INSTALAÇÃO DO N3
1- Boot pelo CD do Sistema Operacional, no nosso caso a distribuição Linux CENTOS. Ao
ligar o equipamento...
3- Ele reiniciará o equipamento, e agora, com a leitora externa plugada via USB no
mesmo com o CD do sistema operacional d...
5- Ele irá começar a carregar os dispositivos:

6- A próxima tela é a primeira da instalação do sistema CENTOS. Clique em ...
7- O próximo passo é para escolher o idioma do Sistema Operacional. Escolha
Português do Brasil e clique em “Next”, igual ...
9- A próxima janela é para definir os dispositivos usados. Escolha “Dispositivo de
armazenamento básico”, e clique em Avan...
11- A próxima janela é para escolher o horário, local e data, escolha e clique em
“Avançar”. No exemplo abaixo utilizamos ...
13- Esta próxima tela também é importante, pois definirá como o sistema será instalado
no HD. Temos diversas opções, como ...
15- Clique na partição principal (sda) do “Discos Rígidos”, e clique no botão “Apagar”.
Confirme que deseja apagar. Após a...
17- Escolha o espaço “Livre”, e clique em “Create”. Escolha “Partição padrão” na nova
janela, e clique em “Criar”:

18- Pa...
18.2- A segunda vem pra pasta dos arquivos do usuário, no caso, “/home” (equivalente
ao diretório “Usuários” no Windows), ...
18.3- É recomendável deixar o dobro da quantidade de memória RAM, que no nosso
caso, a RAM tem 2GB, deixamos então 5GB (um...
18.4-

O particionamento deve ficar da forma abaixo:

19- Clique em “avançar”, e confirme que deseja “gravar alterações no...
20- Ele começará a aplicar as opções para instalar:

21- Clique em “avançar” na próxima janela abaixo:
22- Ele irá instalar. Aguarde terminar. Esta é a tela de instalação em seu processo final.
Tudo feito automático:

23- No ...
24- Ao reiniciar o micro, logo na primeira tela, aperte a tecla “f2” de seu teclado, pra
entrar novamente no setup da Bios...
25- Quando o sistema for carregado a primeira tela será esta. Clique em “Avançar”:

26- Clique nesta próxima tela de Licen...
27- Agora o sistema pedirá pra criar um usuário comum, com permissões bem mais
restritas que as de root. Mais uma vez reco...
29- Se for de seu interesse, deixe habilitado o Kdump, e clique em “concluir”.

30- Tela que carregará após concluir e rei...
31- Para entrar com o usuário ROOT (Administrador), escolha a opção abaixo “outro”:

32- Digite a senha definida na instal...
33- Ao logar-se irá aparecer a seguinte mensagem abaixo. Nela você estará confirmando
que está logado como superusuário ou...
36- Por padrão, na instalação do CENTOS 6.4 o menu impressão não vem instalado e
habilitado. Comprove isto no menu Sistema...
37- Exibirá a tela abaixo:

38- Digite o comando abaixo:
Digite o Comando “yum install system-config-printer” (sem aspas)....
39- No andamento a instalação exibe as mensagens abaixo:
40- Após concluir exibe a mensagem “complete”. Pode fechar o terminal:

1

41- Veja que o menu “Impressão” apareceu agora ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

INSTALAÇÃO DO CENTOS 6.4 NO EQUIPAMENTO N3

749 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
749
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

