8406092 redacao-publicitaria-ii

1,874 views

Published on

Published in: Marketing
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,874
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

8406092 redacao-publicitaria-ii

  1. 1. Redação Publicitária II Profª Marisa Cândido de Almeida e-mail marisacandido @terra.com.br
  2. 2. Palavras sedutoras Palavras significam coisas que geram informações e formam conhecimento. De Atenas às antenas – discurso publicitário bebe de infinitas fontes desde a filosofia, antropologia, a sociologia, a psicologia, a lingüística, a semiótica, a arte e tem, ainda hoje , a mais poderosa arma a PALAVRA.
  3. 3. Discurso Publicitário A imagem gera impacto, mas o poder de persuasão está na palavra, assim como a condução do raciocínio do receptor. Condição fundamental para o sucesso de uma peça de comunicação: mensagem clara; uma afirmação sobre a marca ou produto que desejamos fixar na mente dos receptores.
  4. 4. USP Unique Selling Proposition – Proposta Única de Vendas ou Promessa Básica = Afirmação básica, ou seja, afirmação que queremos fixar na mente dos consumidores. Afirmação Básica : conteúdo que se quer passar na peça de comunicação.
  5. 5. Conceito Criativo Forma de passar a mensagem, Criação publicitária depende de uma forma inesgotável e sempre renovada de modos de falar interessantes, chocantes e engraçados.
  6. 6. Ferramentas de Persuasão Elementos que compõem: . Anúncio . Spot . Jingle .comercial
  7. 7. Correlação e modo de fazer: . Características dos meios . Dos leitores / espectadores / ouvintes desses meios
  8. 8. Diagramação Diagramação : tarefa do diretor de arte. Redator: domínio do vocabulário, deve ter a compreensão de que tudo em uma página de anúncio significa algo. Toda a disposição de informações, na página de um anúncio, possui significado e influencia no modo como o observador vai apreender a mensagem.
  9. 9. Diagramação Consiste na distribuição dos elementos que compõem o anúncio no espaço do papel. Diagramar : hierarquizar informações Distribuir informações “por igual” sem “deixar “brancos”. Os olhos fazem um caminho costumeiro pela página – da esquerda para a direita. Todo o redator deve conhecer um padrão de diagramação.
  10. 10. Diagramação – formato clássico Saia e blusa : separa claramente a parte visual da textual, ou seja, em cima – imagem e texto, embaixo, formando um conjunto.
  11. 11. Diferenças da imagem para o texto Imagem : apreendida como um todo, ambígua. Comunica mais coisas de imediato e simultaneamente. Texto : linear e apreendido seqüencialmente é explicado.
  12. 12. Título Def. Título ou chamada : é a frase que tem por objetivo chamar a atenção do consumidor em seu primeiro contato com o anúncio. Anúncio – diagramação tradicional – título no topo da página – chamada forte, cujo objetivo é fisgar a atenção do leitor.
  13. 13. Relação – Título x Imagem 1+1 = 1 Nesse formato de relação , o mais simples, pode-se dizer que há uma redundância, pois a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título. . Geralmente este tipo de anúncio é voltado ao segmento populacional com menor nível cultural.
  14. 14. 1+1=1 Título : Precisando de uma luz? Nós temos. Imagem - uma lâmpada Texto Residências Escritórios Edifícios Lightware. Iluminação para profissionais.
  15. 15. Título x Imagem 1+1 =1 Mensagem simples Anúncios que se restringem à oferta do produto ou serviço anunciado. Anúncios típicos de varejo, cadernos de classificados de jornais e ofertas em geral. Argumentação utilizada se limita ao preço ou ao produto. Função do anúncio : informar.
  16. 16. 1+1=2 Anúncio mais comum em publicidade. Título traz uma informação que é completada pela imagem. Há interlocução entre as partes e o consumidor percebe que título e imagem se completam.
  17. 17. Anúncio : Perfume Natura Ekos Imagem : bandeira do Brasil composta partir de elementos bem brasileiros, que se coaduna perfeitamente com a mensagem do título. Título: “Perfume do Brasil de Natura Ekos. A verdadeira essência do nosso país”. Título e imagem se fundem, se completam, criam um todo que materializa a mensagem publicitária sem dispersão , apenas enriquece.
  18. 18. 1+1=3 Trata-se de um processo criativo de composição de múltiplas idéias. Imagem passa uma mensagem, que por si só já é compreensível; Texto : diz uma coisa – uma outra mensgem completa;
  19. 19. 1+1=3 Ao ver o anúncio o consumidor apreende 1. A mensagem do título; 2. A mensagem da imagem; 3. Ao unir texto e imagem, surge uma terceira idéia.
  20. 20. Ex. Anúncio vencedor do Grand Prix – Festival de Cannes Cena construída : imagem da aristocracia britânica. Imagem : grupo de negros chiques e animados. Cenário, biblioteca clássica, os personagens brincam com coqueteleiras, tacos de golfe e um troféu. Texto : “União Africana concorda com a ajuda financeira à Europa. “Diesel
  21. 21. Ex. Classificados Estadão O IMPORTANTE NÃO É O TAMANHO MAS O PRAZER QUE ELE PROPORCIONA. 856-9922 CLASSIFICADOS DO ESTADÃO. Só louco não usa.
  22. 22. Tipos de títulos Declaração : título através do qual se enuncia algo de forma afirmativa ou negativa. Ex. Definição : título através do qual são definidas as finalidades do produto e /ou seja sua composição. Ex.
  23. 23. Tipos .... Divisão / oposição : título que estabelece uma dicotomia como ponto de partida da mensagem publicitária. Ex. Alusão: título que remete a uma referência cultural, introduzindo elementos do saber partilhado, através de uma citação completa ou elementos isolados. Ex.
  24. 24. Tipos ... Interrogação : título através do qual se pergunta algo, direto ou indiretamente. Ex. Injunção : título do qual é dada uma ordem ao receptor. Ex.
  25. 25. Tendências em titulação Há duas formas de titular um anúncio: 1. Gritando – anúncios gritados trazem a tipografia em corpo grande, caixa-alta, em geral, no topo da página. 2. Sussurrados: anúncios sussurrados geralmente se servem de tipos delicados, aplicados em corpos pequenos e caixabaixa.
  26. 26. Anúncios gritados Verbos no imperativo Função de linguagem : conativa ou apelativa Mensagem concentrada no destinatário Verbos utilizados : faça, experimente, economia, compre, use... Objetivo: impor, ordenar ao consumidor que execute uma ação.
  27. 27. Anúncios sussurrados Anúncios sussurrados o approach é outro. A abordagem é mais intimista, mais delicada, não necessariamente menos sedutora. Função emotiva – centrada no próprio emissor. Dificuldade maior, necessário que o redator se projete na figura do consumidor.
  28. 28. Ex. Anúncio sussurrado Título : “cinco empregos. Três carros. Duas mulheres. Um cachorro”. Esta simples enumeração, somada à imagem do pé do sujeito brincando de bolinha com seu cão, demonstra a grande amizade e fidelidade que prendem um ao outro. Essa idéia é estendida à marca whisky do anunciante.
  29. 29. Ex. cont. Título : reflete um pensamento íntimo do personagem do anúncio e, possivelmente, do leitor, e é aí que se dá a idéia de intimidade que esse tipo de anúncio outorga. Não se fala das características do whisky, muito menos se incentiva o consumidor a comprá-lo. Título serve para aproximar o consumidor da situação, ao criar uma identificação entre as partes.

×