Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resenha do filme A Onda

18,421 views

Published on

Resenha do filme A onda solicitado na disciplina de comunicação e linguagem.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Resenha do filme A Onda

  1. 1. Nome: Sebastião Wesley Freitas da SilvaProfessor: André LuisCurso: Licenciatura em MatemáticaPeríodo: S1 Manha A Onda O objetivo principal deste trabalho é extrair informações importantes sobre aspraticas pedagógicas, sociais e culturais no filme A Onda filme Alemão, produzido em2008 com direção de Dennis Gansel, a analise será feita com foco no personagemprincipal do filme o Professor Rainer Wenger (Jürgen Voge), e também será feita umaabordagem sobre sua turma. O professor Rainer Wenger depara-se ao chegar na escola com a situação delecionar sobre um assunto adverso ao que planejava ensinar, a autocracia, sendo queobrigado a ficar com tal tema já que seu colega de trabalho já havia ficado com temadesejado. Em atividade paralela é técnico do time de handebol da escola. No primeiro dia de aula ao chegar na sala e pergunta sobre o que é autocraciarespondida pela aluna “quando um individuo ou grupo tem poder sobre as massas” umaditadura por assim dizer, e ao citar exemplo sobre a ditadura , percebe que a sala possuiopiniões diferentes sobre o tema, fazendo com tome a decisão de liberar a turma por dezminutos para que pensem um pouco e para que possa daí então elaborar sua estratégiade ensino. Ao retorna para sala a turma percebe que o professor tinha mudado as coisas umpouco, começou aplicar sua pratica de ensino, demonstrando aos poucos comorealmente funciona um regime autocrático sem que a turma percebesse, com regrassimples tais como dirigir-se a ele somente por Sr. Wenger, se levantar para falar, oslugares em fila, em fim, com se fosse uma ditadura. E ao ver que três alunos nãoestavam seguindo as regras e os expulsas e pergunta ao restante da turma, “o que é maisimportante na ditadura?” que é respondida pelo seu aluno mais prestativo o Teen“disciplina”. No dia seguinte começa a ser mais rigoroso, porém ao ser mais rigoroso começaa ser mais preciso com as regras, ressaltando que união é poder, pondo a ideia de usaruniforme, e batizar a turma com o sugerido pela turma, que foi A Onda, essas ideias nãofoi bem vista por uma aluna a Kara, questionando o professor se não estava indo longedemais, mas o professor aio que não prestou atenção no que disse, deixando sem que
  2. 2. perceba a “A Onda” sair do controle e espalhando sua ideologia pela cidade como umaverdadeira ditadura. Kara insiste em falar que este movimento esta indo longe demais, ate que chegaem um certo ponto que o Professor Rainer Wenger percebe que realmente tinha passadodos limites, e resolve reunir toda a turma para da por encerrado o movimento, porem oseu aluno mais prestativo o Teen resolve sacar uma arma inconformado pela decisão doProfessor pois tinha se envolvido inteiramente no movimento o considerava sua família,ao ser questionado sobre capacidade de atirar, dispara contra o aluno que tentoudesarma-lo o matando com um tiro no peito, e ao apontar a arma para seu professor elesconversam e no que parecia o ter acalmado o surpreende se suicidando com um tiro nacabeça, o Sr. Wenger fica pasmo com a situação. Sendo preso como principal causa damorte. Ao longo dos fatos percebe que o professor ao se empolgar com ideia de ensinoestava saindo como planejado, não se deu conta que estava saindo do controle e quandopôde ver já tarde demais, teria tido outro fim se ele procurasse praticas melhores oualternativas que melhor se adequasse a turma para que não fosse tão envolvente, fosse osuficiente para compreensão de todos.

×