Aula de revisão de word

25,056 views

Published on

Esta é a mesma matéria das aulas

Published in: Education
7 Comments
38 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
25,056
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
7
Likes
38
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula de revisão de word

  1. 1. IntroduçãoO Word 2010 é um processador de texto que lhe permite criar vários tipos dedocumentos, como cartas, documentos, folhetos, faxes e muito mais. Nestalição, você será apresentado à faixa de guias e o novo modo de exibiçãoBackstage , e você vai aprender como criar novos documentos e abrir os jáexistentes.Conhecendo o Word 2010O Word 2010 é um pouco diferente das versões anteriores, por isso, mesmoque você usou o Word antes, deve levar algum tempo para se familiarizar coma interface. As barras de ferramentas são semelhantes aos do Word 2007, eque incluem o Ribbon e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido . Aocontrário do Word 2007, comandos como Abrir e Imprimir são alojados noBackstage, que substitui o botão do Microsoft Office .
  2. 2. A faixa de guiasO novo sistema de faixa de guias com abas foi introduzido no Word 2007para substituir menus tradicionais. A faixa contém todos os comandos quevocê vai precisar para fazer tarefas comuns. Ela contém várias guias , cadauma com vários grupos de comandos, e você pode adicionar suas própriasguias que contêm seus comandos favoritos. Alguns grupos têm uma seta nocanto inferior direito que você pode clicar para ver os comandos ainda mais. Alguns programas, como o Adobe Acrobat Reader , pode instalar guias adicionais para a Faixa de Opções. Essas guias são chamados suplementos .
  3. 3. Para minimizar e maximizar a fita:O Friso foi concebido para responder a sua tarefa atual e fácil de usar, no entanto, vocêpode escolher para minimiza-lo se ele está ocupando espaço demais da tela.Clique na seta no canto superior direito da faixa de opções para minimizá-lo.Para maximizar a Faixa de Opções, clique na seta novamente.Quando a fita é minimizado, você pode fazê-lo reaparecer clicando em um guia. Noentanto, a fita irá desaparecer novamente quando você não estiver usando.
  4. 4. BackstageBackstage vista dá-lhe várias opções para salvar, abrir um arquivo, imprimir oucompartilhar seu documento. É semelhante ao menu do Botão Office Word 2007 ou apartir do menu Arquivo a partir de versões anteriores do Word. No entanto, em vez deapenas um menu de, é uma vista de página inteira que torna mais fácil de trabalhar.Para chegar ao Backstage:Clique no arquivo de tabulação.É possível escolher uma opção, no ladoesquerdo da página.Para voltar ao seu documento, bastaclicar em qualquer guia na Faixa deOpções.
  5. 5. A Barra de Ferramentas de Acesso RápidoEstá localizada acima da fita, e ele permite que você acesse os comandos comuns, nãoimporta o que você está no guia. Por padrão, ele mostra o Salvar , Desfazer e Repetircomandos. Você pode adicionar outros comandos para torná-lo mais conveniente paravocê.A réguaEstá localizado na parte superior e àesquerda do documento. Ela tornamais fácil para ajustar o documento,com precisão. Se você quiser, vocêpode ocultar a régua para liberar maisespaço na tela.
  6. 6. Para ocultar ou exibir a régua:Clique na Régua Ver ícone sobre a barra de rolagem paraocultar a régua.Para mostrar a régua, clique no Exibir Régua íconenovamente.Criar e abrir documentosPara criar um novo documento em branco:Clique no arquivo de tabulação. Isso leva você para Backstage .Selecione Nova .Selecione Documento em branco sob modelos disponíveis . Ela será destaque porpadrão.
  7. 7. Clique Criar . Um novo documento em branco aparece na janela do Word.Para economizar tempo, você pode criar o seu documento de um template , que vocêpode selecionar a partir do painel Novo Documento. Falaremos sobre os modelos emuma lição posterior.
  8. 8. Abrir um documento existente:Clique no arquivo de tabulação. Isso leva você para Backstage .Selecione Abrir . A caixa de diálogo Abrir é exibida.
  9. 9. Selecione o documento e clique em Abrir .Se você abriu um arquivo recentemente, você também pode acessá-lo de DocumentosRecentes lista. Basta clicar no arquivo e selecione guia recentes .
  10. 10. ExercícioAbra o Word 2010 em seu computador.Um novo documento em branco irá aparecerna tela.Verifique se a Faixa de guias é maximizada senão clique na seta e a visualize.De uma navegada em toda as guias do Word eveja suas funcionalidadesClique em Mostrar a Régua.Feche o Word sem salvar o documento.
  11. 11. Trabalhando com textoÉ importante saber como executar tarefas básicas com o texto quando trabalhandoem um aplicativo de processamento de texto. Nesta lição você vai aprender osconceitos básicos de trabalho com o texto, incluindo como inserir ,excluir , selecionar,copiar , cortar , colar e arrastar e soltar texto.Para inserir texto:Mova o Mouse para o local que você deseja que o texto apareça no documento.Clique com o mouse. O ponto de inserção aparece. Digite o texto: O Word é um editor de texto completo.
  12. 12. Para excluir texto:Coloque o ponto de inserção ao lado do texto que você deseja excluir.Pressione a tecla Backspace no teclado para excluir o texto à esquerda do ponto deinserção.Pressione o botão Excluir no teclado para excluir o texto à direita do ponto de inserção.Para selecionar o texto:Coloque o ponto de inserção ao lado do texto que você deseja selecionar.Clique com o mouse e, mantendo-o pressionado, arraste o mouse sobre o texto paraselecioná-lo.Solte o botão do mouse. Você selecionou o texto. A caixa de destaque aparecerásobre o texto selecionado.
  13. 13. Quando você seleciona o texto ou imagens no Word, a barra de ferramentas em fococom opções de formatação aparece. Isso faz com que os comandos de formataçãofacilmente acessíveis, o que pode lhe poupar tempo. Se a barra de ferramentas nãoaparece em primeiro lugar, tente mover o mouse sobre a seleção.
  14. 14. Para copiar e colar texto:Selecione o texto que você deseja copiar.Clique na Cópia de comando na Casa de tabulação. Você também pode botão direitodo mouse o documento e selecione Copiar .Coloque o ponto de inserção onde você desejaque o texto apareça.Clique no Colar de comando na guia Início. Otexto irá aparecer.
