Successfully reported this slideshow.

Max Weber .. Indagações

372 views

Published on

um pouco do pensamento do alemão Max Weber, contextualizando o momento histórico e os vários paradigmas da modernidade, que deram vasão ao conceito de Racionalidade

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Max Weber .. Indagações

  1. 1. MAX WEBER  Maximilian Karl Emil  Weber (Erfurt, 21 de  Abril de 1864 —  Munique, 14 de Junho  de 1920) foi um  intelectual alemão,  jurista, economista e  considerado um dos  fundadores da  Sociologia.
  2. 2. ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO  CAPITALISMOCAPITALISMO Sua obra mais famosa , com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.
  3. 3. Weber mostrou que certos tipos de Protestantismo (em especial o Calvinismo) favoreciam o comportamento econômico racional e que a vida terrena (em contraste com a vida "eterna") recebeu um significado espiritual e moral positivo. O Calvinismo trouxe a ideia de que as habilidades humanas (música, comércio, etc.) deveriam ser percebidas como dádiva divina e por isso incentivadas.
  4. 4. João Calvino  O Calvinismo (também  chamado de Tradição  Reformada, Fé  Reformada ou Teologia  Reformada) é tanto um  movimento religioso  protestante quanto uma  ideologia sociocultural  com raízes na Reforma  iniciada por João  Calvino em Genebra no  século XVI.
  5. 5. PredestinaçãoO Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Consequentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos?". Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie. Sendo um bom cristão, trabalhando muito, seguindo sempre todos os princípios bíblicos, o Calvinista prova a si mesmo que foi um escolhido, pelo seu sucesso como cristão. Não é a sua própria ação, mas de Deus, pois se Deus trabalha por ele, ele conclui que foi um dos eleitos.
  6. 6. Racionalidade Weber entendeu que a racionalidade nascente não destruía a objetividade da ciência. O valor cognitivo da ciência social reside na sua capacidade de controlar a pesquisa mediante métodos sistemáticos e padronizados de trabalho. O ponto de partida da investigação até pode ser subjetivo, mas seu ponto de chegada deverá se rigorosamente objetivo.
  7. 7. Tradicional x Especializado Mas, apesar de retirar o sentido último do mundo, Weber destacou que a ciência contribui com a vida do indivíduo, ao oferecer- lhe meios de domínio prático da realidade, a capacidade de avaliar meios e fins e, acima de tudo, clareza: ou seja, meios para pensar de forma lógica, sistemática e clara eliminando as práticas antigas em função das especificas, médicos, advogados juristas, cientistas e etc ocuparão novos espaços em um novo mundo de ideias .
  8. 8. O mundo desencantado O destino de nosso tempo é marcado pela intelectualização e pelo desencantamento do mundo. Diante desta realidade, cabe ao indivíduo escolher se quer permanecer imerso na esfera religiosa (o que exige o sacrifício do intelecto) ou se prefere arcar com as consequências de uma visão científica do mundo, na qual não existe qualquer sentido último para a vida, o mundo e o indivíduo. No mundo desencantando, o indivíduo deve dedicar-se às tarefas do dia e assumir suas responsabilidades diante da vida: esta é a única forma de dar sentido à própria existência.
  9. 9. A tecnologia que move o mundo Weber viveu num momento crucial para o progresso da tecnologia, vivenciou a Belle Epoquê e os eventos que levaram a eclosão da primeira Guerra mundial, viu tudo de mais miraculoso e destrutivo de prazeroso e
  10. 10. ELETRICIDADE Em 1888, Nikola Tesla inventa o  motor  de  indução.  Energia  em  corrente alternada (CA) pode ser  produzida  pelo  próprio  dínamo,  eliminando­se  o  estágio  retificador  realizado  pelo  comutador. As vantagens do uso  de  CA  para  transmissão  e  distribuição  de  energia  elétrica  fizeram desta tecnologia a  responsável  pela  formidável  expansão  da  eletrificação  a  partir  do final do século XIX. 
