Linguagem de Programação - aula 04

81 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
81
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Linguagem de Programação - aula 04

  1. 1. Linguagem de Programação Aula 04 Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone Profº: Willian
  2. 2. Procedimentos Os procedimentos devem ser definidos antes do programa principal, utilizando-se a seguinte sintaxe: procedure Identificador(var lista de parâmetros : tipo de dado); declarações e definições begin seqüência de comandos end;
  3. 3. Os parâmetros de um procedimento servem para permitir que o mesmo seja "executado" para conjuntos de dados diferentes, os quais lhe serão fornecidos quando da sua ativação. O conjunto de parâmetros pode ser vazio, sendo que, neste caso, a ativação do procedimento executa sempre a mesma ação. Os dados (ou referências a variáveis) que substituirão os parâmetros quando da execução do procedimento são chamados de argumentos. Naturalmente, os argumentos devem ser do mesmo tipo de dado parâmetro respectivo.
  4. 4. Funções Como vimos acima, procedimentos são subprogramas que executam tarefas genéricas não necessariamente retornando algum valor. As funções, além de poderem executar ações genéricas, podem retornar valores, devendo ser declaradas de acordo com a seguinte sintaxe : function Identificador(var lista de parâmetros : tipo de dado) : tipo de dado; declarações e definições begin seqüência de comandos; end;
  5. 5. Se a função deve retornar um valor, este valor será do tipo de dado fixado na sua declaração, que é necessariamente um tipo de dado simples ou uma string (o tipo de dado string será estudado no capítulo 7). Este tipo de dado associado à função é usualmente chamado de tipo da função. Neste caso, é necessário que na seqüência de comandos de uma função exista uma atribuição do tipo Identificador := Expressão; sendo justamente o valor desta Expressão o que será retornado para processamento, quando da ativação da função. Esta ativação deve ser feita num segundo membro de um comando de atribuição, como argumento de um comando de saída ou, de um modo geral, numa expressão.
  6. 6. 1 - fazer um programa para ler um número e chamar um procedimento que mostra que o numero lido é par ou impar. 2 - Faça um subprograma para verificar se um ano é bissexto ou não. Utilize a regra: Um ano bissexto é divisível por 4, mas não por 100, ou então se é divisível por 400. Exemplo: 1988 é bissexto pois é divisível por 4 e não é por 100; 2000 é bissexto porque é divisível por 400.

×