  15. 15. Para cortar e colar texto:Selecione o texto que você deseja copiar.Clique na Corte de comando na Casa de tabulação. Você também pode botão direitodo mouse o documento e selecione Cut . Coloque o ponto de inserção onde você deseja que o texto apareça. Clique no Colar de comando na Casa de tabulação. O texto irá aparecer.
  16. 16. Você também pode cortar, copiar e colar com o botão direito do mouse o documento eescolher a ação desejada no menu drop-down. Quando você usar esse método paracolar, você pode escolher entre três opções que determinam como o texto seráformatado:Manter a formatação original , Mesclar formatação e Manter Somente Texto . Vocêpode passar o mouse sobre cada ícone para ver o que olhará como antes de você clicarnele.
  17. 17. Para arrastar e soltar texto:Selecione o texto que você deseja copiar.Clique e arraste o texto para o local que você deseja que ele apareça. O cursor vai terum retângulo com ele para indicar que você está se movendo texto.Solte o botão do mouse e o texto irá aparecer.Se o texto não aparece no local exato que você deseja, você pode clicar no Enter noteclado para mover o texto para uma nova linha.
  18. 18. Localizar e substituirQuando você está trabalhando com documentos mais longos, pode ser difícil edemorado para localizar uma palavra ou frase específica. Word pode pesquisarautomaticamente o seu documento usando o Pesquisar recurso, e ainda permite quevocê altere as palavras ou frases usando Substituir .Para localizar texto:Desde o Início guia, clique no Encontrar comando. A navegação painel irá aparecerno lado esquerdo da tela.
  19. 19. Para substituir o texto:Desde o Início guia, clique no Substituircomando. O Localizar e substituir caixa dediálogo irá aparecer.Digite o texto que você deseja encontrar no Encontre o campo.Digite o texto que você deseja substituí-lo na Substituir campo.Clique em Localizar seguinte e, em seguida, Substituir para substituir o texto. Vocêtambém pode clicar em Substituir tudo para substituir todas as instâncias dentro dodocumento.
  20. 20. ExercícioAbrir um documento Novo do Word.Digite o texto abaixo.O Microsoft Word é um processador de texto produzido pelaMicrosoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBMPC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foramcriadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX eMicrosoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativosMicrosoft Office. O Word também roda no Linux, através dacamada de compatibilidade Wine.Copie e cole a frase “Foi criado por Richard Brodie” de umlocal no documento para outro.Selecione a frase “O Word também roda no Linux”. Recorte ecole a frase para outro local no documento.Salve este documento em seu pendrive
  21. 21. Formatar TextoPara criar e projetar documentos eficazes, é preciso saber como formatar o texto .Além de tornar o documento mais atraente, texto formatado pode chamar a atençãodo leitor para partes específicas do documento e ajudar a comunicar a sua mensagem.Nesta lição você vai aprender a formatar o tamanho da fonte , estilo e cor ;destacar otexto, e usar o negrito , itálico , sublinhado , e Alterar Caso comandos.Para alterar o tamanho da fonte:Selecione o texto que você deseja modificar.Clique na seta drop-down ao lado do tamanho dafonte na caixa Início guia. Um menu drop-down éexibida.Mova o ponteiro do mouse sobre os tamanhos defonte diferentes. Uma visualização ao vivo dotamanho da fonte irá aparecer no documento.
  22. 22. Selecione o tamanho da fonte que você deseja usar.Você também pode usar o Font Grow e Reduzir Fonte comandos para alterar otamanho.Para alterar a fonte:Selecione o texto que você desejamodificar.Clique na seta drop-down ao ladoda fonte na caixa Início guia. OFont menu drop-down é exibida.Mova o ponteiro do mouse sobre asvárias fontes. Uma visualização aovivo da fonte irá aparecer nodocumento.Selecione a fonte que deseja usar. Afonte vai mudar no documento.
  23. 23. Para alterar a Cor da fonte:Selecione o texto que você desejamodificar.Clique na Cor da Fonte seta drop-down no Início guia. A Cor da fontedo menu aparece.Mova o ponteiro do mouse sobre ascores de fonte diferentes. Umavisualização ao vivo da cor iráaparecer no documento.Selecione a cor da fonte que você deseja usar. A cor da fonte irá mudar no documento.As opções de cores não se limitam ao menu drop-down que aparece. Selecione Maiscores na parte inferior da lista para acessar a caixa de diálogo Cores. Escolha a corque você quer e clique em OK.
  24. 24. Para realçar texto:Desde o Início guia, clique noRealçar texto cor seta drop-down. A Cor do Realce domenu.Selecione a cor de realce desejado.Selecione o texto que você deseja modificar. Será, então, em destaque.Para voltar ao cursor normal, clique no texto Cor do Realce do comando.
  25. 25. Para usar os comandos em negrito, itálico e sublinhado:Selecione o texto que você deseja modificar.Clique no Negrito ( B ), Itálico ( I ), ou Sublinhado ( U ) de comando na Fonte grupo naguia Início.
  26. 26. Para alterar o modo de texto maiúsculas e minúsculas:Selecione o texto que você deseja modificar.Clique no Caso de Mudança de comando na Fonte grupo na guia Início.Selecione a opção caso desejado da lista.
  27. 27. Para alterar o alinhamento do texto:1.Selecione o texto que você deseja modificar.2.Selecione uma das quatro opções de alinhamento do parágrafo grupo na Casa detabulação. •Alinhar à Esquerda: Alinha todo o texto selecionado para a margem esquerda. •Centro: Alinha o texto a uma distância igual a partir das margens esquerda e direita. •Alinhar à Direita: Alinha todo o texto selecionado para a margem direita. •Justificado: Texto justificado é igual em ambos os lados e as linhas se igualmente para as margens direita e esquerda. Muitos jornais e revistas usam justificação integral.
