Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Linguagem de Programação - aula 03

63 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Linguagem de Programação - aula 03

  1. 1. Linguagem de Programação Aula 03 Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone Profº: Willian
  2. 2. E S T R U T U R A S D E ITERAÇÃO São utilizadas para que uma parte de seu programa possa ser repetida n vezes sem a necessidade de reescrevê-lo. Essas estruturas também são conhecidas como LOOP ou laços. Iremos estudar as três estruturas possíveis conhecidas em Pascal: FOR (para/variando), WHILE... DO (enquanto/faça) e REPEAT... UNTIL (repita/até). Vamos analisá-las nessa ordem.
  3. 3. LOOP FOR É encontrado na maioria das linguagens de programação, incluindo Pascal. No entanto, como vamos ver, a versão Pascal, em particular, é mais flexível e dispõe de recursos do tipo crescente (TO) e decrescente (DOWNTO). A ideia básica do comando for é que você execute um conjunto de comandos, um número fixo de vezes, enquanto uma variável de controle, é incrementada ou decrementada a cada passagem pelo laço.
  4. 4. LOOP WHILE... DO É o mais genérico dos três e pode ser usado para substituir os outros dois; em outras palavras, o laço while supre todas as necessidades. Já os outros dois, são usados por uma questão de comodidade.
  5. 5. LOOP REPEAT ... UNTIL O comando repeat ... until é semelhante ao comando while. A diferença está no momento da avaliação da expressão, o que sempre ocorre sempre após a execução do comando. Isto faz com que o comando do laço repeat ... until sempre execute pelo menos uma vez antes de realizar tal teste.
  6. 6. Exercícios 1. Faça um programa que mostre na tela todos os números de 1 a 100 usando laço while(). 2. Obtenha um número digitado pelo usuário e repita a operação de multiplicar ele por três (imprimindo o novo valor) até que ele seja maior do que 100. Ex.: se o usuário digita 5, deveremos observar na tela a seguinte sequência: 5-15-45-135 (utiliza while()).

×