2012.• Biblioteca do Congresso dos EUA adquire todos os arquivos do Twitter. Disponível em:<http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1569918-5602,00- BIBLIOTECA+DO+CONGRESSO+DOS+EUA+ADQUIRE+TODOS+OS+ARQUIVOS+DO+TWITTER.ht ml>.Acesso em:21 Abr.2012.
  18. 18. nnual Report Of TheLibrarian Of Congress. Referências • Biblioteca do congresso norte-americano arquivará todos os tweets.Disponível em:<http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1569613-6174,00- BIBLIOTECA+DO+CONGRESSO+NORTEAMERICANO+ARQUIVARA+TODOS+OS+TWEETS.html>. Acesso em:21 Abr.2012. • Seções e Escritórios. Disponível em:<http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov/pt/loc- rj.html>.Acesso em:21 Abr.2012. • CONGRESS, Library Of. Annual Report Of The Librarian Of Congress. Washington, 1968. 1p.

×