  28. 28. ExercícioAbrir o documento do Word com o texto que você digitou naaula passadaAlterar o tamanho da fonte das palavras “Microsoft Word” notexto.Mude o estilo da fonte na frase. “O Word também roda no Linux,através da camada de compatibilidade Wine” para Negrito eItálico e com sublinhado em Linux e Word .Alterar o tipo da fonte de todo o texto para Time New Roman.Alterar a cor da fonte de todo o texto para VermelhoAlterar o tamanho da fonte de todo o texto para 14Coloque o titulo “Conceitos de Word” e centralize-o e convertaem todas maiúsculas.Na ultima linha do texto coloque: “Fontes Wikipédiaenciclopédia livre” e coloque com alinhamento as direitaSalve as alterações feitas no documento.
  29. 29. Como salvar documentosÉ importante saber como salvar os documentos que você está trabalhando.Frequentemente salvar seus documentos ajuda a evitar de perder o seu trabalho.Usando Salvar como permite que você edite um documento, deixando a cópia originalinalterada. Há muitas maneiras de compartilhar e receber documentos , o queafetará a forma como você precisa salvar o arquivo.Você está baixando o documento?Salvá-lo pela primeira vez?Salvá-lo como um outro nome?Compartilhá-lo com alguém que não tenha o Word 2010?Todas essas coisas afetará a forma como você salvar seus documentos do Word .Você aprenderá como usar o Salvar e Salvar como comandos, do tipo salvar comoWord 97-2003 documento compatível, e do tipo salvar como PDF .
  30. 30. Para usar o comando Salvar como:Salvar como permite que você escolha um nome e local para o documento. É útil sevocê tiver criado pela primeira vez um documento ou se você quiser salvar uma versãodiferente de um documento, mantendo o original.Clique no arquivo de tabulação.Selecione Salvar como .Os Salvar como caixa de diálogo irá aparecer.Selecione o local onde você deseja salvar odocumento.Digite um nome para o documento e clique emSalvar .
  31. 31. Normalmente você vai querer guardar as coisas à sua biblioteca de documentos , eem outras versões do Windows você vai salvá-los para a pasta Meus DocumentosPara usar o comando Salvar:Clique no Salvar comando na barra de acessorápido .O documento será salvo em sua localização atual com o mesmo nome de arquivo.Se você estiver salvando pela primeira vez e selecione Salvar , o Salvar como caixa de diálogo iráaparecer
  32. 32. Auto Recuperação:Word salva automaticamente os documentos para uma pasta temporária, enquantovocê está trabalhando neles.Se você se esqueça de salvar suas alterações, ou se falhado Word, você pode recuperar o arquivo salvo automaticamente.Abra um documento que foi previamente fechadosem salvar.No Backstage , clique em Informações .Se houver versões salvos automaticamente doseu arquivo, eles aparecerão em versões .Clique no arquivo para abri-lo.Para salvar as alterações, clique em Restaurar e clique em OK .
  33. 33. Outros formatos de arquivo:Você pode compartilhar seus documentos com qualquer pessoa usando o Word 2010ou 2007, pois eles usam o mesmo formato de arquivo. No entanto, versões anterioresdo Word usar um formato de arquivo diferente, então se você deseja compartilhar seudocumento com alguém usando uma versão anterior do Word, você precisa salvá-locomo um documento do Word 97-2003.Para Salvar Como Word 97-2003 Documento:Clique no arquivo de tabulação.Selecione Salvar como .Nos Salvar como tipo de menu drop-down, selecione Documento do Word 97-2003 .
  34. 34. Selecione o local onde deseja salvar o documento.Digite um nome para o documento e clique em Salvar .
  35. 35. Para guardar como PDF:Clique no arquivo de tabulação.Selecione Salvar como .Nos Salvar como tipo de menu drop-down, selecione PDF .Selecione o local onde deseja salvar o documento.Digite um nome para o documento.Clique no Salvar botão.
  36. 36. Exercício:Abrir o documento de Word que digitamos naultima aula.Usando Salvar como, salve o mesmodocumento com o nome de teste .Salve o mesmo documento também como umarquivo PDF.Salve uma copia do documento para que ele sejacompatível com o Word 2003.Feche o documento.
  37. 37. Layout de Página e FormataçãoVocê pode achar que as configurações padrão de layout de página no Word não sãosuficientes para o documento que deseja criar, caso em que você vai querer modificaressas configurações. Por exemplo, se você estiver imprimindo em um papel diferente,você vai querer mudar o tamanho da página do documento para corresponder ao papel.Além disso, você pode querer mudar a formatação da página , dependendo do tipo dedocumento que você está criandoComo alterar a orientação da página, tamanhodo papel, e as margens da página.Para alterar a orientação da página:Selecione o layout de página guia.Clique na orientação de comando no grupo Configurar Página.
  38. 38. Clique em Retrato ou Paisagem para alterar a orientação da página.Paisagem formato significa que a página é orientada horizontalmente , e retratoformato está orientado verticalmente .Para alterar o tamanho da página:Selecione o layout de página guia.Clique no tamanho de comando e ummenu drop-down aparecerá. O tamanho dapágina atual é destacado.Clique na opção de tamanho que você deseja. O tamanho de página das alterações dodocumento.
  39. 39. Para formatar as margens da página:Selecione o layout de página guia.Clique no Margens de comando. Um menu de opçõesaparece. normal é selecionada por padrão.Clique no tamanho da margem predefinida que vocêdeseja.
  40. 40. Usar Margens personalizadas:Desde o layout de página guia, clique emMargens .Selecione Margens Personalizadas . Isto olevará à página de configuração caixa dediálogo.Ajuste os tamanhos de margem para cada ladoda página e clique em OK .
  41. 41. A caixa de diálogo ConfiguraçõesAnteriormente, mostramos como abrir a página de configuração caixa de diálogo daMargens do menu drop-down. Como você se familiarizar mais com o Word, você podeachar que você quiser usar a caixa de diálogo de configuração mais vezes para ajustaras margens da página e ajustar outras configurações. Para chegar lá maisrapidamente, você pode querer usar um atalho que está convenientemente localizadono layout de página guia.Para abrir a caixa de diálogo de configuração:Clique no layout de página guia.Clique na pequena seta no canto inferior direito da página de configuração do grupo.A página de configuração caixa de diálogo irá aparecer.
  42. 42. ExercícioAbrir o documento do Word que fizemos naultima aula.Alterar as margens de Limite verificando todapossibilidades de margens, e veja a diferença narégua. Use as margens personalizadas depoisvolte para margem normalAlterar a orientação da página entre paisageme retrato.Alterar o tamanho do papel desde cartas atépapel oficio e veja como são apresentadocada um .
