Epi & Epc

22,959 views

Published on

  • Be the first to comment

Epi & Epc

  1. 1.  São equipamentos, de uso estritamente pessoal, utilizados para proteger a integridade física do trabalhador nos casos de exposição direta a riscos não Controlados. Lembre-se : Os EPI’s não reduzem o “risco ou perigo”, apenas auxilia o indivíduo ao meio ambiente e ao grau de exposição. São equipamentos instalados no local de trabalho, que servem para proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo e são utilizados para utilizados para prevenir e/ou minimizar acidentes.
  2. 2. Aventaisdescartáveis eJalecoAventais descartáveis :nãoprotegem contra substânciasquímicas; são altamente inflamáveis;devem ser usados uma única vez.Os aventais devem ser despidosquando sair do laboratório .Jaleco: é uma peça deroupa, normalmente de tecidobranco, utilizada como forma debarreira corporal emhospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Emmuitos desses lugares, onde éimportante haver boa higiene eassepsia, o seu uso é obrigatório. Éfrequentemente usado pormédicos, farmacêuticos, enfermeiros,fisioterapeutas, psicólogos, biomédicos, biólogos e outros profissonais daaréa de saúde
  3. 3. LUVASMaterial :Nenhum material protege contra todos osprodutos químicosLuvas de látex descartáveis são VITON Nitrilapermeáveis a praticamente todos osprodutos químicosLuvas descartáveis de nitrila: paracontato intermitente com produtosquímicos . BorrachaBorracha Butílica : Bom para cetonas e Butílica Neprenoésteres, ruim para os demais solventes.Látex: Bom para ácidos e basesdiluídas, péssimo para solventes orgânicosNeopreno : Bom para ácidos ebases, peróxidos, hidrocarbonetos, álcoois, Vinil fenóis. Ruim para solventes halogenadose aromáticos KevlarPVC: Bom para ácidos e bases, ruim paraa maioria dos solvente orgânicos.PVA: Bom para solventes aromáticos ehalogenados. Ruim para soluçõesaquosas.Nitrila: Bom para uma grande variedade PVA PVCde solventes orgânicos e ácidos e bases.Viton: Excepcional resistência a solventesaromáticos e halogenados.
  4. 4.  É fato conhecido que os protetores auditivos (PA) reduzem o ruído no ouvido. A prova disto é que a simples colocação dos dedos nos ouvidos, como boa vedação, reduz a sensação de ruído. Então, os protetores auditivos funcionam bem, e são a única salvação para a proteção do trabalhador contra os altos níveis de ruído e a perda auditiva permanente. O protetor auditivo é a solução mais comum e usada em nível mundial, nos casos em que as técnicas de controle de ruído não são disponíveis de imediato, ou até que ações sejam tomadas para redução de ruído nas fontes, trajetórias ou receptores até limite permitido. Óculos de segurança: são óculos específicos para muitas atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que requerem o uso recomendável ou obligatório destes .
  5. 5. BIOMBOS: Biombos produzidos com tiras de PVC flexívelverde, resistentes à combustão e especialmente desenvolvidospara a proteção de terceiros à exposição de raios UV. Possuemgonzo para articulação e rodízios para facilidade de transporteExaustores - Têm a finalidade de remover arambiental contaminado ou promover arenovação do ar saudável.
  6. 6. Os extintores são carregados com agentesextintores que ajudam a combater umincêndio. Diferentes agentes combatemincêndios usando suas diferentespropriedades, podendo ser mais ou menoseficazes dependendo do material que estáem combustão.Água : pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento .Utilizada em materiais sólidos como madeira, papel, tecidose borracha.Bicarbonato de sódio : também chamado de Pó QuímicoDióxido de Carbono, também chamado de Gás Carbônico, que extingue o fogo por retirar ooxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiaiscondutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica.Halon, utilizado em equipamentos elétricos por apagar incêndios sem deixar resíduos. Foi banido peloProtocolo de Montreal por ser nocivo a camada de ozônio.NAF, indicado para extinção em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. É considerado umAgente Limpo, pois não é residual, possui baixa toxicidade e não prejudica a camada de ozônio. Também nãoconduz eletricidade e é eficaz, substituindo o uso do Halon.

×