Zumbi dos Palmares

8,385 views

Published on

  • Be the first to comment

Zumbi dos Palmares

  1. 1. Zumbi dos Palmaresnasceu no estado deAlagoas no ano de1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.
  2. 2. Foi líder do quilombo dosPalmares, comunidadelivre formada porescravos fugitivos dasfazendas. Palmares estavalocalizado no interior daBahia (a região pertenceatualmente ao estado da Bahia).
  3. 3. Na época em que Zumbiera líder, o Quilombo dosPalmares alcançou umapopulação deaproximadamente trintamil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
  4. 4. Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade.Entregue a um padre católico,recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco.Aprendeu a língua portuguesae a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
  5. 5. No ano de 1675, o quilomboé atacado por soldadosportugueses.Zumbi ajuda na defesa edestaca-se como um grandeguerreiro.Após um batalha sangrenta,os soldados portugueses sãoobrigados a retirar-se paraa cidade de Recife.
  6. 6. Três anos após, ogovernador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo,Zumbi coloca-se contra o acordo, pois nãoadmitia a liberdade dos quilombolas, enquantoos negros das fazendas continuariam aprisionados.
  7. 7. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” acomunidade cresce e sefortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento eorganização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
  8. 8. O bandeirante Domingos JorgeVelho organiza, no ano de 1694,um grande ataque ao Quilombodos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída.Ferido, Zumbi consegue fugir,porém é traído por um antigocompanheiro e entregue astropas do bandeirante.Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.  Domingos Jorge Velho
  9. 9. Zumbi é considerado um dosgrandes líderes de nossahistória.Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil colonial.O dia de sua morte, 20 denovembro, é lembrado ecomemorado em todo oterritório nacional como oDia da Consciência Negra.
  10. 10. FORMATAÇÃO: Mima Badan mimabadan@hotmail.com MÚSICA: Tocando em frente Cantada por Almir Sater IMAGENS: Google (Repasse com os devidos créditos)Para minha amiga Magda, pelo caminho que um dia percorremos juntas...

×