  43. 43. Verificar Ortografia e GramáticaPreocupado com a cometer erros quando você digita? Não ser. O Word oferece-lhevários recursos de revisão que o ajudarão a produzir profissionais, sem errosdocumentos. Nesta lição você vai aprender sobre os vários prova funcionalidades,incluindo a ortografia e gramática ferramenta.Para executar uma verificação de ortografia egramática:Vá para a revisão guia.Clique no Ortografia e Gramática comando.A Ortografia e gramática caixa de diálogo será aberta. Para cada erro no seudocumento, o Word vai tentar oferecer uma ou mais sugestões . Você pode selecionaruma sugestão e clique em Alterar para corrigir o erro.
  44. 44. Ignorando "erros"A verificação ortográfica e gramatical nem sempre écorreta . Particularmente com a gramática, há muitoserros que o Word não vai notar. Há também momentosem que a verificação ortográfica e gramatical vai dizerque algo é um erro quando não é verdade. Isto acontecemuitas vezes com nomes de pessoas, que podem nãoestar no dicionário.Se o Word diz que algo é um erro, você pode optar por não mudar. Dependendo se éum erro de ortografia ou gramática, você pode escolher entre várias opções:Se não houver sugestões são dadas, você pode digitar manualmente a ortografiacorreta.
  45. 45. Para ortografia "erros":Ignorar uma vez: Isto irá ignorar a palavra sem alterá-la.Ignorar tudo: Isto irá ignorar a palavra sem alterá-la, e que também irá ignorar todas asoutras instâncias esta palavra no documento.Adicionar ao dicionário: Isso adiciona a palavra ao dicionário para que ele nunca vaiaparecer como um erro. Certifique-se que a palavra está escrita corretamente antes deescolher esta opção.Para gramática "erros":Ignorar uma vez: Isto irá ignorar o "erro" sem alterá-la.Ignorar Regra: Isto irá ignorar este "erro", bem como todas as outras instâncias que serelacionam com esta regra gramatical.Frase: Este pula a sentença sem alterá-lo, e deixa-lo marcado como um erro.
  46. 46. Ortográfica automática e gramaticalPor padrão, o Word verifica automaticamente o seu documento de ortografia egramática erros, então você não pode sequer precisa executar uma verificaçãoortográfica separada e gramática. Estes erros são indicados por coloridos, linhasonduladas .A linha vermelha indica uma palavra grafada incorretamente.A linha verde indica um erro de gramática.A linha azul indica um erro de ortografia contextual. Este recurso está desativado porpadrão.
  47. 47. Para usar o recurso Check Spelling:Direito do mouse na palavra sublinhada . Um menu irá aparecer.Clique sobre a grafia correta da palavra a partir das sugestõeslistadas .A palavra corrigido aparecerá no documento.Você pode optar por ignorar uma palavra sublinhada, adicioná-lo aodicionário , ou ir para a Ortografia caixa de diálogo para maisopções. Para usar o recurso de verificação gramatical: Botão direito do mouse a palavra ou frase sublinhada . Um menu irá aparecer. Clique sobre a frase correta das sugestões listadas . A frase corrigida aparecerá no documento. Você também pode optar por Ignorar uma frase sublinhada, vá para a gramática caixa de diálogo ou clique em sobre a sentença para obter informações sobre a regra gramatical.
  48. 48. Para alterar a ortografia automática e configurações Verificar Gramática:Na guia Arquivo, clique em Opções .3.Selecione provas . A caixa de diálogo dá-lhe várias opções para escolher: •Se você não deseja que o Word para verificar automaticamente a ortografia, desmarque Verificar ortografia ao digitar . •Se você não quer erros de gramática a ser marcada, desmarque os erros gramaticais Marcar como você digita . •Para verificar se há erros de ortografia contextuais, verificar Usar verificação ortográfica contextual .
  49. 49. Se você desativou a ortografia automática e / ou cheques de gramática, você aindapode executar uma verificação, indo para o guia Revisão e clique no Ortografia eGramática botão.
  50. 50. ExercícioAbrir o documento do Word da ultima aula.Digite o texto abaixo exatamente como está no slide Voce pode abrir documemtos emvários locais diferentes a partir da caichade diálogo Abrir no Word, ou abrir umdocumento no disco ríguido de seucomputador, ou em uma unidade de discoda rede com à qual você tenha umaconecssõa.Corrigir os erros de ortografia .Corrigir os erros de gramática .
  51. 51. ImpressãoNas versões anteriores do Word, houve uma pré-visualização opção que lhepermitiu ver exatamente o que o documento parecia antes de imprimi-lo.Você deve ter notado que esse recurso parece ter desaparecido no Word2010. Na verdade, não desapareceu, ele acaba de ser combinada com aimpressão janela para criar o painel de impressão , que está localizado noBackstage.Para visualizar o painel de impressão:Clique no arquivo guia para ir ao Backstage .Selecione Imprimir . O painel de impressão é exibida com as configuraçõesde impressão do lado esquerdo e a pré-visualização à direita.
  52. 52. Para Imprimir:Vá para a impressão do painel.Se você só deseja imprimir algumas páginas, você pode digitarum intervalo de páginas. Caso contrário, selecione Imprimirtodas as páginas .Selecione o número de cópias .Verifique o Collate caixa se você estiver imprimindo váriascópias de um documento de várias páginas.Selecione uma impressora a partir da lista drop-down.Clique na impressão botão.
  53. 53. Desafio!Abrir um documento do Word existente .Visualizar o documento na impressãopainel.
  54. 54. Recuos e TabulaçõesExistem várias maneiras no Word que você pode recuar texto, no entanto, é importanteusar essas ferramentas de forma adequada, a fim de Tabular corretamente a cada vez.Isso ajuda o processo de edição sem problemas, poupando-lhe tempo. Nesta lição,você aprenderá como usar o seletor de guia e da régua horizontal para definir guiase recuos , e como usar o Aumento e Diminuir Recuo comandos.Recuo de textoEm muitos tipos de documentos, você podedesejar para recuar apenas a primeira linhade cada parágrafo. Isto ajuda a separarvisualmente parágrafos um do outro.Também é possível recuar cada linha, excetoa primeira linha , que é conhecido como umrecuo .