  11. 11. RADIO  a tecnologia de  transmissão de som por  ondas de rádio foi  desenvolvida pelo  italiano Guglielmo  Marconi, no fim do  século XIX,
  12. 12. TELEFONE  Entretanto, como reconheceu  o Congresso dos Estados  Unidos através da resolução  269, de 15 de junho de 2002, o  aparelho foi inventado por  volta de 1860 pelo italiano  Antonio Meucci, que o  chamou "telégrafo falante"..3   A primeira demonstração  pública da invenção de Meucci  teve lugar em 1860, e teve sua  descrição publicada num  jornal de língua italiana de  Nova Iorque
  13. 13. TELEVISÃO  Em 1923 Vladimir  Zworykin (Londres)  registra a patente do  tubo iconoscópico para  câmaras de televisão2 ,  o que tornou possível a  televisão eletrônica
  14. 14. CARRO  (Viena, 1874). Os motores a  vapor ­ que queimavam o  combustível fora dos cilindros,  deram lugar aos motores de  combustão interna, que  queimavam no interior do  cilindro uma mistura de ar e gás  de iluminação. O ciclo de 4  tempos foi utilizado com êxito  pela primeira vez em 1876, num  motor construído pelo  engenheiro alemão conde  Nikolaus Otto.
  15. 15. Lâmpada   Thomas Alva Edison, que  foi primeiro a construir a  primeira lâmpada  incandescente  comercializável em 1879,  utilizando uma haste de  carvão (carbono) muito  fina que, aquecida acima  de aproximadamente 900  K
  16. 16. Avião  No começo do século XX, o  primeiro voo numa máquina  mais pesada do que o ar, capaz  de gerar a potência e sustentação  necessária por si mesmo, foi  realizado. Porém, isto é um fato  polémico, já que Santos Dumont  é creditado no Brasil como o  responsável pelo primeiro vôo  num avião, enquanto que na  maior parte do mundo, o crédito  à invenção do avião é dado aos  irmãos Wilbur e Orville Wright  de origem norte­americana,
  17. 17. Flyer 1  Os Irmãos Wright, Orville Wright  (Dayton, 19 de agosto de 1871 —  Dayton, 30 de janeiro de 1948) e  Wilbur Wright (Millville, 16 de abril  de 1867 — Dayton, 30 de maio de  1912).  "Flyer I", 17 de Dezembro, 1903.  O voo do Flyer 1 é reconhecido nos  Estados Unidos e pela Fédération  Aéronautique Internationale como o  primeiro de um aparelho voador  controlado, "mais pesado que o ar".
  18. 18. 14 BIS  O 14­bis foi um avião híbrido  construído pelo inventor  brasileiro Alberto Santos  Dumont em 1906 e testado entre  os dias 19 e 23 de julho desse  ano na cidade de Paris, França,  sendo o primeiro objeto mais  pesado que o ar, a projetar­se do  solo por impulsos próprios,  superando a gravidade terrestre,  o atrito do ar e as leis básicas da  física.
  19. 19. Computador  (Electronic Numerical  Integrator and Computer,ou  seja, computador integrador  numérico electrónico) foi o  primeiro computador digital  eletrônico de grande escala.  Muitos falam que o primeiro foi  o Mark I, mas este era apenas  eletromecânico. Foi criado em  fevereiro de 1946 pelos cientistas  norte­americanos John Eckert e  John Mauchly, da Electronic  Control Company.
  20. 20. INTERNET  A origem da rede mundial de comunicação,  como também é conhecida, ocorreu na área  militar. O lançamento soviético do Sputnik 1  causou como consequência a criação  americana da Defense Advanced Research  Projects Agency (Agência de Projetos de  Pesquisa Avançada), conhecida como  DARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo  de obter novamente a liderança tecnológica  perdida para os soviéticos durante a Guerra  Fria.4  5  A DARPA criou o Information  Processing Techniques Office (Escritório de  Tecnologia de Processamento de Informações  ­ IPTO) para promover a pesquisa do  programa Semi Automatic Ground  Environment, que tinha ligado vários sistemas  de radares espalhados por todo o território  americano pela primeira vez. Joseph Carl  Robnett Licklider foi escolhido para liderar o  IPTO.6

×