INSTALAÇÃO DO CENTOS 6.4 NO EQUIPAMENTO N3

  1. 1. INSTALAÇÃO DO N3 1- Boot pelo CD do Sistema Operacional, no nosso caso a distribuição Linux CENTOS. Ao ligar o equipamento, aperte logo na primeira tela o botão F2. Ele irá entrar no SETUP da BIOS. Após isto, vá até a aba Boot, e escolha na Opção “Boot Options #1” a opção de iniciar pelo CD do Sistema Operacional. Como abaixo: 2- Após isto, vá na aba “Save & Exit”, e escolha a opção conforme abaixo, que irá salvar a configuração escolhida e reiniciará o equipamento:
  2. 2. 3- Ele reiniciará o equipamento, e agora, com a leitora externa plugada via USB no mesmo com o CD do sistema operacional dentro, será carregado da forma abaixo (no nosso exemplo o sistema é a distribuição Linux CENTOS 6.4). Aperte qualquer tecla antes de terminar a contagem abaixo. Se terminar esta contagem sem você apertar nenhuma tecla, ele iniciará pelo LIVE CD, uma execução de demonstração do sistema que tem dentro do CD: 4- A próxima tela é o passo pra escolher se vai instalar (instalar a distribuição no HD), iniciar pelo CD (no caso a opção Boot que é a do LiveCD) ou pelo HD (com o sistema que já está instalado neste). No nosso caso, se estiver instalando pela primeira vez, escolha a opção “Install”
  3. 3. 5- Ele irá começar a carregar os dispositivos: 6- A próxima tela é a primeira da instalação do sistema CENTOS. Clique em “Next”, botão no canto inferior direito da tela:
  4. 4. 7- O próximo passo é para escolher o idioma do Sistema Operacional. Escolha Português do Brasil e clique em “Next”, igual abaixo: 8- Na próxima tela, escolheremos o idioma do teclado. Escolha “Português Brasileiro (ABNT 2)”, e clique em “Avançar”:
  5. 5. 9- A próxima janela é para definir os dispositivos usados. Escolha “Dispositivo de armazenamento básico”, e clique em Avançar: 10- Escolha agora um nome (hostname pra sua máquina). Aqui recomendamos que seja criado um padrão de host para os casos de instalação em diversas máquinas. Após definir, clique em “Avançar”:
  6. 6. 11- A próxima janela é para escolher o horário, local e data, escolha e clique em “Avançar”. No exemplo abaixo utilizamos “América/Recife”, já que assim como São Luis não é influenciada pelo horário de verão brasileiro: 12- Esta é uma tela importante. Nela você irá definir a senha do usuário ROOT. Este é o usuário de administrador do Linux, que lhe fornecerá permissões pra tudo no sistema. Logo, recomendamos pro caso de formatação de muitas máquinas o estabelecimento de uma senha padrão (e forte, com letras, números e caracteres especiais), que fique guardada com pessoas do setor de Tecnologia e que não se esqueça. Após definir, clicar em “Avançar”:
  7. 7. 13- Esta próxima tela também é importante, pois definirá como o sistema será instalado no HD. Temos diversas opções, como “Utilizar todo o espaço” (onde apagará todos os arquivos e instalará o sistema no HD), “Substituir Linux Existente” (onde gravará no HD no local onde tenha uma distribuição Linux instalada), “Reduzir o sistema atual” (onde você conseguirá manipular o tamanho das partições já existentes), “Usar espaço livre” (onde gravará o sistema no espaço disponível) e a ultima e nossa opção, que é “Criar Layout personalizado”. Selecione esta e clique em “Avançar”: 14- Normalmente os equipamentos que estamos utilizando já vem com uma distribuição Linux ou outro sistema instalado. Como abaixo, veja que tem pouco espaço “Livre”:
  8. 8. 15- Clique na partição principal (sda) do “Discos Rígidos”, e clique no botão “Apagar”. Confirme que deseja apagar. Após apagar ficaria desta forma: OBS 1: Pra este caso na primeira instalação do sistema operacional OBS2: Muita atenção pra não deixar HD externo, cartão SD, Celular ou outro dispositivo removível conectado no momento da instalação do sistema e sem querer apagar este. 16- Irá ficar da seguinte forma:
  9. 9. 17- Escolha o espaço “Livre”, e clique em “Create”. Escolha “Partição padrão” na nova janela, e clique em “Criar”: 18- Particionar o HD em 3 partes (abaixo utilizando um HD de 305 GB do equipamento N3): 18.1- A primeira pro Sistema operacional, no caso, 100 GB é suficiente. Defina o ponto de montagem sendo “/” (raíz onde ficará o sistema, equivalente ao C: do Windows), o tamanho (MB) como “100000” (equivalente a 100 GB), deixe marcado “Tamanho Fixo” e clique em “OK”:
  10. 10. 18.2- A segunda vem pra pasta dos arquivos do usuário, no caso, “/home” (equivalente ao diretório “Usuários” no Windows), com 200 GB. Clique em “OK”:
  11. 11. 18.3- É recomendável deixar o dobro da quantidade de memória RAM, que no nosso caso, a RAM tem 2GB, deixamos então 5GB (um pouco além do dobro). Utilizamos todo este espaço pra partição SWAP. A diferença na Swap fica no Ponto de montagem que não alteraremos nada. Mexeremos no “Tipo de Sistema de Arquivo” escolhendo “Swap”, e escolhemos a opção “Utilizar o Máximo de espaço permitido” ao invés de “Tamanho Fixo”:
  12. 12. 18.4- O particionamento deve ficar da forma abaixo: 19- Clique em “avançar”, e confirme que deseja “gravar alterações no disco”:
  13. 13. 20- Ele começará a aplicar as opções para instalar: 21- Clique em “avançar” na próxima janela abaixo:
  14. 14. 22- Ele irá instalar. Aguarde terminar. Esta é a tela de instalação em seu processo final. Tudo feito automático: 23- No fim da instalação será exibida a tela abaixo. Clique em “fechar”. Se o equipamento N3 não reiniciar automaticamente após clicar no botão “fechar”, dê um tempo de aproximadamente 4 minutos e reinicie o mesmo manualmente. Pode também desconectar do N3 sua leitora de CD externa que tem o CD do Linux:
  15. 15. 24- Ao reiniciar o micro, logo na primeira tela, aperte a tecla “f2” de seu teclado, pra entrar novamente no setup da Bios. Mude a opção de boot primário para o HD novamente, igual fizemos abaixo. Após isto, vá na aba “Save & exit”, e escolha a primeira opção, confirmando que deseja salvar e sair:
  16. 16. 25- Quando o sistema for carregado a primeira tela será esta. Clique em “Avançar”: 26- Clique nesta próxima tela de Licença em “Sim, concordo com o acordo de Licença”. Clique em “Avançar”:
  17. 17. 27- Agora o sistema pedirá pra criar um usuário comum, com permissões bem mais restritas que as de root. Mais uma vez recomendamos que seja criado um padrão pros nomes dos usuários. Crie conforme abaixo e clique em “avançar”: 28- Ele pedirá pra definir hora e data. Bote para sincronizar através da rede conforme abaixo e clique em “avançar”:
  18. 18. 29- Se for de seu interesse, deixe habilitado o Kdump, e clique em “concluir”. 30- Tela que carregará após concluir e reiniciar o sistema. Se quiser logar neste usuário comum, basta clicar sobre ele e digitar a senha no espaço pra mesma que irá se abrir:
  19. 19. 31- Para entrar com o usuário ROOT (Administrador), escolha a opção abaixo “outro”: 32- Digite a senha definida na instalação para este usuário: OBS: Lembramos ainda que mesmo estando logando no usuário comum, você pode executar tarefas de administrador com comandos “sudo”. Basta pesquisar sobre como utilizar o mesmo.
  20. 20. 33- Ao logar-se irá aparecer a seguinte mensagem abaixo. Nela você estará confirmando que está logado como superusuário ou administrador. Clique em “Fechar”. 34- Veja se a rede já funcionou normalmente no pós-instalação. Deve estar configurado automaticamente a internet cabeada e o dispositivo WIFI. 35- Caso você tenha um Proxy em sua rede, vá em Sistema-Preferências-Proxy da Rede, e defina o Proxy e a porta deste, e, se tiver autenticação por usuário, também defina. Lembro que este passo é importante até para os updates e instalações no Linux, já que este necessita da internet funcionando bem como da autenticação pra localizar os repositórios e sites na rede. Ele irá exibir a tela abaixo, configure da seguinte forma. Após terminar, vá em “Fechar”:
  21. 21. 36- Por padrão, na instalação do CENTOS 6.4 o menu impressão não vem instalado e habilitado. Comprove isto no menu Sistema-Administração. Logo, terá que configurá-lo via terminal. Vá em Aplicativos-Sistema-Terminal, que irá abrir a janela abaixo:
  22. 22. 37- Exibirá a tela abaixo: 38- Digite o comando abaixo: Digite o Comando “yum install system-config-printer” (sem aspas). Aperte o botão “Enter” do seu teclado. Ele perguntará se deseja continuar. Aperte Y (Yes), e o botão “enter” novamente:
  23. 23. 39- No andamento a instalação exibe as mensagens abaixo:
  24. 24. 40- Após concluir exibe a mensagem “complete”. Pode fechar o terminal: 1 41- Veja que o menu “Impressão” apareceu agora disponível:

×