  55. 55. Para formatar usando a tecla Tab:Uma maneira rápida de tabular é usar a tecla Tab. Isto irá criar um recuo da primeiralinha de 1/2 polegada.Coloque o ponto de inserção no início do parágrafo que você deseja Tabular.Pressione a tecla Tab. Você deverá ver o recuo da primeira linha veja na régua queo marcador movimenta para a direita por 1/2 polegada.
  56. 56. Para criar ou ajustar um recuo da primeira linha ou recuo:Coloque o ponto de inserção em qualquer lugar do parágrafo que você deseja Tabular,ou selecione um ou mais parágrafos.Para ajustar o recuo da primeira linha, arrasteo marcador de recuo da primeira linha narégua.Para ajustar o recuo, arraste o marcadorRecuo de suspensão.Para mover ambos os marcadores, aomesmo tempo, arrastar o Esquerdamarcador de recuo.Isto vai tabular todas as linhas do parágrafo.
  57. 57. Para usar os comandos Tabular:Se você deseja recuar todas as linhas em um parágrafo, você pode usar o recuocomandos na guia Início.Selecione o texto que você deseja Tabular.Verifique se você está na Página Principal guia.Clique no Aumentar Recuo comando para aumentar o Tabular em incrementos de 1/4polegadas .Clique no Diminuir Recuo comando para diminuir o Tabular em incrementos de 1/2polegada .Se você prefere digitar no seu Tabulação, pode usar o recuo de campos na guialayout de página.
  58. 58. Tabulando as direitasUsando abas é muitas vezes a melhor maneira de controlar exatamente onde o texto écolocado. Por padrão, toda vez que você pressionar a tecla Tab, o ponto de inserçãovai passar 1/2 polegada para a direita. Ao adicionar tabulações para a Régua , vocêpode alterar o tamanho das guias, e você ainda pode ter mais de um tipo dealinhamento em uma única linha. Por exemplo, pode Esquerda Alinhar o início dalinha e direito Alinhar o fim da linha por simples adição de uma aba direita .Pressionando a tecla tab pode adicionar umguia ou criar um recuo da primeira linha ,dependendo de onde o ponto de inserção.Geralmente, o ponto de inserção no início deum parágrafo existente, ele irá criar um recuoda primeira linha, caso contrário, ele irá criarum guia.
  59. 59. O Seletor TabulaçãoO seletor de guia está acima da régua vertical à esquerda. Passe o mouse sobre oseletor de guia para ver o nome do tipo de tabulação que está ativa.Os tipos de paradas de tabulação incluem:Embora Tab Bar , recuo da primeira linha , e recuo aparecem no seletor de guia ,eles não são tecnicamente guias.
  60. 60. ExercícioAbrir o documento do Word que fizemos na ultima aula.Aumente mais um paragrafo digitando este texto abaixo. O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos paraescritório que contém programas como processador de texto,planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica egerenciador de tarefas, e-mails e contatos.Word..............................................................................................1Excel..............................................................................................2Access...........................................................................................3Power point e outros......................................................................4Use a Tabulação da régua para recuar a primeira linha de umparágrafo. Use o Aumento e Diminuição Recuo para ver como elesmudam o texto.Explore o seletor de guia e todas as paradas de tabulação.Praticar o uso de cada um marcador de tabulação.Coloque tabulação as direitas para os números do texto acima
  61. 61. Espaçamento entre linhasUma parte importante da criação de documentos eficazes reside no design dodocumento.Ao conceber o seu documento e tomar decisões de formatação, você vai precisar sabercomo modificar o espaçamento .Sobre o espaçamento entre linhasO espaçamento entre linhas pode ser medido em linhas ou pontos . Por exemplo,quando o texto é em espaço duplo , o espaçamento entre linhas é de duas linhas dealta.Por outro lado, você pode definir de 12 pontos de texto com algo como 15 pontos deespaçamento, o que dá a altura suficiente para o texto, mais um pouco de espaçoextra.Você pode reduzir o espaçamento entre linhas para caber mais linhas na página, ouvocê pode aumentar isso para melhorar a legibilidade.
  62. 62. Para formatar Espaçamento entre linhas:Selecione o texto que deseja formatar.Clique na linha e parágrafo Espaçamento comando no Parágrafo grupo na Casa detabulação.Selecione a opção espaçamento desejada no menudrop-down.
  63. 63. A partir do menu drop-down, você também pode selecionar opções de espaçamentode linha para abrir o Parágrafo caixa de diálogo. A partir daqui, você pode ajustar oespaçamento de linha com ainda mais precisão.Se você selecionar Pelo menos ou exatamentena caixa de diálogo Parágrafo, o espaçamentoentre linhas será medido em pontos . Casocontrário, será medido em linhas .
  64. 64. Espaçamento entre parágrafosAssim como você pode formatar o espaçamento entre linhas em seu documento, vocêtambém pode escolher opções de espaçamento entre cada parágrafo. Normalmente,espaços extras são adicionados entre parágrafos, títulos, ou subtítulos. Espaço extraentre parágrafos ajuda a fazer um documento mais fácil de ler. Para formatar espaçamento entre parágrafos Clique na linha e o espaçamento entre parágrafos de comando na guia Início. Selecione Adicionar espaço antes do parágrafo ou remover o espaço depois do parágrafo a partir do menu drop-down.
  65. 65. A partir do menu drop-down, você também podeselecionar opções de espaçamento de linhapara abrir a caixa de diálogo Parágrafo. A partirdaqui, você pode controlar exatamente oquanto de espaço há antes e depois doparágrafo.
  66. 66. ExercícioAbrir o documento do Word que digitamos na aulaanterior.Alterar o espaçamento entre linhas de um parágrafode texto.Alterar o espaçamento entre parágrafos entre o corpodo texto e um título.Abra a opção adicionar espaçamento entre linhas nobotão drop-down de espaçamento entrelinhas.Coloque alinhamento a esquerdaNível do tópico (corpo do texto)Recuo a esquerda 1,5Recuo as diretas 1Recuo especial coloca ( de 1ª linha) por 1,25Espaçamento antes 12 pt depois 0 ptDe ok e salve as alterações feitas no arquivo
  67. 67. Listas com marcadores e numeradasMarcadores e listas numeradas podem ser usados ​em seus documentos para formatar,organizar e realçar o texto . Nesta lição, você vai aprender como modificar marcadorexistentes, inserir novos marcadores e listas numeradas , selecione símbolos comomarcadores, e formato de listas de vários níveis .Para criar uma lista:Selecione o texto que você deseja formatar como umalista.Clique nos marcadores ou numeração de seta drop-downna guia Início.Selecione o marcador ou numeração estilo que vocêgostaria de usar, e ela vai aparecer no documento.Para remover números ou marcadores de uma lista,selecione a lista e clique nos marcadores ou numeraçãocomandos.
  68. 68. Quando você está editando uma lista, você pode pressionar Enter para iniciar umanova linha, e a nova linha terá automaticamente um marcador ou número. Quando vocêtiver chegado ao fim da sua lista, pressione Enter duas vezes para retornar para aformatação "normal"Opções de marcadoresUsar um símbolo como uma marcador:Selecione uma lista existente.Clique na seta drop-down.Selecione Definir novo marcador a partir do menu drop-down. A caixa de diálogo Definir novo marcador aparece.Clique no símbolo de botão. A caixa de diálogo Símboloserá exibida.
  69. 69. Clique na fonte caixa drop-down e selecione uma fonte. Os Wingdings e Symbolfontes são boas escolhas, pois têm um grande número de símbolos úteis.Selecione o símbolo desejado.Clique em OK . O símbolo aparecerá na seção de visualização da caixa de diálogoDefinir novo marcador.
  70. 70. Para alterar a cor do marcador:Selecione uma lista existente.Clique na seta drop-down.Selecione Definir novo marcador da lista. A caixa de diálogoDefinir novo marcador aparece.Clique na botão Fonte. A caixa de diálogo Fonte será exibida.Clique na cor da fonte caixa drop-down.
  71. 71. Listas MultinívelListas de vários níveis permitem que você crie um esboço com múltiplos níveis . Na verdade,você pode transformar qualquer lista numerada ou em uma lista de vários níveis, simplesmentecolocando o ponto de inserção no início de uma linha e pressionar o Tab para mudar o nívelpara essa linha.Você pode então usar a Lista de Vários Níveis de comando paraescolher os tipos de marcadores ou numeração que são usados.
  72. 72. Para criar uma lista de vários níveis:Selecione o texto que deseja formatar como uma lista de vários níveis.Clique na Lista de Vários Níveis de comando na guia Início.Clique no marcador ou estilo de numeração que você gostaria de usar. Ele será exibidono documento.Posicione o cursor no final de um item da lista e pressione a tecla Enter chave paraadicionar um item à lista.Para remover números ou marcadores de uma lista, selecione a lista e clique nosmarcadores ou numeração comandos.
  73. 73. Para alterar o nível de uma linha:Coloque o ponto de inserção no início da linha.Pressione o tecla Tab para aumentar o nível.Segure a tecla Shift pressionada e pressione Tab para diminuir o nível.
  74. 74. ExercícioAbrir o documento do Word que fizemos na ultima aula.Digite esta lista com os produtos da Microsoft Office coloquemarcadores em todos os níveis depois coloque uma cor diferentepara os marcadores.• Microsoft Access 2010 • Editor de banco de dados• Microsoft Excel 2010 • Editor de planilhas• Microsoft Outlook 2010 • Editor de correios eletrônicos e-mail• Microsoft PowerPoint 2010 • Editor de Slides• Microsoft Publisher 2010 • Editor de publicações • Cartaz, panfletos, folhetos, e outros.• Microsoft Word 2010 • Editor de texto
  75. 75. QuebrasA palavra tem vários tipos diferentes de quebra que você pode adicionar ao seudocumento para alterar o layout ea paginação. Cada tipo de quebra serve a umpropósito diferente e vai afetar o documento de maneiras diferentes.As quebras de página move o texto para umanova página antes de chegar ao final de umapágina, enquanto quebras de seção criar umabarreira entre as partes do documento para finsde formatação. quebras de coluna dividir textoem colunas em um ponto específico.Para inserir uma quebra:Coloque o ponto de inserção onde deseja que apausa para aparecer.Selecione o layout de página guia.Clique na Breaks comando. Um menu é exibido.Clique o desejado opção de quebra para criar uma quebra no documento.
  76. 76. Para excluir uma quebra:Breaks são ocultas por padrão . Se você deseja excluir uma pausa, então você provavelmente vaiquerer que o Word para mostre as pausas para que você possa encontrá-los para edição.A partir da guia Início, clique no Show / Hide ¶ de comando.Clique duas vezes no intervalo para selecioná-lo.Pressione a tecla Backspace ou Delete para apagar o intervalo.
  77. 77. ExercícioAbrir o documento do Word que fizemos na ultimaaula.Criar uma quebra de página na primeira pagina dodocumento.Clique em Mostrar a ruptura com o Show / Hide ¶ decomando para ver onde há parágrafos em seu texto.Excluir a quebra.
  78. 78. Inserindo ColunasColunas são usados ​em muitos tipos de documentos, mas são mais comumenteusados ​em jornais, revistas, jornais académicos, e boletins informativos. Nesta liçãovocê vai aprender como inserir colunas em um documento e criar quebras de coluna.Para adicionar colunas a um documento:Selecione o texto que deseja formatar.Clique no layout de página guia.Clique na colunas de comando. Um menu drop-down aparecerá. Selecione o número de colunas que você gostaria de inserir. Se você quer se livrar das colunas, basta clicar no Colunas de comando e selecione um para o número de colunas.
  79. 79. Adicionando quebras de colunaDepois de criar colunas, o texto será automaticamente fluir de uma coluna para apróxima. Às vezes, porém, você pode querer controlar exatamente onde cada colunacomeça. Você pode fazer isso criando quebras de coluna .Para adicionar quebras de coluna:Coloque o ponto de inserção onde você gostaria deadicionar o intervalo.Clique no layout de página guia.Clique na quebra comando na configuração de página dogrupo. Um menu drop-down aparecerá.Selecione coluna da lista de tipos de quebra.O texto irá mudar para refletir a quebra de coluna.
  80. 80. ExercícioAbrir o documento do Word da ultima aula.Selecione o 1º paragrafo do texto e coloque eleem 2 colunas.Adicionar uma quebra de coluna.Salve seu arquivo.
  81. 81. Usando FormasVocê pode adicionar uma variedade de formas ao seu documento incluindo setas,textos explicativos, praças, estrelas, formas de fluxograma e muito mais. Quer definir oseu nome e endereço à parte do resto do seu currículo? Usar uma linha. Necessidadede criar um diagrama que mostra uma linha do tempo ou processo? Use as formas defluxograma. Enquanto você pode não precisar de formas em todos os documentos quevocê criar, eles podem adicionar apelo visual e clareza .Vamos aprender como inserir uma forma e formatar -lo mudando sua cor depreenchimento , cor de contorno , forma de estilo , e efeitos de sombra . Alémdisso, você vai aprender como aplicar efeitos 3-Dpara as formas.
  82. 82. Para inserir uma forma:Selecione o Inserir guia.Clique na Formas de comando.Selecione uma forma a partir do menu drop-down.Clique e arraste o mouse até a forma é o tamanho desejado.Solte o botão do mouse.
  83. 83. Para redimensionar uma forma:Clique na forma para selecioná-lo.Clique e arraste uma das alças de dimensionamento nos cantos e nos lados da caixade texto até que ele é o tamanho desejado. Para girar a forma, arraste a alça verde .
  84. 84. Alterando a Aparência de uma formaPara mudar para uma forma diferente:Selecione a forma. Um novo formato de guia aparece com ferramentas de desenho.Clique no formato de guia.Clique no Editar Forma de comando.
  85. 85. ExercícioCrie um novo documento do Word.Inserir uma forma .Alterar a forma de uma forma diferente .Alterar a cor de preenchimento .Alterar a cor de contorno .Experimente vários efeitos de sombra .Experimente vários efeitos 3-D .
  86. 86. Caixas de textoComo inserir uma caixa de texto e formatá-lo de várias maneiras, incluindoredimensionamento e mudança , e mudança da caixa de texto de forma , cor econtorno . Você também vai aprender como criar e formatar WordArt .Para inserir uma caixa de texto:Selecione o Inserir guia na Faixa de Opções.Clique na caixa de texto de comando no Texto grupo. Um menu drop-down aparecerá.Selecione Desenhar Caixa de Texto .Clique e arraste no documento para criar a caixa de texto.
  87. 87. Para mover uma caixa de texto:1.Clique na caixa de texto.2.Passar o rato sobre uma das extremidades da caixa de texto. O ponteiro do mouse setorna uma cruz com setas em cada extremidade e se parece com isso:3.Clique e arraste a caixa de texto para o local desejado na página. Alterando a aparência de uma caixa de texto Para alterar a forma Caixa de texto: Marque a caixa de texto. Um novo formato de guia aparece com ferramentas de desenho. Vá para o formato de guia. Clique no Editar Forma de comando
  88. 88. Criando WordArtAlém de adicionar efeitos a uma caixa de texto, você também pode adicionar efeitos aotexto dentro da caixa de texto , que é conhecido como WordArt . Para a maior parte,os tipos de efeitos que você pode adicionar são os mesmos que os que você podeadicionar a formas ou caixas de texto (bisel, sombra, etc.) No entanto, você tambémpode transformar o texto para dar-lhe um olhar ondulado, inclinado, ou exageradas.Para aplicar um estilo rápido a Texto:Um Estilo Rápido irá aplicar automaticamente vários efeitos no seu texto de uma só vez. Vocêpode então refinar o olhar de seu texto, adicionando ou modificando efeitos de texto.Marque a caixa de texto, ou selecionar alguns texto para dentro da caixa de texto. O formato deguia irá aparecer.Clique no formato de guia.Clique no Estilos Rápidos comando no Estilos de WordArt grupo.Um menu drop-down aparecerá.
  89. 89. ExercícioCriar um novo documento.Inserir uma caixa de texto .Digite Seu nome na caixa de texto.Mova a caixa de texto para o local desejado.Alterar o esquema da caixa de texto para uma cordiferente.Alterar a cor de preenchimento da caixa de texto.Adicione alguns efeitos do WordArt ao texto.
  90. 90. Inserindo Clip-arts e FotosAs imagens são uma ótima maneira de animar um documento, e Word oferece um parde formas de inserção de imagens. Você pode ser capaz de encontrar uma imagem deClip arte perfeita para seu documento. Se você tem uma imagem mais específica emmente, você pode inserir uma imagem de um arquivo .Nesta lição, você vai aprender a procurar e inserir Clip Art , como inserir umaimagem de um arquivo e como alterar as configurações de texto embrulho parasuas imagens.Para localizar Clip Art:Selecione o Inserir guia.Clique no Clip Art comando no Ilustrações grupo.As opções Clip aparecem no painel de tarefas para a direitado documento.Digite palavras-chave na busca de: campo que estãorelacionados com a imagem que você deseja inserir.Clique na seta drop-down nos resultados devem ser: campo.Desmarque os tipos de mídia que não desejam ver.
  91. 91. Para inserir Clip Art:Analise os resultados de uma pesquisa de clip art.Coloque o seu ponto de inserção no documento onde você deseja inserir o clip-art.Clique em uma imagem do Clip Art painel. Ele será exibido no documento.Para inserir uma imagem de um arquivo:Coloque o seu ponto de inserção onde deseja que a imagemapareça.Selecione o Inserir guia.Clique na Imagem comando no Ilustrações grupo. A caixa de diálogoInserir figura.
  92. 92. Alterar as Configurações de Quebra Automática de TextoPara quebrar o texto em torno da imagem:Selecione a imagem. O formato de guia irá aparecer.Clique no formato de guia.Clique no texto envoltório de comando no grupo Organizar.Selecione a opção desejada. O texto irá ajustar com base na opção que você selecionou.
  93. 93. Exercício Abra o documento do Word que começamos a fazer no inicio do curso Insira um Clip Art sobre informática na parte de cima do texto no 1º paragrafo. Inserir uma imagem de um arquivo para o programa do word. Redimensionar a imagem para que fique bem pequena no texto. Altere a configuração de quebra automática de texto para quadrado. Procure as imagens na internet
  94. 94. TabelasNo Microsoft Office Word, é possível inserir uma tabela escolhendo a partir de umaseleção de tabelas pré-formatadas , completas com dados de amostra , ou selecionaro número de linhas e colunas que deseja. É possível inserir uma tabela em umdocumento ou inserir uma tabela em outra tabela para criar uma tabela maiscomplexa.
  95. 95. Cabeçalho e rodapéCabeçalhos e rodapés são áreas onde você pode adicionar data, hora, números depágina, entre outros, nas margens superior, inferior e laterais de cada página...
  96. 96. Marca d’aguaOs planos de fundo são usados principalmente em um navegador da Web para criarum plano de fundo mais interessante para a exibição online. Entretanto, você podeexibir planos de fundo no modo de exibição de layout da Web e na maioria dos outrosmodos de exibição, exceto no modo normal ou no de estrutura de tópicos.As marcas dágua são textos ou imagens que aparecem sob o texto do documento.Normalmente, elas tornam o documento mais interessante ou identificam o status domesmo, marcando-o, por exemplo, como "Rascunho". As marcas dágua destinam-sea documentos impressos.
  97. 97. BordasBordas, sombreamento e elementos gráficos de preenchimento podem acrescentarmais destaque a várias partes do seu documento.Você pode adicionar bordas, textos, tabelas e células de tabelas, objetos gráficos,imagens e quadros da Web às páginas. Também é possível sombrear parágrafos etextos e aplicar preenchimentos coloridos ou de textura em seus objetos gráficos.
  98. 98. MALA DIRETAA Mala direta é um importante recurso do Microsoft Word e é utilizada para trabalharcom cartas modelo, etiquetas de endereçamento, envelopes e catálogos.O mais usado é cartas modelo. Quando temos um modelo de carta que queremosenviar para várias pessoas, sendo que apenas algumas informações mudam de umapara outra, como o nome, endereço ou alguma outra informação, usamos a maladireta do tipo “Cartas Modelo”. Veremos a seguir um exemplo de mala direta e ospassos para cria-la:Uma Rádio realizou uma promoção em que foram sorteados vários prêmios aosouvintes. No total 8 pessoas foram beneficiadas, cada uma com um prêmio diferente.A Radio necessita enviar uma carta para cada uma das pessoas dizendo o prêmio quefoi ganho, a data em que a pessoa precisa recebê-lo e a empresa que ofereceu oprêmio. O modelo da carta será igual para todas as pessoas, mudando de uma cartapara outra, apenas esses dados. Vamos criar uma mala direta para facilitar na criaçãodesta carta:
  99. 99. Primeiramente as pessoas que devem receber os prêmios são: Nome datasorteio Prêmio empresa datarec.Elaine Costa 20/02 CD FreeShop Cd’s 05/03Álvaro Myasaqui 20/02 Camisa Eixo Brasil 05/03Ana Carolina Pardin 20/02 Cortesia Festa Peão Os Vaqueiros 05/03Nelson Boaro 21/02 CD FreeShop Cd’s 06/03Tissiani Oliveira 21/02 Perfume O Boticário 06/03Bruna Santos 22/02 CD FreeShop Cd’s 07/03Mariana Soares 22/02 Camisa Eixo Brasil 07/03Eduardo Siqueira 23/02 Cortesia Festa Peão Os Vaqueiros 08/03
  100. 100. Rádio 95 FM Jovem SomOlá !!!!Você foi sorteado em nossa promoção de aniversário!O sorteio foi no dia e você ganhou o prêmio: . Pararecebe-lo, você deverá se dirigir à até o dia .Parabéns e obrigado por nos prestigiar!!! Antônio Moacir Diretor
  101. 101. Exercício de fixaçãoSanta Maria (RS), data<<Cargo>> <<Nome>> <<Sobrenome>><<Empresa>><<Endereço.>><<Cidade>> <<Estado>>, CEP: <<CEP>>Prezado(a) <<Cargo>> <<Nome>>, É com o maior prazer que recebemos a sua contribuição para o museue agradecemos pessoalmente o seu apoio. Incluso está o nosso boletim informativo que descreve os váriosprojetos, desenvolvimento de programas e atividades oferecidas. Cordialmente, Dr. (seu nome) Diretor
  102. 102. SUMÁRIOPara criarmos um Sumário para um trabalho, precisamos ter as entradas de índicesque são criadas através dos estilos de parágrafo (título 1, título 2, etc, do comandoEstilos do Menu Formatar). Primeiramente, você deverá definir quais serão os títulos esubtítulos (sub-níveis) de seu documento. Para isso você deverá selecionar cada títuloou subtítulo e adicionar o estilo desejado. Para títulos principais use Título 1 e parasubtítulos use Título 2 e assim por diante.Para criar um Sumário•Deixe o ponto de inserção no local que deseja criá-lo.•Acesse a guia REFERÊNCIAS e escolha o comandoSumário.•Será aberta uma lista de opções, escolha InserirSumário•E a caixa de diálogo Sumário será aberta.
  103. 103. Exemplo:•Crie um novo documento e digite o texto:GatoO gato é um animal de estimação bem dócil, dizem, que este animal seacostuma com a casa e não com o dono.CachorroO melhor amigo do homem, ao contrário do gato, o cachorro acostuma-se como seu dono, dando-lhe lealdade.CoelhoOrelhas grandes, a grande característica deste animal, que poucas pessoaspossuem em suas casas.
  104. 104. Com o seu texto digitado, selecione os títulos do seu texto (Gato, Cachorro e coelho),clique na Guia INÍCIO, e no grupo ESTILO, escolha a opção TÍTULO 1).•Com os títulos definidos, dê um clique antes da letra “G”, da palavra Gato.•Insira uma quebra de página, através da Guia Inserir. (O seu texto será colocado napágina 2 do seu documento)•Clique na página 1 do seu documento que está em branco. Acione a guiaReferências, e escolha a opção Sumário. Na lista que surgir, clique na opção “InserirSumário...”.•Na caixa de diálogo que surgir, clique em Ok.
  105. 105. ENVELOPES E ETIQUETAS.Permite a impressão de envelopes ou etiquetas. Veremosprimeiramente como preparar um envelope para ser impresso.GRÁFICOSPara criar gráficos no Word, deve clicar sobre a GUIA INSERIR, e escolher a opçãoGRÁFICO.

×